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Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 19:45
por O ENCOSTO
Questão 337: A união do Espírito com um determinado corpo pode ser imposta pela Providência Divina?
– Pode ser imposta, bem como as diferentes provas, especialmente quando o Espírito ainda não está apto a fazer uma escolha com conhecimento de causa. Como expiação, o Espírito pode ser obrigado a se unir ao corpo de uma criança que por seu nascimento e pela posição que terá no mundo poderão tornar-se para ele uma punição.
Re: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 19:55
por videomaker
Da serie : Detonando a IGNORANCIA , e não O IGNORANTE .
Vamos lá .
Por Léon Denis.
Um dos problemas que mais preocuparam os filósofos e os teólogos é o do livre arbítrio: conciliar a vontade e a liberdade do homem com o fatalismo das leis naturais e com a vontade divina, parecia tanto mais difícil quanto um cego acaso parecia pesar, aos olhos de muitos, sobre o destino humano. O ensinamento dos espíritos esclareceu o problema: a fatalidade aparente que semeia de males o caminho da vida, não é mais que a conseqüência lógica do nosso passado, um efeito que se refere a uma causa, é o cumprimento do destino por nós mesmos aceito antes de renascer, e que nossos guias espirituais nos sugerem para nosso bem e nossa elevação.
Nas camadas inferiores da criação, o ser não tem ainda consciência; apenas a fatalidade do instinto o impele, e não é senão nos tipos superiores da animalidade que surgem, timidamente, os primeiros sintomas das faculdades humanas. A alma, jungida ao ciclo humano, desperta para a liberdade moral, o juízo e a consciência desenvolvem-se cada vez mais no curso de sua imensa parábola: colocada entre o bem e o mal, ela faz o confronto e escolhe livremente, tornada sábia pelas quedas e pela dor; e na prova, sua experiência forma-se e sua força mental se afirma.
A alma humana, livre e consciente, não pode mais recair na vida inferior: suas encarnações sucedem-se na dos mundos, até que, ao fim de seu longo trabalho, tenha conquistado a sabedoria, a ciência e o amor, cuja posse a emancipará para sempre das encarnações e da morte, abrindo-lhe a porta da vida celeste.
A alma alcança seus destinos, prepara suas alegrias ou dores, exercendo sua liberdade, porém, no curso de sua jornada, na prova amarga e na ardente luta das paixões, a ajuda superior não lhe será negada e, se ela mesma não a afasta, por parecer indigna dela, quando a vontade se afirma para retomar o caminho do bem, o bom caminho, a providência intervém e propicia-lhe ajuda e apoio, Providência é o espírito superior, o anjo que vigia na desventura, o Consolador invisível cujas inspirações aquecem o coração enregelado pelo desespero, cujos fluidos vivificadores fortalecem o peregrino cansado; providência é o farol aceso na noite para salvação daqueles que erram no oceano proceloso da existência; providência é, ainda e sobretudo, o amor divino que se derrama sobre suas criaturas. E quanta solicitude, quanta previdência neste amor. Não suspendeu os mundos no espaço, acendeu os sois, formou os continentes, os mares, para servir de teatro à alma, de campo aos seus progressos? Esta grande obra de criação cumpre-se somente para a alma, para ela combinam-se as forças naturais, os mundos deixam as nebulosas.
A alma é nascida para o bem, mas para que ela possa apreciá-lo na justa medida, para que possa conhecer-lhe todo o valor, deve conquistá-lo desenvolvendo livremente as próprias potencialidades: a liberdade de ação e a responsabilidade aumentam com sua elevação, pois quanto mais ela se ilumina mais pode e deve conformar a sua obra pessoal às leis que regem o universo.
A liberdade do ser é exercida, pois, em um círculo limitado, parte pelas exigências da lei natural que não sobre violações ou desordens neste mundo, parte pelo passado do próprio ser, cujas conseqüências se refletem sobre ele através dos tempos, até a completa reparação.
Assim o exercício da liberdade humana não pode obstar, em caso algum, a execução do plano divino, sem o que a ordem das coisas seria continuamente perturbada: acima de nossas vistas limitadas e variáveis, permanece e continua a ordem imutável do universo. Somos quase sempre maus juizes daquilo que é nosso verdadeiro bem; se a ordem natural das coisas devesse dobrar-se aos nossos desejos, que espantosas perturbações não resultariam disto?
A primeira coisa que o homem faria, se possuísse liberdade absoluta, seria afastar de si todas as causas de sofrimento, e assegurar para si uma vida plena de felicidade: ora, se existem males que a inteligência humana tem o dever e os meios de conjurar e destruir, como os que provêm do ambiente terrestre, outros existem que são inerentes à nossa natureza, como os vícios, que somente a dor e a repressão podem domar.
Neste caso a dor torna-se uma escola, ou antes, um remédio indispensável, pelo qual as provas são apenas uma repartição equânime da infalível justiça: é por ignorar os fins desejados por Deus, que nos tornamos rebeldes à ordem do mundo e às suas leis, e se elas são suscetíveis de nossas críticas, é apenas porque ignoramos o seu oculto poder.
O destino é conseqüência de nossos atos e de nossas livres resoluções: no suceder-se das existências, na vida espiritual, mais esclarecidos sobre nossas imperfeições e preocupações com os meios de eliminá-las, aceitamos a vida material sob a forma e nas condições que nos parecem adequadas a atingir esta finalidade. Os fenômenos do hipnotismo e da sugestão mental explicam-nos o que acontece em tais casos, sob a influência de nossos protetores espirituais; no estado de sonambulismo, a alma empenha-se a realizar uma certa ação em certo momento, por sugestão do magnetizador, e, despertada, sem recordar aparentemente a promessa, executa com exatidão o ato imposto. Assim o homem não conserva lembrança das resoluções que tomou antes de renascer, mas, chegada a hora, afronta os acontecimentos previstos, e participa deles na medida necessária ao seu progresso, ou ao cumprimento da lei inexorável.
O ser pensante que mesmo por ignorancia insentiva ao outro ao suicidio extrapola a bestialidade ... apenas isso .
A os idiotas ...
Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:06
por O ENCOSTO
Se você entendeu (será que leu?) oque você mesmo postou, terá todas as condições de mostrar como essa besteira refuta a contradição que postei.
Enviado: 21 Jun 2006, 20:11
por salgueiro
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Enviado: 21 Jun 2006, 20:15
por videomaker
salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
É verdade Sal !
Basta perceber que ser bom é o unico caminho !
Se o resultado de SER ruim é o sofrimento , temos um só caminho para não sofrer , logo o livre arbitrio é limitado desde o principio.
Enviado: 21 Jun 2006, 20:17
por O ENCOSTO
salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Enviado: 21 Jun 2006, 20:19
por salgueiro
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não
Bjs
Enviado: 21 Jun 2006, 20:19
por videomaker
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
POW . Uma ignoracia a menos a detonar ...
Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:20
por DIG
Livre arbitrio é 1 falácia
Vc pode escolher me seguir ou não, mas se não me seguir...PRO INFEEEEERNOOOOO
Deus é amooor

Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:21
por O ENCOSTO
Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?
"Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não os criou maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por vontade própria."
Digam a este espirito imbecil que não temos livre arbitrio.
Re: Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:24
por videomaker
O ENCOSTO escreveu:Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?
"Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não os criou maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por vontade própria."
Digam a este espirito imbecil que não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não .
Tá dificil ai ...
Enviado: 21 Jun 2006, 20:25
por O ENCOSTO
salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não
Bjs
Legal. Então não somos culpados por tudo que acontece de errado na humanidade.
Se deus existe, ele tem uma enorme parcela de culpa.
Enviado: 21 Jun 2006, 20:27
por Botanico
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Sabe, Encostado, os grandes defensores dos dereitos omanos certamente adotariam você para a causa deles. Afinal eles lutam para que os bandidos não paguem por seus crimes, assim como os nossos paralamentares, que fazem leis ambíguas, incompletas e falhas, que permitem a um criminoso, principalmente se for um deles, escapar impune. Certo?
Bem, o seu raciocínio curto diz então que o livre-arbítrio só é livre se não formos obrigados a enfrentar conseqüências de nossos atos, certo? A partir do momento em que sejamos confrotados com essas conseqüências, então torna-se a negativa ao livre arbítrio. Então, como exemplo, a Suzane matou os pais para ficar com a grana deles. Se ela tivesse conseguido engabelar todo mundo e sair impune, então ela tinha livre-arbítrio e fez uso dele. Mas deu zebra: ela foi descoberta como autora e acabou na cadeia. Então agora, pelo seu, raciocínio, ela não tinha livre-arbítrio.
É isso?
Re: Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:27
por O ENCOSTO
videomaker escreveu:O ENCOSTO escreveu:Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?
"Não têm eles o livre-arbítrio? Deus não os criou maus; criou-os simples e ignorantes, isto é, tendo tanta aptidão para o bem quanta para o mal. Os que são maus, assim se tornaram por vontade própria."
Digam a este espirito imbecil que não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não .Tá dificil ai ...
Vamos fazer de conta que eu sou o Karduco e você é o espirito superior:
Caro espirito superior (lembrem-se que isso é só um faz de conta), responda a seguinte pergunta: Por que é que alguns Espíritos seguiram o caminho do bem e outros o do mal?
Enviado: 21 Jun 2006, 20:30
por videomaker
O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não
Bjs
Legal. Então não somos culpados por tudo que acontece de errado na humanidade.
Se deus existe, ele tem uma enorme parcela de culpa.
Bom , tudo que nos acontece é reflexo direto de nossa ignorancia ou insistencia no erro !
Mas Deus ... o que tem com isso ?
Vamos detonar mais uma ... avante !
Enviado: 21 Jun 2006, 20:36
por O ENCOSTO
Botanico escreveu:
Bem, o seu raciocínio curto diz então que o livre-arbítrio só é livre se não formos obrigados a enfrentar conseqüências de nossos atos, certo?
Lembra daquele papo furado que você defendia? Não. Religioso tem memória fraca. Mas vou tentar lembrá-lo:
Espiritas defendem que o espirito depois que desencarna passa por um exame de conciencia. Algo de "mágico" acontece que ele mesmo acaba se convencendo que precisa pagar pelo que fez de errado. SEM DEUS MANDAR NEM NADA! (Você está parecendo um calvinista! cadê o Bobotanico de uns 7 dias que estava debatendo com o Acauan e que contava esse tipo de causo?).
Isso seria uma forma de livre arbitrio. Só que agora o livre arbitrio foi para o espaço e todos aderiram á teoria do pensador: LIVRE ARBITRIO LIMITADO E RESTRITO. Pasmem! essa teoria é do pensador...
A partir do momento em que sejamos confrotados com essas conseqüências, então torna-se a negativa ao livre arbítrio. Então, como exemplo, a Suzane matou os pais para ficar com a grana deles. Se ela tivesse conseguido engabelar todo mundo e sair impune, então ela tinha livre-arbítrio e fez uso dele. Mas deu zebra: ela foi descoberta como autora e acabou na cadeia. Então agora, pelo seu, raciocínio, ela não tinha livre-arbítrio.
É isso?
Para o espirita, não. Ela pagaria por tudo que fez depois de desencarnar.
LEIS DE NEWTON, LEMBRA? Não estudou isso no segundo grau? Ação x Reação???
Porra. preciso ensinar espiritismo para essa gente?
Enviado: 21 Jun 2006, 20:40
por O ENCOSTO
videomaker escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não
Bjs
Legal. Então não somos culpados por tudo que acontece de errado na humanidade.
Se deus existe, ele tem uma enorme parcela de culpa.
Bom , tudo que nos acontece é reflexo direto de nossa ignorancia ou insistencia no erro !
Mas Deus ... o que tem com isso ?
Vamos detonar mais uma ... avante !
Além da dificuldade de leitura que você tem, acho que você está no tópico errado. Entre aqui:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=101873#101873
Vejá lá no link que acabo de colar ai que algumas provas são IMPOSTAS por deus.
Enviado: 21 Jun 2006, 20:46
por videomaker
O ENCOSTO escreveu:videomaker escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:O ENCOSTO escreveu:salgueiro escreveu:
E desde quando a existência de uma meta a ser alcançada permite livre-arbítrio amplo, geral e irrestrito ? Nunca
Bjs
Resumindo:
Não temos livre arbitrio.
Amplo, geral e irrestrito, não
Bjs
Legal. Então não somos culpados por tudo que acontece de errado na humanidade.
Se deus existe, ele tem uma enorme parcela de culpa.
Bom , tudo que nos acontece é reflexo direto de nossa ignorancia ou insistencia no erro !
Mas Deus ... o que tem com isso ?
Vamos detonar mais uma ... avante !
Além da dificuldade de leitura que você tem, acho que você está no tópico errado. Entre aqui:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?p=101873#101873Vejá lá no link que acabo de colar ai que algumas provas são IMPOSTAS por deus.
O botanico tá na area , vai ser divertido , como sempre ...
Fico por aqui !
Enviado: 21 Jun 2006, 20:47
por salgueiro
Ezinho, me mata uma curiosidade, se quiser ou puder. Na vida real vc consegue ver os matizes de cinza que existem entre o preto e o branco ? Ou tudo é percebido pelos extremos ?
Bjs
Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:53
por Spitfire
Temos 1/2 livre arbitrio.

Re: Re.: Livre arbitrio no espiritismo
Enviado: 21 Jun 2006, 20:56
por videomaker
Spitfire escreveu:Temos 1/2 livre arbitrio.

E quando o homem tem 100% , de qualquer coisa ?
Enviado: 21 Jun 2006, 20:57
por Vitor Moura
Não temos livre arbítrio. O experimento de Libet comprova isso.
Enviado: 22 Jun 2006, 06:55
por Botanico
O ENCOSTO escreveu:Botanico escreveu:
Bem, o seu raciocínio curto diz então que o livre-arbítrio só é livre se não formos obrigados a enfrentar conseqüências de nossos atos, certo?
Lembra daquele papo furado que você defendia? Não. Religioso tem memória fraca. Mas vou tentar lembrá-lo:
Espiritas defendem que o espirito depois que desencarna passa por um exame de conciencia. Algo de "mágico" acontece que ele mesmo acaba se convencendo que precisa pagar pelo que fez de errado. SEM DEUS MANDAR NEM NADA! (Você está parecendo um calvinista! cadê o Bobotanico de uns 7 dias que estava debatendo com o Acauan e que contava esse tipo de causo?).
Isso seria uma forma de livre arbitrio. Só que agora o livre arbitrio foi para o espaço e todos aderiram á teoria do pensador: LIVRE ARBITRIO LIMITADO E RESTRITO. Pasmem! essa teoria é do pensador...
A partir do momento em que sejamos confrotados com essas conseqüências, então torna-se a negativa ao livre arbítrio. Então, como exemplo, a Suzane matou os pais para ficar com a grana deles. Se ela tivesse conseguido engabelar todo mundo e sair impune, então ela tinha livre-arbítrio e fez uso dele. Mas deu zebra: ela foi descoberta como autora e acabou na cadeia. Então agora, pelo seu, raciocínio, ela não tinha livre-arbítrio.
É isso?
Para o espirita, não. Ela pagaria por tudo que fez depois de desencarnar.
LEIS DE NEWTON, LEMBRA? Não estudou isso no segundo grau? Ação x Reação???
Porra. preciso ensinar espiritismo para essa gente?
Ah! Meu pobre velhinho Encostado, acho que está havendo muito ruído nesta comunicação e como por aqui gostamos de menosprezarmos uns aos outros, vamos tentar alguns esclarecimentos antes.
Para começar, qual é a definição de livre-arbítrio? Eu supunha que livre-arbítrio teria a ver com a CONDIÇÃO POTENCIAL de um indíviduo tomar por si mesmo a decisão de pensar ou fazer qualquer coisa que lhe dê na telha.
Mas parece que o que se discute aqui é uma forma transcedental de livre-arbítrio. Seria algo como aquela discussão no início da Reforma? Sim, pois Disidério Erasmo defendia do Libero Arbítrio, em que a salvação de um indivíduo estava na dependência dos atos que cometia em sua vida (ou algo assim - sinto muito, mas não sou teólogo). Já Lutero defendia do Servo Arbítrio, onde a salvação dependia apenas da fé do indivíduo e não de suas obras (peca, mas crê - dizia ele). E Calvino aperfeiçoou a fórmula, com a tese da Eleição, em que muito antes de haver Universo, Deus já havia decido quem seria ia pro Céu e quem ia pro Inferno.
Bem, se é deste tipo de livre-arbítrio que estamos falando, vejamos então o que diz o Espiritismo, caso algum dia você leia o Livro dos Espíritos. Existe infância e adolescência espiritual, até certo ponto comparáveis às infância e adolescência humanas. O espírito é criado simples e ignorante, e nessa condição é como um bebê. Obviamente este princípio inteligente, como é chamado, NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO, pois é INCAPAZ de tomar decisões a seu bel prazer. Ele nem ao menos tem consciência de sua existência. Nesta fase, sua percepção é dada por reações instintivas das espécies animais em que reencarna. Depois de progredir pela escala animal, de mundos inferiores até mundos superiores, ele finalmente concatena suas experiências e adquire consciência própria. Agora sim ele é um ESPÍRITO.
Este espírito então volta a reencarnar em mundos inferiores, mas agora na condição de HUMANO. Ainda assim, seu livre-arbítrio é limitado, pois embora ele possa tomar algumas decisões por si mesmo em situações simples, as coisas mais complexas exigem orientação e imposição. Tal como fazemos com as crianças que não querem comer o repolho cozido e sim o chocolate... E por aí vai à medida em que o espírito progride. Mas se manca, Encostado, que o progresso NÃO É SIMULTÂNEO a todos os espíritos de um mesmo conjunto. Uns aprendem mais rápido, enquanto que outros o fazem mais lentamente. Assim, portanto, enquanto alguns espíritos atingem o nível que lhes permite escolher a que tipo de provas querem se submeter ou se sentem culpados por erros cometidos e se dispõe eles próprios a pagar a conta do erro; outros ainda não têm essa capacidade e necessitam ser constrangidos. É a isso que se refere o texto o qual você pinçou ao acaso e o colocou no início de seu tópico.
Livre-arbítrio PLENO, TOTAL E ABSOLUTO, só os espíritos puros e os superiores é que podem ter. Os que estão abaixo disso sempre o terão limitado em algum ponto.
E antes que me pergunte: não tem nenhum espírito superior ou puro frequentando esse fórum.
Enviado: 22 Jun 2006, 06:57
por O ENCOSTO
salgueiro escreveu:
Ezinho, me mata uma curiosidade, se quiser ou puder. Na vida real vc consegue ver os matizes de cinza que existem entre o preto e o branco ? Ou tudo é percebido pelos extremos ?
Bjs
Estou comparando falas dos espiritos superiores. Você já leu o tal de O Livro dos Espiritos?
Se um dia você ler irá encontrar esta contradição.
Livre arbitrio é diferente de "Livre Arbitrio Proibido", "Livre Arbitrio 1/2 boca" e "Livre arbitrio sem liberdade".
Enviado: 22 Jun 2006, 07:12
por O ENCOSTO
Botanico escreveu:
Ah! Meu pobre velhinho Encostado, acho que está havendo muito ruído nesta comunicação e como por aqui gostamos de menosprezarmos uns aos outros, vamos tentar alguns esclarecimentos antes.
Para começar, qual é a definição de livre-arbítrio? Eu supunha que livre-arbítrio teria a ver com a CONDIÇÃO POTENCIAL de um indíviduo tomar por si mesmo a decisão de pensar ou fazer qualquer coisa que lhe dê na telha.
Como diria Jack, o Estripador: "Vamos por partes".
VOCÊ critica o "deus pai" dos evangélicos que manda pessoas para o inferno e outras para o paraiso. Os espiritas também defendem que na sua doutrina TUDO que acontece é culpa de nós, humanos, sem interferencia divina.
Agora você está defendendo um deus parecido com os dos crentes que você tanto gosta de criticar. SEU DEUS também castiga pessoas obrigando elas a reencarnarem de forma que sofram muito (é oque está na questão que abre o tópico).
Cabe a você decidir qual deus segue. Eu apenas estou comparando passagens do Livro dos Espiritos. Cabe a você reconhecer o seguinte: "lá no inicio do livro, quando se fala de livre arbitrio, o espirito errou. Meu deus é parecido com o deus dos crentes que castiga ou dá gratificações conforme nos comportamos na terra".
Pronto. Tá resolvido.
Bem, se é deste tipo de livre-arbítrio que estamos falando, vejamos então o que diz o Espiritismo, caso algum dia você leia o Livro dos Espíritos. Existe infância e adolescência espiritual, até certo ponto comparáveis às infância e adolescência humanas. O espírito é criado simples e ignorante, e nessa condição é como um bebê. Obviamente este princípio inteligente, como é chamado, NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO, pois é INCAPAZ de tomar decisões a seu bel prazer. Ele nem ao menos tem consciência de sua existência. Nesta fase, sua percepção é dada por reações instintivas das espécies animais em que reencarna. Depois de progredir pela escala animal, de mundos inferiores até mundos superiores, ele finalmente concatena suas experiências e adquire consciência própria. Agora sim ele é um ESPÍRITO.
Mostre aqui as questões e respostas. Simples assim. Isso poupa você de escrever besteiras.
Mostre a resposta do espirito que diz que não temos livre arbitrio quando somos criados.
Isso não existe pois nas primeiras páginas do livre é dito que TODOS são criados SIMPLES E IGNORANTES e que espiritos tomam caminhos errados porque deus lhes deu o Livre Arbitrio.
Aguardo sua citação do livro do karduco.
Este espírito então volta a reencarnar em mundos inferiores, mas agora na condição de HUMANO. Ainda assim, seu livre-arbítrio é limitado, pois embora ele possa tomar algumas decisões por si mesmo em situações simples, as coisas mais complexas exigem orientação e imposição. Tal como fazemos com as crianças que não querem comer o repolho cozido e sim o chocolate... E por aí vai à medida em que o espírito progride. Mas se manca, Encostado, que o progresso NÃO É SIMULTÂNEO a todos os espíritos de um mesmo conjunto. Uns aprendem mais rápido, enquanto que outros o fazem mais lentamente. Assim, portanto, enquanto alguns espíritos atingem o nível que lhes permite escolher a que tipo de provas querem se submeter ou se sentem culpados por erros cometidos e se dispõe eles próprios a pagar a conta do erro; outros ainda não têm essa capacidade e necessitam ser constrangidos. É a isso que se refere o texto o qual você pinçou ao acaso e o colocou no início de seu tópico.
Não. Não é isso que se refere. O texto deixa claro que o espirito é obrigado a fazer oque é mandado.