Ascensão do neocriacionismo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

Ascensão do neocriacionismo

Mensagem por emmmcri »

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cien ... 3079.shtml

Cientistas se preocupam com ascensão do neocriacionismo

da Folha Online

A comunidade científica norte-americana tenta barrar a influência dos defensores da chamada "inteligência superior", uma nova teoria da origem da vida que os darwinistas consideram neocriacionista.

Este novo movimento, segundo o qual só um ser superior poderia ser responsável pela complexidade das formas que apareceram na Terra, marca cada vez mais presença nas publicações e fóruns científicos nos Estados Unidos.

Até agora, e desde a redação de "A Origem das Espécies" de Charles Darwin, a teoria da evolução era amplamente aceita na comunidade científica.

Mas o apoio dado à nova teoria por alguns biólogos pôs os darwinistas na defensiva, reforçando ao mesmo tempo a influência de grupos religiosos conservadores que recusam a teoria da evolução.

"Na base está um movimento cristão", afirma Barbara Forrest, professora de filosofia na Universidade do Sudeste da Louisiana e destacada crítica dos antineocriacionistas.

Os defensores do movimento da "inteligência superior" afirmam que a teoria da evolução não consegue responder a certas questões sobre o desenvolvimento de certas formas vivas.

Para Michael Behe, professor de bioquímica na Universidade de Lehigh, e defensor da nova teoria, "a ciência não progride ignorando o que parece evidente".

Segundo esta teoria, certas estruturas existentes em seres como os flagelados (protozoários), ou as asas de moscas do gênero Drosophila, não podem ser explicadas só com o conceito darwinista da seleção natural.

Behe afirma que a complexidade dos flagelados e de certos "mecanismos" existentes nas células não pôde evoluir a partir de outras formas vivas.

Na ótica dos darwinistas, que constituem a grande maioria dos cientistas, os defensores da nova teoria "apropriam-se do que é ainda desconhecido para concluir que seria criado por uma inteligência superior".

Os defensores da teoria criacionista são encorajados por um comunicado publicado em 1999 pelo então governador do Texas, o atual presidente George W. Bush, em que se dizia que "as crianças deviam aprender várias teorias sobre as origens do mundo".

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

King In Crimson

Re.: Ascensão do neocriacionismo

Mensagem por King In Crimson »

Mais uma forma de tentar empurrar a bíblia judia disfarçada nas aulas de ciência.

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Nova??????????

Hahaha... faz-me rir!

Há anos se ouve falar de Intelligent Design!!!!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Sim, mas só muda o nome, assim como de criacionismo para o próprio ID.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

O ID não é o mesmo q criacionismo.O ID não está vinculado aos relatos bíblicos.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Snake

Mensagem por Snake »

E o criacionismo está?
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

emmmcri

Re: Re.: Ascensão do neocriacionismo

Mensagem por emmmcri »

Snake escreveu:E o criacionismo está?

Sim, o mais popular sim.
VOLTAIRE

Imagem

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

Este novo movimento, segundo o qual só um ser superior poderia ser responsável pela complexidade das formas que apareceram na Terra, marca cada vez mais presença nas publicações e fóruns científicos nos Estados Unidos.

Isto, pelo que sei, é simplesmente o que conhecemos por ID, sem tirar nem pôr. Não sei porque cambiar o nome para "neocriacionismo" e dizer que é "novo"...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Quem é o ID então?

Buda?
Allah?
Tinky-Winky?
ou seria...
... Deus?

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Spitfire escreveu:Quem é o ID então?

Buda?
Allah?
Tinky-Winky?
ou seria...
... Deus?

O ID não se ocupa em demonstrar ou estudar quem é (essa é para a religião ou filosofia) , isso não tem menor importância, pode ser o BUMBA ou os ETS.
O ID se ocupa em identificar sinais de Planejamento, objetivo, em contrapartida ao acaso cego para o fato da biodiversidade do planeta.
VOLTAIRE

Imagem

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Sei... e por acaso não seriam os mesmíssimos ogros que defendiam o criacionismo primitivo (Oras vejam só... criacionismo primitivo! Que hilário! :emoticon12: ).

Certo... então Deus não existe! Vamos, diga isto para todo mundo ler! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Perseus

Mensagem por Perseus »

Isso é bom porque assim as instituições cristãs irão sair fortalecidas.
Sim, estou falando de nazismo, de KKK e outras, compostas por criacionistas cristãos, seguidores da bíblia e crente em Jesus Cristo.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

O criacionismo nem decolou e eles já tão tentando requentá-lo como neo-cretinismo. Bando de cretinos esses cretinos, digo cristãos.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Como assim o Intelligent Design não tem preceitos bíblicos?

Intelligent design is just the Logos theology of John's Gospel restated in the idiom of information theory

-William Dembski

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

DarkWings escreveu:O criacionismo nem decolou e eles já tão tentando requentá-lo como neo-cretinismo. Bando de cretinos esses cretinos, digo cristãos.

O criacionismo nasceu da tentativa de se defender o que a bíblia literalmente de forma científica. Defende a terra jovem, a criação em seis dias de 24 horas e a contemporaneidade dos dinossauros ao homem.
Nem todos os que criticam o darwinismo são criacionistas. O que existe é uma conveniência em se tratar a todos os críticos de uma forma padronizada.
O darwinismo deseja dar a sua própria interpretação do termo.
No criacionismo o que os une é a busca de evidências de que existe um ser inteligente criados do universo. O ID se dedica exclusivamente à pesquisa deste último fator. Não mistura religião com ciência.
VOLTAIRE

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

ID é criacionismo. Criacionismo não é só criacionismo bíblico.

Por que todo criacionista pensa(?) que só existe o seu?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

ímpio escreveu:ID é criacionismo. Criacionismo não é só criacionismo bíblico.

Por que todo criacionista pensa(?) que só existe o seu?

Leia de novo o q eu expliquei:

O criacionismo nasceu da tentativa de se defender o que a bíblia literalmente de forma científica. Defende a terra jovem, a criação em seis dias de 24 horas e a contemporaneidade dos dinossauros ao homem.
Nem todos os que criticam o darwinismo são criacionistas. O que existe é uma conveniência em se tratar a todos os críticos de uma forma padronizada.
O darwinismo deseja dar a sua própria interpretação do termo.
No criacionismo o que os une é a busca de evidências de que existe um ser inteligente criados do universo. O ID se dedica exclusivamente à pesquisa deste último fator. Não mistura religião com ciência.
VOLTAIRE

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

leia de novo o que eu postei

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

carlo

Mensagem por carlo »

Esta cambada de idiotas não desiste deste tal de ID. Eu já tinha tinha dito cá com os "meus botões" que não iria escrever em posts sobre o criacionismo, mas por fim a gente não resiste, é incrível como esta gente não desiste desta m... Estes idiotas ainda tem algum respaldo na mídia americana porque a comunidade científica de lá não leva esta gente a sério. Eles se recusam a debater com eles, acho um erro.
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

ímpio escreveu:leia de novo o que eu postei

Burro.
VOLTAIRE

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

carlo escreveu:Esta cambada de idiotas não desiste deste tal de ID. Eu já tinha tinha dito cá com os "meus botões" que não iria escrever em posts sobre o criacionismo, mas por fim a gente não resiste, é incrível como esta gente não desiste desta m... Estes idiotas ainda tem algum respaldo na mídia americana porque a comunidade científica de lá não leva esta gente a sério. Eles se recusam a debater com eles, acho um erro.

Não é um erro é MEDO!
VOLTAIRE

Imagem

o anátema

Mensagem por o anátema »

carlo escreveu:Esta cambada de idiotas não desiste deste tal de ID. Eu já tinha tinha dito cá com os "meus botões" que não iria escrever em posts sobre o criacionismo, mas por fim a gente não resiste, é incrível como esta gente não desiste desta m... Estes idiotas ainda tem algum respaldo na mídia americana porque a comunidade científica de lá não leva esta gente a sério. Eles se recusam a debater com eles, acho um erro.

a artimanha de "ID" está sendo praticamenta abandonada, segundo ouvi numa palestra no youtube.

A estratégia nova dos fundamentalistas americanos para inserir o fudamentalismo, em vez de ser numa versão legalmente "laica", pretensamente sorrateira, é dizer que na verdade o que querem que seja feito é uma "análise crítica da evolução".

Sob esse rótulo pretendem inserir as mesmas enganações de sempre, "não existem formas transicionais", "Darwin desistiu da evolução e voltou a crer em Deus no leito de morte", "a segunda lei da termodinâmica", etc.

Eles se isentam do problema de ter que mostrar algum material além disso, pois a parte explicitamente religiosa, já não tem mais vez; e o ID, descartado o anti-evolucionismo que era claramente dos criacionismos clássicos, substituindo "Deus" por "projetista" (se bobear, com maiúscula), não tem conteúdo algum para ser ensinado, como alguns defensores do ID mesmo admitiram.

www.talkorigins.org

Trancado