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Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 17:50
por Aranha
A filosofia da escola cínica remonta a Diógenes de Atenas, eles tiraram boa parte da sua doutrina dos ensinamentos remanescentes de Maquiventa Melquisedeque. O cinismo foi mais uma religião do que uma filosofia. Eles pregavam continuamente a sua doutrina Nos campos e nas praças, pregavam a simplicidade, a virtude e estimulavam os homens a enfrentar a morte destemidamente. Os pregadores cínicos itinerantes muito fizeram para preparar a população, para os missionários cristãos posteriores. O seu plano de pregação popular estava bastante de acordo com o estilo das Epístolas de Paulo.

A Escola Cínica foi fundada em Atenas por Antístenes, nascido em 440 a.C. Antístenes é discípulo e amigo de Sócrates. A escola tem esse nome porque funcionou no ginásio Cinosarges, a leste de Atenas, onde há um santuário de Héracles, aliás, segundo Antístenes, o modelo a ser imitado. O cinismo é um típico fenômeno de contracultura, parecido com o movimento hippie. A escola exagerava a doutrina socrática do desapego das coisas exteriores e degenerou em verdadeiro desprezo das conveniências sociais. São bem conhecidas as excentricidades de Diógenes que Chegou a morar num tonel do templo de Gaia, em Corinto. Mereceu a alcunha de cão por desprezar as convenções sociais e praticar tudo que fosse natural em público, desde a alimentação ao sexo.

O estilo de vida dos primeiros cristãos guardava semelhança com a tradição grega da filosofia dos Cínicos. Os Cínicos também promoveram um afrontoso estilo de vida para criticar os costumes convencionais, os temas dos dois grupos eram coincidentes. Os Cínicos ajudaram ao homem comum ganhar alguma percepção sobre a maneira como o funcionava, preparando-o as para entender a pregação cristã.

Nos primórdios do Cristianismo, a diferença entre os cristãos e os Cínicos era a seriedade com que os cristãos encaravam a visão social do reino de Deus. Isto era reflexo da preocupação judaica por uma sociedade trabalhadora real, como contexto necessário p/ o bem-estar individual. Tal visão afastou os cristãos do apelo Cínico.

Os evangelhos sinóticos incluem muitas estórias de Jesus alguém questiona o que Ele diz ou faz; e Jesus dá uma resposta satírica, irônica e às vezes mordaz, mesmo se a passagem é um diálogo, Jesus tem sempre a última palavra, e então uma longa narrativa é reduzida a uma simples troca de desafios e respostas. Alguns exemplos:

Quando perguntado por que comia com os coletores de impostos e os pecadores, Jesus respondeu: “Aqueles que tem saúde não precisam de médico." (Mc 2: 17)

Quando perguntado porque seus discípulos não jejuavam, Jesus respondeu: “Por acaso podem jejuar os amigos do noivo enquanto o noivo estiver com eles?" (Mar 2: 19)

Quando perguntado porque seus discípulos colhiam grãos no sábado, Jesus respondeu: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado." (Mc 2: 27)

Quando perguntado porque comiam com as mãos sem lavar, Jesus respondeu: "Nada há fora do homem, que, entrando nele o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." (Mc 7: 15)

Quando perguntado quem era o maior, Jesus respondeu: "Se alguém quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos." (Mc 9: 35)

Quando alguém o chamou de "Bom Mestre," Jesus retrucou: "Porque me chamas de bom?" (Mc 10: 18)

Quando perguntado se o rico poderia entrar no reino de Deus, Jesus respondeu: "É mais fácil passar um camelo por um buraco de agulha, do que um rico entrar no reino de Deus." (Mc 10: 25)

Quando alguém mostrou-lhe uma moeda com a inscrição de César e perguntou: "É lícito pagar impostos a César ou não? "Jesus respondeu, Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mc 12: 17)

Quando uma mulher na multidão elevou sua voz e disse-lhe: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que mamaste." Jesus respondeu, "Antes bem-aventurado os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." (Lc 11: 27-28)

Quando alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança," Jesus respondeu: "Homem quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?" (Lc 12: 13-14)


Estas estórias são bem similares às anedotas contadas pelos Gregos sobre fundadores de várias escolas filosóficas. É evidente a propensão grega pelas formulações rebuscadas e as réplicas inteligentes com o humor satírico. Chamadas de chreiai (úteis), anedotas como estas eram usadas para testar professores e avaliar sua capacidade de saírem incólumes de situações desafiadoras. Além do humor, havia outra importante função para essas estórias. As chreiai eram capazes de revelar o caráter de um professor (ethos). Anedotas do tipo das contadas sobre Jesus eram freqüentes entre as tradições Socráticos e Cínicas. Algumas anedotas típicas dos Cínicos;

Quando censurado pelo costume de andar em má companhia, Aristenes respondeu: "Bem, os médicos atendem seus pacientes sem pegar a febre." (DL 6:6)

Quando alguém disse a Aristenes, "Muitos elogiam você", ele respondeu: "O que fiz de errado?" (DL 6: 8)

Quando alguém desejava estudar com Diógenes, ele dava-lhe um peixe e dizia para seguir atrás dele. Quando por embaraço o estudante logo atirava o peixe fora deixando-o, Diógenes ria e dizia: "Nossa amizade foi quebrada por um peixe" (DL 6:36)

Quando alguém o reprovava por freqüentar lugares impuros, Diógenes respondia: “O sol também entra nas intimidades sem sair desonrado” (DL 6:63)

Quando perguntado por que suplicava a uma estátua, Diógenes respondeu: "Para praticar em ser recusado" (DL 6:49)


Os Gregos mediam a resposta pelo seu humor e inteligência. Assim funcionava a lógica; um interlocutor colocava o Cínico na berlinda: “como você pode freqüentar lugares socialmente inadequados (casa de prostituição)?”. O segundo movimento era mudar o foco e encontrar um exemplo de "entrada em local impuro" sem contaminação. O sol, por exemplo, "entra" nas intimidades sem sujar-se. A ausência inteligente de correlação entre os exemplos criava o humor. Não havia o objetivo de um ensinamento explícito. O interlocutor poderá, certamente, não se vir a meditar sobre teorias de pureza ou impureza, mas ele poderá muito bem achar graça ou mesmo dar-se conta da natureza arbitrária da categorização puro/impuro. Quanto ao Cínico, este tendo aceitado e vencido o desafio, foi capaz de escapar da armadilha.

As anedotas atribuídas a Jesus operavam através da mesma lógica. Em todos os casos os desvios Cínicos são uma característica das réplicas de Jesus. Existem muitas chreiai de Jesus no evangelho de Marcos. Em razão da forma que as estórias terminam, deixando com Jesus a última palavra, especialistas chamam tais passagens de pronunciamentos.





Abraços,

Re: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:02
por juliana paula bueno costa
Abmael escreveu:A filosofia da escola cínica remonta a Diógenes de Atenas, eles tiraram boa parte da sua doutrina dos ensinamentos remanescentes de Maquiventa Melquisedeque. O cinismo foi mais uma religião do que uma filosofia. Eles pregavam continuamente a sua doutrina Nos campos e nas praças, pregavam a simplicidade, a virtude e estimulavam os homens a enfrentar a morte destemidamente. Os pregadores cínicos itinerantes muito fizeram para preparar a população, para os missionários cristãos posteriores. O seu plano de pregação popular estava bastante de acordo com o estilo das Epístolas de Paulo.

A Escola Cínica foi fundada em Atenas por Antístenes, nascido em 440 a.C. Antístenes é discípulo e amigo de Sócrates. A escola tem esse nome porque funcionou no ginásio Cinosarges, a leste de Atenas, onde há um santuário de Héracles, aliás, segundo Antístenes, o modelo a ser imitado. O cinismo é um típico fenômeno de contracultura, parecido com o movimento hippie. A escola exagerava a doutrina socrática do desapego das coisas exteriores e degenerou em verdadeiro desprezo das conveniências sociais. São bem conhecidas as excentricidades de Diógenes que Chegou a morar num tonel do templo de Gaia, em Corinto. Mereceu a alcunha de cão por desprezar as convenções sociais e praticar tudo que fosse natural em público, desde a alimentação ao sexo.

O estilo de vida dos primeiros cristãos guardava semelhança com a tradição grega da filosofia dos Cínicos. Os Cínicos também promoveram um afrontoso estilo de vida para criticar os costumes convencionais, os temas dos dois grupos eram coincidentes. Os Cínicos ajudaram ao homem comum ganhar alguma percepção sobre a maneira como o funcionava, preparando-o as para entender a pregação cristã.

Nos primórdios do Cristianismo, a diferença entre os cristãos e os Cínicos era a seriedade com que os cristãos encaravam a visão social do reino de Deus. Isto era reflexo da preocupação judaica por uma sociedade trabalhadora real, como contexto necessário p/ o bem-estar individual. Tal visão afastou os cristãos do apelo Cínico.

Os evangelhos sinóticos incluem muitas estórias de Jesus alguém questiona o que Ele diz ou faz; e Jesus dá uma resposta satírica, irônica e às vezes mordaz, mesmo se a passagem é um diálogo, Jesus tem sempre a última palavra, e então uma longa narrativa é reduzida a uma simples troca de desafios e respostas. Alguns exemplos:

Quando perguntado por que comia com os coletores de impostos e os pecadores, Jesus respondeu: “Aqueles que tem saúde não precisam de médico." (Mc 2: 17)

Quando perguntado porque seus discípulos não jejuavam, Jesus respondeu: “Por acaso podem jejuar os amigos do noivo enquanto o noivo estiver com eles?" (Mar 2: 19)

Quando perguntado porque seus discípulos colhiam grãos no sábado, Jesus respondeu: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado." (Mc 2: 27)

Quando perguntado porque comiam com as mãos sem lavar, Jesus respondeu: "Nada há fora do homem, que, entrando nele o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." (Mc 7: 15)

Quando perguntado quem era o maior, Jesus respondeu: "Se alguém quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos." (Mc 9: 35)

Quando alguém o chamou de "Bom Mestre," Jesus retrucou: "Porque me chamas de bom?" (Mc 10: 18)

Quando perguntado se o rico poderia entrar no reino de Deus, Jesus respondeu: "É mais fácil passar um camelo por um buraco de agulha, do que um rico entrar no reino de Deus." (Mc 10: 25)

Quando alguém mostrou-lhe uma moeda com a inscrição de César e perguntou: "É lícito pagar impostos a César ou não? "Jesus respondeu, Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mc 12: 17)

Quando uma mulher na multidão elevou sua voz e disse-lhe: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que mamaste." Jesus respondeu, "Antes bem-aventurado os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." (Lc 11: 27-28)

Quando alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança," Jesus respondeu: "Homem quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?" (Lc 12: 13-14)


Estas estórias são bem similares às anedotas contadas pelos Gregos sobre fundadores de várias escolas filosóficas. É evidente a propensão grega pelas formulações rebuscadas e as réplicas inteligentes com o humor satírico. Chamadas de chreiai (úteis), anedotas como estas eram usadas para testar professores e avaliar sua capacidade de saírem incólumes de situações desafiadoras. Além do humor, havia outra importante função para essas estórias. As chreiai eram capazes de revelar o caráter de um professor (ethos). Anedotas do tipo das contadas sobre Jesus eram freqüentes entre as tradições Socráticos e Cínicas. Algumas anedotas típicas dos Cínicos;

Quando censurado pelo costume de andar em má companhia, Aristenes respondeu: "Bem, os médicos atendem seus pacientes sem pegar a febre." (DL 6:6)

Quando alguém disse a Aristenes, "Muitos elogiam você", ele respondeu: "O que fiz de errado?" (DL 6: 8)

Quando alguém desejava estudar com Diógenes, ele dava-lhe um peixe e dizia para seguir atrás dele. Quando por embaraço o estudante logo atirava o peixe fora deixando-o, Diógenes ria e dizia: "Nossa amizade foi quebrada por um peixe" (DL 6:36)

Quando alguém o reprovava por freqüentar lugares impuros, Diógenes respondia: “O sol também entra nas intimidades sem sair desonrado” (DL 6:63)

Quando perguntado por que suplicava a uma estátua, Diógenes respondeu: "Para praticar em ser recusado" (DL 6:49)


Os Gregos mediam a resposta pelo seu humor e inteligência. Assim funcionava a lógica; um interlocutor colocava o Cínico na berlinda: “como você pode freqüentar lugares socialmente inadequados (casa de prostituição)?”. O segundo movimento era mudar o foco e encontrar um exemplo de "entrada em local impuro" sem contaminação. O sol, por exemplo, "entra" nas intimidades sem sujar-se. A ausência inteligente de correlação entre os exemplos criava o humor. Não havia o objetivo de um ensinamento explícito. O interlocutor poderá, certamente, não se vir a meditar sobre teorias de pureza ou impureza, mas ele poderá muito bem achar graça ou mesmo dar-se conta da natureza arbitrária da categorização puro/impuro. Quanto ao Cínico, este tendo aceitado e vencido o desafio, foi capaz de escapar da armadilha.

As anedotas atribuídas a Jesus operavam através da mesma lógica. Em todos os casos os desvios Cínicos são uma característica das réplicas de Jesus. Existem muitas chreiai de Jesus no evangelho de Marcos. Em razão da forma que as estórias terminam, deixando com Jesus a última palavra, especialistas chamam tais passagens de pronunciamentos.





Abraços,


Nossa!! :emoticon93:

Re: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:03
por juliana paula bueno costa
Abmael escreveu:A filosofia da escola cínica remonta a Diógenes de Atenas, eles tiraram boa parte da sua doutrina dos ensinamentos remanescentes de Maquiventa Melquisedeque. O cinismo foi mais uma religião do que uma filosofia. Eles pregavam continuamente a sua doutrina Nos campos e nas praças, pregavam a simplicidade, a virtude e estimulavam os homens a enfrentar a morte destemidamente. Os pregadores cínicos itinerantes muito fizeram para preparar a população, para os missionários cristãos posteriores. O seu plano de pregação popular estava bastante de acordo com o estilo das Epístolas de Paulo.

A Escola Cínica foi fundada em Atenas por Antístenes, nascido em 440 a.C. Antístenes é discípulo e amigo de Sócrates. A escola tem esse nome porque funcionou no ginásio Cinosarges, a leste de Atenas, onde há um santuário de Héracles, aliás, segundo Antístenes, o modelo a ser imitado. O cinismo é um típico fenômeno de contracultura, parecido com o movimento hippie. A escola exagerava a doutrina socrática do desapego das coisas exteriores e degenerou em verdadeiro desprezo das conveniências sociais. São bem conhecidas as excentricidades de Diógenes que Chegou a morar num tonel do templo de Gaia, em Corinto. Mereceu a alcunha de cão por desprezar as convenções sociais e praticar tudo que fosse natural em público, desde a alimentação ao sexo.

O estilo de vida dos primeiros cristãos guardava semelhança com a tradição grega da filosofia dos Cínicos. Os Cínicos também promoveram um afrontoso estilo de vida para criticar os costumes convencionais, os temas dos dois grupos eram coincidentes. Os Cínicos ajudaram ao homem comum ganhar alguma percepção sobre a maneira como o funcionava, preparando-o as para entender a pregação cristã.

Nos primórdios do Cristianismo, a diferença entre os cristãos e os Cínicos era a seriedade com que os cristãos encaravam a visão social do reino de Deus. Isto era reflexo da preocupação judaica por uma sociedade trabalhadora real, como contexto necessário p/ o bem-estar individual. Tal visão afastou os cristãos do apelo Cínico.

Os evangelhos sinóticos incluem muitas estórias de Jesus alguém questiona o que Ele diz ou faz; e Jesus dá uma resposta satírica, irônica e às vezes mordaz, mesmo se a passagem é um diálogo, Jesus tem sempre a última palavra, e então uma longa narrativa é reduzida a uma simples troca de desafios e respostas. Alguns exemplos:

Quando perguntado por que comia com os coletores de impostos e os pecadores, Jesus respondeu: “Aqueles que tem saúde não precisam de médico." (Mc 2: 17)

Quando perguntado porque seus discípulos não jejuavam, Jesus respondeu: “Por acaso podem jejuar os amigos do noivo enquanto o noivo estiver com eles?" (Mar 2: 19)

Quando perguntado porque seus discípulos colhiam grãos no sábado, Jesus respondeu: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado." (Mc 2: 27)

Quando perguntado porque comiam com as mãos sem lavar, Jesus respondeu: "Nada há fora do homem, que, entrando nele o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." (Mc 7: 15)

Quando perguntado quem era o maior, Jesus respondeu: "Se alguém quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos." (Mc 9: 35)

Quando alguém o chamou de "Bom Mestre," Jesus retrucou: "Porque me chamas de bom?" (Mc 10: 18)

Quando perguntado se o rico poderia entrar no reino de Deus, Jesus respondeu: "É mais fácil passar um camelo por um buraco de agulha, do que um rico entrar no reino de Deus." (Mc 10: 25)

Quando alguém mostrou-lhe uma moeda com a inscrição de César e perguntou: "É lícito pagar impostos a César ou não? "Jesus respondeu, Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mc 12: 17)

Quando uma mulher na multidão elevou sua voz e disse-lhe: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que mamaste." Jesus respondeu, "Antes bem-aventurado os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." (Lc 11: 27-28)

Quando alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança," Jesus respondeu: "Homem quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?" (Lc 12: 13-14)


Estas estórias são bem similares às anedotas contadas pelos Gregos sobre fundadores de várias escolas filosóficas. É evidente a propensão grega pelas formulações rebuscadas e as réplicas inteligentes com o humor satírico. Chamadas de chreiai (úteis), anedotas como estas eram usadas para testar professores e avaliar sua capacidade de saírem incólumes de situações desafiadoras. Além do humor, havia outra importante função para essas estórias. As chreiai eram capazes de revelar o caráter de um professor (ethos). Anedotas do tipo das contadas sobre Jesus eram freqüentes entre as tradições Socráticos e Cínicas. Algumas anedotas típicas dos Cínicos;

Quando censurado pelo costume de andar em má companhia, Aristenes respondeu: "Bem, os médicos atendem seus pacientes sem pegar a febre." (DL 6:6)

Quando alguém disse a Aristenes, "Muitos elogiam você", ele respondeu: "O que fiz de errado?" (DL 6: 8)

Quando alguém desejava estudar com Diógenes, ele dava-lhe um peixe e dizia para seguir atrás dele. Quando por embaraço o estudante logo atirava o peixe fora deixando-o, Diógenes ria e dizia: "Nossa amizade foi quebrada por um peixe" (DL 6:36)

Quando alguém o reprovava por freqüentar lugares impuros, Diógenes respondia: “O sol também entra nas intimidades sem sair desonrado” (DL 6:63)

Quando perguntado por que suplicava a uma estátua, Diógenes respondeu: "Para praticar em ser recusado" (DL 6:49)


Os Gregos mediam a resposta pelo seu humor e inteligência. Assim funcionava a lógica; um interlocutor colocava o Cínico na berlinda: “como você pode freqüentar lugares socialmente inadequados (casa de prostituição)?”. O segundo movimento era mudar o foco e encontrar um exemplo de "entrada em local impuro" sem contaminação. O sol, por exemplo, "entra" nas intimidades sem sujar-se. A ausência inteligente de correlação entre os exemplos criava o humor. Não havia o objetivo de um ensinamento explícito. O interlocutor poderá, certamente, não se vir a meditar sobre teorias de pureza ou impureza, mas ele poderá muito bem achar graça ou mesmo dar-se conta da natureza arbitrária da categorização puro/impuro. Quanto ao Cínico, este tendo aceitado e vencido o desafio, foi capaz de escapar da armadilha.

As anedotas atribuídas a Jesus operavam através da mesma lógica. Em todos os casos os desvios Cínicos são uma característica das réplicas de Jesus. Existem muitas chreiai de Jesus no evangelho de Marcos. Em razão da forma que as estórias terminam, deixando com Jesus a última palavra, especialistas chamam tais passagens de pronunciamentos.





Abraços,


Nossa!! :emoticon93:

Re: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:03
por juliana paula bueno costa
Abmael escreveu:A filosofia da escola cínica remonta a Diógenes de Atenas, eles tiraram boa parte da sua doutrina dos ensinamentos remanescentes de Maquiventa Melquisedeque. O cinismo foi mais uma religião do que uma filosofia. Eles pregavam continuamente a sua doutrina Nos campos e nas praças, pregavam a simplicidade, a virtude e estimulavam os homens a enfrentar a morte destemidamente. Os pregadores cínicos itinerantes muito fizeram para preparar a população, para os missionários cristãos posteriores. O seu plano de pregação popular estava bastante de acordo com o estilo das Epístolas de Paulo.

A Escola Cínica foi fundada em Atenas por Antístenes, nascido em 440 a.C. Antístenes é discípulo e amigo de Sócrates. A escola tem esse nome porque funcionou no ginásio Cinosarges, a leste de Atenas, onde há um santuário de Héracles, aliás, segundo Antístenes, o modelo a ser imitado. O cinismo é um típico fenômeno de contracultura, parecido com o movimento hippie. A escola exagerava a doutrina socrática do desapego das coisas exteriores e degenerou em verdadeiro desprezo das conveniências sociais. São bem conhecidas as excentricidades de Diógenes que Chegou a morar num tonel do templo de Gaia, em Corinto. Mereceu a alcunha de cão por desprezar as convenções sociais e praticar tudo que fosse natural em público, desde a alimentação ao sexo.

O estilo de vida dos primeiros cristãos guardava semelhança com a tradição grega da filosofia dos Cínicos. Os Cínicos também promoveram um afrontoso estilo de vida para criticar os costumes convencionais, os temas dos dois grupos eram coincidentes. Os Cínicos ajudaram ao homem comum ganhar alguma percepção sobre a maneira como o funcionava, preparando-o as para entender a pregação cristã.

Nos primórdios do Cristianismo, a diferença entre os cristãos e os Cínicos era a seriedade com que os cristãos encaravam a visão social do reino de Deus. Isto era reflexo da preocupação judaica por uma sociedade trabalhadora real, como contexto necessário p/ o bem-estar individual. Tal visão afastou os cristãos do apelo Cínico.

Os evangelhos sinóticos incluem muitas estórias de Jesus alguém questiona o que Ele diz ou faz; e Jesus dá uma resposta satírica, irônica e às vezes mordaz, mesmo se a passagem é um diálogo, Jesus tem sempre a última palavra, e então uma longa narrativa é reduzida a uma simples troca de desafios e respostas. Alguns exemplos:

Quando perguntado por que comia com os coletores de impostos e os pecadores, Jesus respondeu: “Aqueles que tem saúde não precisam de médico." (Mc 2: 17)

Quando perguntado porque seus discípulos não jejuavam, Jesus respondeu: “Por acaso podem jejuar os amigos do noivo enquanto o noivo estiver com eles?" (Mar 2: 19)

Quando perguntado porque seus discípulos colhiam grãos no sábado, Jesus respondeu: "O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado." (Mc 2: 27)

Quando perguntado porque comiam com as mãos sem lavar, Jesus respondeu: "Nada há fora do homem, que, entrando nele o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem." (Mc 7: 15)

Quando perguntado quem era o maior, Jesus respondeu: "Se alguém quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos." (Mc 9: 35)

Quando alguém o chamou de "Bom Mestre," Jesus retrucou: "Porque me chamas de bom?" (Mc 10: 18)

Quando perguntado se o rico poderia entrar no reino de Deus, Jesus respondeu: "É mais fácil passar um camelo por um buraco de agulha, do que um rico entrar no reino de Deus." (Mc 10: 25)

Quando alguém mostrou-lhe uma moeda com a inscrição de César e perguntou: "É lícito pagar impostos a César ou não? "Jesus respondeu, Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Mc 12: 17)

Quando uma mulher na multidão elevou sua voz e disse-lhe: "Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos que mamaste." Jesus respondeu, "Antes bem-aventurado os que ouvem a palavra de Deus e a guardam." (Lc 11: 27-28)

Quando alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança," Jesus respondeu: "Homem quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?" (Lc 12: 13-14)


Estas estórias são bem similares às anedotas contadas pelos Gregos sobre fundadores de várias escolas filosóficas. É evidente a propensão grega pelas formulações rebuscadas e as réplicas inteligentes com o humor satírico. Chamadas de chreiai (úteis), anedotas como estas eram usadas para testar professores e avaliar sua capacidade de saírem incólumes de situações desafiadoras. Além do humor, havia outra importante função para essas estórias. As chreiai eram capazes de revelar o caráter de um professor (ethos). Anedotas do tipo das contadas sobre Jesus eram freqüentes entre as tradições Socráticos e Cínicas. Algumas anedotas típicas dos Cínicos;

Quando censurado pelo costume de andar em má companhia, Aristenes respondeu: "Bem, os médicos atendem seus pacientes sem pegar a febre." (DL 6:6)

Quando alguém disse a Aristenes, "Muitos elogiam você", ele respondeu: "O que fiz de errado?" (DL 6: 8)

Quando alguém desejava estudar com Diógenes, ele dava-lhe um peixe e dizia para seguir atrás dele. Quando por embaraço o estudante logo atirava o peixe fora deixando-o, Diógenes ria e dizia: "Nossa amizade foi quebrada por um peixe" (DL 6:36)

Quando alguém o reprovava por freqüentar lugares impuros, Diógenes respondia: “O sol também entra nas intimidades sem sair desonrado” (DL 6:63)

Quando perguntado por que suplicava a uma estátua, Diógenes respondeu: "Para praticar em ser recusado" (DL 6:49)


Os Gregos mediam a resposta pelo seu humor e inteligência. Assim funcionava a lógica; um interlocutor colocava o Cínico na berlinda: “como você pode freqüentar lugares socialmente inadequados (casa de prostituição)?”. O segundo movimento era mudar o foco e encontrar um exemplo de "entrada em local impuro" sem contaminação. O sol, por exemplo, "entra" nas intimidades sem sujar-se. A ausência inteligente de correlação entre os exemplos criava o humor. Não havia o objetivo de um ensinamento explícito. O interlocutor poderá, certamente, não se vir a meditar sobre teorias de pureza ou impureza, mas ele poderá muito bem achar graça ou mesmo dar-se conta da natureza arbitrária da categorização puro/impuro. Quanto ao Cínico, este tendo aceitado e vencido o desafio, foi capaz de escapar da armadilha.

As anedotas atribuídas a Jesus operavam através da mesma lógica. Em todos os casos os desvios Cínicos são uma característica das réplicas de Jesus. Existem muitas chreiai de Jesus no evangelho de Marcos. Em razão da forma que as estórias terminam, deixando com Jesus a última palavra, especialistas chamam tais passagens de pronunciamentos.





Abraços,


Nossa!! :emoticon93:

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:05
por Huxley
Bem, pode haver algumas diferenças importantes.Quanto ao "estimulavam os homens a enfrentar a morte destemidamente"...Isso só vale se para eles felicidade for "algo que não alcançaremos nesse mundo, mas apenas após a salvação".

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:21
por Alter-ego
Nossa! :emoticon10:

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:21
por Alter-ego
Nossa! :emoticon10:

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:22
por Alter-ego
Esse tópico é bogus...

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 10 Ago 2006, 18:32
por rapha...
...

Enviado: 10 Ago 2006, 19:58
por DarkWings
jesus é um mito, que diferença faz se era cínico, "pínico" ou "naníco" ?

Enviado: 11 Ago 2006, 08:13
por juliana paula bueno costa
DarkWings escreveu:jesus é um mito, que diferença faz se era cínico, "pínico" ou "naníco" ?


É, e esse tal "mito" é tão verdadeiro que ninguém consegue derrubar. :emoticon3:
E NEM CONSEGUIRÁ! :emoticon12: :emoticon12:

Enviado: 11 Ago 2006, 08:33
por DaviDeMogi
juliana paula bueno costa escreveu: É, e esse tal "mito" é tão verdadeiro que ninguém consegue derrubar.
E NEM CONSEGUIRÁ!


Tão poderoso que morreu (diz a lenda!) pregado num pau ... :emoticon12:

Enviado: 11 Ago 2006, 08:38
por O ENCOSTO
juliana paula bueno costa escreveu:
DarkWings escreveu:jesus é um mito, que diferença faz se era cínico, "pínico" ou "naníco" ?


É, e esse tal "mito" é tão verdadeiro que ninguém consegue derrubar. :emoticon3:
E NEM CONSEGUIRÁ! :emoticon12: :emoticon12:


Budismo, Hinduismo e tantas outras religiões são mais poderosas, já que são mais antigas.

A religião do antigo Egito, por ter durado mais que 2000 anos, ainda é mais poderosa que o Cristianismo.

O islamismo está quase buscando.

Ou seja: O cristianismo é uma religião mediana em matéria de poder.

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 08:38
por Chingón
Diogenes, El Perro, que um dia disse a Alexandre o Grande para sair da frente porque lhe estava a tapar o Sol.

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 13:16
por Johnny
O que é afinal esse tal de cristianismo? Uma legião adoradora do Cristiano?

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 13:27
por Hrrr
Quando perguntado por que comia com os coletores de impostos e os pecadores, Jesus respondeu: “Aqueles que tem saúde não precisam de médico." (Mc 2: 17)


jesus nao conhecia a medicina preventiva

sem querer achei mais uma prova de que jesus nao tinha nada de sabedoria à frente do seu tempo

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 13:48
por Najma
Abmael escreveu:"Se alguém quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos." (Mc 9: 35)


Nossa... olhando assim, agora que eu entendi o que ele quis dizer com isso! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Puxa-sacos babões, barra-bostas cheios de rapa-pés acabam conseguindo mais destaque na sociedade hipócrita e fútil cheia de verniz... :emoticon7:

Como eu não tinha pensado nisso antes?! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: Essa história de humildade pelo jeito foi "plantada"... :emoticon16:

Enviado: 11 Ago 2006, 14:10
por DarkWings
juliana paula bueno costa escreveu:
DarkWings escreveu:jesus é um mito, que diferença faz se era cínico, "pínico" ou "naníco" ?


É, e esse tal "mito" é tão verdadeiro que ninguém consegue derrubar. :emoticon3:
E NEM CONSEGUIRÁ! :emoticon12: :emoticon12:


Acha mesmo? Acorda mulher, a história humana está cheia de deuses, messias e religiões "eternas" que se foram. Deuses e mitos vem e vão. Não vai ser diferente com o cretinismo, ele vai fatalmente acabar na vala comum junto com as religiões célticas, egípcias, romanas etc.

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 14:55
por Hrrr
alguem posta a foto dela de novo?

queria esquecer um pouquinho que ela eh crente bitolada

Enviado: 11 Ago 2006, 15:01
por Sr. Incógnito
ed

Re: Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 15:02
por Jack Torrance
Hrrr escreveu:alguem posta a foto dela de novo?

queria esquecer um pouquinho que ela eh crente bitolada


http://www.flogao.com.br/julianapaula

Tá na assinatura dela.

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 15:08
por Hrrr
http://www.flogao.com.br/julianapaula/foto/27/22278390

:emoticon223::emoticon223::emoticon223: ela gosta de P.O.D :emoticon223::emoticon223::emoticon223:

Re: Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 17:26
por Hugo
Hrrr escreveu:http://www.flogao.com.br/julianapaula/foto/27/22278390

:emoticon223::emoticon223::emoticon223: ela gosta de P.O.D :emoticon223::emoticon223::emoticon223:



Crentes geralmente gostam de White Metal.

Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 17:37
por Aranha
Sr. Incógnito escreveu:
Olá!
PRimeiramente, devo dizer que o "movimento" cínico está mais para o punk do que para o hippie.

Depois, veja uma das enormes diferenças entre Diogínes e Jesus: O primeiro agia assim para chocar a sociedade, ao passo que o segundo agia com outra finalidade.
Ok?


- A velha técnica de dissuassão dos cristãos, quando comparamos o cristianismo com outra coisa eles enfatizam a diferença (por mais insignificante que seja) e minimizam a semelhança (por mais acachapante que seja), nem vale a pena considerar.

Re: Re.: Jesus era um Cínico?

Enviado: 11 Ago 2006, 22:33
por Hrrr
Dinobot escreveu:
Hrrr escreveu:http://www.flogao.com.br/julianapaula/foto/27/22278390

:emoticon223::emoticon223::emoticon223: ela gosta de P.O.D :emoticon223::emoticon223::emoticon223:



Crentes geralmente gostam de White Metal.


mas P.O.D nao eh metal