Ateus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Ateus

Mensagem por Pug »

Depois de tudo o que falam dos teístas..

Têm a lata de pronunciar discursos do tipo:

A meta dos ateus não devia ser X...

ateu é isto e não aquilo...

sou mais ateu que tu, porque não tenho religião...

ateu pode ter religião, só tu não o vês....

vamos nessa pessoal, digam lá qual a finalidade dos ateus?

têm projecto politico?

será "converter" a humanidade á luz do ateísmo salvador, pré-definido claro.

Com este tipo de coisas que por aí se vê, ainda existe quem pense que ateus e teístas divergem uns dos outros...

e claro, nem os agnósticos escapam, comem todos por tabela

haja paciência...

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Mensagem por Pug »

Para quem sempre negou fundamentalismo ateu ou puro fanatismo, que leia os tópicos que por aí abundam, até o Aurélio já fala em raça " unida".

Os próximos dias devem ser emocionantes, ver quem é mais ateu. Saber qual a real doutrina e pilares para ser ateu. Pois ser ateu, não basta afirmar para sê-lo é preciso as orações diárias :emoticon12:

E a pensar que este forum andava cinzento.
Puxemos da cadeira pegue-se nas pipocas e deliciemo-nos com o espectaculo.

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: Ateus

Mensagem por Najma »

Err... é o "espírito" de Igreja ganhando espaço... Um fenômeno deveras bizarro, em se tratando de ateus. MAS...
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Ateus

Mensagem por Fernando Silva »

Há fundamentalistas ateus assim como pode haver fundamentalismo em qualquer assunto. Também suponho que os ateus que participam de fóruns como este sejam mais propensos a dar opinião e tomar partido que outros que preferem ignorar o assunto.

Lembro também que não há necessariamente algo em comum aos ateus, fora a descrença em deuses (e talvez a maior disposição em questionar "verdades" estabelecidas e impostas).

Pessoalmente, acho importante divulgar como pensam os ateus e qual a lógica por trás de suas opções.
O objetivo não é desconverter os crentes, embora isto seja desejável, mas sim fazer com que eles nos aceitem sem nos demonizar e discriminar.

E impedir que a religião se infiltre nos governos e influencie em suas decisões e leis.

Note-se que não há ninguém por aqui debatendo os deuses gregos ou havaianos. Eles (ou melhor, seus seguidores) não afetam nossas vidas.

Se viermos a discutí-los é por simples interesse cultural.

Acho que a paixão com que alguns ateus reagem aos crentes é reflexo do que eles sofrem, cercados de crentes proselitistas e preconceituosos por todos os lados, a maior parte do tempo.

Avatar do usuário
Ateu Tímido
Mensagens: 8921
Registrado em: 17 Out 2005, 00:04
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re.: Ateus

Mensagem por Ateu Tímido »

Ateus não acreditam em deuses...
Muçulmanos acreditam nas 72 virgens...
Cristãos acreditam em parto virginal...

Idiotas existem em todos os meios. E podem acreditar em qualquer coisa!

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Pug escreveu:[color=#00ff00 até o Aurélio já fala em raça " unida".[/color]


Caro amigo Aleitejano:
Aquilo era uma brincadeira que eu costumo fazer sempre que amigos, pessoas que compartilham de filosofia similar ou companheiros de agremiação discutem.
Até no meio das brincadeiras da minha banda aonde o pessoal se sacaneia eu falo "ô raça desunida".
Portanto nada a ver com "fanatismo ateu".

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Mr.Hammond escreveu:
Pug escreveu:[color=#00ff00 até o Aurélio já fala em raça " unida".[/color]


Caro amigo Aleitejano:
Aquilo era uma brincadeira que eu costumo fazer sempre que amigos, pessoas que compartilham de filosofia similar ou companheiros de agremiação discutem.
Até no meio das brincadeiras da minha banda aonde o pessoal se sacaneia eu falo "ô raça desunida".
Portanto nada a ver com "fanatismo ateu".


Falta ao Pug, aquela veia cômica que tanto nos diferencia dos luzitanos! :emoticon12:

Só pode ser isso, prá levar ao pé da letra certas coisas ditas por aqui! :emoticon19:

Ainda bem que não sou ateu! :emoticon12:


Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Ateus

Mensagem por Perseus »

Porque sou ateu?

Não faço a minima idéia. A menos de 2 anos eu estava completando meus 10 anos de ensino católico numa escola salesiana, e hoje estou aqui.

qual é a finalidade dos ateus?
Se depender de mim, nenhuma. Eu apenas quero ficar quieto em meu canto. Não quero que ninguém seja "convertido" ao ateísmo assim como não quero nego besta me convertendo pra qualquer uma dessas religões de merda por ai, com todo o respeito é claro (ou toda ausência dele..), é meu ponto de vista.

Se tenho algum projeto politico em mente ao me declarar ateu?
Não, nenhum. Estou a gugóis de anos luz longe de querer exterminar qualquer religião que seja... candomblé... islamismo... todas as duzentas e poucas da bíblia ou a dos espaguetes voadores (que talvez seja a única religião verdadeira dentre todas as 6 mil existentes)

E é óbvio que nós ateus as vezes divergimos em diversos pontos.
O Fernando Silva por exemplo, argumenta que é importante a divulgação do o que é o pensamento ateu.
Eu ja sou completamente contra, por motivos que não fazem importnacia agora.


Got it?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Ateus

Mensagem por Aurelio Moraes »

Depois a gente faz piada com os portugas e eles não entendem.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Ateus

Mensagem por Acauan »

Minha única colocação política nesta questão é ter a certeza de que a maioria religiosa respeite os direitos civis dos que não o são, enquanto estes respeitam a lei e os direitos civis dos demais.

Nestes termos, não ligo a mínima para as crenças pessoais dos outros e as minhas não são da conta deles.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Ateus

Mensagem por o anátema »

eu acho besteira o pessoal ficar atribuindo mais coisa em ateu do que realmente é, alguém que não crê em deuses. Dizendo que ateu é cético, que é intelectualmente superior, que confronta os que pensam diferentemente, etc, pode ser, pode não ser.

Mas acho uma bobagem ainda maior esse raciociniozinho de que se o ateu faz algo parecido com o que religiosos fazem é incoerente.

Se um grupo de pessoas acredita que seus direitos estão sendo desrespeitados, não podem se unir e tentar fazer algo contra isso só porque são ateus, e união é algo típico de religião?

Só porque se é ateu não pode tentar se disseminar o ateísmo, porque são os religiosos que são tipicamente proselitistas? E contra o nazismo, pode-se pronunciar, pode-se fazer campanha? Ou se estará sendo também um tipo de nazista, ou de intolerante? E ecologistas? Será que não deviam se unir em busca do que acham que é positivo, para não parecer com religião? Ou podem, só se forem religiosos e acharem que essa é a vontade do deus? E as pessoas indignadas com alguma forma de corrupção, não podem se juntar para acumular recursos e lutar contra a corrupção porque isso se parece com formação de quadrilha?


Tenha santa paciência...
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Pug »

Acauan escreveu:Minha única colocação política nesta questão é ter a certeza de que a maioria religiosa respeite os direitos civis dos que não o são, enquanto estes respeitam a lei e os direitos civis dos demais.

Nestes termos, não ligo a mínima para as crenças pessoais dos outros e as minhas não são da conta deles.



Sempre coerente Acauan. Só por estupidez alguma vez podia ter imaginado outra coisa.

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Tranca »

Acauan escreveu:Minha única colocação política nesta questão é ter a certeza de que a maioria religiosa respeite os direitos civis dos que não o são, enquanto estes respeitam a lei e os direitos civis dos demais.

Nestes termos, não ligo a mínima para as crenças pessoais dos outros e as minhas não são da conta deles.


Match point!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Tranca »

Tranca-Ruas escreveu:
Acauan escreveu:Minha única colocação política nesta questão é ter a certeza de que a maioria religiosa respeite os direitos civis dos que não o são, enquanto estes respeitam a lei e os direitos civis dos demais.

Nestes termos, não ligo a mínima para as crenças pessoais dos outros e as minhas não são da conta deles.


Match point!


Game point!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Pug »

o anátema escreveu:eu acho besteira o pessoal ficar atribuindo mais coisa em ateu do que realmente é, alguém que não crê em deuses. Dizendo que ateu é cético, que é intelectualmente superior, que confronta os que pensam diferentemente, etc, pode ser, pode não ser.

Mas acho uma bobagem ainda maior esse raciociniozinho de que se o ateu faz algo parecido com o que religiosos fazem é incoerente.

Se um grupo de pessoas acredita que seus direitos estão sendo desrespeitados, não podem se unir e tentar fazer algo contra isso só porque são ateus, e união é algo típico de religião?

Só porque se é ateu não pode tentar se disseminar o ateísmo, porque são os religiosos que são tipicamente proselitistas? E contra o nazismo, pode-se pronunciar, pode-se fazer campanha? Ou se estará sendo também um tipo de nazista, ou de intolerante? E ecologistas? Será que não deviam se unir em busca do que acham que é positivo, para não parecer com religião? Ou podem, só se forem religiosos e acharem que essa é a vontade do deus? E as pessoas indignadas com alguma forma de corrupção, não podem se juntar para acumular recursos e lutar contra a corrupção porque isso se parece com formação de quadrilha?


Tenha santa paciência...



O problema é agirem do modo que tanto criticam...

Nada tenho contra os ateus. E lembrar que isto são generalidades, porque cada ateu aqui é diferente, mas parece que alguns esquecem isso e recusam a diferença.



Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Mensagem por Pug »

Sobre as questões sobre humor lusitano.

Pode ser que nos falte esse tal sentido humoristico brasileiro...

Mas este tópico visa bem mais longe, talvez vos ( aos que falam em humor claro) falte a distante e misteriosa visão lusitana das coisas :emoticon12:

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Pug »

Najma escreveu:Err... é o "espírito" de Igreja ganhando espaço... Um fenômeno deveras bizarro, em se tratando de ateus. MAS...



a pois é...MAS :emoticon7:

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re.: Ateus

Mensagem por Gilghamesh »

misteriosa visão luzitana = humor negro? = Mr.Bean? :emoticon19:

:emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Mensagem por Pug »

Perseus, também gostaria de saber por que o Fernando Silva diz que é melhor "difundir a mensagem."
Se for para acabar com a discriminação dos ateus, acho bem, se for por outro motivo, não tenho opinião nada...

De resto talvez esteja a confundir militantismo ateu com fanastismo ou algo do gênero...


Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Pug »

Tranca-Ruas escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Acauan escreveu:Minha única colocação política nesta questão é ter a certeza de que a maioria religiosa respeite os direitos civis dos que não o são, enquanto estes respeitam a lei e os direitos civis dos demais.

Nestes termos, não ligo a mínima para as crenças pessoais dos outros e as minhas não são da conta deles.


Match point!


Game point!



Está na moda, por isso aqui vai Flooder :emoticon16:

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Pug »

Gilghamesh escreveu:misteriosa visão luzitana = humor negro? = Mr.Bean? :emoticon19:

:emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6



De facto vc fez falta a este forum :emoticon12:

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Tranca »

Pug escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Acauan escreveu:Minha única colocação política nesta questão é ter a certeza de que a maioria religiosa respeite os direitos civis dos que não o são, enquanto estes respeitam a lei e os direitos civis dos demais.

Nestes termos, não ligo a mínima para as crenças pessoais dos outros e as minhas não são da conta deles.


Match point!


Game point!



Está na moda, por isso aqui vai Flooder :emoticon16:


O flood não era a intenção, mas reafirmar o já afirmado.

PS - Pena que tive que floodar para explicar.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: Ateus

Mensagem por o anátema »

Pug escreveu:O problema é agirem do modo que tanto criticam...

Nada tenho contra os ateus. E lembrar que isto são generalidades, porque cada ateu aqui é diferente, mas parece que alguns esquecem isso e recusam a diferença.



eu acho que o problema é agir como criticam quando é no sentido de reclamar que a univer$al é só uma máquina de gerar dinheiro para uns bispos, e fizessem algo análogo para uns ateus, explorando a sua "incredulidade".

Ou se eles criticam a encheção de saco pelas testemunhas de Jeová e vêm de porta em porta com um livro de ciências ou filosofia na mão pregando o ateísmo.....

Mas se o que está sendo criticado é principalmente a religiào e a crença, a sua divulgação pode acabar sendo também criticada só pela associação.... como pode-se ser contrário a uma idéia e ao mesmo tempo neutro quanto a sua divulgação? Se eu sou contra a idéia, eu também criticarei incidentalmente a divulgação dela, mas isso não significa que eu não queira divulgar a minha idéia.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

against
Mensagens: 743
Registrado em: 26 Out 2005, 18:14

Re.: Ateus

Mensagem por against »

Estamos num fórum onde predomina o ateísmo, nada mais normal do que falarmos em ateísmo, até mesmo com certa ênfase.

Nas religiões é fácil encontrar semelhantes para trocar idéias e experiências, basta ir a uma igreja/templo; já no ateísmo, é diferente. Só agora, com ajuda da internet é que temos essa oportunidade de nos unir. Por isso, apóio a união entre ateus na luta contra o preconceito. Quero sim que o ateísmo cresça, mas não apóio nenhuma tentativa de "desconversão" de crentes.

Não vejo isso como fanatismo, poucas pessoas que falam comigo pessoalmente sabem que sou ateu. Somente entre ateus eu falo sobre minhas descrenças e o que penso a respeito.

Avatar do usuário
Pug
Mensagens: 5538
Registrado em: 15 Nov 2005, 07:42

Re: Re.: Ateus

Mensagem por Pug »

o anátema escreveu:
Pug escreveu:O problema é agirem do modo que tanto criticam...

Nada tenho contra os ateus. E lembrar que isto são generalidades, porque cada ateu aqui é diferente, mas parece que alguns esquecem isso e recusam a diferença.



eu acho que o problema é agir como criticam quando é no sentido de reclamar que a univer$al é só uma máquina de gerar dinheiro para uns bispos, e fizessem algo análogo para uns ateus, explorando a sua "incredulidade".

Ou se eles criticam a encheção de saco pelas testemunhas de Jeová e vêm de porta em porta com um livro de ciências ou filosofia na mão pregando o ateísmo.....

Mas se o que está sendo criticado é principalmente a religiào e a crença, a sua divulgação pode acabar sendo também criticada só pela associação.... como pode-se ser contrário a uma idéia e ao mesmo tempo neutro quanto a sua divulgação? Se eu sou contra a idéia, eu também criticarei incidentalmente a divulgação dela, mas isso não significa que eu não queira divulgar a minha idéia.



Compreendo.

Só acho estranho que as pessoas se queixem do proselitismo das religiões, porque afinal não tem como ser neutro.

Trancado