Equilíbrio de energia
Equilíbrio de energia
Olá Fayman (ou qualquer um com boa noção de física).
Tem uma coisa martelando minha cabeça. No modelo vigente do universo, com o início no Big-Bang, a gravidade é o contra-peso para termos um equilíbrio na equação de energia do universo. Especificamente, o fator que equilibra esta conta é a energia potencial gravitacional, certo?
Só me dei conta disso depois de ler R Penrose.
Abç
Leo
Tem uma coisa martelando minha cabeça. No modelo vigente do universo, com o início no Big-Bang, a gravidade é o contra-peso para termos um equilíbrio na equação de energia do universo. Especificamente, o fator que equilibra esta conta é a energia potencial gravitacional, certo?
Abç
Leo
Re: Equilíbrio de energia
Leonardo escreveu:Olá Fayman (ou qualquer um com boa noção de física).
Abç
Leo
Olá, Leonardo!
De fato. De uma maneira geral, costuma-se dizer que a energia em um campo gravitacional é negativa, enquanto que a energia guardada na matéria é positiva.
A qual livro de Penrose você se referia?
Abraços!
Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
Re: Equilíbrio de energia
Fayman escreveu:Olá, Leonardo!
De fato. De uma maneira geral, costuma-se dizer que a energia em um campo gravitacional é negativa, enquanto que a energia guardada na matéria é positiva.
A qual livro de Penrose você se referia?
Abraços!
Referi-me ao “O Grande, o Pequeno e a Mente Humana”, Unesp.
Bom, eu devo estar fazendo um raciocínio simplista, mas se a energia gravitacional aumenta com a distância entre os corpos, essa parcela de energia “negativa” está aumentando na medida que o universo está em expansão, certo?
Já colocou isso, em termos de equações, para dois corpos simples com condições similares ao universo pós-inflação e no presente é para ver como fica o equilíbrio de energia?
Ou seja, para m1 e m2: condição inicial com V1i, V2i, Hi; condição final com V1f, V2f, Hf. Hi<Hf. Para facilitar, proponho adotar m2 como referencial (Assim, V2=0).
Para manter o equilíbrio, não aprece uma aceleração como subproduto?
Abç
Leo
Faz um bocado de tempo que não brinco com estas coisas, mas de fato, assim de bate e pronto não vejo nada de errado, mas creio que estamos esquecendo algum termo (não sei se esse é o termo!
), pois as duas energias são equivalentes em intensidade.
Ou então, você acabou de encontrar a demonstração prática que ninguém percebeu até agora para a aceleração da expansão do Universo!!
Você não conhece nenhum físico que está acostumado a mexer com isso?

Ou então, você acabou de encontrar a demonstração prática que ninguém percebeu até agora para a aceleração da expansão do Universo!!

Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
Fayman escreveu:Faz um bocado de tempo que não brinco com estas coisas, mas de fato, assim de bate e pronto não vejo nada de errado, mas creio que estamos esquecendo algum termo (não sei se esse é o termo!), pois as duas energias são equivalentes em intensidade.
Ou então, você acabou de encontrar a demonstração prática que ninguém percebeu até agora para a aceleração da expansão do Universo!!![]()
Embora um fato importante não tenha que ser necessariamente complicado, os cálculos que mencionei são simples demais, nível fundamental, para passar despercebido. O que eu queria mesmo é uma explicação de como isso e analisado.
De qualquer forma, esse seu aceno mostra que não há uma suposição trivial para responder a questão. Vou tentar falar com meu ex-professor de física do IME que tem amigos no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, ou escrever questionando isso ao próprio instituto ou algum periódico da área.
O interessante, é que se minha memória está correta, há um período pós inflacionário em que as observações mostram uma desaceleração na expansão. A aceleração é de 7 bilhões de anos para cá (acho). O início da expansão, supondo por absurdo que a conjectura levantada seja pertinente ao caso, indicaria quando essa aceleração “intrusa” vigora sobre a gravidade, fruto do aumento das distâncias entre os corpos no espaço.

Espero q você ache a falha antes de eu pagar o mico da pergunta aos físicos.

Abç
Leo
Leonardo escreveu:esse seu aceno mostra que não há uma suposição trivial para responder a questão.
Olá, Leonardo!
Pelo menos, algo que eu me lembre no momento. Possivelmente, deve ser algo que nós dois estamos deixando passar... ou não! A esta altura, depois desta engasgada, não arrisco mais nada!

Quanto à pesquisa, vou tantar fazer a semana que vem. O lançamento do livro (hoje, por sinal) acabou de vez com o meu tempo livre!
PS: quem sabe algum professor ou amigo seu não ria muito da gente em perguntar essas coisas!!!

PS2: é como eu sempre falo: é só ficar um tempo sem estudar um pouco, vai-se perdendo a prática. Ô troço ingrato!!

Abraços!
Fayman
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
autor de:
OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE
ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)
Fayman escreveu:Leonardo escreveu:esse seu aceno mostra que não há uma suposição trivial para responder a questão.
Olá, Leonardo!
Pelo menos, algo que eu me lembre no momento. Possivelmente, deve ser algo que nós dois estamos deixando passar... ou não! A esta altura, depois desta engasgada, não arrisco mais nada!![]()
Quanto à pesquisa, vou tantar fazer a semana que vem. O lançamento do livro (hoje, por sinal) acabou de vez com o meu tempo livre!
PS: quem sabe algum professor ou amigo seu não ria muito da gente em perguntar essas coisas!!!![]()
PS2: é como eu sempre falo: é só ficar um tempo sem estudar um pouco, vai-se perdendo a prática. Ô troço ingrato!!![]()
Abraços!
Beleza, fico no aguardo de novidades.
Desejo sucesso para o lançamento do livro (já q não aceitou o convite de fazê-lo aqui no RJ

A questão é exatamente essa: vou perguntando primeiro para quem eu acho q o mico será menor,

Abç
Leo
Fayman escreveu:
Olá, Leonardo!
Pelo menos, algo que eu me lembre no momento. Possivelmente, deve ser algo que nós dois estamos deixando passar... ou não! A esta altura, depois desta engasgada, não arrisco mais nada!![]()
PS: quem sabe algum professor ou amigo seu não ria muito da gente em perguntar essas coisas!!!![]()
PS2: é como eu sempre falo: é só ficar um tempo sem estudar um pouco, vai-se perdendo a prática. Ô troço ingrato!!![]()
Abraços!
Uma boa pesquisa pode nos livrar de certos micos...

Usei a fórmula errada. Na cosmologia Newtoniana, a energia potencial gravitacional é obtida pela fórmula [G*(M*m)/r]. Assim, tudo fica coerente.
Lá se foi meu Nobel....

Abç
Leo