
Caro Quevedo, sei que deve ser uma pessoa muito ocupada, mas em casos assim, não deveria ser tão econômico em seus escritos. Que professora foi essa? Quando se deu o episódio? Há mais testemunhas que comprovam o isso? Sinto muito, mas não é muito fácil para mim, e talvez para muitas outras pessoas interessadas no assunto, achar o Diário de Belo Horizonte e a série de artigos, ainda mais sem referência a datas precisas, páginas, etc.
Mesma coisa! Que pesquisador foi esse? Onde Chico Xavier teria publicado os seus sonetos tão bons assim? Quando? Sim, pois nas biografias que vi dele, tudo começa com livros espíritas e nada indicam de poemas anteriores a isso. E qual é a definição de iletrado? Bem, no DIC Michaelis, está: 1 - que ou o que não é letrado; 2 – Analfabeto. E a definição de letrado é: 1) Que é versado em letras ou literatura, literato; 2) Que, ou o que tem estudo acadêmico; doutor. 3 Sábio, erudito. 4 Jurisconsulto. Como se vê, Chico não se enquadra a definição de analfabeto, pois sem dúvida era alfabetizado, mas certamente não era versado em letras, nem literato, nem tinha estudos acadêmicos, nem era doutor e o próprio Quevedo cuida de mostrar que Chico não era sábio, nem erudito. E para terminar, não era jurisconsulto também. Conseqüentemente, Chico ERA ILETRADO.
Nas biografias que li é citado o nome de uma professora: "D. Candida". Segundo essas biografias, foi ela quem disse que oque Chico escrevia era fruto de psicografia. Ela diz também que Chico era o melhor de sua turma.
Pelas fontes espiritas, Chico era católico. Concluiu o ensino primário (que era muito para a época). Durante o ensino primário ele escrevia poemas e redações. A tal de candida meteu na cabeça do Chico que aquilo era mensagem de espirito.
Em 1927, ao que tudo indica, Chico Xavier aceita Kardec como seu salvador.
Na mesma época, "o iletrado, burro e ignorante" consegue uma vaga de datilografo.
Minhas conclusões:
_ Chico Xavier realmente escrevia bem quando era aluno, sem erros de portugues nem nada. Seus textos piegas acabaram por impressionar a professora que era Kardecista. A mesma concluiu que aquilo que ele escrevia era mensagem de espiritos.
_ Chico Xavier dominava muito bem nosso idioma a ponto de passar num concurso publico para datilografo.
_ Chico Xavier precisa ser reconhecido como um ignorante pelos kardecistas. Se ele fosse inteligente, os kardecistas colocariam em duvida as supostas autorias dos textos de Chico Xavier que ele atribuia aos autores mortos.