Encontrando um novo caminho.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Encontrando um novo caminho

Por Cristiane Leporace

É sabido de público neste fórum que sou presbiteriana, e em outro tópico no RéV antigo, eu havia postado a respeito de fé e transtornos emocionais.

Mas o que ainda eu não havia dito, e talvez até gere dúvidas acerca do que eu acredito, pelo fato de eu não ter colocado no tópico acima mencionado, minha visão ampla de uma série de conhecimentos que eu não tinha e que agora estou tendo.

Falei no tópico da RCC no fantástico sobre a questão dos dons e do que tenho por entendimento quanto ao fato de eu ser uma pessoa sensível e que percebo algumas coisas que eu não sei se cabe aqui de chamá-las de extrasensoriais. Eu a chamaria de "intuição", acredito que todos nós temos . Uns a usam mais , outros menos. Um dos fatores de ter bipolaridade é justamente e isso foi bastante debatido no orkut sobre a questão da espiritualidade exarcebada. Eu sempre fui muito acelerada, e uma sensibilidade apurada, ao que meus pais insistiram durante muito tempo que eu tinha era mediunidade e que precisava desenvolver aquilo, é óbvio que eu nunca levei isso a sério. E também nunca entendi como é isso de ser intuitiva e de simplesmente sentir e perceber algumas "energias diferentes".

Bem, os anos foram passando eu cresci e o que eu vou chamar aqui de "dom" nunca foi embora, nunca sumiu, apenas se tornou mais intenso e meus pais insistindo que eu deveria desenvolvê-lo na Comunhão Espírita. A bem da verdade, enquanto muito jovem e sem saber ainda que religião eu me encaxaria e aonde eu ia me sentir bem, fui algumas vezes, mas cá entre não só não surtiu efeito, como me fez perceber que não era a minha praia mesmo.

Já tinha tentado de tudo, yôga, terapia, dança, algo que pudesse acalmar meu excesso de energia emocional/espiritual. E nada disso também funcionou. Até que quando me converti, na Igreja Sara Nossa Terra, e lá eu comecei a participar de grupos de oração e melhorei um pouco, mas acabei por sair de lá. Entrei para a Presbiteriana e tive várias conversas com o Pastor daquela Igreja, a respeito do "dom". Ele disse que ia orar por mim , e fiz acompanhamento pastoral com ele por cerca de alguns meses. Mas por incrível que pareça a solução veio depois que participei de workshop indiano o ano passado e dele veio a certeza de que eu tinha encontrado um caminho para abrandar as emoções fortes que existem em mim. Quando voltei de São Paulo de um fim de semana, tive o meu primeiro contato com a nova psiquiatra com quem estou até hoje, uma indiana e foi com ela , com a meditação que fazemos todas as quintas-feiras e com as sessões de terapia que encontrei um novo caminho.

O interessante é que ninguém na minha igreja sequer imagina, que estou fazendo terapia com uma indiana, que passa estudos sobre meditação, mantras, energização, concentração e o que eu chamaria de Shammata. Já participei de dois workshops com a Shamaya. E tenho me encantado cada vez mais com o Hinduísmo e também com alguns estudos do budismo tibetano que ela dá.

Meu pai já havia me dito que eu não ia encontrar cura e respostas na minha igreja e devo admitir que ele estava coberto de razão. Minha saúde emocional desde que tenho estado com a nova psiquiatra melhorou sensivelmente. Consegui recuperar sentimentos que eu tinha há 5 anos atrás, e venho desenvolvendo com ela um trabalho de busca de harmonização da minha energia emocional, física, e espiritual e isso é visto a olhos nús, que o diga meus amigos que me encontram e dizem que estou mais bonita, mais leve, feliz, uma tranquilidade expressiva. Sinto uma paz há muito não vista e percebo o mundo de uma forma mais tranquila do que antes. Ainda continuo acreditando em Deus, mas percebo que também minha visão se amplia para outros horizontes que eu nunca sequer imaginei que fosse ver. Tenho me interessado mais por religiões orientais e meus estudos sobre o Hinduísmo e o budismo têm me feito perceber que é muito bom estar em paz consigo mesmo, mesmo que isso venha assustar muita gente. Como minha melhor amiga que é presbiteriana quando contei que ia para o retiro de Abhidharma. E minha resposta pra ela foi sincera e simples:" A biblia diz que a gente tem que reter aquilo que é bom, estou feliz assim e vou continuar indo. Não consegui encontrar ajuda na igreja, encontrei no hinduísmo portanto dadas as devidas considerações de que estou bem melhor, vou continuar no caminho que tracei pra mim."
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Tranca »

Oi Cris!

Acho muito corajoso de sua parte colocar assim tão à exposição o que sente e o que resolveu fazer em relação a seus problemas pessoais, mudando de direção no seu caminho espiritual, buscando encontrar equilíbrio emocional.

Pelo que vi, você ainda se considera cristã, mas resolveu ampliar horizontes.

Isso é sempre bom.

Lembre-se sempre de questionar aquilo que está ao seu redor, sem entregar-se a uma crença sem previamente conhecê-la.

Se você descobriu alguma utilidade nas práticas como meditação, relaxamento, faça bom proveito delas.

De qualquer sorte, tenha proveito disso, para que encontre o (ao que parece) almejado equilíbrio.

Beijos.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Lúcifer »

Faço minhas, as palavras do Tranca.
Eu também já percorri vários caminhos: Catolicismo, Umbanda, Budismo, sei-cho-no-ie, kardecismo. Tirando os dois primeiros que foram uma terrível perda de tempo, aprendi muita coisa legal no budismo e no sei-cho. No kardecismo, eu lapidei a minha personalidade. Antes eu era um nojo de pessoa, melhorei sensivelmente (sem frescura), mas entrei em um beco sem saída e cai em uma espécie de depressão moderada. Não tinha vontade pra mais nada na vida. Virei um robozinho indo de casa pro serviço e do serviço pra casa.
Foi numa igreja evangélica que eu renovei as minhas energias mas, embora gostando de frequentar os cultos, eu sentia que eu não pertencia àquele , vamos chamar de núcleo de pessoas.
Eu aprendi nessa igreja que devemos sempre almejar algo mais. Voar mais alto, por assim dizer. Larguei as igrejas e retomei a minha paixão que é escrever. Estou aguardando resposta de uma editora para dois livros meus, Já estou aprontando a continuação de um deles para mandar registrar a estória e já estou escrevendo a parte 3.
Tudo dando certo, vai ter mais um escritor aqui no RV.
Beijão, Cris, pela sia coragem e boa sorte em seu caminho. Espero que encontre o que procura.
Imagem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Tranca-Ruas escreveu:Oi Cris!

Acho muito corajoso de sua parte colocar assim tão à exposição o que sente e o que resolveu fazer em relação a seus problemas pessoais, mudando de direção no seu caminho espiritual, buscando encontrar equilíbrio emocional.

Pelo que vi, você ainda se considera cristã, mas resolveu ampliar horizontes.

Isso é sempre bom.

Lembre-se sempre de questionar aquilo que está ao seu redor, sem entregar-se a uma crença sem previamente conhecê-la.

Se você descobriu alguma utilidade nas práticas como meditação, relaxamento, faça bom proveito delas.

De qualquer sorte, tenha proveito disso, para que encontre o (ao que parece) almejado equilíbrio.

Beijos.
Oi tranca, primeiramente obrigada por suas palavras. E sim, eu bem costumo dizer meu segundo nome é Coragem. Não tenho medo de abordar assuntos deste tipo e acho que eles têm mais é que ser explorados . Sim eu continuo crendo em Deus. Mas como você mesmo citou estou olhando a vida de uma maneira diferente, plena. E sim, tenho questionado e muito minha psiquiatra e perguntado para ela sobre minhas dúvidas. E em todas as coisas é necessário que tenhamos bom senso não é mesmo? Então pondero mesmo e observo. Mas a cada dia tenho percebido e mim uma vontade crescente de continuar no caminho que estou, sem contudo e estou sendo sincera deixar de crer que Deus existe. E como sempre tenho tido uma postura questionadora aqui até entre os cristãos de uma maneira geral, quero dizer que continuarei sendo uma cristã cética questionadora. No mais prossigo em minha jornada como uma boa discípula que está sempre atento ao que a mestra quer ensinar. Tem me feito muito bem sim e estou vivendo um dos melhores períodos da minha vida. Obrigada mais uma vez pela força ! Bjs Cris*
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

Cris escreveu: Falei no tópico da RCC no fantástico sobre a questão dos dons e do que tenho por entendimento quanto ao fato de eu ser uma pessoa sensível e que percebo algumas coisas que eu não sei se cabe aqui de chamá-las de extrasensoriais. Eu a chamaria de "intuição", acredito que todos nós temos . Uns a usam mais , outros menos.


Entendo que essa capacidade, que os espíritas associam a dons mediúnicos, não passa da habilidade de processar sinais sutis que nossos sentidos detectam e que, na maioria das pessoas, são descartados pelo cérebro.

Um olhar, um tom de voz, uma postura, um gesto: juntando tudo, tira-se uma conclusão sobre algo que está acontecendo ou prestes a acontecer.

Ou seja, é a capacidade de sentir o "clima", de pegar as coisas no ar.

Talvez tenha algo a ver com a capacidade que os animais mostraram em prever o tsunami: os que estavam livres correram para as partes altas bem antes do desastre. Devem ter percebido vibrações preliminares do terremoto.

Quanto à sua jornada por outras religiões, suponho que ela esteja lhe ajudando ao fazer com que você conheça melhor a si mesma. Você está se autoanalisando, se questionando.
Vendo o mundo através de pontos de vista diferentes.

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Fernando Silva escreveu:
Cris escreveu: Falei no tópico da RCC no fantástico sobre a questão dos dons e do que tenho por entendimento quanto ao fato de eu ser uma pessoa sensível e que percebo algumas coisas que eu não sei se cabe aqui de chamá-las de extrasensoriais. Eu a chamaria de "intuição", acredito que todos nós temos . Uns a usam mais , outros menos.


Fernando Silva escreveu:Entendo que essa capacidade, que os espíritas associam a dons mediúnicos, não passa da habilidade de processar sinais sutis que nossos sentidos detectam e que, na maioria das pessoas, são descartados pelo cérebro.
Um olhar, um tom de voz, uma postura, um gesto: juntando tudo, tira-se uma conclusão sobre algo que está acontecendo ou prestes a acontecer.

Ou seja, é a capacidade de sentir o "clima", de pegar as coisas no ar.

Talvez tenha algo a ver com a capacidade que os animais mostraram em prever o tsunami: os que estavam livres correram para as partes altas bem antes do desastre. Devem ter percebido vibrações preliminares do terremoto.



Interessante isso né Fernando? Algumas pessoas gostariam de ter essa habilidade que eu tenho e pensar que durante muitos anos eu não gostava de ser assim.

Fernando Silva escreveu:Quanto à sua jornada por outras religiões, suponho que ela esteja lhe ajudando ao fazer com que você conheça melhor a si mesma. Você está se autoanalisando, se questionando.
Vendo o mundo através de pontos de vista diferentes.


Com certeza Fernando, tem sido muito bom! Eu tenho aprendido muito a lidar com como diria uma amiga minha com o "Furação do Cerrado" que habita em mim. E tenho estado mais em harmonia comigo. Vejo reflexos disso que te falo no meu cotidiano, até minha relação com minha chefe que no princípio era difícil está completamente diferente hoje. E Mayara, minha filha, agradece, não suportava minhas crises de TPM por exemplo. rs...rs . E acho que temos mais é que buscar melhorar e nos tornarmos ainda mais humanos e harmoniosos conosco, com a família, com os amigos, com as pessoas.Me conhecer, me descobrir e estar em paz e muito feliz com minhas novas descobertas tem sido maravilhoso! E sim estou questionando muito e crescendo também com estes questionamentos. Aprendendo como você mesmo disse enxergar o mundo de uma maneira mais cristalina.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Olá, Cris!

Se você se identificou mais com o hinduísmo é porque seu espírito já tem um pézinho nesta religião, de outras vidas.

Eu ainda considero que a paz espiritual dos homens se encontra no fim de todas as religiões, ou na soma de todas elas.

Mas, enfim, o importante é estarmos em harmonia com nós mesmos...

Abraços!

:emoticon4:

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Flavio Costa »

Cris escreveu:Mas por incrível que pareça a solução veio depois que participei de workshop indiano o ano passado e dele veio a certeza de que eu tinha encontrado um caminho para abrandar as emoções fortes que existem em mim.

Isso lembra aquela idéia dos crentes que pensam que "Jesus é a solução para todos os males" e que "se você não encontrou a solução em Jesus, é porque não se entregou completamente a ele", ou algo assim. Não seria difícil conviver com essa pessoa e perceber uma série de lacunas de sabedoria, equilíbrio, bem-estar, que ela prefere encobrir ou ignorar em nome da euforia religiosa. Não existe uma solução única para todos os problemas, o que certamente não quer dizer que precisamos aceitar, experimentar ou fazer tudo.

Cris escreveu:O interessante é que ninguém na minha igreja sequer imagina, que estou fazendo terapia com uma indiana, que passa estudos sobre meditação, mantras, energização, concentração e o que eu chamaria de Shammata.

A ortografia mais apropriada seria "samatha", ou "shamatha".

Cris escreveu:Já participei de dois workshops com a Shamaya. E tenho me encantado cada vez mais com o Hinduísmo e também com alguns estudos do budismo tibetano que ela dá.

Não sei se você sabe, mas "Hinduísmo" foi uma invenção dos ingleses. Os próprios indianos dizem sanatana dharma (a Lei eterna) e isso engloba todo um conjunto de conhecimentos e práticas védicas e pós-védicas. Nós ocidentais podemos ter algum contato com as práticas hindus, mas não dá para nos tornarmos efetivamente hinduístas, já que a religião deles é integrada à estrutura social da Índia. O seu dharma (dever religioso) depende da sua casta e casta é para hindus. Não é à toa que praticamente não há proselitismo hindu.

Cris escreveu:Tenho me interessado mais por religiões orientais e meus estudos sobre o Hinduísmo e o budismo têm me feito perceber que é muito bom estar em paz consigo mesmo, mesmo que isso venha assustar muita gente.

Se eles se assustam, o defeito está deles. Mas você não deve ter dado muita credibilidade na explicação do Euzébio para sua afinidade com o hinduísmo... :emoticon16:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por aknatom »

Oi Cris,

em primeiro lugar, Gratz...
em segundo provavelmente sua psicologa já conversou com vc sobre isso, mas umdos sinais do disturbio bipolar, é a impressão desta sensibilidade quando estamos na fase de euforia. Sei o quanto é complicado porque tenho casos na família, com crises terríveis, de depressão e de euforia.
Não desista do tratamento, ele é muito necessário... mesmo que não siga a religião, continue o tratamento.
Quanto a sensibilidade, agora que vc está controlada, é fácil identificar quando ela está sendo útil ou quando está atrapalhando, certo? Basta ver se ela te ajuda ou se te "agita" ainda mais.
Parabéns por tudo.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Euzébio escreveu:Olá, Cris!

Se você se identificou mais com o hinduísmo é porque seu espírito já tem um pézinho nesta religião, de outras vidas.



Oi Euzébio, estou aprendendo a gostar, mas isso não quer dizer que eu acredite que meu espírito já tem um pézinho nesta religião, mesmo porque eu não acredito que tenha tido outras vidas. Isso é ponto pacífico. Acredito que o que você suas experiências permanecem quando morremos, os ensinamentos também. O que tenho pelo hinduísmo é uma larga simpatia pelos ensinamentos que a própria religião tem. O Flávio deu acima uma explicação bastante interessante de como é que o hinduísmo, mas isto não quer dizer que eu vá me enveredar por este caminho. Até porque como bem disse a Shamaya, é preciso estar no espírito e em muitos casos nascer com este espírito.

Euzébio escreveu:Mas, enfim, o importante é estarmos em harmonia com nós mesmos...
Abraços! :emoticon4:



Nisto eu e você estamos de pleno acordo! :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Flavio Costa escreveu:Mas você não deve ter dado muita credibilidade na explicação do Euzébio para sua afinidade com o hinduísmo... :emoticon16:


Por que não? O hinduísmo prega a reencarnação, assim como a DE...

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:Isso lembra aquela idéia dos crentes que pensam que "Jesus é a solução para todos os males" e que "se você não encontrou a solução em Jesus, é porque não se entregou completamente a ele", ou algo assim. Não seria difícil conviver com essa pessoa e perceber uma série de lacunas de sabedoria, equilíbrio, bem-estar, que ela prefere encobrir ou ignorar em nome da euforia religiosa.


O mais importante aqui Flavinho, é que minha descoberta tem me levado a entender, algo que eu não compreendia, como por exemplo, foi-me ensinado que crer em Deus era a única salvação para males do espírito e que sem Deus ninguém conseguiria chegar a lugar nenhum. E hoje eu penso de maneira completamente diferente. Quando abrimos espaço para outras religiões que não apenas à nossa. Outros crentes certamente não fariam tratamento com uma psiquiatra ou psicóloga não cristã por exemplo. E foi realmente o que me disseram "que eu não havia entregado tudo a ele" e que portanto não confiava que ele pudesse estar me trazendo a paz que eu tanto buscava.


Flavio Costa escreveu:Não existe uma solução única para todos os problemas, o que certamente não quer dizer que precisamos aceitar, experimentar ou fazer tudo.


De pleno acordo, acho estranho por exemplo no hinduísmo o fato de que eles não matam ratos e nem Serpentes (até aí eu entendo), porque pode ser um ancestral deles. Um tanto quanto exótico e porque não dizer nojento mesmo. Outra coisa, o número de vacas que eles têm daria para alimentar a população durante 4 anos! E há uma "conformidade" entre os indianos e suas castas que eu simplesmente não daria conta disso. Não é tudo que aceito, não é tudo que experimento, e como eu mesma constantemente digo retenho apenas aquilo que é bom e que não destoe do que estou buscando.

Flavio Costa escreveu:A ortografia mais apropriada seria "samatha", ou "shamatha".


Obrigada pela correção flavinho. Sou ainda leiga no assunto..rs. Sabe como é né coisas de principiante. :emoticon4:


Flavio Costa escreveu:Não sei se você sabe, mas "Hinduísmo" foi uma invenção dos ingleses. Os próprios indianos dizem sanatana dharma (a Lei eterna) e isso engloba todo um conjunto de conhecimentos e práticas védicas e pós-védicas. Nós ocidentais podemos ter algum contato com as práticas hindus, mas não dá para nos tornarmos efetivamente hinduístas, já que a religião deles é integrada à estrutura social da Índia. O seu dharma (dever religioso) depende da sua casta e casta é para hindus. Não é à toa que praticamente não há proselitismo hindu.


Nada como conversar com quem entende do assunto não? Depois me perguntam porque gosto tanto do RéV, ta aí a resposta! Isso é que eu chamo de explicação bem dada. Rév também é cultura! eheh! A shamaya já havia me dado uma noção, mas não ainda desta maneira que você colocou flavinho. Mais uma vez obrigada! :emoticon4:



Flavio Costa escreveu:Se eles se assustam, o defeito está deles. Mas você não deve ter dado muita credibilidade na explicação do Euzébio para sua afinidade com o hinduísmo... :emoticon16:


Eis que te digo que você está coberto de razão flavinho. Acertaste em cheio!! Eu já até respondi ao Euzébio. Não dei credibilidade mesmo! Euzébio exagerou na colocação dele e tive que discordar. :emoticon1:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Euzébio escreveu:
Flavio Costa escreveu:Mas você não deve ter dado muita credibilidade na explicação do Euzébio para sua afinidade com o hinduísmo... :emoticon16:


Por que não? O hinduísmo prega a reencarnação, assim como a DE...



A resposta é bem simples Euzébio, eu não acredito em Reencarnação. E outra coisa, não me identifiquei com o hinduísmo. Nada haver, apenas sou simpatizante, por isso não dei credibilidade quanto a minha "suposta" afinidade com o hinduísmo. Se eu te dei a entender isso quero dizer que você se enganou.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Esse mergulho interior é fantástico, Cris. E é algo que poucos se dão conta, focando muito mais o exterior do que o interior. Comecei também a meditar e a dar mais atenção a respiração, e os resultados apareceram muito mais rápido do que supus. O equilíbrio interior é tudo de bom :emoticon1:

Bjs


Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Mensagem por Cris »

salgueiro escreveu:Esse mergulho interior é fantástico, Cris. E é algo que poucos se dão conta, focando muito mais o exterior do que o interior. Comecei também a meditar e a dar mais atenção a respiração, e os resultados apareceram muito mais rápido do que supus. O equilíbrio interior é tudo de bom :emoticon1:

Bjs




Seja bem vinda ao time então Sal! Beijos :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Cris escreveu: A resposta é bem simples Euzébio, eu não acredito em Reencarnação. E outra coisa, não me identifiquei com o hinduísmo. Nada haver, apenas sou simpatizante, por isso não dei credibilidade quanto a minha "suposta" afinidade com o hinduísmo. Se eu te dei a entender isso quero dizer que você se enganou.


No problems...

:emoticon1:

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Luis Dantas »

Euzébio escreveu:
Flavio Costa escreveu:Mas você não deve ter dado muita credibilidade na explicação do Euzébio para sua afinidade com o hinduísmo... :emoticon16:


Por que não? O hinduísmo prega a reencarnação, assim como a DE...


Isso é bem discutível, Euzébio.

O Hinduísmo, como praticamente todas as tradições religiosas, realmente é frequentemente interpretado sob uma ótica animista.

Mas essa é uma interpretação entre várias - e na opinião de muitos, inclusive eu, é também uma interpretação primitiva e, por que não dizer, grosseira.

As formas mais refinadas do Hinduísmo (notavelmente o Advaita Vedanta) não se apegam à idéia de existência de um "eu" individual,e dessa forma evitam cair na armadilha do conceito materialista de reencarnação (que por sinal é bastante ocidental, tendo sido consolidado pela Teosofia e pelo Espiritismo).

Claro que você vai sim encontrar reencarnacionistas que se consideram hinduístas. O apelo da idéia de que a morte é algum tipo de ilusão ou etapa temporária é enorme, como você sem dúvida sabe. Mas de um ponto de vista religioso, é também um beco sem saída que impede o crescimento espiritual além de um certo ponto - um ponto bem inicial.

Os Gurus esclarecidos compreendem perfeitamente que há mais na vida (e na expressão e desenvolvimento do Atman) do que simplesmente viver uma vida depois da outra, e estão bem cientes dos riscos de materialismo espiritual.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Está bem, Dantas, não vou dizer nada pois quase nada (ou nada mesmo) sei do hinduísmo. Sinceramente falando, pouca coisa que vem do Oriente me interessa. Fico deprimido só de pensar no sistema de castas indiano, me entristece as imagens de um povo sujo, mal-tratado, imerso em profundo misticismo que não leva a lugar algum, situação interessante apenas para as castas dominantes que assim mantêm os ingênuos, maltrapilhos e iludidos hinduístas na mais profunda miséria espiritual (e por que não dizer, material).

Só uma coisa eu sei (mas posso estar errado, evidentemente): nada - absolutamente nada - explica a situação psiquica humana tão satisfatoriamente quanto o conceito de reencarnação. E vou precisar de muitas vidas para mudar de opinião, heheheh...

:emoticon1: :emoticon4:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

Euzébio escreveu:Só uma coisa eu sei (mas posso estar errado, evidentemente): nada - absolutamente nada - explica a situação psiquica humana tão satisfatoriamente quanto o conceito de reencarnação. E vou precisar de muitas vidas para mudar de opinião, heheheh...


Assim como esse conceito ajuda os hindus a suportarem com paciência sua miséria, também ajuda você a aceitar a vida num mundo injusto e violento, sabendo que vai morrer e apodrecer no final.

Não é a teoria que melhor explica as coisas, é a teoria que mais consola seus adeptos.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Fernando Silva escreveu:Não é a teoria que melhor explica as coisas, é a teoria que mais consola seus adeptos.


Não nego que isto é um grande consolo, saber que terei uma nova chance no futuro, num novo corpo, uma nova família, uma nova oportunidade de acertar onde errei e aperfeiçoar o que acertei.

Mas ainda não penso na morte, sou jovem, não necessito deste consolo. Quando as forças me faltarem, a visão se turvar, e as esperanças se esgotarem, aí sim, necessitarei deste consolo precioso.

Por outro lado, não consigo encontrar uma resposta que se encaixe melhor nas minhas perguntas sem-fim.

Por que numa mesma família há tanta divergência de opiniões, de comportamento, de aptidões?

Por que uns parecem estar condenados à miséria absoluta, ao passo que outros se encontram cercados pelo ouro - do nascimento à morte?

Por que - numa mesma família - uns nascem com defeitos físicos e outros não?

Por que uns são de Marte, e outros são de Vênus?

Por que uns são sacanas, e outros ingênuos?

De onde vêm os dons de nascimento?

De onde vêm os gostos requintados (mesmo nascendo em famílias paupérrimas)?

De onde vêm as lembranças espontâneas de lugares que nunca estivemos?

De onde vem a facilidade de se estudar uma língua estrangeira? E a dificuldade de aprendermos a nossa própria língua?

De onde vem a sensação de já termos nos conhecido? E a antipatia gratuita?

De onde vem o gosto por determinados esportes? E a aversão por outros?

De onde vem a necessidade da abstinência? E da oração?

De onde vem a repulsa pela fé?

De onde vêm as nossas paúras?

De onde vêm os nossos gostos, paladar, ideais, preguiça, tendências sexuais?

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por aknatom »

Euzébio escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não é a teoria que melhor explica as coisas, é a teoria que mais consola seus adeptos.


Não nego que isto é um grande consolo, saber que terei uma nova chance no futuro, num novo corpo, uma nova família, uma nova oportunidade de acertar onde errei e aperfeiçoar o que acertei.

Mas ainda não penso na morte, sou jovem, não necessito deste consolo. Quando as forças me faltarem, a visão se turvar, e as esperanças se esgotarem, aí sim, necessitarei deste consolo precioso.

Por outro lado, não consigo encontrar uma resposta que se encaixe melhor nas minhas perguntas sem-fim.

Por que numa mesma família há tanta divergência de opiniões, de comportamento, de aptidões?

Por que uns parecem estar condenados à miséria absoluta, ao passo que outros se encontram cercados pelo ouro - do nascimento à morte?

Por que - numa mesma família - uns nascem com defeitos físicos e outros não?

Por que uns são de Marte, e outros são de Vênus?

Por que uns são sacanas, e outros ingênuos?

De onde vêm os dons de nascimento?

De onde vêm os gostos requintados (mesmo nascendo em famílias paupérrimas)?

De onde vêm as lembranças espontâneas de lugares que nunca estivemos?

De onde vem a facilidade de se estudar uma língua estrangeira? E a dificuldade de aprendermos a nossa própria língua?

De onde vem a sensação de já termos nos conhecido? E a antipatia gratuita?

De onde vem o gosto por determinados esportes? E a aversão por outros?

De onde vem a necessidade da abstinência? E da oração?

De onde vem a repulsa pela fé?

De onde vêm as nossas paúras?

De onde vêm os nossos gostos, paladar, ideais, preguiça, tendências sexuais?


- O budismo que eu pratico explica tudo isso, sem usar reencarnação. Usa um conceito diferente, que chamamos de renascimento, muito mais parecido co o conceito hinduista.
- O acaso explica muito bem. Em algumas situações não satisfaz, mas explica.
- A vontade divina explica.
- O darwinismo explica.
- Até Ashtar Sheram explica... :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

E justiça seja feita, esses são só alguns pontinhos que a reencarnação explica. Tem mais .... :emoticon1:

Bjs


Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

aknatom escreveu:Oi Cris,

em primeiro lugar, Gratz...
em segundo provavelmente sua psicologa já conversou com vc sobre isso, mas umdos sinais do disturbio bipolar, é a impressão desta sensibilidade quando estamos na fase de euforia. Sei o quanto é complicado porque tenho casos na família, com crises terríveis, de depressão e de euforia.
Não desista do tratamento, ele é muito necessário... mesmo que não siga a religião, continue o tratamento.
Quanto a sensibilidade, agora que vc está controlada, é fácil identificar quando ela está sendo útil ou quando está atrapalhando, certo? Basta ver se ela te ajuda ou se te "agita" ainda mais.
Parabéns por tudo.


Oi Aknatom! sim, nós duas conversamos muito sobre isso. E ela tem larga experiência com pacientes bipolares. Graças a Deus , eu dificilmente fico depremida, minhas fases são mais "up" do que "down". E sim, quando a sensibilidade está sendo mais fácil e mais natural, digamos assim é como se houvesse várias estações em sintonias diferentes e agora elas estão numa única frequência. Eu continuo em tratamento, e não pretendo parar. Até porque disto também depende meu convívio social/familiar/profissional. E tem sido maravilhoso descobrir formas de canalizar melhor potencial/energia/emoção. E obrigada, é muito bom poder olhar para trás e ver o tanto que cresci e mudei com tudo isso. :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

Euzébio escreveu:Por outro lado, não consigo encontrar uma resposta que se encaixe melhor nas minhas perguntas sem-fim.


E por que você precisa tão desesperadamente de uma resposta? E se não houver uma? E se tudo for fruto do acaso?

O fato de a sua resposta lhe agradar não significa que ela seja verdade.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
Euzébio escreveu:Por outro lado, não consigo encontrar uma resposta que se encaixe melhor nas minhas perguntas sem-fim.


E por que você precisa tão desesperadamente de uma resposta? E se não houver uma? E se tudo for fruto do acaso?

O fato de a sua resposta lhe agradar não significa que ela seja verdade.


Existe um abismo de diferença entre agradar e se enquadrar

Mais uma coisinha. Por que não deveríamos buscar respostas ? Não é exatamente essa necessidade de conhecer que trouxe nosso conhecimento ao patamar de hoje ?

Bjs


Trancado