Reforma do ensino superior

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Reforma do ensino superior

Mensagem por clara campos »

Cinco razões que motivam a reforma, segundo avaliação do governo

1) A liberalização do ensino superior, a partir da metade da década de 90, levou a uma expansão desenfreada das universidades privadas no Brasil, o que fez com que, hoje, apenas 30% das vagas sejam estatais – 70% são privadas. Com esse índice, o Brasil transformou-se no país com maior participação privada no ensino superior no mundo. O governo quer reverter esse processo e ampliar a participação do setor público na educação superior. A meta é criar novas universidades públicas, expandir novos pólos e criar 400.000 novas vagas em quatro anos nas instituições federais.

2) A Constituição federal prevê a educação como dever do Estado, mas garante também a participação da iniciativa privada que deve buscar a qualidade como centro de sua ação. O Estado deve orientar a expansão de forma ordenada, evitando a proliferação de instituições caça-níveis, cujo único objetivo é a obtenção de grandes lucros.

3) Hoje, apenas 9% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos cursa o ensino superior, número bem abaixo da Argentina (32%); dos Estados Unidos (50%); e do Canadá (62%). O Plano Nacional de Educação (2001/2010) prevê uma taxa de escolarização de 30% da população. O Estado brasileiro precisa promover políticas efetivas que garantam o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior, criando vagas públicas nas universidades não estatais e privadas e ampliando os cursos noturnos nas universidades públicas já instaladas. O desafio da inclusão social é um dos temas centrais da reforma.

4) A qualidade é indispensável para a garantia do papel social e político da educação, e a universidade pública deve constituir-se em elemento de referência. A abertura de faculdades, centros e universidades no Brasil nos últimos anos, segundo o governo, nem sempre foi acompanhada da preocupação com a qualidade do ensino. O governo acredita que não basta abrir vagas, mas que é necessário garantir um processo de ensino-aprendizado preservando a qualidade e promovendo a inclusão social.

5) Para o governo, democratizar é construir de maneira participativa um projeto de educação de qualidade social, que promova o exercício pleno da cidadania. Por isso, as universidades e as instituições públicas e privadas devem produzir, de forma concertada, uma nova estrutura que dê sustentação para os desafios do ensino superior no país.

http://www.informes.org.br/
http://www.informes.org.br/pagina-inter ... eria=17319
Editado pela última vez por clara campos em 12 Jul 2006, 11:36, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Imagem
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Reforma do ensimo superior

agora que as minhas capacidades de medium estão ao rubro, devia começar uma seita... :emoticon12:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

:emoticon1:

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Clara, isto que você postou é um absurdo. O Brasil já gasta horrores com a educação superior e uma ninharia com os ensinos médio e fundamental. As crianças e os jovens da rede pública de ensino saem das escolas semi-analfabetos ou analfabetos funcionais, demasiadamente ignorantes e despreparadas.
Falar em ampliar a intervenção estatal no ensino superior é ridículo!
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Certa vez, postei uma privada cheia, num tópico do "falecido" usuário Liquid Snake em homenagem ao Ex-ditador Emílio Mé(r)dici. O moderador "user f.k.a. Cabeção" me brindou com a supressão da imagem, alegando ser a postagem "escatológica". Na verdade, eu nem sei o que é isso, pois quem estuda essa tal "escatologia" são os teólogos e Zeus me livre de ser um...
Mas, essa "rosquinha" postada aí em cima não é "escatológica" também?
De todo modo, levou um azulzinho, nem que seja por "protesto"...
:emoticon13:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Re: Re.: Reforma do ensimo superior

Ateu Tímido escreveu:Certa vez, postei uma privada cheia, num tópico do "falecido" usuário Liquid Snake em homenagem ao Ex-ditador Emílio Mé(r)dici. O moderador "user f.k.a. Cabeção" me brindou com a supressão da imagem, alegando ser a postagem "escatológica". Na verdade, eu nem sei o que é isso, pois quem estuda essa tal "escatologia" são os teólogos e Zeus me livre de ser um...
Mas, essa "rosquinha" postada aí em cima não é "escatológica" também?
De todo modo, levou um azulzinho, nem que seja por "protesto"...
:emoticon13:

Por isso que eu escolhi um que fosse visivelmente de plástico
:emoticon16:

clara campos
Moderadora
Contato:

Dante, the Wicked escreveu:Clara, isto que você postou é um absurdo. O Brasil já gasta horrores com a educação superior e uma ninharia com os ensinos médio e fundamental. As crianças e os jovens da rede pública de ensino saem das escolas semi-analfabetos ou analfabetos funcionais, demasiadamente ignorantes e despreparadas.
Falar em ampliar a intervenção estatal no ensino superior é ridículo!

e não há nenhuma reforma prevista para o ensino médio fundamental?
(dúvida, o fundamental é o obrigatório e o médio o ciclo entre obrigatório-superior?)

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

A tendencia do ensino Publico é para degenerar... sobretudo se depender diretamente de uma estrutura centralizada e onipotente...

clara campos
Moderadora
Contato:

MDiesel escreveu:A tendencia do ensino Publico é para degenerar... sobretudo se depender diretamente de uma estrutura centralizada e onipotente...

por isso é que é essencial que as escolas sejam minimamente autónomas, e possuam mecanismos para exercer devidamente a sua autonomia.

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Pois é. Está mais que provado que uma gestao autónoma, ou até privada, é infinitamente Superior. Em Portugal, por exemplo, no Top ten do ensino penso que só está uma escola Pública. Porque será?

clara campos
Moderadora
Contato:

MDiesel escreveu:Pois é. Está mais que provado que uma gestao autónoma, ou até privada, é infinitamente Superior. Em Portugal, por exemplo, no Top ten do ensino penso que só está uma escola Pública. Porque será?

fonte?
(em Portugal as escolas privadas são muito menos e normalmente são destinadas a elites sócio-culturis e, princiapalmente económicas, assim não é muito difícil estarem no tops, não é mesmo?????)

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

A culpa de todos os problemas do Brasil é dos portugueses, que resolveram descobrir o Brasil! :emoticon2:
Seus irresponsáveis!
Não tinham nada melhor pra fazer não? :emoticon2:
Vejam a bagunça que deu! :emoticon2:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Perdao... as 10 melhores escolas sao todas privadas. :emoticon16:

http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=599939

Ranking de 2006 (houve evoluçao do ensino público)

http://semanal.expresso.clix.pt/1caderno/ranking.asp
Editado pela última vez por MDiesel em 30 Jun 2006, 08:09, em um total de 1 vez.

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Aurelio Moraes escreveu:A culpa de todos os problemas do Brasil é dos portugueses, que resolveram descobrir o Brasil! :emoticon2:
Seus irresponsáveis!

Pelo menos tem muito tempo para jogar futebol e conquistar titulos mundiais...

Aurelio Moraes
Contato:

MDiesel escreveu:
Aurelio Moraes escreveu:A culpa de todos os problemas do Brasil é dos portugueses, que resolveram descobrir o Brasil! :emoticon2:
Seus irresponsáveis!

Pelo menos tem muito tempo para jogar futebol e conquistar titulos mundiais...

Pra inventar o avião também. :emoticon1:

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Quando nao havia futebol... :emoticon1:

Aurelio Moraes
Contato:

MDiesel escreveu:Quando nao havia futebol... :emoticon1:

Já havia sim...
Numa tarde fria de outono em 1895, reuni os amigos e convidei-os a disputarem uma partida de football. Aquele nome, por si só, era novidade, já que naquela época somente conheciam o críquete.

- Como é esse jogo? - perguntam uns.
- Com que bola vamos jogar? - indagavam outros.
- Eu tenho a bola. O que é preciso é enchê-la.
- Encher com o quê - perguntavam.
- Com ar.
- Então vá buscar que eu encho."

Foi assim, que, de acordo com Charles Miller, o futebol começou no Brasil, numa entrevista dada à revista O Cruzeiro em 1952.

No entanto, há registros que o esporte já tinha dado as caras no país por antes. Em 1874, marinheiros estrangeiros disputaram uma partida em praias cariocas. Em 1878, tripulantes do navio Criméia se enfrentaram numa exibição para a Princesa Isabel.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_no_Brasil

O Santos Dumont que não era chegado em futebol.
Aliás, grande sujeito, o Santos Dumont. Tive a oportunidade de conhecê-lo no ano passado:
Imagem

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Mas nao havia o BRAZIU do futebol. Nesse tempo os brazucas eram piores que a seleçao da Albánia... :emoticon13:

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Um momento... o Aviao foi inventado por Brasileiros? Nao sabia... mas quem os pos a voar foram os irmao Wright. Será que aviao que nao voa deve ser considerado aviao? :emoticon16:

Aurelio Moraes
Contato:

Mentira! Éramos muito bons sim! :emoticon2:
Imagem
Em pé: Pindaro. Marcos de Mendonça e Neri.
Ajoelhados: Lagreca. Rubens Sales e Rolando.
Sentados: Osvaldo Gomes. Abelardo. Friedenreich. Osmam e Formiga.

Timaço, timaço! :emoticon16:

Aurelio Moraes
Contato:

Aliás, não sei se você sabe mas muitos jogadores atuais jogaram naquela época.

Imagem
Não percebe que são os mesmos uniformes?
Imagem

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

MDiesel escreveu:Um momento... o Aviao foi inventado por Brasileiros? Nao sabia... mas quem os pos a voar foram os irmao Wright. Será que aviao que nao voa deve ser considerado aviao? :emoticon16:

O "avião" que os irmãos Wright fizeram era lançado por uma catapulta, algo que não teve continuidade, nunca teve uso comercial. Avião como conhecemos hoje, o primeiro foi o 14 Bis de Dumont.

Imagem
Editado pela última vez por Flavio Costa em 30 Jun 2006, 10:37, em um total de 1 vez.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

MDiesel

Mensagem por MDiesel »

Ah... Mas esse 14 Bis parece um papagaio...

Aurelio Moraes
Contato:

Imagem

O primeiro vôo de Santos-Dumont ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo Bagatelle, em Paris/França, com o seu famoso avião “14-Bis”. O primeiro vôo alegado pelos Irmãos Wright foi em Kill Devil Hill, 4 milhas ao sul de Kitty Hawk, em Ohio. Data indicada: 17 de dezembro de 1903.

(2)No vôo pioneiro de Santos-Dumont, milhares de pessoas encontravam-se no Campo de Bagatelle, que para lá acorreram em decorrência das notícias divulgadas pela imprensa local. Esse vôo foi filmado por uma empresa cinematográfica ( “Companhia Pathé” ), todos os preparativos do vôo foram fotografados e a grande vitória alcançada por Santos-Dumont foi noticiada pelos mais importantes jornais do mundo. O Aeroclube da França registrou o acontecimento em ata especial.

No vôo dos Irmãos Wright, segundo sua própria biografia, estavam presente cinco testemunhas. Nada foi filmado e noticiado na imprensa norte-americana. Semente alguns anos após, eles exibiram fotografias da “decolagem” de seu avião, dizendo que foram batidas em 1903.

(3)A expectativa quanto ao provável vôo de “um aparelho mais pesado que o ar” ( o avião ), era tão latente que, em julho de 1906 havia dois prêmios de aviação a disputar: um oferecido pelo Aeroclube da França ( 1.500 francos, para um vôo de cem metros de distância ) e outro, oferecido pelo Sr. Ernest Archdeacon, o “Mecenas da Aviação” ( três mil francos, para vinte e cinco metros de distância. Isso mesmo: 25 metros! ).

O fato de existir, em 1906, um prêmio para um vôo de 25 metros de distância, comprovava que até então nenhuma pessoa conseguira cumprir tal missão, decolar com um avião usando exclusivamente os recursos de bordo.

Se os Irmãos Wright “voavam” desde 1903, por que não se candidataram aos valiosos prêmios? Os Estados Unidos tinham uma representação diplomática em Paris “para a qual não deveria constituir segredo o ‘êxito’ dos Wright. Por que não esclareceram o Aeroclube da França a respeito?

(4)Os únicos monumentos erigidos em Paris, homenageando-se um estrangeiro, no caso Santos-Dumont, foram inaugurados em 1910 ( um marco de granito, no próprio Campo de Bagatelle ) e outro, em 1913 ( o “Ícaro de Saint-Cloud”, na Praça Santos-Dumont ).

No 1º, está gravadona pedra: “AQUI, EM 12 DE NOVEMBRO DE 1906, SOB O CONTROLE DO AEROCLUBE DA FRANÇA, SANTOS-DUMONT ESTABELECEU OS PRIMEIROS RECORES DE AVIAÇÃO DO MUNDO”.

Obs. – A data corresponde ao 2º vôo do 14-Bis.

No 2º monumento, há uma placa com os seguintes dizeres: “ESTE MONUMENTO FOI ERIGIDO PELO AEROCLUBE DA FRANÇA PARA COMEMORAR AS EXPERIÊNCIAS DE SANTOS-DUMONT, PIONEIRO DA LOCOMOÇÃO AÉREA. 19 DE OUTUBRO DE 1901 E 23 DE OUTUBRO DE 1906”.

Obs. – A 19 de outubro de 1901, foi a vitória obtida por Santos-Dumont com seu balão-dirigível n.º 6 ( “Prêmio Deutsh” ).

E os Irmãos Wright? Nenhuma placa, nem marco, nem monumento, pelos menos em Paris.

(5)Santos Dumont escreveu:

“Os partidários dos Irmãos Wright pretendem que estes voaram na América do Norte de 1903 a 1908. Tais vôos teriam tido lugar perto de Dayton, num campo ao longo de cujo limite passava um bonde. Não posso deixar de ficar profundamente espantado por este feito inexplicável, único, desconhecido: durante três anos e meio os Wright realizaram inúmeros vôos mecânicos e nenhum jornalista de tão perspicaz imprensa dos Estados Unidos se abalança a ir assistí-los, controlá-los, e aproveitar o assunto para a mais bela reportagem da época.

Como imaginar, então, que na época os Irmãos Wright descrevam círculos no ar durante horas sem que ninguém disto se ocupe?”

(6)Os prêmios estabelecidos na França referiam-se ao vôo de “um aparelho mais pesado que o ar” ( o avião ), saindo do chão com os próprios recursos a bordo.

O 14-Bis fez a sua corrida no solo, saiu do chão, ganhou altura e pousou em seguida, usando trem de pouso ( duas rodas ), como todos os aviões.

O avião dos Irmãos Wright era um planador, equipado com motor ( extremamente ruidoso ), e lançado através de uma catapulta, ganhando velocidade sobre trilhos montados no chão. O avião não tinha rodas!

Após qualquer pouso, os Wright tinham que transportar todo o material ( torre do pilone, pilone, trilhos, cordas, etc. ), para que nova decolagem fosse possível!

Em conclusão: o “avião” dos Wright não decolava, e sim, catapultado. E somente voava quando havia vento...

Quando eles surgiram em Paris em 1908 ( dois anos após os vôos pioneiros de Santos-Dumont com o 14-Bis ), a engenhoca ainda não tinha rodas!

(7)Em artigo publicado na revista “Century Magazine”, os Irmãos Wright declararam “ter convidado em 1904, representantes de todos os jornais de Dayton ( Ohio ), para assistirem a um vôo seu, vieram 12 repórteres, e o avião não voou; regressaram no dia seguinte, a pedido, e novo fracasso presenciaram. Então, ignorando a diferença essencial entre dirigíveis e aeroplanos, nunca mais os jornalistas prestaram atenção ao que fazíamos.”

(8)As atividades dos Wright sempre estiveram envolvidas em mistério; suspendeream seus vôos de outubro/1905 a maio/1908.

Quais as razões?

A “Illustrated London News”, de 26 de setembro de 1908, afirma: “Os Irmãos Wright, de fama aviatória, cujas experiências na América se envolveram durante tanto tempo num impenetrável mistério, etc.”

Tentaram vender a sua “invenção” ao Exército dos Estados Unidos, não havendo qualquer sucesso porque os militares não chegaram a assistir a qualquer vôo...

CONCLUSÃO: A fim de que o assunto não fique mais alongado, concluímos que a História não falha, a prioridade de Santos-Dumont é legítima, acima de qualquer dúvida.

O ex-Presidente dos Estados Unidos quando esteve, recentemente em visita oficial ao Brasil, numa entrevista concedida aos jornalistas em Brasília, disse que o “Pai da Aviação é Santos-Dumont”. Essa afirmação de Bill Clinton foi gravada, filmada e transmitida pelos canais de televisão.

Os Wright, construtores de bicicletas, pensavam mais em obter dinheiro com a venda de sua “invenção”, do que doar à Humanidade o ideal da conquista do espaço.

A imensa propaganda, desencadeada a partir de 1908, fez até velhos amigos franceses de Santos-Dumont terminarem por adotar a prioridade dos Irmãos Wright!

Porém, Santos-Dumont é, por justiça histórica, o “Pai da Aviação”. Disso, ninguém poderá contestar!
http://www.reservaer.com.br/soumaisbras ... right.html

Trancado