Espíritas se preocupam com evangélicos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Aurelio Moraes »

Por que os Evangélicos crescem mais? 14/04/2006 17:14
Uma das coisas que sempre me causa dúvida é que, considerando o Espíritismo a Doutrina consoladora, aquela que foi "prometida" por Jesus, por que ela não cresce tanto?

Não seria de se esperar que ela se espalhasse naturalmente?

Não é de todo impensável que os espíritos superiores se manifestassem em diferentes países sobre o mesmo assunto, levando a "Verdade" a todos. O que acontece que o Espíritismo não vai pra frente?

Ao contrário, já li vários artigos que afirmam que os evangélicos são o que mais crescem em adeptos.

Caramba, por que será esse fenômeno deles crescerem mais que a gente?



Qdo comecei a tomar contato com o Espiritismo, eu tive a ilusão de que ele se espalharia naturalmente pelo planeta. Não é o Consolador Prometido?

Então pq não vai pra frente? Ação de espíritos inferiores será? Será que eles são tão poderosos assim?


orkut
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Botanico »

Aurelio Moraes escreveu:
Por que os Evangélicos crescem mais? 14/04/2006 17:14
Uma das coisas que sempre me causa dúvida é que, considerando o Espíritismo a Doutrina consoladora, aquela que foi "prometida" por Jesus, por que ela não cresce tanto?

Não seria de se esperar que ela se espalhasse naturalmente?

Não é de todo impensável que os espíritos superiores se manifestassem em diferentes países sobre o mesmo assunto, levando a "Verdade" a todos. O que acontece que o Espíritismo não vai pra frente?

Ao contrário, já li vários artigos que afirmam que os evangélicos são o que mais crescem em adeptos.

Caramba, por que será esse fenômeno deles crescerem mais que a gente?



Qdo comecei a tomar contato com o Espiritismo, eu tive a ilusão de que ele se espalharia naturalmente pelo planeta. Não é o Consolador Prometido?

Então pq não vai pra frente? Ação de espíritos inferiores será? Será que eles são tão poderosos assim?


orkut
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:


Se números significassem alguma coisa, então catolicismo e islamismo estariam ganhando de lavada, assim como o budismo e bramanismo. E vejam só: o ceticismo, que é a verdade verdadeira, também cresce mais lentamente que o Espiritismo!

Bem, para resumir, os evangélicos crescem pois oferecem a salvação a baixo custo: você paga o pedágio ao pastor e vai pro céu feito anjinho. No Espiritismo, ou você se melhora, se livra dos seus defeitos, paga o seu karma ou vai se ferrar ainda mais no futuro. Como pode ser atraente uma religião como esta?

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Hugo »

Botanico escreveu:E vejam só: o ceticismo, que é a verdade verdadeira, também cresce mais lentamente que o Espiritismo!


Provas? Eu nunca vi nenhuma pesquisa sobre o número de céticos no mundo, até porque ceticismo é algo relativo.

Outra coisa: eu só tive contato com pesquisas que dão o número atual de membros e não a taxa de crescimento. Você(ou qualquer outra pessa) teria algo assim para me passar?

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por o anátema »

[espiritista]

é tudo por causa da involução espiritual. Por isso a Verdade Verdadeira do Espiritismo cresce lentamente, pois requer uma conscientização maior, em nívei espiritual, através do crescimento acumulado por várias encarnações, e não algo que comumente se aprende e consegue aceitar apenas numa vida. Isso faz com que sejamos menos proselitistas, porque é perda de energia. Durante o período em que a alma ainda não está apta a aceitar a Verdade, ela tende a aceitar Mentiras que a satisfaçam em curto prazo, como promessas de um céu para o qual irá assim que morrer - o que satisfaz espíritos, digamos, ainda "vagabundos", que vêem como uma espera longa demais a evolução espiritual.

São espíritos infantis. Da mesma forma que crianças ou jovens não têm grandes perspectivas em longo prazo, se interessam e pensam apenas naquilo que é quase imediato ("eu quero aquela bolacha!", "não vejo a hora dessa aula acabar!", "não vejo a hora de chegar na sexta feira!", "sábado vou para balada e 'ficar' com um monte de brotos!"), e a pessoa mais madura aprende a construir a sua vida sem ser tão imediatista, o mesmo ocorre com a alma, mas ao longo de várias vidas, em vez de com o simples passar dos anos de uma única vida.

Tendo isso em vista, é bem provável que nunca vejamos os espíritas como maioria, pois nesse planeta provavelmente estamos na "última série do ginásio", onde estão ainda uma maioria de Seres que não estão preparados para o que virá no colegial. E as as pessoas que vão aceitando e compreendendo a realidade espiritual, vão reencarnando em outros planetas, onde já há maioria espírita. Os espíritas que ainda estão conosco estão talvez "de reforço" em algumas matérias, e para ajudar alguns coleguinhas carnais a passarem de ano (mas não têm como colar! Diferentemente das provas materialistas), ou são simplesmente alunos mais adiantados, que assimilaram a matéria melhor que os outros.

Os céticos, nesse contexto, involuíram de alguma religiosidade infantil, com visão de curto prazo, para um estado de desistência. São como crianças querendo faltar à escola, e ficar em casa sem fazer nada, preferindo o nada tanto ao paraíso quanto a uma evolução espiritual de longo prazo. Isso explica o pessimismo, o suicídio, o ateísmo - a negação da autoridade do professor ou do diretor da escola - etc, tudo que está ligado ao ceticismo.

[/espiritista]
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Aurelio Moraes »

Devolve a conta do ímpio, RCA!

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por King In Crimson »

Os evangélicos ainda vão ter que encarnar em muitos negros e chineses antes de virarem espíritas.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Botanico »

Dinobot escreveu:
Botanico escreveu:E vejam só: o ceticismo, que é a verdade verdadeira, também cresce mais lentamente que o Espiritismo!


Provas? Eu nunca vi nenhuma pesquisa sobre o número de céticos no mundo, até porque ceticismo é algo relativo.

Outra coisa: eu só tive contato com pesquisas que dão o número atual de membros e não a taxa de crescimento. Você(ou qualquer outra pessa) teria algo assim para me passar?


Dê uma olhada neste site aqui: http://paginas.terra.com.br/educacao/cr ... icismo.htm

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Hugo »

Ceticismo não é ateísmo. Sem falar que, pelo fato de existirem religiões atéias, não concordo com a divisão feita.

Avatar do usuário
Ayyavazhi
Mensagens: 1710
Registrado em: 09 Fev 2006, 17:45
Gênero: Masculino

Re: Re.: Espíritas se preocupam com evangélicos

Mensagem por Ayyavazhi »


Sobre karma.

Vou divagar um pouco, certo? Sem muitas pretensões.

Esse tema é sempre tratado com superficialidade. Tanto por céticos quanto por religiosos. A impressão que tenho é que o karma, da forma proposta, é algo que atinge aqueles que foram maus meninos na vida passada e, agora, precisam cumprir algum tipo de punição para se purificarem. Parece que alguns, entre nós, estão pagando suas dívidas. Alguns. Os outros estão aqui não sei porquê, mas são seres livres, óbvio.

Toda nossa existência é kármica. O homem mais rico do mundo e o mais pobre, o mais saudável e o mais doente, estão vivendo sob a mesma lei. Ninguém está sendo premiado, do mesmo modo como ninguém está sendo punido. O karma existirá enquanto houver identificação do ser com a ação; enquanto houver apego aos elementos que compõem a identidade do homem.

Vamos às analogias. Alguém já tentou entrar em um lago de águas cristalinas sem toldá-lo? A gente entra bem devagar, fazendo movimentos lentos e estudados, mas, no momento em que o pé toca o fundo, uma pequena nuvem de sedimentos quebra a limpidez inicial e o nosso movimento, por mais cuidadoso que seja, provoca uma inevitável ondulação que desfaz o espelhamento da superfície. Entrar no lago correndo ou se atirar num mergulho, resulta em verdadeiro desastre.

Assim, toda vida sobre a Terra causa perturbações de infinitas gradações no lago que a sustenta. O karma deixará de existir quando aprendermos a entrar no lago sem perturbar a serenidade de seu leito. Mesmo que a entrada seja um salto cinematográfico.


Trancado