Missionário Adventista participou de Genocídio em Ruanda

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Tranca
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Missionário Adventista participou de Genocídio em Ruanda

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Notícia velha, mas é sempre bom lembrar: :emoticon1:

Genocídio de Ruanda
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

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Antecedentes

Distinguem-se no Ruanda dois grupos étnicos: a maioria hutu e o grupo minoritário de tutsis. Desde a independência do país da Bélgica, os seus líderes sempre foram hutus, num contexto de rivalidade étnica agravada com o tempo devido à escassez de terras e à fraca economia nacional, sustentada pela exportação de café. Em 1989, o preço mundial do café reduziu-se em 50%, e o Ruanda perdeu 40% de sua renda com exportação. Nesta época, o país enfrentou sua maior crise alimentícia dos últimos 50 anos, e ao mesmo tempo aumentava os gastos militares em detrimento a investimentos em infra-estrutura e serviços públicos.

Em outubro de 1990, a Frente Patriótica Ruandesa, composta por exilados tutsis expulsos do país por hutus com o apoio do exército, invade o Ruanda pela fronteira com o Uganda. Em 1993, os dois países firmam um acordo de paz, o Acordo de Arusha.

Cria-se no Ruanda um governo de transição, composto por hutus e tutsis.

Em 1994 as tropas hutus, chamadas Interahamwe, são treinadas e equipadas pelo exército ruandês entre arengas e ânimos à confrontação com os tutsis por parte da Radio Télévision Libre de Mille Collines (RTLM) dirigida pelas facções hutus mais extremas. Estas mensagens incidiam nas diferenças que separavam ambos os grupos étnicos e, ao passo que o conflito avança, os apelos à confrontação e à "caça do tutsi" tornaram-se mais explícitos, designadamente desde o mês de abril, em que se fez circular o boato de a minoria tutsi planejar um genocídio contra os hutus.

De acordo com Linda Melvern, uma jornalista britânica que teve acesso a documentos oficiais, o genocídio foi planificado. No início da carnificina, a tropa ruandesa estava composta por 30.000 homens (um membro por cada dez famílias) e organizados por todo o país com representantes em cada vizinhança. Alguns membros da tropa podiam adquirir rifles de assalto AK-47 tão somente preenchendo um formulário de demanda. Outras armas tais como granadas nem sequer requeriam desse trâmite e foram distribuídas de forma maciça.

O genocídio foi financiado, pelo menos parcialmente, com o dinheiro apropriado de programas de ajuda internacionais, tais como o financiamento fornecido polo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional sob um Programa de Ajuste Estrutural. Estima-se que 134 milhões de dólares foram gastos na preparação do genocídio no Ruanda -- uma das nações mais pobres da terra -- com 4,6 milhões de dólares gastos somente em facões, enxadas, machados, lâminas e martelos. Estima-se que tal despesa permitiu a distribuição de um novo facão a cada três varões Hutus.

Segundo Melvern, o primeiro-ministro do Ruanda, Jean Kambanda, revelou que o genocídio foi discutido abertamente em reuniões de gabinete, e uma ministra de gabinete disse que ela estava "pessoalmente a favor de conseguir livrar-se de todo os Tutsis... sem os Tutsis todos os problemas do Ruanda desapareceriam".

O genocídio

Em abril de 1994 a morte em um acidente de avião do general Juvenal Habyarimana e com o avanço da Frente Patriótica Ruandesa produz-se uma serie de massacres no país contra os tutsis obrigando a um deslocamento maciço de pessoas para campos de refugiados situados na fronteira com os países vizinhos, em especial o Zaire (hoje República Democrática do Congo). Em agosto de 1995 tropas do Zaire tentam expulsar estes refugiados para o Ruanda. Quatorze mil pessoas são devolvidas a Ruanda, enquanto que outras 150.000 se refugiam nas montanhas. Mais de 500.000 pessoas foram assassinadas e quase cada uma das mulheres que sobreviveram ao genocídio foram violentadas. Muitos dos 5.000 meninos nascidos dessas violações foram assassinados.

Um médico missionário Adventista do Sétimo Dia e o Seu Pai "Pastor", Elizaphan Ntakirutimana, foram declarados culpados, pelo tribunal internacional instalado em Arusha na Tanzania, por participação no Genocídio em Rwanda, O Tribunal criminal internacional, teve voto unanime contra o DR. Gerard Ntakirutimana, 45, e o Pastor Elizaphan Ntakirutimana, 78. O Dr. foi condenado por genocídio e por Crimes contra a humanidade e sentenciado a 25 anos de prisão. O Pastor Ntakirutimana, por crimes menores, foi condenado a 10 anos de prisão. O veredito pode estar sujeito a apelações, os dois acusados alegam inocência nos crimes de que são acusados, os quais ocorreram em 1994 quando foram mortos centenas de Tutsis pela milicia Hutu. Gerard Ntakirutimana, exercia a medicina no hospital adventista de Mungonero, foi considerado culpado pela morte de duas pessoas e por atirar em refugiados Tutsis em vários locais. Ele foi condenado por fazer parte de ataques contra Tutsis na Colina de Murambi e Colina de Muyira em várias datas, o ICTR fez tal comunicação por uma circular de notícias. O tribunal concluiu que Elizaphan Ntakirutimana, O presidente da associação adventista em Mugonero, no oeste de Rwanda, levou os atacantes para Igreja de Murambi em Bisesero e ordenou a remoção do telhado do edifício, afim de localizar os Tutsis que lá estavam abrigados. O ato conduziu às mortes de muitos dos que estavam no local . Ele também levou os atacantes a vários locais para localizar e matar Tutsis, o que levou o ICTR a determinar que ele era um participante dos massacres na área. De acordo com a BBC, centenas de Tutsis que procuraram refúgio na Igreja e no hospital enviaram uma carta a Elizaphan Ntakirutimana pedindo socorro. A carta, segundo a BBC incluia a frase: "Nos desejamos informar-lhe que amanhã seremos mortos juntamente com nossas famílias". A resposta do pastor Elizaphan Ntakirutimana foi de que eles deviam se preparar para morrer. As Milícias de Hutu, segundo as testemunhas chegaram pouco tempo depois com ambos os Ntakirutimanas. Só alguns Tutsis sobreviveram a agressão. Os Ntakirutimanas disseram no tribunal que eles tinham deixado a área antes das matanças. Elizaphan Ntakirutimana fugiu para os Estados Unidos depois das matanças, mas foi extraditado para a Tanzania. Seu defensor foi um dos mais caros advogados dos Estados Unidos, Ramsay Clark. O ICTR já realizou nove julgamentos, com 10 condenações e uma absolvição Oito casos envolvendo 20 suspeitos. A expectativa é que mais seis casos devam ser concluídos este ano de 2003. Pelo menos foram mortos meio milhão de pessoas, uma grande maioria deles da comunidade de Tutsi minoritária, em atos de violência praticados pela maioria Hutu que estava governando o pais.

As vítimas

Talvez nunca se poderá saber quantos mortos provocou. Calcula-se entre 800.000 e 1.000.000. Se foram 800.000 equivaleriam aos 11 por cento do total da população e 4/5 dos tutsis que viviam no país. Tao pouco se sabe quantas vítimas provocou a vingança tutsi. Embora se fale do "outro genocídio", parece que não é absolutamente comparável.


Fonte: Wikipédia

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Elizaphan Ntakirutimana
From Wikipedia, the free encyclopedia

Elizaphan Ntakirutimana (born 1924 in Kibuye), is an ex-pastor of the Seventh-Day-Adventists.

In February 2003, the International Criminal Tribunal for Rwanda found both Ntakirutimana and his son Gérard guilty of genocide committed in Rwanda in 1994. The Tribunal found it proven beyond reasonable doubt that Ntakirutimana had transported armed attackers to the Mugonero complex, where they killed hundreds of Tutsi refugees. Ntakirutimana was sentenced to 10 years imprisonment.

Ramsey Clark, Defence Counsel for Ntakirutimana, described the clergyman as a pacifist who couldn't even "wring the neck of a chicken".

A letter addressed to Ntakirutimana by Tutsi Seventh-day Adventist pastors, which he showed to author Philip Gourevitch, provided the title for Gourevitch's 1998 book We Wish to Inform You That Tomorrow We Will Be Killed With Our Families. The book also accuses Ntakirutimana of complicity in the deaths of the refugees.


Fonte: Wikipédia

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We Wish to Inform You That Tomorrow We Will Be Killed With Our Families: Stories from Rwanda (ISBN 0-312-24335-9) is a 1998 non-fiction book about the genocide of 800,000 Tutsis and others in Rwanda in 1994, written by The New Yorker writer Philip Gourevitch.

The book describes Gourevitch's travels in a Rwanda after the conflict, in which he interviews survivors and gathers information. Gourevitch retells survivors' stories, and reflects on the meaning of the genocide.

The title comes from an April 15, 1994, letter written to Pastor Elizaphan Ntakirutimana, president of the Seventh-day Adventist Church's operations in Rwanda, by several Adventist pastors who had taken refuge with other Tutsis in an Adventist hospital in the city of Mugonero. Gourevitch accused Ntakirutimana of aiding the killings that happened in the complex the next day. After the book's publication, Ntakirutimana was convicted by the International Criminal Tribunal for Rwanda.

This book won numerous awards, including the 1998 National Book Critics Circle award, the Los Angeles Times Book Prize, and the George K. Polk Award for Foreign Reporting.


Fonte: Wikipédia
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

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Pug
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Re.: Missionário Adventista participou de Genocídio em Ruand

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O genocidio obedeceu á lógica de melhorar a rentabilidade e sobretudo eliminar o excesso de mão de obra disponível...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

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Tranca
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Re.: Missionário Adventista participou de Genocídio em Ruand

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Pug, se você não colocar emoticons na mensagem, já aparecem os incautos para te repreender... :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

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:emoticon26:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

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