Auschwitz mudou de nome

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Pug

Auschwitz mudou de nome

Mensagem por Pug »

Auschwitz mudou de nome

O campo de concentração de Auschwitz mudou de nome. Desde a semana passada passou a chamar-se - convém encher os pulmões - Antigo Campo Nazi Alemão de Concentração e Extermínio em Auschwitz- -Birkenau. O baptismo quilométrico foi abençoado pela UNESCO, a partir de uma proposta da delegação polaca, que bateu à porta da instituição munida deste notável argumento: convém não confundir a cabecinha das novas gerações e explicar-lhes que a Polónia nada teve a haver com a criação ou o funcionamento do campo. Daí o "nazi". Daí o "alemão". Daí a cirúrgica substituição de artigos: não já "de Auschwitz" mas "em Auschwitz".

Tanta subtileza seria comovente não fosse o facto ela traduzir mais uma vez a péssima relação que o ocidente tem com a sua história e os seus valores - para o bem e para o mal. Não só a Europa se perde, sobretudo no conflito com o fundamentalismo islâmico, em relativismos sem sentido que desvalorizam aquilo que foram as conquistas civilizacionais de que mais se pode orgulhar, como agora, neste pequeno desvario semântico, dá mostras de recusar assumir o Holocausto como uma tragédia e uma barbárie profundamente europeias. Certamente que a Shoah é um produto do nazismo e de condições políticas muito particulares da Alemanha dos anos 30 e 40, mas o massacre de milhões de judeus compromete todo o ocidente, enquanto civilização - e é isso que a proposta da delegação polaca parece querer fazer esquecer.

Esta ideia de que Auschwitz foi um antigo-campo-nazi-alemão-onde-morreram-1,5 milhões-de-pessoas-mas-nós-não-tivemos-nada-a-ver-com-isso é uma deriva muito politicamente correcta, que acaba por branquear a dimensão do maior crime do século XX. Os polacos não tiveram nada a ver com o Holocausto? As novas gerações de alemães também não. Enquanto expoente do mal, o Holocausto é de todos e de ninguém. Que um organismo como a UNESCO, que tem como missão velar pelo património da humanidade, dê o seu aval a uma proposta amnésica, eis um triste sintoma de excesso de burocracia e de falta de memória colectiva.

Fonte: DN
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma
Gênero: Feminino

Re.: Auschwitz mudou de nome

Mensagem por Najma »

Mas... uma vez que a Polônia foi tomada pelos nazis, os poloneses realmente não têm nada a ver com o ocorrido em suas terras sob os desmandos nazistas.

Estou a ver coisas demais no texto ou existe mesmo uma necessidade da Europa como um todo assumir a "culpa" pelo massacre? Até concordo que o ocorrido na segunda guerra foi uma sequência de eventos que culminou com o massacre de pessoas só porque eram judias. Mas daí a pretender dizer que TODOS do ocidente têm "culpa" soa tão... tão... :emoticon5:
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

O ocidente ( europa) segundo dizem era profundamente anti-semita ( judeus).
Colocar toda a culpa na Alemanha é sucumbir á facilidade, eles aproveitaram o sentimento que já existia, quiça devido a séculos de intolerância inquisitorial...muitos foram os que colaboraram...

O autor do artigo esquece de lembrar que foi o mesmo ocidente quem lutou contra o lado negro...

A shoa teve um peso enorme para terminar ou diminuir séculos de perseguição religiosa contra os judeus na europa.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

A shoa foi a culminância de uma sequência de eventos que a desencadearam. :emoticon1:

Se é pra ser totalmente imparcial, vamos em duas partes:

1. Se eu entro na sua casa, Pug, e como da sua comida em troca de melhorias na fachada e no orçamento do seu lar, além de ser capaz de desenvolver uma relação totalmente harmoniosa e tolerante com você, você nunca poderá dizer que eu sou um parasita. Agora, se eu entro na sua casa, escolho um cômodo, reformo só esse cômodo, impeço você de entrar ali por considerá-lo impuro e ainda por cima, como da sua comida, escolho o melhor para mim e o deixo com as migalhas... :emoticon5: Essa era a idéia dos nazis, certo? Os nazis partiram do princípio de que séculos de intolerância não devem ser totalmente sem motivo e que há algo de estranho no comportamento judeu, ou eles não seriam tratados como parasitas e pestilentos durante tanto tempo na história do mundo ocidental.

2. Existe a tal da tendência a diabolização daquilo que incomoda. Se existe uma aldeiazinha mixuruca no meio do nada, chega um bando de forasteiros e se instala ali criando toda uma infra-estrutura capaz de beneficiar a todos indiscriminadamente MAS o bando de forasteiros não se mistura com o povo da aldeiazinha, a tendência do povo da aldeiazinha mixuruca acreditar que o desenvolvimento impulsionado pelo bando de forasteiros não é nada além daquilo que seriam capazes de desenvolverem sozinhos é muito grande... E logo o bando de forasteiros, a quem se deveria toda a gratidão por todas as benfeitorias, passa a ser execrado pelo povo beneficiado por sua estadia ali... Daí a tomarem-nos por parasitas pestilentos que devem ser eliminados é um pulinho... :emoticon1: Muitas bruxas foram queimadas pelo mesmo motivo.

Eu encaro a questão dos judeus pela segunda parte. E você?
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

A minha percepção diz-me que os judeus sempre foram produtivos e de alguma forma beneficavam a comunidade.
Ao mesmo tempo os países católicos entraram em decadência...Pode ser preconceito, mas penso que boa parte dessa decadência se deve á expulsão dos judeus...
Já o sultão otomano recebeu-os por os considerar uma mais valia para o império...

E voltando á época actual,

Se quizer aplicar isso na Palestina esteja á vontade.
Se não erro, Edward Said defendia precisamente a coexistência e não via com bons olhos a criação de um estado Palestiniano...

Convença Israel a aceitar os Palestinianos expulsos ao mesmo nível que os judeus estrangeiros têm em adquirir nacionalidade israelita e essa seria a melhor de todas as soluções...

20% dos israelitas são arabes...o arabe é se não me engano segunda língua oficial de Israel...os arabes são aparentemente algo discriminados....mas, não existem impossíveis :emoticon1:

Já o referir não se juntarem lá na aldeia, isso não tem que ser desse modo, veja o judeu e o arabe a trabalharem no campo:

http://www.nimn.org/

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Uma coisa é certa, Pug. A palavra de ordem é sempre: "Queimem as bruxas!!!". Não importa quem elas sejam. São as culpadas por todo infortúnio, toda miséria, toda fraqueza, todo empenho malfadado... :emoticon1:

A história ocidental tem sua "bruxa-mor" na figura dos judeus. Como reverter isso, é algo a ser estudado. Se eles vivem dentro de outros países, são parasitas. Se reivindicam uma porção de terra para si, não a podem adquirir sem lutas ferrenhas contra "pobres povos dominados à força"... :emoticon15:

Eu sou suspeita para falar dos judeus sem sentir uma ENORME simpatia e, porque não, empatia. :emoticon1:
Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Não partilho tanta empatia assim...o fanatismo judaico existe...

Imagem

Najma

Re: Re.: Auschwitz mudou de nome

Mensagem por Najma »

Pug escreveu:Não partilho tanta empatia assim...o fanatismo judaico existe...

Fanáticos são sempre os outros, Pug... :emoticon1:
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Najma escreveu:

Para os cínicos, aqueles que não conseguem imaginar ou construir relações humanas que tenham bases outras além da cumplicidade interesseira ou a agressão, certamente são.

Felizmente, _existem_ tais coisas chamadas empatia, reflexão, auto-análise e crescimento pessoal.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Najma

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:
Najma escreveu:

Para os cínicos, aqueles que não conseguem imaginar ou construir relações humanas que tenham bases outras além da cumplicidade interesseira ou a agressão, certamente são.

Felizmente, _existem_ tais coisas chamadas empatia, reflexão, auto-análise e crescimento pessoal.

Dantas, Dantas...

Não projete nem reflita suas mazelas pessoais e sua quase infinita falta de critérios sobre mim. :emoticon1:
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Najma escreveu:Mas... uma vez que a Polônia foi tomada pelos nazis, os poloneses realmente não têm nada a ver com o ocorrido em suas terras sob os desmandos nazistas.

Estou a ver coisas demais no texto ou existe mesmo uma necessidade da Europa como um todo assumir a "culpa" pelo massacre? Até concordo que o ocorrido na segunda guerra foi uma sequência de eventos que culminou com o massacre de pessoas só porque eram judias. Mas daí a pretender dizer que TODOS do ocidente têm "culpa" soa tão... tão... :emoticon5:

Em um extremo está a atitude de ignorar a ocupação nazista na Polônia da época; em outro está a atitude de ignorar que o Nazismo só chegou tão longe porque o Ocidente como um todo se mostrou de forma geral apático e inconsequente aos dramas tanto dos alemães quanto dos povos que a Alemanha de Hitler invadiu e oprimiu.

Não acho sequer que se deva parar na Europa; pelo que sei havia considerável simpatia pelo Nazismo nas Américas por um bom tempo. Frequentemente se acusa Walt Disney de ter tais simpatias e se esquece o contexto geral da época. Só depois do fato é que alemães e ocidentais como um todo se deram conta do grau de abominação que o Nazismo representava.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Luis Dantas
Contato:

Najma escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Najma escreveu:

Dantas, Dantas...

Não projete nem reflita suas mazelas pessoais e sua quase infinita falta de critérios sobre mim. :emoticon1:

Não o farei. Você não vale o esforço nem de refutação.

Por outro lado, se certas carapuças te servem, não me culpe por isso.

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

O anti-semitismo na Europa inteira, não só ocidental, como na Polônia e Rússia, foi sempre insuflado pelas igrejas cristãs e manipulada pelos governos que cobravam taxas de proteção e extorquiam propinas dos judeus. Era alimentada também pela união e pelas tentativas de monopólios de algumas profissões pelas comunidades judaicas.
De todo modo, mesmo havendo explosões ocasionais de violência contra os judeus, indivíduos ou grupos, nunca houve nada nem parecido com o massacre promovido pelos nazistas. Acho correto dar nome aos bois.
Mas, fanáticos judeus, fundamentalismo religioso judaico, existe sim e é forte. Basta ver os chamados "Partidos Religiosos" em Israel que, se não têm força para impor seu fundamentalismo como lei, frequentemente são o fiel da balança política, conseguindo com isso verbas e influência, principalmente na educação, o que garante uma divulgação cada vez maior de suas idéias.

Najma

Mensagem por Najma »

O nazismo representa o extremo do zelo em relação ao territorialismo. Qualquer país que se feche aos demais povos e deseje criar uma "raça pura" oriunda de sua região, corre esse risco. E talvez seguir uma religião de filhos de um deus acima de suas pobres carcaças perecíveis, aptas a carregarem bombas em seu nome e com isso destruírem "satan" na figura do que pensa de forma contrária às próprias idéias, tenha o mesmo princípio...

O roto não deve falar do rasgado. Fechar os olhos para o que grita mostrando-se evidente sempre é muito ruim... Da mesma forma que atirar pedras em um monstro quando se defende outro, é complicado.

De mais a mais... L'enfer c est les autres... :emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:
Najma escreveu:
Luis Dantas escreveu:
Najma escreveu:

Dantas, Dantas...

Não o farei. Você não vale o esforço nem de refutação.

Por outro lado, se certas carapuças te servem, não me culpe por isso.

Simplesmente, Dantas, toda vez que for lançar suas pedras sobre mim, pare e pense se não as está atirando sobre si mesmo... :emoticon1:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:O anti-semitismo na Europa inteira, não só ocidental, como na Polônia e Rússia, foi sempre insuflado pelas igrejas cristãs e manipulada pelos governos que cobravam taxas de proteção e extorquiam propinas dos judeus. Era alimentada também pela união e pelas tentativas de monopólios de algumas profissões pelas comunidades judaicas.
De todo modo, mesmo havendo explosões ocasionais de violência contra os judeus, indivíduos ou grupos, nunca houve nada nem parecido com o massacre promovido pelos nazistas. Acho correto dar nome aos bois.
Mas, fanáticos judeus, fundamentalismo religioso judaico, existe sim e é forte. Basta ver os chamados "Partidos Religiosos" em Israel que, se não têm força para impor seu fundamentalismo como lei, frequentemente são o fiel da balança política, conseguindo com isso verbas e influência, principalmente na educação, o que garante uma divulgação cada vez maior de suas idéias.

A questão, Bruno, é que o texto chamou minha atenção para uma questão que passa quase em terceiro plano. É como se "todos tivessem uma dívida para com os judeus".

Judeus costumam cobrar alto. E isso é o que os revisionistas alegam no final. :emoticon15: No "bojo", me pareceu um discurso às avessas...
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:O anti-semitismo na Europa inteira, não só ocidental, como na Polônia e Rússia, foi sempre insuflado pelas igrejas cristãs e manipulada pelos governos que cobravam taxas de proteção e extorquiam propinas dos judeus. Era alimentada também pela união e pelas tentativas de monopólios de algumas profissões pelas comunidades judaicas.

A questão, Bruno, é que o texto chamou minha atenção para uma questão que passa quase em terceiro plano. É como se "todos tivessem uma dívida para com os judeus".

Judeus costumam cobrar alto. E isso é o que os revisionistas alegam no final. :emoticon15: No "bojo", me pareceu um discurso às avessas...

Acho que a dívida humana, em vidas, sofrimento, trajetórias encerradas, desencontros permanentes, famílias destruídas, essa é literalmente "impagável"...
A dívida política, em simpatia pelos judeus após a guerra, combinada com a influência das comunidades judaicas nos países vencedores, começou a ser cobrada pelos propugnadores da criação do Estato de Israel.
Continua sendo lembrada, principalmente aos europeus, a cada confronto regional no oriente médio.

Pug

Mensagem por Pug »

Só existe uma comunidade que recusa integrar o outro no seu espaço...

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:

Acho que a dívida humana, em vidas, sofrimento, trajetórias encerradas, desencontros permanentes, famílias destruídas, essa é literalmente "impagável"...
A dívida política, em simpatia pelos judeus após a guerra, combinada com a influência das comunidades judaicas nos países vencedores, começou a ser cobrada pelos propugnadores da criação do Estato de Israel.
Continua sendo lembrada, principalmente aos europeus, a cada confronto regional no oriente médio.

Perfeito.

Imagem

Pug

Mensagem por Pug »

Quem ouça criticar Israel será acusado de anti-semita e simpatizante nazi.

Além de denegrir o Zapatero primeiro ministro espanhol, tenta passar a ideia que os judeus não estariam seguros em Espanha...
Esta táctica de intimidação tem sido muito utilizada pela extrema direita judaica, afinal eles precisam ser vitimas para que a razão de existir de Israel subsista.
Já ocorreu em França em tempos recentes...e a França acabou por se "endireitar"...

O passado como arma para poderem livremente cometeram as mais ignóbeis atrocidades.

Não deverá passar muito tempo até que a Espanha seja colocada pelos seus parceiros no caminho do que é correcto e legitimo...

---------------------------

Uma resposta ao artigo que vi postada no forum do jornal Le monde.

<<I am spaniard.. I live in Israel.. this is is disgusting...This article is full of lies. One lie after the other. Zapatero has always been very critical about the israeli government policies but accusing him of anti-semitism is just purely disgusting. His grand pa was killed by the franco fascist. He never said the thing this article claim, never..it was a lie invented by the extreme right.. I am sorry but this is purely propaganda because soemone the Spain government is criticizing the israeli government.

Disgusting and ashamed.
enric , Rehovot Israel >>

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

É... minha intuição não falhou. Era mesmo um "discurso às avessas"... :emoticon15:
Imagem

Washington

Mensagem por Washington »

Luis Dantas escreveu:Em um extremo está a atitude de ignorar a ocupação nazista na Polônia da época; em outro está a atitude de ignorar que o Nazismo só chegou tão longe porque o Ocidente como um todo se mostrou de forma geral apático e inconsequente aos dramas tanto dos alemães quanto dos povos que a Alemanha de Hitler invadiu e oprimiu.

Tem razão.

O pacifismo é uma desgraça.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Washington

Mensagem por Washington »

Pug escreveu:A minha percepção diz-me que os judeus sempre foram produtivos e de alguma forma beneficavam a comunidade.
Ao mesmo tempo os países católicos entraram em decadência...Pode ser preconceito, mas penso que boa parte dessa decadência se deve á expulsão dos judeus...

O aumento da tirania resultou na expulsão dos judeus... esse aumento resultou na decadência.

Pug escreveu:Se quizer aplicar isso na Palestina esteja á vontade.
Se não erro, Edward Said defendia precisamente a coexistência e não via com bons olhos a criação de um estado Palestiniano...

Convença Israel a aceitar os Palestinianos expulsos ao mesmo nível que os judeus estrangeiros têm em adquirir nacionalidade israelita e essa seria a melhor de todas as soluções...

20% dos israelitas são arabes...o arabe é se não me engano segunda língua oficial de Israel...os arabes são aparentemente algo discriminados....mas, não existem impossíveis :emoticon1:

Isso é somente propaganda barata dos simpatizantes dos terroristas.

Israel é um país moderno, democrático e desenvolvido, por isso pessoas não judias podem viver lá. Retornem os palestinos, e em pouco tempo aquilo alí será uma porcaria, no mesmo nível de jordânia ou síria, senão pior.

Se já valesse essa sua solução o chefe da merda teria sido um tal de arafat, um terrorista incrivelmente corrupto e, dizem algumas fontes, pervetido.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Luis Dantas
Contato:

Washington escreveu:O pacifismo é uma desgraça.

Você soletrou "cegueira inconsequente" errado.

Pug

Mensagem por Pug »

Israel é um país moderno, democrático e desenvolvido, por isso pessoas não judias podem viver lá. Retornem os palestinos, e em pouco tempo aquilo alí será uma porcaria, no mesmo nível de jordânia ou síria, senão pior.

...

Vc lê ou terá consciência do significado de suas palavras...

No more comments...

Imagem

Trancado