1º Levanta-te - Cura e Libertação (RCC)

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vito Álvaro

1º Levanta-te - Cura e Libertação (RCC)

Mensagem por Vito Álvaro »

Olhe essas fotos...
Esse clube pode mais de 1 mil pessoas...

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Isso me lembrou meu artigo..
Era uma vez na RCC

Muita gente tem noção de como a Renovação Carismática Católica, eixo petencostal da Igreja de Roma, tem crescido nos últimos tempos. Inspirados na Igreja Pentencostal, quando nos anos 60 alguns católicos americanos participaram de cultos petencostais, essa facção tem atraído muitas pessoas,além de ser uma maneira da Igreja Católica manter seus fiéis que procuram pouca teologia e mais emoção longe das igrejas evangélicas.

Fui convidado para ir a um “retiro de conversão” da RCC, por um amigo meu. Já tinha uma boa noção do quê eu encontraria, apenas gostaria de verificar mais de perto. Paguei os R$ 20,00 de inscrição... O retiro era em uma “Casa de Acolhida”, um centro mantido por freiras.Ao chegarmos eu e meu amigo,encontrei muitos sorrisos, pessoas me falando “A paz,irmão”.

Cheguei a pensar que a RCC era diferente dos conceitos que eu tinha.Não era. Após colocar minha mochila em um quarto muito limpinho, fui para o jantar. Tudo muito organizado, ainda não havia sido falado sobre religião. Conversei com algumas pessoas, todas com idéias puritanas sobre sexo e música. “Eu não sou deste mundo,sou só do Senhor”. Disse uma menina de uns 15 anos. “Rock é coisa de satanás, só escuto música gospel. ”Afirmou contente um rapaz com uns 20 anos.

A maioria utilizava um crucifixo de madeira enorme e camisas com dizeres “sou feliz por ser católico”, ou uma foto de um Jesus sangrando na cruz com o dizer “Ele morreu por você, arrependa-se agora. ”(Nota-se como se lucra dinheiro com a fé dos outros).

Após o jantar, celebraram uma missa .A música de entrada, aonde todos abanavam seus folhetos dizia “ Eu sou um barco, e Jesus é o capitão...”. O padre pouco falou dos ensinamentos de Cristo, mais falou sobre as batalhas dos anjos contra satanás, a maneira que o diabo influencia a vida das pessoas e como se manter casto.

Após a missa, todos deveriam cantar, pulando como macacas de auditório, ao som de um teclado tedioso e animosamente gay com musicas a la Padre Marcelo Rossi. Era o “catolicismo viadinho” em ação. Lá pelas 21:00, depois de eu não pular e ser mal visto, todos deveriam ir para seus quartos. A porta seria trancada até as 6 da manhã do dia seguinte. Reclamei, pois se alguém passasse mal ou simplesmente quisesse beber água não poderia, mas os organizadores e as freiras disseram que era para nosso bem. Depois entendi.

Nesses encontros, conforme muitos me contaram, as moças e os rapazes sempre procuram um jeito de se encontrarem de madrugada para “ficarem”.

No dia seguinte, as palestras. Tive vontade de contra-argumentar, mas não valia apena. Na primeira palestra, um homem de meia-idade afirmava ser virgem, dizia que a ciência era na maioria das vezes inútil e que a camisinha não impedia a transmissão da aids. Na segunda palestra uma senhora, aparentemente muito simpática, afirmava ter visões quase diariamente de Jesus, que havia sido transportada para o Calvário e que o Espírito Santo tinha uma mensagem para cada um ali. Formou-se uma fila.

Eu estava logo no início. Algumas freiras se aproximaram, começaram a balbuciar sons inteligíveis (que é o que chamam de “língua do espírito santo,ou seja,ele “baixa” nelas, como na macumba ou em outras formas de religião). A senhora falou que eu teria um bom futuro pela frente. Menos mal, pensei.

É curioso notar como existem “profetas” na RCC, e qualquer um pode ser um. Pega-se um ambiente cheio de pessoas em busca de respostas, e comece a falar: “Tem alguém aqui com um problema tal, essa pessoa precisa parar de fazer isto ou aquilo. ”Como é um ambiente de pessoas de todos os tipos, para uma ou algumas essa conversa sempre vai surpreender.

Na terceira palestra, já depois do almoço começou a tal da pregação. Um rapaz com cara de pastor, com a Bíblia na mão, berrava escandalosamente, que quem não falasse a “língua dos anjos”, não receberia o Espírito Santo. Engraçado notar que a liturgia Católica fala justamente o contrário, que é preciso se arrepender de seus pecados, e todos receberiam o E.S incondicionalmente. Esqueceram de avisar isto ao “pastor católico” que ali estava.

Na RCC basta aceitar Jesus.

Logo uma música emotiva incidental passou a ser tocada. “Você é um nada, precisa de Jesus!” .Gritava ele. Logo a multidão passava a desmaiar aos montes, naquela histeria coletiva. A psicologia explica isto facilmente, sem necessidade de falar que isto vem do “divino”. Uma centena de pessoas cheias de problemas emocionais, dúvidas, trocando seus problemas por outro, o fanatismo religioso.

Uma freira chegou até mim e começou a balbuciar a “língua dos anjos”. Eu respondi, baixinho: “Eu não caio nessa.” Após esta palestra,fui embora. Outro sujeito com cara de ex-traficante arrependido ia gritar mais. Algumas pessoas ali realmente eram bem intencionadas, mas não sabem o mal que causam as pessoas doutrinando-as com táticas de alienação nazistas , tão baixas. Outras querem o poder sobre as massas, como a Tv Canção Nova, que prega essas mesmas coisas e pede dinheiro quase o dia todo para, segundo diz, cobrir seus custos operacionais.

Mas a maioria na RCC quer ter o mesmo poder que os magos da idade média tinham e os astrólogos têm, fascinar pessoas sem conhecimento científicos. Deturpar mais ainda a Bíblia sob uma ótica simplista com muito curandeirismo. Devemos ficar atentos com o crescimento dessa facção católica, que tem tudo para se tornar tão ou mais poderosa que os evangélicos. A CNBB oficialmente tem recomendações explícitas contra o fanatismo, a interpretação bíblica ao pé da letra, atribuição de qualquer banalidade à um milagre, proibição de propalar a “língua dos anjos”.Mas não adianta nada, a alta cúria da igreja católica prefere permitir que eles continuem enganando milhões, prometendo curas, como à uma mulher de Taubaté (interior de SP) que faleceu de câncer após ter obtido a “cura” em uma reunião da RCC.

Imagem

Imagem

Fotos da RCC de São José dos Campos, tiradas por um amigo meu:

Imagem

Imagem

Imagem

Analisando o folheto que o vito postou, na programação de sábado:

-Acolhida com animação:
Catolicismo viadinho. Pulos e coreografias com músicas chatas e repetitivas.

-Acolhida com o sacerdote:
Começando o proselitismo.

-Animação e louvor:
Mais carnaval.

-Pregação:
Em geral um louco com uma história pseudo-emotiva fala que já foi alcoólatra, ou então forma-se uma fila aonde dão uma de adivinhos, falando "coisas sobre as pessoas" ou perguntando "quem aqui tem dor de cabeça?agora está curado...".
Também é nessa hora que começa a histeria coletiva e as pessoas começam a desmaiar, batendo com a cabeça no chão em algumas ocasiões.

O ENCOSTO
Contato:

Re.: 1º Levanta-te - Cura e Libertação (RCC)

Mensagem por O ENCOSTO »

Essa ex seita do Niels é muito engraçada.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: 1º Levanta-te - Cura e Libertação (RCC)

Mensagem por Aurelio Moraes »

Pela 12.125.999.999ª vez: Eu nunca fui integrante da rcc. Quando era católico, era católico tradicional.
Uma vez fui em um retiro deles para ver como era, e aumentei minha repulsa.
Quem era da rcc era o rapha, o al e o Euzébio.

ju_pires89
Gênero: Feminino

Re: 1º Levanta-te - Cura e Libertação (RCC)

Mensagem por ju_pires89 »

Uma coisa é você não gostar de religiosidade e não ter fé.
Outra é você não ter um mínimo de respeito a fé dos outros!
Tenho 20 anos, participo da RCC há 10 anos e sinto verdadeiramente a realidade na minha fé. Mas alguém como você que vem de fora realmente e infelizmente não vai sentir. Mas Deus conhece o seu coração, não adianta eu ou qualquer outra pessoa falar alguma coisa para você, você só vai se tocar quando encontrar Jesus verdadeiramente, mas pode ser pelo sofrimento, de alguma maneira você vai aprender.
Você traz consigo uma negatividade tão grande com sua zetética incansável.

Apo

Mensagem por Apo »

Pobre ovelha...
Imagem

Mucuna
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Não tinha visto esse relato do Aurélio.

Uma experiência antropológica interessante para formar (ou confirmar) uma visão, mas chata de ser vivida.
Porém, quem já viu uma do estilo, já viu todas praticamente. Sinto-me mal nesses ambientes ao ver tanta alienação e fanatismo barato, com fenômenos há tempos já conhecidos pela psicologia.

E quanto a ju_pires89, desconfio que ela vai sumir depois dessa, pois normal dos crentelhos despejar essas bobagens que só impressionam a eles mesmos e depois somem. Quem já leu/ouviu uma dessas, já leu/ouviu todas também.

Começou (no RCC ao menos) com 10 anos, criança? Não me espanta q vc acredite nisso. Muito fácil lavar a mente de uma criança que não tem defesas psicológicas e emocionais ainda maduras o suficiente para resistir com sanidade a um ambiente de abuso e stress deste nível. Isso vc corre o risco de carregar a vida toda. Boa sorte!
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Viajante

Mensagem por Viajante »

ju_pires89 escreveu:Uma coisa é você não gostar de religiosidade e não ter fé.
Tenho 20 anos, participo da RCC há 10 anos e sinto verdadeiramente a realidade na minha fé. Mas alguém como você que vem de fora realmente e infelizmente não vai sentir. Mas Deus conhece o seu coração, não adianta eu ou qualquer outra pessoa falar alguma coisa para você, você só vai se tocar quando encontrar Jesus verdadeiramente, mas pode ser pelo sofrimento, de alguma maneira você vai aprender.

Respeito deve ser mútuo.
Você crê, é feliz, ainda bem para você.
Escusa de falar que ateus nunca conheceram Jesus verdadeiramente, ou quer que seja e muito menos desejar que a pessoa passe por sofrimento para vir a conhecer a verdade. Você não conhece a pessoa, nem sabe o que ela passou na vida.

A maioria dos ateus e agnósticos já terão pertencido a uma religião, e muitos foram precisamente católicos. Quem sabe qual o seu futuro. Temos neste fórum um membro que foi católico por décadas e tornou-se ateu e não penso enganar-me ao dizer, mais feliz.

Sei que não é fácil, não se irrite quando deparar-se com quem não acredita no mesmo que você.
Aceite que existem pessoas que podem viver felizes sem sua crença, e deseje para eles o melhor possível, seja bom cristão e ame.

Zato-one

Mensagem por Zato-one »

Mas será o GoogleOráculo que fez o cara achar esse tópico?
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Uma coisa não exclui a outra: Eu não gosto e não respeito a sua fé. Viu só? Não há qualquer conflito entre as duas afirmações.

E dai? Vai se jogar num rio com uma pedra amarrada no pescoço?
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Viajante escreveu:
A maioria dos ateus e agnósticos já terão pertencido a uma religião, e muitos foram precisamente católicos. Quem sabe qual o seu futuro. Temos neste fórum um membro que foi católico por décadas e tornou-se ateu e não penso enganar-me ao dizer, mais feliz.

Falando por mim, era Maometano há uns 6 anos.
O ENCOSTO

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Acredito que esse vai ser seu único post, mas...
Bem vinda!
Pelo menos não escreveu com maiúsculas, já é uma evolução!

Eu tenho fé nas minhas ações, creio que sempre produzirão aquilo que planejei.
E se alguém não crê na minha capacidade, eu não desejo que ele sofra até se render à mim.

...
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Apo

Mensagem por Apo »

Dizer que o seu deus conhece o meu coração é de uma irracionalidade sem fim.
Aliás, esta afirmação carece de provas.
E o que me interessa se o seu deus conhece ou não o meu coração?
O que isto muda? NADA.
Crente tem compulsão por vomitar as doenças deles em cima dos outros.
Isto que é falta de respeito.
Imagem

DIG

Mensagem por DIG »

Uma coisa é você não gostar de religiosidade e não ter fé.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

1. A RCC é uma caricatura ridícula dos neo-pentecostais. Foi criada para segurar os católicos que estavam sendo atraídos pela gritaria das igrejecas de fundo de quintal. Aqueles católicos inseguros que precisam abafar a própria falta de fé com gritos e repetições idiotas.

Notem, na programação dos cultos, que há um item chamado "Louvor". Adivinhem de onde vem isto?

2. Pessoas merecem respeito, mas ninguém é obrigado a respeitar a fé de ninguém. Que tal você dar o exemplo parando de dizer que a umbanda e o espiritismo são "seitas satânicas" ?

3. Conhecer a Jesus pelo sofrimento? Quer dizer que as decisões de uma pessoa desesperada têm algum valor? Quer dizer que o "bom" Jesus tripudia de nós até que aceitemos seu "amor" ?

4. Sou grato à RCC por ter aberto meus olhos. Sem ela, teria levado mais alguns anos para me desconverter. Ela me deixou com tanta raiva que eu acordei e percebi como tinha sido idiota pela vida toda.

Fallen_Angel

Mensagem por Fallen_Angel »

Fernando Silva escreveu:1. A RCC é uma caricatura ridícula dos neo-pentecostais. Foi criada para segurar os católicos que estavam sendo atraídos pela gritaria das igrejecas de fundo de quintal. Aqueles católicos inseguros que precisam abafar a própria falta de fé com gritos e repetições idiotas.

Notem, na programação dos cultos, que há um item chamado "Louvor". Adivinhem de onde vem isto?

2. Pessoas merecem respeito, mas ninguém é obrigado a respeitar a fé de ninguém. Que tal você dar o exemplo parando de dizer que a umbanda e o espiritismo são "seitas satânicas" ?

3. Conhecer a Jesus pelo sofrimento? Quer dizer que as decisões de uma pessoa desesperada têm algum valor? Quer dizer que o "bom" Jesus tripudia de nós até que aceitemos seu "amor" ?

4. Sou grato à RCC por ter aberto meus olhos. Sem ela, teria levado mais alguns anos para me desconverter. Ela me deixou com tanta raiva que eu acordei e percebi como tinha sido idiota pela vida toda.

Eu tb agradeço à RCC e seus absurdos por ter me ajudado a abandonar de vez a ICAR!
Lembro que em uma igreja q eu ia, as mulheres usavam saiotão e cabelão, no melhor estilo evangélico de ser! A coisa mais bacana que eu conheci na RCC foi o tal de movimento 'Nova Era', onde todo e qqer simbolo é coisa do capeta e deve ser combatido.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Essa tal RCC não deu certo aqui no Rio Grande do Sul. Obviamente você irá encontrar alguma coisa na capital e nas maiores cidades.

Por outro lado, o Jesus Cristo Valdemiro Santiago tá tomando conta.
O ENCOSTO

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Pentecostais e neo-pentecostais “orando em línguas” entre gritos, convulsões, estremiliques e chiliques já é uma cena prá lá de patética.
Católicos romanos fazendo a mesma coisa em torno de uma imagem da Virgem Maria é o fundo do poço no qual se continua cavando.

Gostem ou não, a Igreja Católica produziu umas coisas muito bonitinhas.
A Catedral de Chartres, o canto gregoriano, o hospital etc.
Também fez muita merda.

Mas haja merda em reduzir o senso de sublime que me produziu uma Capela Sistina a uma caricatura grosseira do ritual caricato e grosseiro de outros.

É ruim heim?

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

O ENCOSTO escreveu:Essa tal RCC não deu certo aqui no Rio Grande do Sul. Obviamente você irá encontrar alguma coisa na capital e nas maiores cidades.

Por outro lado, o Jesus Cristo Valdemiro Santiago tá tomando conta.

Aqui no Rio, a RCC se infiltrou em tudo o que é igreja católica. Mesmo as que não caíram de boca, reservaram horários para eles ou adotaram alguns de seus modismos.

"Tá dominado, tá tudo dominado!"

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O ENCOSTO escreveu:Por outro lado, o Jesus Cristo Valdemiro Santiago tá tomando conta.

Este Valdemiro é um fenômeno.

Sua estratégia agora parece ser roubar fiéis da Universal denunciando as práticas não cristãs daquela organização.
E parece que tá dando certo, haja vista as multidões que acorrem aos shows públicos onde o dito cujo oferece milagres de todo tipo de baciada.

Não que seja necessário muito talento para denunciar a Universal, mas ser denunciado pelo Valdemiro e perder é o fim da picada.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Fernando Silva escreveu:Aqui no Rio, a RCC se infiltrou em tudo o que é igreja católica. Mesmo as que não caíram de boca, reservaram horários para eles ou adotaram alguns de seus modismos.

"Tá dominado, tá tudo dominado!"

Bando de malucos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

Acauan escreveu:Não que seja necessário muito talento para denunciar a Universal, mas ser denunciado pelo Valdemiro e perder é o fim da picada.

Ri alto! :emoticon22:
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

Trancado