Carpe Diem

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cris
Contato:

Carpe Diem

Mensagem por Cris »

Carpe Diem

Por Cristiane Leporace

Ao saber que estava vindo para Goiânia, mas precisamente na sexta-feira, para o X Congresso da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica) no Centro-Oeste, me deparei com algumas coisas inusitadas. Vim para Secretariar o Evento já que de qualquer forma , minha chefe é a Presidente. Tudo certo com o congresso, e minha companheira de quarto Alice (Secretária da ABMCJ aqui em Goiânia), faz parte da comunidade Jessênia, herdeira segundo ela das características da antiga Comunidade Essênia, ou Comunidade dos Terapeutas, segundo ela eles estudam as revelações dos segredos da Cabaláh Aquariana, que segundo a expressão "Era de Aquário", penetrou nos meios culturais e acadêmicos e sua relação com as astrologia é menosprezada por alguns. Diz ela que os estudos em especial os que estudam por meio de Jung sobre a mente humana, percebem na astrologia um princípio que realmente influi no comportamento humano.

Carl Gustav Jung, para quem não conhece, é famoso na história da psicologia por estudar entre outras coisas o desenvolvimento das ciências na psique humana, em seu livro resposta a Jó, estuda João e o Apocalipse, onde encontra influências do hinduísmo sobre o cristianismo e traços de mitos pagãos e da astrologia. A partir desse apóstolo, Jung define a psique de um cristão, ou de uma coletividade cristã. Mostra também um conteúdo muito marcante no mundo moderno: o da CAbaláh.

Segundo a Alice, os jessênios encontram no Cristianismo Gnóstico, na cababáh e no Hinduísmo elementos científicos que devidamente estudados gerarão na mente humana um novo traço da psique, no qual jung chama de teleios ou homem completo. Para ele, o homem é constituido da totalidade da psique, ou seja pela consciência e pela insconsciência. Para eles o homem teleios é aquele que CUROU os desequilíbrios de sua psique, de sua natureza biológica, e alcançou um estado de vida que o capacita a torna-se um verdadeiro homem-anjo, importal, religado à Deidade.

Ela contou também que no nosso insconsciente através da Cabaláh mas precisamente na região pélvica todas as fontes de vidas passadas (desculpem por esta parte, mas fiquei pensando no tamanho absurdo disto, mas enfim.. ) e que por isso que regressão era tão perigoso, porque a forma certa de fazemos contato com a Deidade suprema seria através do consciente ligado ao coração. Disse também que as águas do Mar Morto, foram criadas pelos Arcanjos Miguel e Gabriel e que era possível através da Era de aquário um relacionamento com a Deidade que leva o indíviduo a torna-se pleno e livre dos destemperos psicólogicos decorrentes do desequibrio entre o consciente e o inconsciente, através de uma grande reforma das idéias e ideias que permeiam a vida do homem moderno buscando suas bases dessa reforma na Gnosis, na Cabaláh, na Tradição Hindu, Persa e Egípcia, segundo ela os Jessênios se posicionam como terapeutas espiritualistas que podem reeducar o homem a partir da sua essência de vida: A alma.

A ciência praticada pelos jessênios recebeu diversos nome no passado: Alquimia, Gnosis, Cabaláh.
As explicações dela durante o jantar no restaurante do hotel me fizeram perder o sono, principalmente pelo fato de um pouco mais tarde, ter acontecido na piscina do Hotel um celebração de casamento Judaico.

E devo dizer a vocês , foi lindo, fomos convidadas durante o jantar pelos pais da noiva para participar. Eu nunca tinha visto um casamento Judeu, e minha colega de quarto, Alice, distribuia calorosos votos de felicidade , mas de uma forma peculiar ela dizia: "Carpe diem!"com o sorriso mais lindo que eu já vi. A palavra do Rabino que celebrou o casamento foi neste sentido, de que é preciso acima de tudo honrar todos os dias aqueles que amamos, que é preciso acima de tudo pedir perdão diariamente e que é importante estar sempre celebrando a vida, e aproveitando bem o dia, não deixar para falar amanhã o que se pode falar hoje, e que todos os dias deveria haver sempre palavras como Eu amo você, me perdoe, você é importante para mim, sinto sua falta, de nunca esquecer de abraçar ou de dizer a um amigo ou amiga o quanto ele ou ela eram importantes em sua vida, diariamente. Viver intensamente o hoje e o agora porque o amanhã pertencia ao amanhã. Que o marido deveria abençoar a esposa todos os dias e vice-versa. E estar ligados em alma, corpo e espírito. Confesso à vocês que fui ás lágrimas.

A Alice, após a festa disse que todas as coisas estavam escritas e até usou uma palavra que eu gosto muito e acredito muito nela: "Maktub!". Elas disse: "Cris, todas as coisas ao nosso respeito já estão traçadas pelo universo e o destino de cada um está conforme nossa alma busca e anseia".

Talvez a Alice esteja viajando numa série de coisas, mas fiquei impressionada com o nivel de conhecimento da Alice entre outras coisas sobre budismo, (os pais dela são budistas),e principalmente em como ela é de bem com a vida, eu sou super de bem com a vida, mas ao ver Alice distruindo entre os convidados do casamento, pequenos trechos da Torah, com um semblante tão pacífico e sereno que me fez expor essas novidades que aprendi hoje, e que com certeza ao chegar em Brasília na quarta vou pesquisar melhor, não sabia nada mesmo a respeito dos jessênios e muito pouco sobre os essênios.

E como o título mesmo diz: Aproveitemos o dia, porque aprender nunca é demais, mesmo que não haja uma compreensão imediata de tantas novidades. E eu não poderia de forma nenhuma deixar de compartilhar isso com vocês mesmo a esta hora de madrugada.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Flavio Costa
Contato:

Re: Carpe Diem

Mensagem por Flavio Costa »

Cris escreveu:Diz ela que os estudos em especial os que estudam por meio de Jung sobre a mente humana, percebem na astrologia um princípio que realmente influi no comportamento humano.

Se ela diz que "realmente influi", poderiam fazer um estudo para demonstrar isso. Se é complicado provar por ser subjetivo, também é complicado acreditar, não é mesmo?

Cris escreveu:Segundo a Alice, os jessênios encontram no Cristianismo Gnóstico, na cababáh e no Hinduísmo elementos científicos que devidamente estudados gerarão na mente humana um novo traço da psique, no qual jung chama de teleios ou homem completo.

Elementos científicos...

Cris escreveu:A ciência praticada pelos jessênios recebeu diversos nome no passado: Alquimia, Gnosis, Cabaláh.

Os rosacruzes também dizem que são herdeiros da maçonaria, dos egípcios, dos terapeutas, é fácil citar tradições do passado e se dizer atual representante delas.

Cris escreveu:Talvez a Alice esteja viajando numa série de coisas

Por exemplo, da influência das vidas passadas na região pélvica? :emoticon19:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Cris
Contato:

Re: Carpe Diem

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu: Se ela diz que "realmente influi", poderiam fazer um estudo para demonstrar isso. Se é complicado provar por ser subjetivo, também é complicado acreditar, não é mesmo?

Foi o que eu questionei com ela flavinho, e a despeito das colocações que ela fez ,os quinze minutos finais da explicação sobre essa influência me fez querer pesquisar apenas como título de curiosidade para saber o que se anda inventando por aí. E fica a observação de que ela estaria melhor com o budismo e sinceramente as explicações dela sobre budismo que foi onde ela cresceu foi mais elucidativa e mais coerente do que a "Era aquariana" e de como surgiram os Jessênios... andei folheando o livro que ela me emprestou e quanto mais eu lia , mas achava viajante a forma como os jessênios pensam.

Cris escreveu:]Talvez a Alice esteja viajando numa série de coisas

Flavio Costa escreveu:Por exemplo, da influência das vidas passadas na região pélvica? :emoticon19:

Pois é hahaha... isso por exemplo! Ela disse que segundo o que os Jessênios acreditam na nossa região pélvica estariam concentradas de forma energética todas as nossas vidas passadas, e que era muito perigoso fazer regressão porque uma destas vidas poderiam sair da região inconsciente pélvico (palavras dela) e se alojar em nossa mente... e que portanto se não mantivéssemos uma centralização de nossa energia no inconsciente da mente ligada por uma Deidade , que poderíamos enlouquecer... e por aí foi...é que não contei tudo , porque senão vocês provavelmente iriam me perguntar se andei me drogando..rs. Bem, eu não... agora, que houve um momento apesar de eu ter admiração pelo alto conhecimento da Alice sobre as mais diversas religiões eu achei que ela estava "fora da casinha", mas anotei tudo o que ela explicou até porque como eu sou curiosa e questionadora , quero saber o que andam "inventando" por aí e as pessoas infelizmente acreditam que seja verdade. Agora, este negócio das vidas na região pélvica é digna de mandar para internação. Eu hein... :emoticon12:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Trancado