Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Deise Garcia escreveu:
salgueiro escreveu:Falar em materializações ....


Com quem?



Não espíritas.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:Alguns aqui conhecem a história da xícara voadora que foi "massacrada" até que o Zangari narrou o caso da tampa do bule vodora que ele presenciou.

Falar em materializações ....

Sim. Mas gostaria de saber o que a fez "identificar" que se tratava de efeitos de espíritos e não psiquicos? Se é que há diferença (talvez alguém que tenha esudado sobre o assunto e seja espirita possa dar umap pista)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Deise Garcia »

salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:
salgueiro escreveu:Falar em materializações ....


Com quem?



Não espíritas.


:emoticon22: :emoticon22: Não consigo parar de rir, me desculpe! :emoticon22: :emoticon22: Quais informações você quer obter? :emoticon22: :emoticon22:

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Alguns aqui conhecem a história da xícara voadora que foi "massacrada" até que o Zangari narrou o caso da tampa do bule vodora que ele presenciou.



Que coisa! A xícara e o Bule! Dá um lindo romance espírita.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


No dia em que alguma coisa sair voando na frente dos meus lindos olhos azuis, faço questão de vir aqui narrar detalhe por detalhe! Já vi muita coisa voando, sempre seguindo as leis da Física. Mas isto a humanidade toda vê.
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:Alguns aqui conhecem a história da xícara voadora que foi "massacrada" até que o Zangari narrou o caso da tampa do bule vodora que ele presenciou.

Falar em materializações ....

Sim. Mas gostaria de saber o que a fez "identificar" que se tratava de efeitos de espíritos e não psiquicos? Se é que há diferença (talvez alguém que tenha esudado sobre o assunto e seja espirita possa dar umap pista)


A princípio percebia como uma "energia" algo além da "matéria" conhecida, do carne e osso, isso porque passei por uma variedade de fenômenos.

psí.qui.co
adj (gr psykhikós) 1 Relativo à psique. 2 Que pertence ou concerne à alma ou às faculdades morais e intelectuais. 3 Que se refere à mente; mental. 4 Filos Diz-se do que concerne ao espírito ou à espiritualidade do homem.

Imagino que vc esteja falando de psíquico referente ao mental como uma espécie de poder advindo da mente ou produzida por ela, caso seja esse o sentido a que vc se refere foi exatamente a variedade de fenômenos que me demonstrou que ela não era produzida pela minha mente
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Deise Garcia escreveu:
salgueiro escreveu:
Deise Garcia escreveu:
salgueiro escreveu:Falar em materializações ....


Com quem?



Não espíritas.


:emoticon22: :emoticon22: Não consigo parar de rir, me desculpe! :emoticon22: :emoticon22: Quais informações você quer obter? :emoticon22: :emoticon22:



Eu não desejo obter nenhuma informação. O que estava querendo dizer é que se nem fenômenos mais "comuns" são reconhecidos como existentes vai querer abordar uma materialização.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:Imagino que vc esteja falando de psíquico referente ao mental como uma espécie de poder advindo da mente ou produzida por ela, caso seja esse o sentido a que vc se refere foi exatamente a variedade de fenômenos que me demonstrou que ela não era produzida pela minha mente

Isso. Por isso citei o Zangari também. Daí eu misturo o tal magnetismo citado no LE e daí já viu.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:Imagino que vc esteja falando de psíquico referente ao mental como uma espécie de poder advindo da mente ou produzida por ela, caso seja esse o sentido a que vc se refere foi exatamente a variedade de fenômenos que me demonstrou que ela não era produzida pela minha mente

Isso. Por isso citei o Zangari também. Daí eu misturo o tal magnetismo citado no LE e daí já viu.


O que a Pesquisa Psi faz é estudar os fenômenos, o nível de ocorrência afastando a possibilidade de fraude mas não existe uma teoria de fundo digamos assim de apoio é somente a fenomenologia mesmo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:
Johnny escreveu:
salgueiro escreveu:Imagino que vc esteja falando de psíquico referente ao mental como uma espécie de poder advindo da mente ou produzida por ela, caso seja esse o sentido a que vc se refere foi exatamente a variedade de fenômenos que me demonstrou que ela não era produzida pela minha mente

Isso. Por isso citei o Zangari também. Daí eu misturo o tal magnetismo citado no LE e daí já viu.


O que a Pesquisa Psi faz é estudar os fenômenos, o nível de ocorrência afastando a possibilidade de fraude mas não existe uma teoria de fundo digamos assim de apoio é somente a fenomenologia mesmo.

Então, mas se no caso da Pesquisa Psi independe de fé, por que então pelo menos nesta área não se tem investimentos? Por que não produz lucratividade? Sabe se os russos ainda fazem experimentos ou acabou tudo com o fim da guerra fria?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Então, mas se no caso da Pesquisa Psi independe de fé, por que então pelo menos nesta área não se tem investimentos? Por que não produz lucratividade? Sabe se os russos ainda fazem experimentos ou acabou tudo com o fim da guerra fria?


Esses são estudos que acontecem dentro de universidades. Acho que não dá para gerar lucro ou será que dá?

Não sei o que acontece hoje na Rússia.em relação a esse assunto.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Johnny »

Que eu me lembre, a russia tinha investimento nesta área com o intuito de uso bélicoso ou seja, poder ler a mente do inimigo. Eu veria com bons olhos avanços nesta área, já que se poderia criar profissionais especializados em ler mentes ou com capacidade de transmissão telepática, tanto na área médica quanto na área militar.
Imagine uma situação em que uma pessoa esteja em estado de choque ou mesmo imobilizada e poder se comunicar. Ou então um espião capaz de enviar dados importantes à um receptor próximo. Isso sem falar nas inúmeras possibilidades caso se comprovassem fenômenos de telecinese.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Que eu me lembre, a russia tinha investimento nesta área com o intuito de uso bélicoso ou seja, poder ler a mente do inimigo. Eu veria com bons olhos avanços nesta área, já que se poderia criar profissionais especializados em ler mentes ou com capacidade de transmissão telepática, tanto na área médica quanto na área militar.
Imagine uma situação em que uma pessoa esteja em estado de choque ou mesmo imobilizada e poder se comunicar. Ou então um espião capaz de enviar dados importantes à um receptor próximo. Isso sem falar nas inúmeras possibilidades caso se comprovassem fenômenos de telecinese.


Que eu saiba os americanos também o fizeram e de novo por motivação bélica.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por O ENCOSTO »

Que eu saiba, os brasileiros usam a Fundação Cacique Cobra Coral mas com o objetivo de roubar mais dinheiro publico mesmo.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:Alguns aqui conhecem a história da xícara voadora que foi "massacrada" até que o Zangari narrou o caso da tampa do bule vodora que ele presenciou.

Falar em materializações ....



Na minha opinião, os dois relatos são ridiculos.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:Alguns aqui conhecem a história da xícara voadora que foi "massacrada" até que o Zangari narrou o caso da tampa do bule vodora que ele presenciou.

Falar em materializações ....



Na minha opinião, os dois relatos são ridiculos.


E eu não sei :emoticon4:

Poderia com exemplos demonstrar como é complicado ultrapassar o "status quo" do conhecimento estabelecido mas a história mostra que é questão de tempo pelo menos ao não-irredutíveis.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por pastorgentil »

As questões espirituais não se pode provar dentro da ciência. Se é provado alguma coisa é mera especulação e fantasia. O espiritismo como ciência nunca provou nada e nunca vai provar. Só colocar mais caraminholas na cabeça de gente que tem fé não significa prova. O mais acertado é dizer não sei, mas tenho fé que seja assim...
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Gentil, eu tinha dez anos quando um padre me disse que tinha que ter fé cega foi o momento em que desisti de religião.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Apo »

pastorgentil escreveu:As questões espirituais não se pode provar dentro da ciência. Se é provado alguma coisa é mera especulação e fantasia.


É.

O espiritismo como ciência nunca provou nada e nunca vai provar.


Mas o espiritismo nunca foi Ciência. E o Kardecismo é apenas uma doutrina " de conhecimento" ( o que não significa nada além de mostrar a quem se interessar como fazer para conhecer detalhes e aceitar aquilo ).

Só colocar mais caraminholas na cabeça de gente que tem fé não significa prova.


Gente que não tem fé, não. Gente que não se deixa doutrinar por qualquer bobagem. Até porque não precisa de disto, ou escolheu outra forma de "conhecimento". Caraminholas seria no sentido de "poluir", encher de dúvidas e montes de informações absolutamente tendenciosas, a fim de confundir. Mas quem não acredita ou não precisa destas coisas provavelmente vai encher o saco da sua cara e mandar você cantar em outra freguesia.
Além do mais, você fala em quem não tem esta coisa - que você chama de "fé" - como alguém que não quer saber de alguma coisa notoriamente importante, noção esta que só faz sentido para aquele que precisa ter o tal sentimento no seu dia a dia. Quem não a tem, é porque não vê nesta ânsia sentido algum. É problema dos que têm na tal fé um norte em suas vidas.
Provar então...O que me interessa ter provas de que algum ser imaginário existe ou quais seus poderes ? Se me disser respeito e me influenciar, saberei de um jeito ou de outro. E darei o valor, sentido e uso que eu bem quiser ( não o que os outros querem que eu dê baseados em suas necessidades). Então, não encham meu saco e tratem de projetar suas visões do céu e do inferno onde bem entenderem ( mas em si mesmos, não nos outros).

O mais acertado é dizer não sei, mas tenho fé que seja assim...


Isto. Não sei e não posso provar, mas PRECISO ACREDITAR que seja assim.

Então tá. Cada um na sua.
Imagem

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por pastorgentil »

salgueiro escreveu:Gentil, eu tinha dez anos quando um padre me disse que tinha que ter fé cega foi o momento em que desisti de religião.


Eu também desisto da religião... mas raciocino minha fé.

Fé Raciocinada

Disseram-me que para ter fé é preciso abrir mão da inteligência e simplesmente não concordo e nunca vou concordar, pois entendo que crer é um ato pensado (ou pelo menos deveria ser).

Para ter fé não creio que eu deva me desconectar do meu intelecto até o ponto de entrar em transe ou simplesmente abrir mão de qualquer conhecimento que exista no mundo seja ele filosófico, teológico ou proveniente de uma ciência exata qualquer...

http://gentilpereira.blogspot.com/2010/ ... inada.html
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Vc não precisa de fé para saber da existência do espírito porque eles se manifestam, as evidências existem desde sempre junto ao ser humano.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por pastorgentil »

salgueiro escreveu:Vc não precisa de fé para saber da existência do espírito porque eles se manifestam, as evidências existem desde sempre junto ao ser humano.


acontece que os evangelicos falam que espiritos humanos depois de mortos não volta ... mas se há espiritos aqui não é de humanos e sim de demônios... já presenciei possessos... de raiva. não eram espirito e nem demônios mas sim depressão, mas vai falar isso pros crentelhos.

Mas não quero entrar no merito da questão...

Eu entendo o que vc está falando, mas alguns não acreditam e ponto.

Um beijo.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Vc não precisa de fé para saber da existência do espírito porque eles se manifestam, as evidências existem desde sempre junto ao ser humano.


Mas eu juro que nunca vi, nem ouvi, nem toquei, nem cheirei espírito algum! Manifestar seria algo que permeasse nossos sentidos humanos! Afinal, os espíritas relatam manifestações físicas através dos sentidos humanos. Por que só os espíritas tem estes alegados contatos? Alguém nasce ou se transforma em antena receptora especial e que só funciona em condições especiais?

E "desde sempre" é quando? Desde a concepção? Quando estamos no ventre materno, ainda sem SNC, podemos perceber outros espíritos na placenta permeável?

Aliás, boa pergunta? Nosso corpo é permeável à entrada de outro espírito?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Quem diz que conhece, leu, viveu no meio a vida toda não faz essas perguntas Apo. Sabe as respostas :emoticon27:
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
pastorgentil
Mensagens: 1012
Registrado em: 11 Abr 2010, 18:58
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por pastorgentil »

salgueiro escreveu:Quem diz que conhece, leu, viveu no meio a vida toda não faz essas perguntas Apo. Sabe as respostas :emoticon27:



É mesmo!!!! :emoticon1:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Apo »

salgueiro escreveu:Quem diz que conhece, leu, viveu no meio a vida toda não faz essas perguntas Apo. Sabe as respostas :emoticon27:


Meu amor. Assim como fui criada no meio do catolicismo, nunca consegui ter saco para decorar a Bíblia ou perder meu rico conteúdo intelectual com a quantidade enjoativa e absurda de invencionices e maluquices que eu via e ouvia se manifestarem em meus parentes ou conhecidos. Simplesmente eu tinha pena deles e os via como gente com algum problema mental, como velhos gagás ou gente que não raciocinava direito.

Faço perguntas ao longo da vida quando elas estão me interessando. Depois deleto as coisas inúteis ou sem nexo.
Mas afinal, nosso corpo é permeável a outro espírito?

Esqueceu de comentar a primeira parte do post. :emoticon13: Nunca vi, nem ouvi, nem toquei, nem cheirei coisas advindas do outro mundo. Você já? Além da xícara, óbvio.
Imagem

Trancado