Encontrando um novo caminho.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Mais uma coisinha. Por que não deveríamos buscar respostas ? Não é exatamente essa necessidade de conhecer que trouxe nosso conhecimento ao patamar de hoje ?


Sim, devemos buscar respostas, mas para aquilo que tem chance de ser respondido. Nas ciências, uma teoria aceita é uma teoria que parece funcionar. E que produz resultados palpáveis, como a tecnologia moderna.

As religiões são milhares de teorias diferentes para o fato de existirmos e de tentativas de adivinhar o que nos espera depois da morte, se é que existe algo.

Dezenas de milhares de anos e muitos milhares de religiões e deuses depois, nunca surgiu nada de concreto. As religiões só existiram em nossas cabeças. Elas não produziram resultados, e sim consequências de nossa crença nelas. Por acreditarmos, fizemos ou deixamos de fazer coisas ao longo dos milênios, mas poderíamos ter feito tudo isso por outros motivos.
A crença nas religiões não foi um motivo, foi um pretexto.

É claro que, para quem acredita, para quem sente a presença e o apoio de algum deus em sua vida, não é apenas uma crença, é uma certeza.

Mas isto não se aplica a mim, por exemplo.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Mais uma coisinha. Por que não deveríamos buscar respostas ? Não é exatamente essa necessidade de conhecer que trouxe nosso conhecimento ao patamar de hoje ?


Sim, devemos buscar respostas, mas para aquilo que tem chance de ser respondido. Nas ciências, uma teoria aceita é uma teoria que parece funcionar. E que produz resultados palpáveis, como a tecnologia moderna.

As religiões são milhares de teorias diferentes para o fato de existirmos e de tentativas de adivinhar o que nos espera depois da morte, se é que existe algo.

Dezenas de milhares de anos e muitos milhares de religiões e deuses depois, nunca surgiu nada de concreto. As religiões só existiram em nossas cabeças. Elas não produziram resultados, e sim consequências de nossa crença nelas. Por acreditarmos, fizemos ou deixamos de fazer coisas ao longo dos milênios, mas poderíamos ter feito tudo isso por outros motivos.
A crença nas religiões não foi um motivo, foi um pretexto.

É claro que, para quem acredita, para quem sente a presença e o apoio de algum deus em sua vida, não é apenas uma crença, é uma certeza.

Mas isto não se aplica a mim, por exemplo.


Acho que boa parte do seu raciocínio sobre religião, vem do fato de ter uma experiência ruim com ela

A pluralidade de crenças está de acordo com a nossa diversidade, é como se cada uma tivesse um pedacinho do conhecimento.

Bjs


Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

salgueiro escreveu:Acho que boa parte do seu raciocínio sobre religião, vem do fato de ter uma experiência ruim com ela


Minha religião não foi escolha minha. Não me dizia nada, não me fazia sentir nada. Parecia-me, enquanto tive fé, ser apenas um fato da vida. Quando percebi que não fazia sentido, a abandonei, sem que me fizesse falta.

Passei décadas ouvindo histórias de êxtases místicos, de santos que sentiam a presença de Deus, de santos que chegavam a sentir o sofrimento de Jesus na cruz durante a missa, a ponto de desenvolverem estigmas.

Eu só sentia tédio. Passei mais de 40 anos falando para o vazio, para uma entidade tão real quanto o Papai Noel.

Estou decepcionado comigo mesmo por não ter me libertado mais cedo da superstição.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

aknatom escreveu:- O budismo que eu pratico explica tudo isso, sem usar reencarnação. Usa um conceito diferente, que chamamos de renascimento, muito mais parecido co o conceito hinduista.


Não tenho contato algum com o budismo, só o conceito de que o budismo apesar de ter como tônica a Sabedoria, tende a eliminar as emoções humanas, não creio que este seja o caminho ideal.

aknatom escreveu:- O acaso explica muito bem. Em algumas situações não satisfaz, mas explica.


Não acredito no acaso, Aknatom. O acaso fere a minha inteligência.

aknatom escreveu:- A vontade divina explica.


Vontade de Deus também fere a minha inteligência...

aknatom escreveu:- O darwinismo explica.


O darwinismo explica tudo o que está no âmbito da biologia, não é o meu caso.

aknatom escreveu:- Até Ashtar Sheram explica... :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16: :emoticon16:


Ashtar Sheram TAMBÉM fere a minha inteligência.

Sou mais Kardec.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Acho que boa parte do seu raciocínio sobre religião, vem do fato de ter uma experiência ruim com ela


Minha religião não foi escolha minha. Não me dizia nada, não me fazia sentir nada. Parecia-me, enquanto tive fé, ser apenas um fato da vida. Quando percebi que não fazia sentido, a abandonei, sem que me fizesse falta.

Passei décadas ouvindo histórias de êxtases místicos, de santos que sentiam a presença de Deus, de santos que chegavam a sentir o sofrimento de Jesus na cruz durante a missa, a ponto de desenvolverem estigmas.

Eu só sentia tédio. Passei mais de 40 anos falando para o vazio, para uma entidade tão real quanto o Papai Noel.

Estou decepcionado comigo mesmo por não ter me libertado mais cedo da superstição.



Aos dez anos, quando fazia catecismo e ouvi falar pela primeira vez em fé cega, morreu ali qualquer chance do catolicismo comigo. Não tive qualquer dificuldade com meus pais pois eles também estavam afastados da igreja, meu pai por ter estudado em seminário e conhecer a igreja por dentro e minha mãe por ter levado anos para se livrar da intimidação sofrida quando pequena pelo ensino religioso obrigatório

Levei muito tempo para entender o que era fé, longe dessa visão bitolada e restrita da igreja

Bjs

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Luis Dantas »

Realmente, Euzébio, o Espiritismo atrai pessoas como você que precisam de muitas respostas.

Não quer dizer que elas necessariamente existam, nem que sejam tão claras, definitivas e simples caso existam.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Luis Dantas »

Euzébio escreveu:
aknatom escreveu:- O budismo que eu pratico explica tudo isso, sem usar reencarnação. Usa um conceito diferente, que chamamos de renascimento, muito mais parecido co o conceito hinduista.


Não tenho contato algum com o budismo, só o conceito de que o budismo apesar de ter como tônica a Sabedoria, tende a eliminar as emoções humanas, não creio que este seja o caminho ideal.



Terceira vez, sem puxar pela memória, que você vem com essa... :emoticon18:

aknatom escreveu:- O acaso explica muito bem. Em algumas situações não satisfaz, mas explica.


Não acredito no acaso, Aknatom. O acaso fere a minha inteligência.


Em toda e qualquer situação? Inclusive, por exemplo, lançamentos de moedas?

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por DarkWings »

Fernando Silva escreveu:
Sim, devemos buscar respostas, mas para aquilo que tem chance de ser respondido. Nas ciências, uma teoria aceita é uma teoria que parece funcionar. E que produz resultados palpáveis, como a tecnologia moderna.

As religiões são milhares de teorias diferentes para o fato de existirmos e de tentativas de adivinhar o que nos espera depois da morte, se é que existe algo.

Dezenas de milhares de anos e muitos milhares de religiões e deuses depois, nunca surgiu nada de concreto. As religiões só existiram em nossas cabeças. Elas não produziram resultados, e sim consequências de nossa crença nelas. Por acreditarmos, fizemos ou deixamos de fazer coisas ao longo dos milênios, mas poderíamos ter feito tudo isso por outros motivos.
A crença nas religiões não foi um motivo, foi um pretexto.

É claro que, para quem acredita, para quem sente a presença e o apoio de algum deus em sua vida, não é apenas uma crença, é uma certeza.

Mas isto não se aplica a mim, por exemplo.


Falou tudo!
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Schultz »

Cris, gostei muito de seu tópico e gostaria de dizer que você é uma pessoa que admiro muito.

Parabéns pelo bom-senso e continue como está.

Beijos.

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Séreforyon escreveu:Cris, gostei muito de seu tópico e gostaria de dizer que você é uma pessoa que admiro muito.

Parabéns pelo bom-senso e continue como está.

Beijos.



Muito obrigada! :emoticon51: . Como diria meu pai, bom senso e bom "ciso" não faz mal a ninguém. :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:Acho que boa parte do seu raciocínio sobre religião, vem do fato de ter uma experiência ruim com ela


Minha religião não foi escolha minha. Não me dizia nada, não me fazia sentir nada. Parecia-me, enquanto tive fé, ser apenas um fato da vida. Quando percebi que não fazia sentido, a abandonei, sem que me fizesse falta.

Passei décadas ouvindo histórias de êxtases místicos, de santos que sentiam a presença de Deus, de santos que chegavam a sentir o sofrimento de Jesus na cruz durante a missa, a ponto de desenvolverem estigmas.

Eu só sentia tédio. Passei mais de 40 anos falando para o vazio, para uma entidade tão real quanto o Papai Noel.

Estou decepcionado comigo mesmo por não ter me libertado mais cedo da superstição.



Pois não deveria estar Fernando, acredito que nunca é tarde para aprendermos com as lições que nos são postas diante dos olhos. Pelo menos você se arrepende de algo que você fez, e não de algo que foi utópico. Veja sempre o lado positivo. Com a sua experiência, hoje você pode olhar toda e qualquer situação de maneira diferente, mas abrangente. Percebo pelos teus posts que você se tornou uma pessoa madura e no entando com conteúdo para desenvolver raciocínio que sem sua vivência certamente ela não seria tão coerente com sua postura. Então, sê tranquilo, porque o fruto de nossa difculdade, ou de nossas experiências ainda que vãs, nos tornama capazes de assimiliar e de transmitir conhecimento e de elucidar tantas coisas interessantes que você posta aqui. Quem dera que todas as pessoas tivessem vivências para poder contar depois , quais as decisões tomou a despeito de cada fase de vida. É uma das razões pelas quais estou no RéV. E apesar do Euzébio ter dito não acreditar no acaso. Eu acredito que todas as coisas acontecem no momento certo, na hora certa que elas têm que acontecer.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

Cris escreveu:Pois não deveria estar Fernando, acredito que nunca é tarde para aprendermos com as lições que nos são postas diante dos olhos. Pelo menos você se arrepende de algo que você fez, e não de algo que foi utópico. Veja sempre o lado positivo. Com a sua experiência, hoje você pode olhar toda e qualquer situação de maneira diferente, mais abrangente.


Toda experiência é válida, certamente, embora eu não esteja disposto a pagar o preço por algumas :emoticon7:

As lembranças do tempo de católico realmente me ajudam a entender quem ainda tem fé (embora eu continue sem entender quem "sente" coisas).

Cris escreveu:Eu acredito que todas as coisas acontecem no momento certo, na hora certa que elas têm que acontecer.


Mas eu não. Questão de fé. Se você olhar para trás, realmente vai ter essa impressão: "Se eu não tivesse feito aquilo, não teria acontecido aquiloutro e eu não teria tido aquela oportunidade e hoje não estaria aqui".

Ou seja, você vê uma série de acontecimentos levando uns aos outros e percebe que, se uma das escolhas feitas tivesse sido diferente, sua vida não seria hoje o que é.

O problema é que, se você tivesse escolhido diferente em algum ponto de sua vida, talvez hoje sua situação fosse completamente diferente. E você olharia para trás e, do mesmo modo, acharia que tudo aconteceu no momento certo.

Você é que não consegue imaginar as suas possíveis outras vidas.
Talvez isto ocorra porque você está satisfeita com sua situação. Talvez fosse diferente se sua vida estivesse insuportável e você reconhecesse que tinha cometido muitos erros. Daí, você ficaria imaginando: "Ah, se eu não tivesse dito aquilo ao fulano, ah, se eu tivesse terminado a faculdade, ah, se eu não tivesse perdido meu emprego...".
Você ficaria pensando em como sua vida teria sido melhor se ...

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Fernando Silva escreveu: Toda experiência é válida, certamente, embora eu não esteja disposto a pagar o preço por algumas :emoticon7:

Fernando Silva escreveu: As lembranças do tempo de católico realmente me ajudam a entender quem ainda tem fé (embora eu continue sem entender quem "sente" coisas).




Como assim quem "sente" coisas? Eu tenho as duas coisas. Embora na minha opinião uma não esteja diretamente ligada a outra.



Fernando Silva escreveu:Mas eu não. Questão de fé. Se você olhar para trás, realmente vai ter essa impressão: "Se eu não tivesse feito aquilo, não teria acontecido aquiloutro e eu não teria tido aquela oportunidade e hoje não estaria aqui".


Os famosos e SE... rs! Sinceramente Fernando, vou lhe dizer ainda assim eu prefiro arriscar. Mesmo sabendo que lá na frente isso possa ser uma grande armadilha. Saio toda chamuscada, mas não trocaria por nada, pelo e se não tivesse feito e se não aquilo, as vivências que trago comigo, certamente elas são o meu maior tesouro pessoal. Eu jamais seria quem sou hoje, como pessoa, como profissional se não tivesse caído de cabeça em tantas situações. Lógico que a responsabilidade de cada situação que eu vivi é unicamente e exclusivamente minha. Colhemos aquilo que nós mesmos plantamos, mas raramente em minha vida fiquei olhando a situação de fora. Simplesmente fui lá e fiz. De muitas eu me arrependo, principalmente de não ter seguido minha intuição.

Fernando Silva escreveu:Ou seja, você vê uma série de acontecimentos levando uns aos outros e percebe que, se uma das escolhas feitas tivesse sido diferente, sua vida não seria hoje o que é.
O problema é que, se você tivesse escolhido diferente em algum ponto de sua vida, talvez hoje sua situação fosse completamente diferente. E você olharia para trás e, do mesmo modo, acharia que tudo aconteceu no momento certo.


Não necessariamente Fernando. Hoje, talvez por estar mais "tarimbada" e "escolada" em diversas situações, eu acredito que as coisas acontecem sempre de maneira natural. E "Maktub", está escrito, mas alguns caminhos eu mesma traço não é? E sim , minha situação seria diferente sob muitos aspectos, mas assim, não nos é dado conhecer o futuro. São escolhas que fazemos mediante as situações que nos são apresentadas.


Fernando Silva escreveu:Você é que não consegue imaginar as suas possíveis outras vidas.


E nem quero Nando. Não acredito em outras possíveis vidas.



Fernando Silva escreveu:Talvez isto ocorra porque você está satisfeita com sua situação. Talvez fosse diferente se sua vida estivesse insuportável e você reconhecesse que tinha cometido muitos erros. Daí, você ficaria imaginando: "Ah, se eu não tivesse dito aquilo ao fulano, ah, se eu tivesse terminado a faculdade, ah, se eu não tivesse perdido meu emprego...".
Você ficaria pensando em como sua vida teria sido melhor se ...


Foi o que citei acima. Ficar imaginando como seria me impede de ter vivências ainda que elas me tenham sido dolorosas, eu cresci com elas e me tornei um ser humano melhor do que eu era.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Fernando Silva »

Cris escreveu: Como assim quem "sente" coisas? Eu tenho as duas coisas. Embora na minha opinião uma não esteja diretamente ligada a outra.


Quando eu me desconverti, pensei que meus argumentos seriam óbvios e fariam sentido para todos. Com o tempo, percebi que a fé que eu sentia antes era apenas confiança numa informação recebida.

Perdi a confiança, percebi que não tinha lógica, a fé se foi.

Mas isto não funciona com gente que "sente" a presença de Deus, que necessita da religião como um antidepressivo, que se apóia nela como uma muleta.

Não adianta usar a lógica com quem acha que fala com Deus. Não adianta mostrar que uma crença não tem fundamentos se a pessoa precisa dela para viver.

Cris escreveu:Ficar imaginando como seria me impede de ter vivências ainda que elas me tenham sido dolorosas, eu cresci com elas e me tornei um ser humano melhor do que eu era.


Realmente, suas escolhas foram feitas com base em suas preferências e é provável que você não gostasse se tivesse escolhido diferente, mas isto não é preto no branco.

Você poderia estar igualmente satisfeita com outras possibilidades, outras escolhas, e não conseguiria imaginar esta sua vida atual.

Lembro-me de um filme em que uma mulher tinha que decidir se largava o marido e ficava com o amante ou não. O filme mostra as duas versões: em uma, ela pega o metrô e vai embora.
Na outra, ela desiste na porta do trem e volta para casa.
O resultado são dois futuros bem diferentes.

O filme "De volta para o futuro" também é um bom exemplo.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Fernando Silva escreveu:E por que você precisa tão desesperadamente de uma resposta? E se não houver uma? E se tudo for fruto do acaso?


Não é que eu necessite desesperadamente de uma resposta, simplesmente necessito de respostas, como todo mundo. Quem não busca uma resposta ou está muito feliz da vida ou está muito alienado.

Fernando Silva escreveu:O fato de a sua resposta lhe agradar não significa que ela seja verdade.


Pode não ser A verdade, mas é uma verdade que me satisfaz.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Luis Dantas escreveu:Realmente, Euzébio, o Espiritismo atrai pessoas como você que precisam de muitas respostas.


Pessoas inteligentes e interessadas no sofrimento alhei buscam sim, muitas respostas. Mas não são somente as respostas o que eu encontrei no Espiritismo, mas a compreensão de alguns fenômenos que me cercavam, no campo extrafísico.

Luis Dantas escreveu:Não quer dizer que elas necessariamente existam, nem que sejam tão claras, definitivas e simples caso existam.


Lógica, há muita lógica nestas respostas e nessa compreensão dos fatos.

Podem estar erradas, não há como negar. Mas por enquanto fico com elas.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Luis Dantas escreveu:Terceira vez, sem puxar pela memória, que você vem com essa... :emoticon18:


Como disse, é o conceito que eu tenho do Budismo. Em se tratando de filosofias orientais, sou muito mais Confúcio.

Luis Dantas escreveu:
Não acredito no acaso, Aknatom. O acaso fere a minha inteligência.


Em toda e qualquer situação? Inclusive, por exemplo, lançamentos de moedas?


Estamos falando em filosofia de vida, e em se tratando desta filosofia, não creio no Acaso. Creio que há uma Força Maior por detrás da vontade dos homens.

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Cris escreveu:E apesar do Euzébio ter dito não acreditar no acaso. Eu acredito que todas as coisas acontecem no momento certo, na hora certa que elas têm que acontecer.


E é exatamente isto o contrário do Acaso, que é totalmente aleatório.

Avatar do usuário
DarkWings
Mensagens: 2740
Registrado em: 24 Out 2005, 20:30
Gênero: Masculino

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por DarkWings »

Euzébio escreveu:
Cris escreveu:E apesar do Euzébio ter dito não acreditar no acaso. Eu acredito que todas as coisas acontecem no momento certo, na hora certa que elas têm que acontecer.


E é exatamente isto o contrário do Acaso, que é totalmente aleatório.


Euzébio, de uma lida em alguma coisa
básica sobre a matemática do caos e você
verá que não é bem assim.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Euzébio escreveu:
Cris escreveu:E apesar do Euzébio ter dito não acreditar no acaso. Eu acredito que todas as coisas acontecem no momento certo, na hora certa que elas têm que acontecer.


E é exatamente isto o contrário do Acaso, que é totalmente aleatório.



Hein?! Aleatório?! Ow Euzébio vc tem se alimentado de que ultimamente hein? Fala sério né....
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

DarkWings escreveu:Euzébio, de uma lida em alguma coisa
básica sobre a matemática do caos e você
verá que não é bem assim.


Ish, vai demorar. Tem um monte de coisa que eu quero ler antes...

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

Cris escreveu:
Euzébio escreveu:E é exatamente isto o contrário do Acaso, que é totalmente aleatório.



Hein?! Aleatório?! Ow Euzébio vc tem se alimentado de que ultimamente hein? Fala sério né....


Ué, o acaso não é aleatório?

?¿?
:emoticon5:

No dicionário está:

acaso

do Lat. a casu


s. m.,
sucesso imprevisto;

eventualidade;


aleatório

do Lat. aleatoriu

adj.,
sujeito às contingências do futuro;

dependente de circunstâncias casuais ou fortuitas.

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por aknatom »

Euzébio escreveu:
Luis Dantas escreveu:Terceira vez, sem puxar pela memória, que você vem com essa... :emoticon18:


Como disse, é o conceito que eu tenho do Budismo. Em se tratando de filosofias orientais, sou muito mais Confúcio.

Luis Dantas escreveu:
Não acredito no acaso, Aknatom. O acaso fere a minha inteligência.


Em toda e qualquer situação? Inclusive, por exemplo, lançamentos de moedas?


Estamos falando em filosofia de vida, e em se tratando desta filosofia, não creio no Acaso. Creio que há uma Força Maior por detrás da vontade dos homens.


Interessante... além de vc ter uma visão errada do budismo, optando pela facilidade da generalização, ainda usa um argumento falacioso. A sua base de crença no espiritismo é que a reencarnação explica suas dúvidas co relação a vida, eu respondo que o conceito de renascimento do budismo também explica, e vc responde que não explica porque o budismo tende a eliminar as emoções... vc apenas desconversou.
Sobre o acaso, também creio pouco no acaso, principalmente com relação a "vontade dos homens". Mas essa Força Maior ser um Deus presente, um Deus Criador, ou uma Lei Cósmica como a lei do carma "manipulada" por Kardec pra explicar renascimento, é muito sem sentido.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Euzébio
Mensagens: 2819
Registrado em: 24 Out 2005, 15:22
Localização: Avenida Paulista!
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Euzébio »

aknatom escreveu:Interessante...


Obrigado!

aknatom escreveu:além de vc ter uma visão errada do budismo, optando pela facilidade da generalização, ainda usa um argumento falacioso.


E qual é a visão correta do budismo? Eu ouço muita gente se dizer budista, mas até agora não ouvi ninguém defendê-lo...

aknatom escreveu:A sua base de crença no espiritismo é que a reencarnação explica suas dúvidas co relação a vida, eu respondo que o conceito de renascimento do budismo também explica, e vc responde que não explica porque o budismo tende a eliminar as emoções... vc apenas desconversou.


Mas então, meu faraó (faraó budista?), mostre como o budismo encara estas coisas e a gente discute.

aknatom escreveu:Sobre o acaso, também creio pouco no acaso, principalmente com relação a "vontade dos homens".


E eu não creio nada no acaso.

aknatom escreveu:Mas essa Força Maior ser um Deus presente, um Deus Criador, ou uma Lei Cósmica como a lei do carma "manipulada" por Kardec pra explicar renascimento, é muito sem sentido.


Agora você está acusando Kardec de 'manipulador' do carma, não estou entendendo. Onde na codificação espírita aparece o termo 'carma'? Se alguém misturou as bolas foram os espíritas, e não Kardec.

Eu dou apoio à filosofia da reencarnação pelas coisas que vejo ao meu redor, ou seja, os vários tipos de caráter que me rodeiam. Nada explica melhor tantas diferenças de gosto, dons, aptidões, reações emocionais, intelecto, sabedoria, tolerâncias, vícios, a maldade, o preconceito e etc. do que as sucessivas existências de cada um. Sou de família numerosa, e posso te dizer que um irmão não se parece com o outro, mesmo tendo o mesmo pai e a mesma mãe.

Outrossim, mostre-me uma filosofia que explique melhor tantas diferenças, tanto sofrimento e tanta estupidez humana e posso até pensar em concordar com você.

:emoticon1:

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Encontrando um novo caminho.

Mensagem por Cris »

Euzébio escreveu:
Cris escreveu:
Euzébio escreveu:E é exatamente isto o contrário do Acaso, que é totalmente aleatório.



Hein?! Aleatório?! Ow Euzébio vc tem se alimentado de que ultimamente hein? Fala sério né....


Ué, o acaso não é aleatório?

aknatom escreveu:
Sobre o acaso, também creio pouco no acaso, principalmente com relação a "vontade dos homens".


Pegando emprestado o que Aknatom falou, é isso que eu quis dizer em não acreditar no acaso caro Euzébio. É exatamente este o contexto. Nada acontece por acaso, tudo tem seu tempo determinado para acontecer. Nós, por causa da nossa condição humana de que tem tudo tem que ser agora, do nosso jeito, desta ou daquela forma, é que atropelamos as coisas. Escolhemos colocar a "carroça adiante dos bois".
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Trancado