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BR-319

Enviado: 16 Jun 2006, 16:34
por Anna
http://philip.inpa.gov.br/publ_livres/m ... A_PT-3.pdf

Pra quem quiser saber mais verdades sobre grandes feitos na Amazônia.

Re.: BR-319

Enviado: 17 Jun 2006, 16:48
por o anátema
:emoticon5: que post mais vago, podia por ao menos um "abstract" do PDF aí....


RESUMO

A Rodovia BR-319 unia Manaus (Amazonas) e Porto Velho (Rondônia) até ficar
intransitável em 1988. -O governo agora propõe a reconstrução e pavimentação, que
facilitaria a migração do “Arco de Desmatamento” para novas fronteiras ao norte. O
propósito da rodovia, que é de facilitar transporte da produção das fábricas da Zona Franca de
Manaus para São Paulo, seria mais bem atendido enviando os contêineres para Santos em
navios. A falta de uma ligação terrestre atualmente representa uma barreira significante à
migração para Amazônia central e do norte. O discurso relativo à reconstrução da rodovia
sistematicamente superestima os benefícios da rodovia e subestima seus impactos,
particularmente o efeito de facilitar migração do “Arco de Desmatamento” da parte sul da
região amazônica para novas e mais distantes fronteiras ao norte. Para atenuar estes impactos
potenciais seria necessária uma série de mudanças fundamentais antes de pavimentar a
rodovia. Estas mudanças incluem o zoneamento ecológico-econômico, a criação de reservas,
e o aumento de governância em várias formas, inclusive programas de licenciamento e
controle do desmatamento. Tal iniciativa, também, requer mudanças mais fundamentais,
especialmente o abandono da tradição existente há muito no Brasil de conceder a posse da
terra a posseiros que invadem terras públicas. Organizar a ocupação amazônica, de tal modo
que a construção e melhoria de estradas deixem de conduzir inexoravelmente ao
desmatamento explosivo e descontrolado, deveria ser uma condição prévia para a aprovação
da BR-319 e outras estradas projetadas, para quais são esperados grandes impactos. Estes
projetos poderiam prover o ímpeto necessário para deixar para trás o costume de apropriação
de terras públicas, tanto por pequenos invasores como por grileiros (grandes revindicadores
ilegais de terra). Retardar a reconstrução desta rodovia seria aconselhável até que mudanças
apropriadas pudessem ser efetuadas.

Re.: BR-319

Enviado: 17 Jun 2006, 16:51
por o anátema
fico imaginando se ferrovias não incentivariam menos a povoação em volta... tenho a impressão que sim, mas não sei...

Re: Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 12:32
por Anna
ímpio escreveu:fico imaginando se ferrovias não incentivariam menos a povoação em volta... tenho a impressão que sim, mas não sei...


Elas acelaram. E nem sempre da melhor maneira. Mas este nem seria o problema, rodovias são necessárias. O maior problema é forma como elas são construídas, afobadamente e sem planejamento, pior, passando por cima de medidas simples e ferramentas legais concretas que não impedem a construção da rodovia e sanariam a grande maioria dos problemas, inclusive desmatamento, esses problemas no futuro e serão irreversíveis.

O problema aqui é outro. Político e governante nenhum está interessado em benefícios para população e país, mas meramente em realizar obras às pressas para que que possam aparecer em suas campanhas futuras, este é o caso do Ministro dos transportes e do Sr Luis Inácio Lula da Silva.

Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 12:46
por Fernando Silva
Rodovias requerem postos de gasolina. Em volta de cada posto, surge um pequeno comércio e as casas dos donos. Com o tempo vira um vilarejo, que vai se expandindo como um câncer e destruindo a mata.

Com ferrovias, o problema não é tão grave, mas o ideal são as hidrovias, se houver rios navegáveis.
Navios são o meio de transporte mais eficiente em termos de consumo de combustível. Depois vem o trem e por último o caminhão.

Outro problema com rodovias, aqui no Rio, pelo menos, é que as pessoas que moram nos vilarejos que surgem às margens das estradas começam a ser atropeladas. Daí, fazem quebra-molas e fecham a via para exigir a construção de passarelas.

Para acabar com o problema, nova estrada é construída numa região desabitada, só que as pessoas se mudam para lá, começam a ser atropeladas, protestam etc. etc.

Um país do tamanho do Brasil deveria ser coberto por ferrovias, mas houve, a partir do século 19, um movimento para sabotá-las. Cada trecho, por exemplo, era construído com uma bitola diferente para que os trens não pudessem passar de um para outro.

Idem idem, por outros meios, a navegação de cabotagem. Por que mandar cargas do Nordeste para o Sul de caminhão se poderia seguir de navio?

Re: Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 12:57
por O ENCOSTO
Fernando Silva escreveu:
Um país do tamanho do Brasil deveria ser coberto por ferrovias, mas houve, a partir do século 19, um movimento para sabotá-las. Cada trecho, por exemplo, era construído com uma bitola diferente para que os trens não pudessem passar de um para outro.


Até onde sei, a intenção era evitar que, no caso de uma guerra, um exército entrasse no Brasil pelas ferrovias. Por isso as estradas de ferro do RS tem o vão de 1m enquanto que as da argentina 1,20 e do resto do pais idem.

Já vi especialistas falarem que ferrovia no Brasil não é viável fora dos grandes centros. E o Brasil não tem ao menos uma fabrica de trilhos.

Re: Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 13:25
por Anna
Fernando Silva escreveu:Rodovias requerem postos de gasolina. Em volta de cada posto, surge um pequeno comércio e as casas dos donos. Com o tempo vira um vilarejo, que vai se expandindo como um câncer e destruindo a mata.



Sim, mas no caso da BR-319 há ainda o grave problema de ligação ao arco do desmatamento, e fluxo de gente que passará a subir para a cidade de Manaus trazendo problemas sociais graves com os quais a cidade não tem como lidar. Um deles é a grilagem, a grilagem remete a conflitos terríveis acompanhados por violência e assassinatos, ameaças, marginalidade.


Fernando Silva escreveu:Com ferrovias, o problema não é tão grave, mas o ideal são as hidrovias, se houver rios navegáveis.
Navios são o meio de transporte mais eficiente em termos de consumo de combustível. Depois vem o trem e por último o caminhão.[/b]


Pois é exatamente isso que esses nojentos não querem. Logicamente existem rios de dinheiro e de interesses financeiros sujos envolvidos nesta história. Muita gente graúda sai ganhando. O meio de transporte entre cidades no estado do Amazônas ainda é feito pela água, com poucas exceções. Os grandes e numerosos rios favoreceram isso, e este fator tem grande influência na persistência cultural dos povos do Amazônas bem como de suas Florestas, ali´s esses dois últimos estão correlacionados.


Fernando Silva escreveu:Idem idem, por outros meios, a navegação de cabotagem. Por que mandar cargas do Nordeste para o Sul de caminhão se poderia seguir de navio?


Alguém sai ganhando e muito com isso Fernando póde ter certeza! E não somos nós, nem o nosso país de maneira geral.

Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 16:35
por clara campos
grilagem?

Re: Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 17:03
por Flavio Costa
clara campos escreveu:grilagem?

Posse ilegal de terras públicas.

Re.: BR-319

Enviado: 29 Jun 2006, 17:04
por clara campos
gracias

Re: BR-319

Enviado: 27 Abr 2009, 01:55
por Anna
BR-319, Manaus-Porto Velho: cenários de destruição

De qualquer ângulo que se contemple, a recuperação da rodovia BR-319 -a Manaus-Porto Velho, uma obra do PAC- é mau negócio. A conclusão está em um novo estudo de custo/benefício, o segundo a condenar a estrada, que prevê prejuízo mínimo de R$ 315 milhões nos próximos 25 anos. Na pior hipótese, o saldo negativo chegaria a R$ 2,2 bilhões.

A análise independente da obra de interesse do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM), leva a assinatura da organização não-governamental Conservação Estratégica. Trata-se do braço brasileiro da americana Conservation Strategy Fund (CSF), especializada em estudos de racionalidade econômica de projetos que afetem o ambiente.

A BR-319 corta uma área de floresta amazônica muito preservada e tida como de alto valor em biodiversidade. Por causa da alta pluviosidade, tem baixo potencial para agropecuária. A pavimentação de rodovias na Amazônia, contudo, atrai migrantes e assentamentos rurais -e também grilagem de terras, extração predatória da madeira, pecuária e desmatamento. (...)

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Feitas as contas, o saldo do empreendimento seria negativo em R$ 315 milhões. Só 33 centavos de benefícios decorreriam de cada real investido.

O segundo cenário, que inclui custos ambientais, é ainda mais desfavorável à obra. O relatório serviu-se de projeções anteriores do grupo de Britaldo Soares-Filho na Universidade Federal de Minas Gerais, para estimar o desmatamento induzido pela BR-319 recuperada: 4 milhões de hectares até o ano 2030 (ou 40 mil km22, quase o território do Rio de Janeiro), ou 210 mil hectares/ano.

Cada hectare de floresta estoca cerca de 150 toneladas de carbono, que em caso de desmatamento termina na atmosfera e contribui para agravar o efeito estufa. O passo seguinte foi calcular o valor desse estoque, em créditos de carbono, para computá-lo como prejuízo -uma vez que sua destruição impediria a comercialização de títulos correspondentes no mercado internacional. Saldo: até R$ 2,2 bilhões de perda.

Imagem
Escrito por Marcelo Leite às 10h07

http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com. ... 9493890-29

Re: BR-319

Enviado: 27 Abr 2009, 02:02
por Apo
Todo Programa brasileiro se destina a impressionar trouxa, ganhar votos e enriquecer govenantes e fornecedores. Programa no Brasil é outro nome para " E daí, galera? Que que vamu inventá agora?".

O PAC, ao final e cabo, será talvez, uma das maiores falcatruas que este país terá presenciado.

Re: BR-319

Enviado: 27 Abr 2009, 02:19
por Anna
De Humaitá a Manaus: audiências públicas sobre a rodovia BR-319
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"Os pioneiros estão indo a pé, carregados de coragem e esperança. E estão transformando a Amazônia: a floresta está sendo vencida, as primeiras colheitas brotam no inferno verde, o ronco das máquinas marca o ritmo da integração nacional. E as estradas avançam: até dezembro, a ligação rodoviária estará completada e o primeiro veículo entrará por terra em Manaus. Qualquer que seja êsse veículo, estaremos nêle. Os pistões, pinos e bronzinas Metal Leve movimentam todos os motores que trabalham para o desenvolvimento nacional."

Transcrito de uma propaganda do início da década de 70, o trecho romantiza uma demanda antiga: a integração nacional da Amazônia através da rodovia BR-319. Entretanto, seu conteúdo transparece um desconhecimento crônico da região, como se o desenvolvimento nacional estivesse atrelado à conquista do inferno verde. Não, a floresta não é um inferno e nem precisa ser vencida para integrar os estados do Amazonas e de Roraima com o restante do Brasil. E nunca seria.

A história da BR-319 evidencia um processo interessante: a rodovia, concluída e liberada ao tráfego em meados de 1973, foi dissolvida pouco tempo depois pelas chuvas e pelo abandono. O asfalto acabou se tornando uma futilidade perecível, pois o fluxo de pessoas e mercadorias seguiu o curso do Rio Madeira, que corre paralelamente pela extensão da rodovia, de Porto Velho a Manaus. Como estradas acabam facilitando o desmatamento e a ocupação desordenada na Amazônia, as melhores consequências do abandono da BR-319 podem ser confirmadas pelas imagens de satélite: a maior parte do entorno da rodovia possui poucos ambientes desmatados.

Contudo, há alguns anos a recuperação da rodovia tem sido o prato principal do ministro Alfredo Nascimento, de quem dizem ter grande apetite pela eleição estadual do Amazonas. Armados com promessas vazias sobre um suposto benefício econômico em transportar mercadorias do Pólo Industrial de Manaus, o defensores da recuperação da BR-319 ignoram alternativas (i.e., ferrovia e hidrovia) e menosprezam os impactos negativos que a recuperação da rodovia poderá trazer ao interflúvio Madeira-Purus. Não existem estudos de viabilidade que justifiquem que os benefícios compensarão os custos, e segundo Marcelo Leite o empreendimento não pode ser justificado economicamente, nem se desconsiderados os custos ambientais.

Audiências públicas para discutir impactos ambientais da BR-319
O Ibama programou uma série de encontros para discutir o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) das obras da BR-319. Manaus será a última cidade a sediar uma audiência, no dia 28 de abril, às 19h no Studio 5. Vamos participar das discussões dos resultados do EIA/RIMA, pois ainda serão planejados as medidas e programas ambientais para mitigação de possíveis impactos.

Como contra-ponto da reconstrução da rodovia BR-319, podemos usar uma justificativa funcional bastante sólida, baseada em serviços ambientais e exemplificada pela íntima relação da floresta com as chuvas e pelo carbono contido na biomassa florestal. Por outro lado, sabemos que existem muitas espécies únicas desses ambientes, mas o acesso a esse conhecimento é restrito. Muitas espécies endêmicas ocorrem na área de influência da BR-319, muitas das quais ainda nem descritas. As informações sobre a distribuição e ocorrência das espécies estão muito menos organizadas, e muitas vezes não publicadas. Por isso mesmo é importantíssimo que participemos da audiência.

Imagem
Rodovia BR-319, km 220

Seguem as datas das audiências públicas sobre a BR-319:

22/04 : Humaitá (AM)
23/04 : Porto Velho (RO)
27/04 : Careiro (AM)
28/04 : Manaus (AM) - Studio 5, 19h

http://uleinpa.blogspot.com/2009/04/de- ... licas.html

Re: BR-319

Enviado: 27 Abr 2009, 02:22
por Anna
Apo escreveu:Todo Programa brasileiro se destina a impressionar trouxa, ganhar votos e enriquecer govenantes e fornecedores. Programa no Brasil é outro nome para " E daí, galera? Que que vamu inventá agora?".

O PAC, ao final e cabo, será talvez, uma das maiores falcatruas que este país terá presenciado.



O discurso desse Alfredo Nascimento é tão tosco! Tão tosco. Ele mesmo admite que o transporte fluvial é o ideal, menos custoso e o melhor para o desenvolvimento da região, mas a justificativa que ele dá pra não priorizá-lo é que este é precário na região. Dã!!! Se é precário pq não melhora CACETE? Tem alguém idiota ai?
:emoticon21:

Re: BR-319

Enviado: 27 Abr 2009, 16:13
por Apo
Anna escreveu:
Apo escreveu:Todo Programa brasileiro se destina a impressionar trouxa, ganhar votos e enriquecer govenantes e fornecedores. Programa no Brasil é outro nome para " E daí, galera? Que que vamu inventá agora?".

O PAC, ao final e cabo, será talvez, uma das maiores falcatruas que este país terá presenciado.



O discurso desse Alfredo Nascimento é tão tosco! Tão tosco. Ele mesmo admite que o transporte fluvial é o ideal, menos custoso e o melhor para o desenvolvimento da região, mas a justificativa que ele dá pra não priorizá-lo é que este é precário na região. Dã!!! Se é precário pq não melhora CACETE? Tem alguém idiota ai?
:emoticon21:


Sim, o que mais tem é idiota ou ele não se atreveria a tecer tal conclusão cínica.