Preciso de ajuda em:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Preciso de ajuda em:

Mensagem por Hugo »

Não foi tudo, Fernando.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Preciso de ajuda em:

Mensagem por Fernando Silva »

Kramer escreveu:Não foi tudo, Fernando.

Talvez haja um limite de tamanho.

E acrescento este site:

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/vida.html

Avatar do usuário
Viper
Mensagens: 283
Registrado em: 22 Out 2005, 11:39

Re: Preciso de ajuda em:

Mensagem por Viper »

rapha... escreveu:
Viper escreveu:Rapha..., esse seu professor de Biologia é uma mula. Um evento só é caracterizado como impossível se a probabilidade dele ocorrer for nula, como colocou o Perseus. Aliás, isso é algo tremendamente óbvio. Quanto à p = 10^(-51) (e não 1.10^51, uma vez que p é definida no intervalo [0,1]), isso não caracteriza um evento impossível, mas sim algo extremamente improvável.


Quando meu professor deu esse número de probabilidade, ele estava se referindo à teoria de Oparin sobre a origem da vida, dizendo que alguns cientistas haviam chegado a esse número e essa conclusão, de que a teoria poderia ser descartada (nessa mesma hora, onde o professor usou de certo tom irônico, a bancada criacionista, ou seja, todos os alunos da sala, deram risada, coisa que achei totalmente falta de respeito).

Estudo o 3º ano do Ensino Médio junto com os alunos do Semi-Extensivo.


Rapha..., eu particularmente não acho que valha a pena "discutir" com criacionistas. É perda de tempo "debater" com completos ignorantes ou então com gente desonesta. Ora, na minha concepção, as boas ocasiões nas quais você pode falar a respeito de um determinado assunto com outrém são basicamente as seguintes:

1 - Você sabe muito mais do que o seu interlocutor e está passando uma determinada informação para ele. Isso não é um debate, até porque só faz sentido debater algo com alguém que tenha um conhecimento mínimo do assunto tratado. A ação aqui considerada me parece ser algo nobre, pois visa diminuir a ignorância do seu interlocutor;

2 - A situação oposta da anterior. O seu interlocutor sabe muito mais do que você e você está aproveitando a oportunidade de conversar com ele para tirar várias dúvidas;

3 - Você e o seu interlocutor possuem praticamente o mesmo nível de conhecimento acerca do assunto em discussão. Aqui se implementa um verdadeiro debate, que pode ser proveitoso para ambas as partes, levando à revisão de conceitos, novas descobertas, etc.

E as más ocasiões seriam as seguintes:

1 - O seu interlocutor é um completo ignorante no assunto tratado mas não tem humildade e/ou sensatez suficientes para reconhecer isso. Neste caso, você pode obter o mesmo efeito conversando com uma porta ou com uma pedra...

2 - O seu interlocutor é um completo ignorante no assunto tratado e, além disso, é também um indivíduo limítrofe. Ou seja, mesmo que ele tenha boa vontade para aprender, não vai conseguir porque não tem capacidade.

3 - O seu interlocutor é uma pessoa desonesta. Esse é o pior dos casos. A pessoa não apenas não está interessada na verdade, como também irá se utilizar de técnicas sujas para tentar distorcer informações a seu favor. É o tipo mais desprezível que pode existir.

Existem ainda combinações destes tipos de pessoas. Um criacionista está alocado em algum destes itens (ou mesmo em vários deles) que eu citei como sendo más ocasiões para se debater. É basicamente por este motivo que não debato com criacionistas ou que eu simplesmente não leio mensagens do usuário o "pensador", como já deixei claro desde o antigo RV.

Contudo, se você ainda acha que vale a pena discutir com o seu professor criacionista, tome cuidado porque essa raça é mentirosa. Ele vai distorcer fatos, mencionar inúmeras mentiras, afim de sustentar o seu ponto. Se você não tiver um treinamento mínimo em Biologia, poderá cair. Portanto, procure se informar sobre alguns pontos-chave que aparecem de forma recorrente nestas discussões. O Azatoth é um mestre nesta área, portanto, peça informações a ele. Lembre-se de sempre cobrar fontes indexadas (ou seja, informações que tenham sido divulgadas em periódicos indexados, tais como Nature, Science e revistas específicas da área de Biologia) quando o seu interlocutor citar algo que te pareça suspeito...

Avatar do usuário
-D-S-
Mensagens: 90
Registrado em: 13 Jun 2006, 08:26

Mensagem por -D-S- »

rapha... escreveu:
clara campos escreveu:http://www.cynara.com.br/evolucao.htm - evolução e origem da vida
http://curlygirl.naturlink.pt/evolucao.htm - evolução
http://www.prof2000.pt/users/secjeste/A ... 000090.HTM - diferentes prespectivas evolucionistas
http://correio.fc.ul.pt/~mcachao/aulas/ ... _04-05.pdf - +evolução
http://members.tripod.com/~netopedia/biolog/origem.htm - origem da vida
http://www.if.ufrj.br/teaching/cosmol/quimica.html - origem da vida

se precisares de mais material, inclusivé sobre evolução biológica, avisa que mando-te alguns documentos em anexo, mas duvido que precises de algo tão detalhado.


Como vou debater com um professor (criacionista), talvez seria preciso de um material mais avançado, mesmo sem saber se tenho capacidade de compreendê-los e sintetizá-los (acho que não tenho).

~
Se o criacionista falar em complexidade irredutível... responda que a natureza está cheio de exemplos de coisas intermédias. Os olhos, por exemplo, existe uma f«graduação desde simples fotorreceptores que apenas permitem distinguir luz e escuridão, passando pelos olhos compostos dos insectos até aos sofisticados olhos de Polvos e mamíferos. Portanto, parece que meio olho sempre é melhor do que nhum olho. Para complementar, podes dizer que a seleção de uma função não significa que essa função não possa mudar no futuro. Na verdade, aquilo que no passado serviu uma função pode ser exaptado para outra função. Isto também serve para refutar a complexidade irredutível, porque podemos achar que uma função é irredutível agora, mas como no passado pode ter servido para outra coisa... o argumento da irredutibilidade falha.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Preciso de ajuda em:

Mensagem por Fernando Silva »

Minha visão é redutível: tenho vista cansada (o foco não se ajusta mais), miopia (o olho tem forma de ovo e não de esfera) e astigmatismo (o olho tem um formato irregular).
E ainda vou continuar enxergando alguma coisa mesmo que venha a ter glaucoma e catarata.

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Preciso de ajuda em:

Mensagem por o pensador »

Viper escreveu: ...É basicamente por este motivo que não debato com criacionistas ou que eu simplesmente não leio mensagens do usuário o "pensador", como já deixei claro desde o antigo RV.

...



Saúde :emoticon12: !!

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Re: Preciso de ajuda em:

Mensagem por rapha... »

Viper, a tal da pessoa não é tão ignorante, assim. Acho-o muito inteligente e só descobri que ele é criacionista num papo após a aula, durante esta, ele tenta ser neutro, a despeito das brincadeiras que faz.

Não venho aqui buscar armas para ir enfrentar o demoníaco criacionismo que assola a face da Terra despejando ignorância. Só estou buscando um pouquinho de informação para chegar num nível mínimo para um bate-papo com o professor e mais alguns colegas, e aprofundar um pouco meu conhecimento com isso. E também sempre é bom fazer uma discussão tête-à-tête e um bate-boca. ^_^

A primeira pessoa em que pensei para me ajudar foi o Manéco, tanto que procurei-o logo após a aula, mas ele está viajando e só volta semana que vem.

Trancado