APOSENTADORIA E FACULDADE
20/11/2005
Depois de uma vida de trabalho, idosos fazem curso superior pelo prazer de aprender e estudar
patricia.alves@extra.inf.br
Eva Mila Rangel faz o primeiro período da faculdade de Letras-Italiano da UFF e, como toda caloura, está empolgada com o curso. A única diferença dela para os colegas de turma é que Eva, professora aposentada, tem 64 anos e está na oitava faculdade. Companhia nos estudos não lhe falta: o marido, Vanderley, de 67 anos, também aposentado, cursa Latim na mesma universidade.
— Gostamos de estar na universidade, cercados de jovens. Assim nos mantemos atualizados, em contato com o mundo — conta Eva.
O casal faz parte de uma minoria: dos 26.488 estudantes da UFF, apenas sete têm mais de 60 anos.
Sonho realizado
Para Gilda Rodrigues, de 65 anos, a aposentadoria possibilitou a realização de um sonho:
— Sempre quis fazer faculdade, mas meu trabalho como secretária me tomava muito tempo. Depois que me aposentei, pensei: é a hora — diz Gilda, no último período de Museologia na Uni-Rio.
- Res Cogitans
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.