o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por o anátema »

(terceiro fórum em que posto o mesmo tópico.... acho que aqui pode dar os melhores ou os piores resultados, devido ao enfoque do fórum)


Assim como a história do "Pedrinho e o lobo" não precisa ser verídica para ser uma estorinha que demonstra que mentindo você pode se ferrar, ou como pode se ler "a arte da guerra" de Sun Tzu e aplicar os conceitos metaforicamente em outras coisas que não guerra, acho que as mitologias diversas também talvez tenham algo de útil, independentemente de serem contos fictícios.

Acho que talvez até independentemente de uma interpretação mais "literal" poderem ser muito reprováveis moralmente, talvez seja possível em muitos casos extrair algo de útil.

Alguém aqui concorda com essa perspectiva, e saberia dizer de passagens, trechos ou contos, de qualquer religião ou mitologia, dos quais possa se extrair algo de útil?



Eu não conheço muito, mas eu suponho que tenha que algo de bom no final das contas acabe contando por parte da longevidade das religiões. Não acho que sobreviveriam se fossem só sandice, pura e concentrada, ainda que possa ocorrer em muitos casos, e mesmo os religiosos possam se perder nas interpretações e extrair só o que há de pior.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Gilghamesh »

Fala Anátema!

Há cerca de uns dois anos, alguém lá no antigo fórum, postou um texto comparativo entre todas as religiões: cristã, muçulmana, hindu, budista, etc, etc, etc.

Todas seguem uma mesma linha construtiva de narração, que foi batizada pelo autor Josheph Campbell como: "O Caminho do herói." ou "Jornada do herói Mitológico"

O link abaixo te leva direto para o arquivo em PDF de uma análise do livro:

http://www.simposiorpg.com.br/jornada.pdf


Uma excelente entrevista com esse autor, vc encontra no seguinte link:

http://www.culturabrasil.pro.br/campbell.htm


O autor demonstra claramente, como é construida a história mitológica de todas as religiões!!!


Leia e divirta-se!!

Já sobre a "longevidade das Religiões" serem prova de alguma coisa, é um raciocínio muito canhestro.
Afinal, existiram milhares de religiões que duraram muito tempo, e depois foram substituidas por outras, como são os casos, por exemplo, da religião suméria, que existiu por mais de 4000 anos, e deu origem por apropriação indébita, ao Judaismo. Ou a religião egipcia, que durou bons 5000 anos e depois caiu em desuso.
Todas as religiões um dia são apagadas ou substituidas ou metamorfoseadas, e vou mais longe ainda, tomemos por exemplo a IURD, vc quer apostar quanto, que daqui uns 500 anos, as igrejas dela, terão estátuas de adoração ao Edir macedo, que será transformado em santo após sua morte?

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Fernando Silva »

As mitologias nos ajudam a entender a nós mesmos, assim como a lenda de Édipo deu origem ao conceito do complexo de Édipo.
E ajudam a entender como pensavam as civilizações antigas.

Avatar do usuário
carlo
Mensagens: 3974
Registrado em: 31 Out 2005, 23:09
Gênero: Masculino
Localização: Governador Valadares MG

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por carlo »

Fernando Silva:
"As mitologias nos ajudam a entender a nós mesmos, assim como a lenda de Édipo deu origem ao conceito do complexo de Édipo.
E ajudam a entender como pensavam as civilizações antigas."

Disse tudo.Só que tem gente que acredita nelas como profissão de fé,Senão como acreditar em um anjo Moroni, no Gabriel que ditava coisas para o profeta Maomé.Quando os profetas são conhecidos, vistos e apalpados a tendência é que crentes não acreditem neles, como foi o caso do "Gentileza", aquele carioca que ficava profetizando nos ambientes urbanos do rio, ele era um caminhoneiro e nos anos "60 em incêndio de um circo, perdeu seus familiares e virou um profeta, só os historiadores, antropólogos e sociólogos o consideravam um profeta a crentaiada o achavam um herege.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Luis Dantas »

Repetindo o que eu disse no Clube Cético:

Luis Dantas escreveu:
Danniel escreveu:Assim como a história do "Pedrinho e o lobo" não precisa ser verídica para ser uma estorinha que demonstra que mentindo você pode se ferrar, ou como pode se ler "a arte da guerra" de Sun Tzu e aplicar os conceitos metaforicamente em outras coisas que não guerra, acho que as mitologias diversas também talvez tenham algo de útil, independentemente de serem contos fictícios.

Acho que talvez até independentemente de uma interpretação mais "literal" poderem ser muito reprováveis moralmente, talvez seja possível em muitos casos extrair algo de útil.

Alguém aqui concorda com essa perspectiva, e saberia dizer de passagens, trechos ou contos, de qualquer religião ou mitologia, dos quais possa se extrair algo de útil?


Concordo e ainda acho a sua afirmação tímida. Há muita coisa de útil em quase toda verdadeira tradição religiosa. Muito do desenvolvimento da ética estava atrelado a elas até bem recentemente.

Para citar o Cristianismo, é possível fazer diálogos e mesmo pregações bastante construtivas com base no Evangelho de Lucas (principalmente a Parábola do Bom Samaritano) - ou, de uma forma bem diferente, no Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares de Salomão.

Eu gosto muito da perspectiva de Ken Wilber sobre o assunto, que em resumo diz que é preciso consolidar estágios mais primitivos e egocêntricos de formação de valores morais para poder de fato passar para os estágios seguintes, mais altruístas e ambiciosos.

Muito do motivo por que criticamos as religiões está no descuido delas em respeitar essa sequência orgânica de consolidação de valores. Na situação estereotípica se cobra desde o início que as crianças tenham algum tipo de compreensão instintiva de modelos sofisticados de moral e sociedade. Isso, é claro, gera culpas sem sentido.




Eu não conheço muito, mas eu suponho que tenha que algo de bom no final das contas acabe contando por parte da longevidade das religiões. Não acho que sobreviveriam se fossem só sandice, pura e concentrada, ainda que possa ocorrer em muitos casos, e mesmo os religiosos possam se perder nas interpretações e extrair só o que há de pior.


Realmente, se fossem puramente destrutivas as religiões nunca teriam durado tanto.

Há explicações para tal. Uma delas é a tradição oral, que tanta falta faz hoje em dia. Outra, mais cínica, é a função social da religiosidade.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Ben Carson »

Leia os evangelhos. É um bom começo.

Se quiser continuar, pegue em seguida a Epístola de Tiago.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Samael »

Luis Dantas escreveu:Repetindo o que eu disse no Clube Cético:

Luis Dantas escreveu:
Danniel escreveu:Assim como a história do "Pedrinho e o lobo" não precisa ser verídica para ser uma estorinha que demonstra que mentindo você pode se ferrar, ou como pode se ler "a arte da guerra" de Sun Tzu e aplicar os conceitos metaforicamente em outras coisas que não guerra, acho que as mitologias diversas também talvez tenham algo de útil, independentemente de serem contos fictícios.

Acho que talvez até independentemente de uma interpretação mais "literal" poderem ser muito reprováveis moralmente, talvez seja possível em muitos casos extrair algo de útil.

Alguém aqui concorda com essa perspectiva, e saberia dizer de passagens, trechos ou contos, de qualquer religião ou mitologia, dos quais possa se extrair algo de útil?


Concordo e ainda acho a sua afirmação tímida. Há muita coisa de útil em quase toda verdadeira tradição religiosa. Muito do desenvolvimento da ética estava atrelado a elas até bem recentemente.

Para citar o Cristianismo, é possível fazer diálogos e mesmo pregações bastante construtivas com base no Evangelho de Lucas (principalmente a Parábola do Bom Samaritano) - ou, de uma forma bem diferente, no Cântico dos Cânticos, também conhecido como Cantares de Salomão.

Eu gosto muito da perspectiva de Ken Wilber sobre o assunto, que em resumo diz que é preciso consolidar estágios mais primitivos e egocêntricos de formação de valores morais para poder de fato passar para os estágios seguintes, mais altruístas e ambiciosos.

Muito do motivo por que criticamos as religiões está no descuido delas em respeitar essa sequência orgânica de consolidação de valores. Na situação estereotípica se cobra desde o início que as crianças tenham algum tipo de compreensão instintiva de modelos sofisticados de moral e sociedade. Isso, é claro, gera culpas sem sentido.




Eu não conheço muito, mas eu suponho que tenha que algo de bom no final das contas acabe contando por parte da longevidade das religiões. Não acho que sobreviveriam se fossem só sandice, pura e concentrada, ainda que possa ocorrer em muitos casos, e mesmo os religiosos possam se perder nas interpretações e extrair só o que há de pior.


Realmente, se fossem puramente destrutivas as religiões nunca teriam durado tanto.

Há explicações para tal. Uma delas é a tradição oral, que tanta falta faz hoje em dia. Outra, mais cínica, é a função social da religiosidade.


Ótimo argumento. E digo mais: interpretar literalmente os textos religiosos é ofender a profundidade emocional e a sapiência do povo que os geraram.

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Gilghamesh »

Ben Carson escreveu:Leia os evangelhos. É um bom começo.

Se quiser continuar, pegue em seguida a Epístola de Tiago.


Sim, é um bom começo, se vc quizer se tornar ateu, esse sem dúvida é o melhor livro que vc pode ler, para acabar de vez com crenças religiosas, huashuashuashua :emoticon12:

Mas existe material muito mais rico, por exemplo, as lendas dos sioux, uma vez, postei uma delas no fórum antigo, ou, vc pode ler algum livro do Confúcio, ou mesmo de Gautama buda.

Basicamente, a maioria traz bons ensinamentos , mas a verdade é que nada do que neles está escrito, é fruto de alguma entidade superior, são apenas códigos de conduta, coletados ao longo de séculos de caminhada humana em nosso planeta, nada de sobrenatural, são tão somente dicas para seguir um caminho honrrado e justo, não é preciso se crer em nenhum deus ou espíritos para isso.

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Com toda essa sua "boa vontade" não conseguirá tirar nenhum proveito mesmo.


Certo estava Cristo quando disse:

10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?

11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.

14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.

15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.

16 Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Mateus 13:10-16.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Ben Carson escreveu:Com toda essa sua "boa vontade" não conseguirá tirar nenhum proveito mesmo.


Certo estava Cristo quando disse:

10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?

11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.

14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.

15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.

16 Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Mateus 13:10-16.


Ah, não!!!!! :emoticon14:

Mais um mané que quando não tem argumento, começa a despejar versículos que eu conheço, mais do que ele próprio! :emoticon12:


Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Sparrow
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Nov 2005, 16:06

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Sparrow »

Bem, não sei em outros lugares, mas num navio pirata, depois de meses no mar, as virtudes de um livro santo costumam aparecer na proporção em que o estado de conservação dos alimentos começa a cair.
[center]Imagem

"Scupper me uppers and blower me lowers"[/center]

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Ben Carson escreveu:10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?

11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. Mateus 13:10-16.


Vou apelar para a ignorância: que blá-blá-blá mais idiota!
Ele fala por enigmas e depois nos condena porque não conseguimos entender. Se ainda falasse claro, poderia nos acusar de má vontade, mas nem isso ele faz.

"Ao que não tem, até o que tem lhe será tirado"
Tradução: Deus é amor, mas se você não acreditar nele, será lançado nas chamas do inferno. Ou qualquer outra interpretação que lhe agradar.

Mas tem gente que procura sentidos profundos nessa besteirada toda.
Se existir algum deus, vou aguardar que ele me fale pessoalmente, com clareza, não através de profetas auto-nomeados que só falam abobrinhas sem sentido.

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Mensagem por Carlos Castelo »

Ei, Fernando, um outro fato engraçado em específico, são os santos católicos que levam todo tipo de mensagem dos seus puxa sacos para o todo phoderoso, mas ele não tá nem aí.

Orá, ele não ouve nem os que pedem em nome do bastardo do seu filho, vai dar ouvidos para seus vassalos!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Carlos Castelo escreveu:Ei, Fernando, um outro fato engraçado em específico, são os santos católicos que levam todo tipo de mensagem dos seus puxa sacos para o todo phoderoso, mas ele não tá nem aí.

Orá, ele não ouve nem os que pedem em nome do bastardo do seu filho, vai dar ouvidos para seus vassalos!


Ele ouve sim, mas só atende a alguns, segundo critérios obscuros, com o resultado de que dá no mesmo pedirmos a Deus ou ao Sol. Ou não pedirmos.

A ação de Deus não se distingue em nada da ação do acaso e da lei das probabilidades.

Deus tem todos os atributos de coisas que não existem.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por Lúcifer »

Um exemplo muito bom é o de Adão e Eva. Depois de alguns meses de "casamento": Eva pergunta:
- Adão, você me ama?
- E eu lá tenho escolha?

Ou aquela, se você for afobado em comer a maçã, pode se ferrar pro resto de seus dias.
Então, cuidado quando aquela vizinha gostosa de dar mole. :emoticon23: :emoticon23:
Imagem

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Mensagem por Carlos Castelo »

Gigamesh escreveu:
O autor demonstra claramente, como é construida a história mitológica de todas as religiões!!!


Leia e divirta-se!!

Já sobre a "longevidade das Religiões" serem prova de alguma coisa, é um raciocínio muito canhestro.
Afinal, existiram milhares de religiões que duraram muito tempo, e depois foram substituidas por outras, como são os casos, por exemplo, da religião suméria, que existiu por mais de 4000 anos, e deu origem por apropriação indébita, ao Judaismo. Ou a religião egipcia, que durou bons 5000 anos e depois caiu em desuso.
Todas as religiões um dia são apagadas ou substituidas ou metamorfoseadas, e vou mais longe ainda, tomemos por exemplo a IURD, vc quer apostar quanto, que daqui uns 500 anos, as igrejas dela, terão estátuas de adoração ao Edir macedo, que será transformado em santo após sua morte?


Mesmo durando tanto algumas religiões, no contexto geral elas continuam sendo insignificantes.Aqui e ali surge uma e outra que entra na moda, uns gostam do produto, usam e fazem propaganda e sempre aparece alguém que compre.

Ás vezes a embalagem é mais bonita que a do concorrente!! :emoticon12:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Mensagem por Pug »

Carlos Castelo escreveu:Gigamesh escreveu:
O autor demonstra claramente, como é construida a história mitológica de todas as religiões!!!


Leia e divirta-se!!

Já sobre a "longevidade das Religiões" serem prova de alguma coisa, é um raciocínio muito canhestro.
Afinal, existiram milhares de religiões que duraram muito tempo, e depois foram substituidas por outras, como são os casos, por exemplo, da religião suméria, que existiu por mais de 4000 anos, e deu origem por apropriação indébita, ao Judaismo. Ou a religião egipcia, que durou bons 5000 anos e depois caiu em desuso.
Todas as religiões um dia são apagadas ou substituidas ou metamorfoseadas, e vou mais longe ainda, tomemos por exemplo a IURD, vc quer apostar quanto, que daqui uns 500 anos, as igrejas dela, terão estátuas de adoração ao Edir macedo, que será transformado em santo após sua morte?


Mesmo durando tanto algumas religiões, no contexto geral elas continuam sendo insignificantes.Aqui e ali surge uma e outra que entra na moda, uns gostam do produto, usam e fazem propaganda e sempre aparece alguém que compre.

Ás vezes a embalagem é mais bonita que a do concorrente!! :emoticon12:



Não sei em que mundo vives, mas afirmar que o peso da religião é insignificante....

Mas surgiu uma dúvida, porque se perde tanto tempo a combater a insignificância?...

Avatar do usuário
Carlos Castelo
Mensagens: 747
Registrado em: 31 Out 2005, 15:59

Mensagem por Carlos Castelo »

Talvez um dia as pessoas percebam que não precisam dessa insignificancia, talvez um dia percebam que o que temos de bom não foi produto de nenhuma entidade sobrenatural ou doutrinas religiosas.

Eu acredito que a maioria das pessaoa que frequentam esse fórum ver isso, daí não fazia sentido do mesmo existir!

Embora o protesto diante disso seja quase que uma utopia (pois o ser humano é crente por natureza), não podemos baixar a cabeça e ver os ratos fazendo o banquete!!
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: o que tem de bom nas mitologias religiosas?

Mensagem por o anátema »

Gilgamesh escreveu:Já sobre a "longevidade das Religiões" serem prova de alguma coisa, é um raciocínio muito canhestro.
Afinal, existiram milhares de religiões que duraram muito tempo, e depois foram substituidas por outras, como são os casos, por exemplo, da religião suméria, que existiu por mais de 4000 anos, e deu origem por apropriação indébita, ao Judaismo. Ou a religião egipcia, que durou bons 5000 anos e depois caiu em desuso.

Eu não me referia as religiões em todas as suas minúcias, mas nem atribuí unicamente a alguma utilidade/verdade que tenham, a sua longevidade.

O que eu acho é que as religiões sobrevieriam muito se fossem todas algo como:


Nas segundas-feiras, comerás apenas com a mão esquerda; se tiverdes perdido essa mão, comerás com o pé esquerdo a segurar o talher; se não conseguir fazê-lo, poderás implorar nu de joelhos para que alguém lhe alimente, e este terá que fazê-lo com a mão esquerda, e deverá ser recompensado com uma de suas filhas, sua irmã ou sua mãe

Nas terças-feiras, andarde-as plantando bananeira por todo o dia, pois assim quer o todo-poderoso monstro de talharim. Aquele que não conseguir equilibrar-se por um dia todo sobre as mãos deverá ser caçado e espancado por todos os outros - ainda plantando bananeira. Se não conseguirem matá-lo dessa forma até o fim do dia, estará perdoado.

Nas quartas feiras, andar-de-ás (?) pulando em um pé só durante a metade do dia. Nesta semana, com o pé esquerdo, e na seguinte, com o direito. Se não tiverdes um dos pés, ficarás a rastejar por todo o dia, no dia em que deverias estar sobre o pé que perdeste.

Nas quintas-feiras, matarardes o primeiro vesgo que encontrardes; amaldiçoai sua mulher e seus filhos, e cuspi-des em suas caras.

Nas sextas feiras trabalharás de graça para qualquer um que solicitar-des que o faça, e o fará de bom grado

No sábado poderá roubar daquele que lhe pediu que trabalhasse de graça na semana anterior, e poderás violar sua mulher e suas filhas

No domingo, comerás feijão logo pela manhã.

E em todos os dias, serás bom e justo para com todos.





Acho que religiões assim não sobreviveriam mesmo que escritas corretamente... não que se as religiões sobrevivem, então devem ser totalmente úteis... muito menos totalmente correspondentes com a realidade..... acho que se agrega um monte de lixo parasitário ao uma parte útil e válida, que pode até ser suprimida durante períodos da história de algumas religiões, e a parte parasitária acabar tomando maior importância.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Trancado