Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

Conversando com um amigo meu, ele disse que viu um programa de TV dos anos 70 aonde Chico Xavier falava que as tais materializações eram encenações teatrais.
Mas não existem livros espíritas que afirmam que materializações existem?
Gostaria de saber os nomes dos livros, pois este meu amigo está cismando em afirmar que o CX apenas teria dito que eram representações teatrais.

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por videomaker »

Aurelio Moraes escreveu:Conversando com um amigo meu, ele disse que viu um programa de TV dos anos 70 aonde Chico Xavier falava que as tais materializações eram encenações teatrais.
Mas não existem livros espíritas que afirmam que materializações existem?
Gostaria de saber os nomes dos livros, pois este meu amigo está cismando em afirmar que o CX apenas teria dito que eram representações teatrais.



Qual o nome do programa e nome da rede de tv que ele viu ?
Ele gravou ?
Qual o nome do teu amigo e a idade dele ? :emoticon13:

Só pra gente comecar ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

É um programa de entrevistas de 1971, da extinta TV Tupi. Era um programa chamado "PINGA FOGO". Ele conseguiu o programa com um amigo dele do Museu da Imagem e do Som. Ele vai passar o programa pra mim, daí eu vou disponibilizar na net.
Veja, VM, eu nem estou entrando no mérito da veracidade ou não das materializações. Só gostaria de referências espíritas que afirmam que as materializações são reais.

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

Ops..achei o programa para download:
http://www.saindodamatrix.com.br/archiv ... com_c.html

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Res Cogitans »

O Chico tá dizendo que era tudo teatro?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re: Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

Res Cogitans escreveu:O Chico tá dizendo que era tudo teatro?


Pelo o que o meu amigo que viu o programa, sim.

Vou baixar o programa e tirar isso a limpo.
Se realmente o CX falou que era tudo teatro, a coisa complica... :emoticon12:

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por o anátema »

[espírita]

"teatral" é no sentido de que os espíritos materializados estão de certa forma encenando o que é a realidade espiritual de modo a se tornar mais acessível à todos, mais didático, não que elas fossem "falsas". Na verdade as materializações são desnecessárias quando se atinge um grau de compreensão mais elevado, abandonando o nocivo ceticismo materialista ateu, que só nos faz perder a esperança em tudo e em todos, até em nós mesmos, vivendo num mundo de amargura.

Mais ou menos da forma como quando se usa teatros de bonecos para crianças, que podem ter um conteúdo educativo real, e os bonecos são controlados por titeteiros reais, mas mais tarde, com o amadurecimento do indivído, não precisa-se desse tipo de encenação para transmitir a mensagem. Por isso as materializações são mais raras hoje.

Paz e luz.

[/espírita]
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Miguel
Mensagens: 169
Registrado em: 01 Jul 2006, 17:57

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Miguel »

Os espíritos fazem teatro, oras...

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re: Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

ímpio escreveu:[espírita]

"teatral" é no sentido de que os espíritos materializados estão de certa forma encenando o que é a realidade espiritual de modo a se tornar mais acessível à todos, mais didático, não que elas fossem "falsas". Na verdade as materializações são desnecessárias quando se atinge um grau de compreensão mais elevado, abandonando o nocivo ceticismo materialista ateu, que só nos faz perder a esperança em tudo e em todos, até em nós mesmos, vivendo num mundo de amargura.

Mais ou menos da forma como quando se usa teatros de bonecos para crianças, que podem ter um conteúdo educativo real, e os bonecos são controlados por titeteiros reais, mas mais tarde, com o amadurecimento do indivído, não precisa-se desse tipo de encenação para transmitir a mensagem. Por isso as materializações são mais raras hoje.

Paz e luz.

[/espírita]


Perfeito! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Mensagem por Vito Álvaro »

Arquivos torrents são mortos. E não existe mais.

E o E-mule não testei que está vivo.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Vito Álvaro escreveu:Arquivos torrents são mortos. E não existe mais.

E o E-mule não testei que está vivo.


Que chato.
Vou pegar uma cópia com o meu amigo.

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Mensagem por Vito Álvaro »

E assistiu. E por favor envia esse enderenço a sua cópia seu amigo.

Mas o site limite é 500 Megabytes. E tive foi mais 500 e então divida a partes arquivo Zipado.

É aqui: http://www.sexuploader.com/

Me perdoe Aurélio. Esse site é erótico e porque ele aceita 500 Megabytes. E outro Megaupload fica metade ou seja 250 Megabytes.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

Eu já usei esse "sexuploader" para hospedar arquivos grandes que não eram de sexo..tudo bem, Vito.

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Vito Álvaro »

Quem vai comprar?
Livraria Espírita Nosso Lar

Quase sessenta reais? Que caro! :emoticon12:
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re: Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Vito Álvaro »

Aurelio Moraes escreveu:Eu já usei esse "sexuploader" para hospedar arquivos grandes que não eram de sexo..tudo bem, Vito.


Beleza...
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Aurelio Moraes »

3 DVDs? 60 reais?
Tá de saca, né?

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por zumbi filosófico »

Reaproveitando o tópico, há espíritas, kardecistas, que não acreditem nas "evidências fotográficas" das materializações?


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Johnny »

zumbi filosófico escreveu:Reaproveitando o tópico, há espíritas, kardecistas, que não acreditem nas "evidências fotográficas" das materializações?


Acho complicado generalizar com evidências. Ocorreram fatos e estes sim não foram reproduzidos como o foram no passado. Mas isto você discute com o Botânico pois eu não tenho saco para ler nada ultimamente.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
zumbi filosófico
Mensagens: 2054
Registrado em: 19 Out 2007, 20:01
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por zumbi filosófico »

Eu não queria saber se acreditam em evidências do espiritismo de modo geral, mas especificamente em fotos como essas, se acham que, de modo geral, são verdadeiras. O Botânico acredita nessas de Uberaba, as últimas que eu postei, com o Chico Xavier (e que talvez, segundo ele mesmo, sejam só encenação, como dizia o conteúdo original do tópico). Você acredita nessas, que a senhora de burca estava morta e aquilo lá é um fantasma mesmo, que aquela coisa que parece pano saindo da boca daquele cara é ectoplasma, por exemplo?
Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Delicadamente falando são esquisitas até dizer chega.

Mas acho difícil o Chico colocar o trabalho dele em cheque por uma mistificação.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau


Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Apo »

Alguém acredita nas fadinhas aladas?
Alguém aqui já viu tais fadinhas?


Gente...e por que aquela cabeça de "Einstein" ali tá fazendo um boquete no véio olhando pra mim? :emoticon12:
Imagem

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:Dê uma olhada aqui: http://obraspsicografadas.haaan.com/201 ... aba-redux/

Além da leitura, recomendo elaborar uma forma de uma foto que mostre algo sobrenatural ou de pouca frequência não ser alvo de possível fraude.

Vamos supor duas hpóteses de coisas que se tem no dia a dia: Espíritos e efeitos (ectoplasma) e discos voadores. Você e um grupo de amigos céticos estão num local distante (camping por exemplo) e a certa hora vêem algo que nunca viram (como os supostos acima). Imediatamente vocês se agrupam e tiram fotos, filmam, chamam quem estiver por perto para ver e etc.

Agora vocês voltam para casa e tentam convencer amigos e etc céticos do que aconteceu. Você consegueria? Não. Sabe por quê? Porquê apesar do testemunho que tiveram surgirão numerosas hipóteses de que o que ocorreu não foi o que vocês alegam ter visto e documentado. Variará desde ilusão coletiva, algum gás alucinógenos natural que emanava no local e etc. No meu caso deram até exemplos de situações que ocorrem com frequência (?) com infrasons, que causam disturbios mentais de modo que mais de duas peessoas possam ver a mesma coisa e com a mesma riqueza de detalhes.

Daí você buscará informações na internet e achará tão vasta discussão sobre o asunto que ertamente você não dará mais importância se oque vocês viram e documentaram era real ou não.

No caso de espíritos é mais grave pois caberia aos espíritos permitirem ou não que determinado grupo seleto participassem de um estudo envolvendo materialização ou outro fenômeno e entraria naquela famosa pergunta cética "por quê tem que ser do jeito que eles querem, onde, como etc...?.

Sugiro também esta entrevista com o Zangari
http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=1565.0

Mais este http://www.pucsp.br/pos/cos/cepe/interc ... evista.htm

Em suma, se até no meio científico existe a resistência e divergência sobre assuntos não fantásticos, como legitimar algo que só o é para alguns poucos? Note que até aqui não citei fé ou religião pois estas poderiam de certa forma ter influência no estudo ou estudado em si.

É isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por salgueiro »

Alguns aqui conhecem a história da xícara voadora que foi "massacrada" até que o Zangari narrou o caso da tampa do bule vodora que ele presenciou.

Falar em materializações ....
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Avatar do usuário
Deise Garcia
Mensagens: 5362
Registrado em: 30 Out 2005, 13:35
Gênero: Feminino

Re: Pergunta aos espíritas do fórum-Materializações

Mensagem por Deise Garcia »

salgueiro escreveu:Falar em materializações ....


Com quem?

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Trancado