Escola Pública

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Escola Pública

Mensagem por Claudio Loredo »

O Brasil é governado por uma elite que despreza o seu povo, tanto ou mais hoje em dia do que no tempo do Império. Somos um país dividido entre uma elite rica e uma plebe excluída, da mesma forma como antes éramos divididos entre índios e cristãos, escravos e senhores. A República foi proclamada 115 anos atrás, mas ainda não foi implantada. Por desprezar o povo, a elite relega a educação das crianças desse povo. Quando precisou de escola para seus filhos, essa elite fez boas escolas públicas para poucos; eram boas, mas para poucos. Quando foi preciso ampliar o número de alunos, pela pressão natural do processo histórico, os governos das elites abandonaram a escola pública aos municípios e estados, levaram seus filhos para as escolas particulares e passaram a financiá-las com recursos públicos, sob a forma de isenções e subsídios.

Cristovam Buarque



O Brasil é vice campeão mundial em concentração de renda e desigualdade social, perdendo apenas para um pequeno país africano. A maior causa deste problema é a negação da educação às camadas mais pobres da nossa sociedade.

O descaso com a educação é bastante visível. Durante o governo de FHC, entrou em vigor a aprovação automática que impede os alunos com fraco desempenho escolar de repetirem de ano. Resultado: muitos alunos chegam analfabetos na quinta série do primeiro grau.

Os salários dos professores é insuficiente e não há condições de ensino de qualidade. A escola pública é uma farsa que só serve para evitar que as crianças mais pobres fiquem na rua. É necessário que toda nossa sociedade se conscientize deste problema e lute para mudar esta realidade.

Enquanto isto, as escolas particulares dão bem melhores condições de ensino aos seus alunos. Aumentando assim, a distância de futuras possibilidades de ascensão social entre os alunos da rede pública e privada.

As primeiras escolas criadas no Brasil foram as jesuítas, cujo ensino era voltado a doutrinação religiosa, ou seja, lavagem cerebral nas crianças. Até hoje as escolas públicas existem apenas para domesticar os filhos dos pobres e perpetuar sua invisibilidade social.

Nosso ensino não tem valorizado a diversidade étnica e cultural brasileira. Ainda aprende-se história sob o ponto de vista europeu, ignorando-se a história africana, continente do qual o povo brasileiro é originário.

Os mais de 200 anos de escravidão deixaram injustiças que persistem até hoje. Nossos indicadores sociais demonstram que a qualidade de vida dos brancos é superior a dos negros. O mesmo refletindo-se nos níveis de escolaridade. Para corrigir todas as injustiças históricas cometidas contra esses brasileiros, é necessário um investimento maciço em educação por parte do governo para que haja mais igualdade de oportunidades entre todos.

A ausência de uma escola pública de qualidade trás pobreza e miséria, principalmente devido as exigências do mercado profissional que exclui quem possui pouco estudo. A pobreza é uma perda econômica, pois ela significa recursos humanos não aproveitados. Reverter essa situação significa dar a cada brasileiro acesso a uma escola pública de ótima qualidade.


Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

Olá Claudio;

Concordo com seu texto. Estou no meu primeiro ano como professor do Estado do Rio de Janeiro, numa comunidade carente de Nova Iguaçú. Leciono Matemática. Existe no Rio um Programa chamado "Programa Nova Escola", onde os professores de cada escola recebem uma gratificação que varia em torno de 100 até 500 reais. As escolas são avaliadas segundo determinados critérios. Um dos critérios inclui o índice de reprovação e de evasão escolar. Quanto maiores forem estes índices, menor será a gratificação dos professores.

Diante desse quadro, os professores se sentem impelidos para aprovar os alunos, mesmo sabendo que não possuem os conhecimentos necessários para avançar de série.

O professor que reprova é tido como responsável pela deficiência do aluno, além de criar um clima de mal estar entre os demais professores e funcionários da escola (afinal, isso vai pesar na gratificação). O que aprova fácil não encontra nenhum tipo de resistência.

Outra verdade que você disse também, é que professor ganha pouco e, devido a isso, é muitas das vezes necessário fazer horas extras, tendo uma jornada semanal bastante pesada, para obter uma renda mais razoável. O resultado disso acaba sendo negativo, pois o professor não consegue manter um bom desempenho nas aulas, evitando o desgaste e stress. Não há nem sequer com preparar uma aula com a calma e traqüilidade que seriam ideais.

Não é à toa que o índice de professores que abandonam a escola, estão doentes e morrem anualmente, é muito grande. E o pior é que não fazem a reposição da forma devida. Optam por convocar contratos temporários, cujo salário gira em torno dos 480 reais. (menor que dois salários mínimos)

A realidade dos alunos é critica. A grande maioria não tem o apoio, o carinho e proteção tão importante dos pais. Isso se reflete na escola, sob a forma de apatia, desânimo e às vezes rebeldia. Muitos vão para escola apenas por causa da merenda, pois não há o que comer em casa. E o mais grave é que, muitas das vezes não há sequer merenda e os alunos passam fome. Quando há, as merendas não raramente não são de boas qualidades, desprovidas dos ingredientes necessários para uma boa saúde.

Uma grande ironia é que os professores das escolas particulares não são (se fizer uma média) melhores que os professores da rede estadual. Os professores do estado costumam ser bons, fizeram concurso e demonstraram bom conhecimento. O problema é que, diante de quadro deplorável do ensino público, o professor não tem as mesmas condições que uma escola particular oferece. Se bem que as escolas particulares estão caindo cada vez mais de produção e o que paga ao professor costuma ser inferior ao que é pago no ensino público.

As escolas particulares costumam pagar 1 piso por aula(aproximadamente 7,50 reais), sem falar na pressão excessiva que fazem sobre os professores, sob ameaça de demissão.

Por pior que seja, o ensino público paga mais, o professor é mais livre para agir e tem emprego estável, mas infelizmente sob condições deploráveis.

O melhor salário no Rio de Janeiro é do município de Duque de Caxias, onde uma matrícula (com uma jornada de 12 horas/aula) equivale a aproximadamente 1400 reais mensais. O menor é do Estado do Rio, onde o salário inicial líquido de um professor é de aproximadamente 480 reais por matrícula.

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »



Pois é Edson, a situação da educação no Brasil tem que mudar urgentemente. A educação é fator de desenvolvimento de um país. Veja, por exemplo, a Alemanha e o Japão, que após terem sidos arrasados na Segunda Grande Guerra, investiram pesadamente em educação, e hoje estão entre as maiores potências econômicas do mundo.

O professor precisa ganhar muito bem, ter direito a casa própria, plano de saúde etc. Tudo isto para que ele entre em sala de aula sorrindo e contente. Só assim ele poderá ensinar os alunos a pensar criticamente e raciocinar. Um professor cheio de problemas financeiros só irá ensinar os alunos de forma mecanica e estes irão aprender mecanicamente as decorebas.

Aos professores não tem sido dado conteúdo de ensino pedagógico suficiente. Daí, não se passa as crianças e adolescentes o raciocínio crítico. Eles aprendem tudo mecanicamente, não se aprende o raciocínio do processo da lições que são aprendidas.

Segundo a UNESCO o Brasil tem o segundo pior ensino de matemática e português (lingua nacional) do mundo. Órgãos que apontam o nível do ensino superior brasileiro, como é o caso da OAB, também apontam um baixo rendimento. A baixa qualidade do ensino superior tem tudo a ver com a baixa qualidade do ensino fundamental. Se o ensino fundamental é fraco, o superior também o será. Por isso, a base de tudo é o ensino fundamental onde devem ser aplicados investimentos bem maiores do que os atuais.

O povo brasileiro é um povo extremamente criativo, alegre e batalhador. Se ele tiver investimentos em sua educação formal, certamente o retorno que cada criança dará ao país será várias vezes superior ao investimento feito.



Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Eu tenho duas criticas a fazer:

- Concordo que os salários pagos aos professores são muito baixos. Para ser professor é preciso amar muito oque faz. É preciso buscar satisfação profissional em outras coisas que não seja o lado financeiro.


- Por outro lado, um jovem que se prepara para dar aula na rede publica, sabendo das condições precárias que irá encontrar, tem mais é que se ferrar mesmo. Vá buscar outra profissão se o seu negócio é ganhar dinheiro.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re.: Escola Pública

Mensagem por Leo »

Não, professor não tem que se ferrar. O fato de você acreditar nisso significa que está apenas reproduzindo a ideologia dominante.

Sem muito esforço qualquer neanderthal entende que a educação é um setor estratégico, e defender que aqueles que optam por essa profissão deve se ferrar, significa que compactua com as condições obscuras que determinam a formação dos "cidadãos".

Gozado... aí depois vem defender o controle de natalidade :emoticon5:

Avatar do usuário
emmmcri
Mensagens: 6869
Registrado em: 29 Out 2005, 09:10
Gênero: Masculino

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por emmmcri »

Leo Vieira escreveu:Não, professor não tem que se ferrar. O fato de você acreditar nisso significa que está apenas reproduzindo a ideologia dominante.

Sem muito esforço qualquer neanderthal entende que a educação é um setor estratégico, e defender que aqueles que optam por essa profissão deve se ferrar, significa que compactua com as condições obscuras que determinam a formação dos "cidadãos".

Gozado... aí depois vem defender o controle de natalidade :emoticon5:


Concordo 100%!!!
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.



Imagem

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por O ENCOSTO »

Leo Vieira escreveu:Não, professor não tem que se ferrar. O fato de você acreditar nisso significa que está apenas reproduzindo a ideologia dominante.

Sem muito esforço qualquer neanderthal entende que a educação é um setor estratégico, e defender que aqueles que optam por essa profissão deve se ferrar, significa que compactua com as condições obscuras que determinam a formação dos "cidadãos".

Gozado... aí depois vem defender o controle de natalidade :emoticon5:


Qualquer neanderthal entenderia oque escrevi no início:

Se você deseja tornar-se professor do ensino fundamental para se realizar financeiramente, tem mais é que se FUDER mesmo.

Não disse em lugar algum que professores devem ganhar pouco. Disse sim que quem está pensando em ganhar dinheiro com essa profissão TEM MAIS É QUE SE FUDER.

Veja a situação e história do nosso pais. Não será em uma geração que as coisas irão melhorar.

Você poderia tomar como exemplo o Chile, onde o Pinochet acabou com todos os comunistóides idiotas e passou a acreditar no crescimento do seu pais pela via do mercado. Mesmo o cara sendo um monstro corrupto, ele ainda acabou fazendo algo de bom pelo Chile. Isso facilitou muito após a queda do regime militar pois o Pinochete foi quem preparou seu pais a enfrentar o mundo com custos baixos e impostos reduzidos. A abertura politica e economica do pais com a queda do regime militar atraiu nvestimentos pesados em todas as áreas incluindo a EDUCAÇÃO. Mas isso é uma singularidade na america latina.

Uma pena.
Editado pela última vez por O ENCOSTO em 27 Nov 2005, 13:21, em um total de 1 vez.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Vito Álvaro
Mensagens: 3872
Registrado em: 17 Out 2005, 13:14
Localização: Teixeira de Freitas - Ba

Re.: Escola Pública

Mensagem por Vito Álvaro »

O salário minha mãe trabalha lá escola é muito baixo... Só ganha um salário e meio por mês. E ela tem trabalho Oficial justiça ganha 4 salários ou mais um pouco por mês.
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por O ENCOSTO »

emmmcri escreveu:
Leo Vieira escreveu:Não, professor não tem que se ferrar. O fato de você acreditar nisso significa que está apenas reproduzindo a ideologia dominante.

Sem muito esforço qualquer neanderthal entende que a educação é um setor estratégico, e defender que aqueles que optam por essa profissão deve se ferrar, significa que compactua com as condições obscuras que determinam a formação dos "cidadãos".

Gozado... aí depois vem defender o controle de natalidade :emoticon5:


Concordo 100%!!!


No dia que esse cara concordar com alguma coisa de inteligente postado nesse forum, Jesuis já deverá estar batendo aqui na porta de casa para me enviar ao inferno.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »


Encosto,

Independentemente do Brasil precisar aumentar seu comércio exterior, este país também precisa investir mais na educação.

Você citou como exemplo o Chile que encontrou no comércio exterior uma saída para o desenvolvimento, mas eles também aplicaram muito na educação. Outros países investiram mais na educação e foi na educação que eles encontraram a chave para o desenvolvimento.

Se não tivermo um povo educado, iremos produzir apenas bens primários e esses bens não possuem um valor de mercado tão alto quanto os bens industrializados.

O brasileiro é um povo altamente criativo, batalhador e alegre precisa só de educação para orientar bem toda esta força.



Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Claudio Loredo escreveu:
Encosto,

Independentemente do Brasil precisar aumentar seu comércio exterior, este país também precisa investir mais na educação.

Você citou como exemplo o Chile que encontrou no comércio exterior uma saída para o desenvolvimento, mas eles também aplicaram muito na educação. Outros países investiram mais na educação e foi na educação que eles encontraram a chave para o desenvolvimento.

Se não tivermo um povo educado, iremos produzir apenas bens primários e esses bens não possuem um valor de mercado tão alto quanto os bens industrializados.

O brasileiro é um povo altamente criativo, batalhador e alegre precisa só de educação para orientar bem toda esta força.




Não disse em lugar algum que o Brasil não precisa investir em educação.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

O ENCOSTO escreveu:
Claudio Loredo escreveu:
Encosto,

Independentemente do Brasil precisar aumentar seu comércio exterior, este país também precisa investir mais na educação.

Você citou como exemplo o Chile que encontrou no comércio exterior uma saída para o desenvolvimento, mas eles também aplicaram muito na educação. Outros países investiram mais na educação e foi na educação que eles encontraram a chave para o desenvolvimento.

Se não tivermo um povo educado, iremos produzir apenas bens primários e esses bens não possuem um valor de mercado tão alto quanto os bens industrializados.

O brasileiro é um povo altamente criativo, batalhador e alegre precisa só de educação para orientar bem toda esta força.




Não disse em lugar algum que o Brasil não precisa investir em educação.


Não mesmo... :emoticon228:
Imagem

Leo
Mensagens: 2784
Registrado em: 01 Nov 2005, 12:29
Contato:

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por Leo »

O ENCOSTO escreveu:Qualquer neanderthal entenderia oque escrevi no início:

Se você deseja tornar-se professor do ensino fundamental para se realizar financeiramente, tem mais é que se FUDER mesmo.

Não disse em lugar algum que professores devem ganhar pouco. Disse sim que quem está pensando em ganhar dinheiro com essa profissão TEM MAIS É QUE SE FUDER.


Taquilpariu...

Então pelo jeito você ainda não saiu do Pleistoceno.

Eu quis dizer que independente da forma como o professor almeja se realizar, ele deveria ser bem remunerado, e que você pensando dessa forma, estaria apenas perpetuando a banalização da idéia que o professor ganha mal, sem defender que essa situação deva ser mudada, pois esse posicionamento não dá margens para se pensar numa atitude crítica, pois assim você apenas aceita esta condição com dada.

Entendeu agora? Ou repetindo os termos que o Acauan utilizou há algum tempo: Quer que eu te explique com macarrõezinhos coloridos?


O ENCOSTO escreveu:Veja a situação e história do nosso pais. Não será em uma geração que as coisas irão melhorar.


Jura?! Puxa vida... E eu pensando que mudanças estruturais ocorressem num piscar de olhos...

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Re.: Escola Pública

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Eu acho que um ítem que deveria ser gradualmente abolido é a faculdade pública.

Isso é uma fantasia, uma irrealidade. Eu estudo numa e sei disso. Faculdades públicas podem funcionar bem na França, mas no Brasil é estupidez. Os recursos para educação devem ser destinados para a formação fundamental e secundária sólida, e pública.

O ensino superior deveria ser todo ele pago, com as pessoas de menor renda trabalhando durante o curso ou conseguindo uma bolsa por processos meritocráticos.

Esse é o sistema mais funcional, o que implica em menores desperdícios.

Só para constar, os sindicatos de professores das universidades federais rejeitou uma proposta do MEC de reajuste de 30%, pois de acordo com eles, o justo seria 48%. Outra observação pertinente é que esses gananciosos são todos (ou quase todos) de orientação marxista.

Isso é absurdo. Os salários devem ser regulados pelo mercado, ou tudo vira uma palhaçada.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por O ENCOSTO »

Leo Vieira escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Qualquer neanderthal entenderia oque escrevi no início:

Se você deseja tornar-se professor do ensino fundamental para se realizar financeiramente, tem mais é que se FUDER mesmo.

Não disse em lugar algum que professores devem ganhar pouco. Disse sim que quem está pensando em ganhar dinheiro com essa profissão TEM MAIS É QUE SE FUDER.


Taquilpariu...

Então pelo jeito você ainda não saiu do Pleistoceno.

Eu quis dizer que independente da forma como o professor almeja se realizar, ele deveria ser bem remunerado, e que você pensando dessa forma, estaria apenas perpetuando a banalização da idéia que o professor ganha mal, sem defender que essa situação deva ser mudada, pois esse posicionamento não dá margens para se pensar numa atitude crítica, pois assim você apenas aceita esta condição com dada.

Entendeu agora? Ou repetindo os termos que o Acauan utilizou há algum tempo: Quer que eu te explique com macarrõezinhos coloridos?


O ENCOSTO escreveu:Veja a situação e história do nosso pais. Não será em uma geração que as coisas irão melhorar.


Jura?! Puxa vida... E eu pensando que mudanças estruturais ocorressem num piscar de olhos...


Leu, não entendeu e ficou revoltadinho.

Repetindo: Eu não disse que os professores devam ganhar pouco. Disse E REPITO que se você deseja formar-se professor achando que irá se satisfazer financeiramente TEM MAIS É QUE TOMAR NO RABO. No seu caso, nem com macarrões parece que você entende oque eu digo. Então, recomendo que você os use para outra finalidade.

Outra coisa: Enquanto nossas universidades formam um bando de bostinhas comunistas nas áreas onde deveriam sair os grandes pensadores, nosso pais vai para a cucuia! Nossa universidade está longe de formar pessoas com o mínimo de senso critico. Prova disso é você que não tem a capacidade de interpretar um texto simples.

Além disso, eu evidenciei em outro tópico quando debatia com o samael algo muito interessante: ESTÃO PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA PROCURAR EMPREGO! Isso é um absurdo!

Definitivamente, esse pais não irá sair do lugar.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por Claudio Loredo »

O ENCOSTO escreveu:Repetindo: Eu não disse que os professores devam ganhar pouco. Disse E REPITO que se você deseja formar-se professor achando que irá se satisfazer financeiramente TEM MAIS É QUE TOMAR NO RABO. No seu caso, nem com macarrões parece que você entende oque eu digo. Então, recomendo que você os use para outra finalidade.


Ai é que está o problema. As pessoas que optam por serem professores é ou porque amam demais a profissão (o que é bom) ou porque não conseguiram nada melhor e pegaram o emprego que sobrou. Infelizmente, o segundo caso é o que mais acontece. É necessário que os professores ganhem bem para que possamos ter ensinando os melhores profissionais do mercado e que gostem de dar aula, é claro.


O ENCOSTO escreveu:Outra coisa: Enquanto nossas universidades formam um bando de bostinhas comunistas nas áreas onde deveriam sair os grandes pensadores, nosso pais vai para a cucuia! Nossa universidade está longe de formar pessoas com o mínimo de senso critico. Prova disso é você que não tem a capacidade de interpretar um texto simples.

Além disso, eu evidenciei em outro tópico quando debatia com o samael algo muito interessante: ESTÃO PREPARANDO NOSSOS JOVENS PARA PROCURAR EMPREGO! Isso é um absurdo!

Definitivamente, esse pais não irá sair do lugar.


Como falei numa mensagem acima, o ensino superior brasileiro é ruim porque o ensino fundamental é ruim. Se o fundamental fosse bom o superior também seria bom.

A solução está em melhorar o salário dos professores e dar mais recursos físicos as escolas, mas não é só isto. É necessário que a comunidade apoie a escola, seja cobrando, seja ajudando. A comunidade precisa estar envolvida para que tudo dê certo.

Nossos ministros de governo e os dirigentes das grandes empresas brasileiras (com poucas exceções) são pessoas que fizeram toda sua vida acadêmica no exterior, pois o Brasil não possui boas escolas.

A título de exemplo, Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central (1999-2002), fez sua graduação, pos, mestrado e doutorado nos Estados Unidos, terminado seus estudos voltou para o Brasil para ser presidente do Banco Central, quando terminou seu mandato ele voltou a morar nos EUA e hoje vive lá trabalhando no mercado financeiro.

Ou seja, nossas escolas não estão formando nossos dirigentes. Isto é vergonhoso para um país gigante como o Brasil.

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re.: Escola Pública

Mensagem por Claudio Loredo »

Discordo também de você, Encosto, quando diz que nossas faculdades formam comunistoides idiotas. Pelo menos não foi o que eu vi quando estudei na UERJ e tinha contato com alunos de todos os cursos. É claro que o Diretoria Acadêmico era dominado por esquerdistas, mas os professores eram simplesmente professores, sem coloração ideológia. Até porque é errado um professor tentar fazer propaganda ideológica na sala de aula. Ele precisa ter uma postura científica sendo um professor universitário.

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Mensagem por Poindexter »

O comunismo reina no ambiente universitário público brasileiro. Isto é um fato.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

Claudio Loredo escreveu:
O povo brasileiro é um povo extremamente criativo, alegre e batalhador. Se ele tiver investimentos em sua educação formal, certamente o retorno que cada criança dará ao país será várias vezes superior ao investimento feito.

Olá Claudio!

Estava em fase de mudança, por isso não deu para acompanhar o tópico como gostaria. Agora estou mais disponível.

Tudo o que você falou é verdade, indiscutivelmente. É de doer o coração observar tanto descaso para a educação. Os professores são muito vulneráveis. Ontem mesmo, assaltaram a escola onde trabalho e a picharam toda, com ameaças.

A diretora chamou a perícia e ninguém até agora veio. Não estão nem aí. A escola está a mercê da violência. Está ficando cada vez mais freqüente o número de vezes que a escola é impedida de ter aula por ordem dos traficantes, para preservar a segurança dos alunos. Os alunos estão mais seguros em casa do que na escola.

Quanto ao ensino superior, acho que o governo quer estatística, números, não qualidade. O mesmo para a educação formal.

Sabemos bem o que é preciso para mudar, mas qual contribuição poderíamos dar em favor da mudança?

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Mensagem por Edson Jr »

O ENCOSTO escreveu:- Por outro lado, um jovem que se prepara para dar aula na rede publica, sabendo das condições precárias que irá encontrar, tem mais é que se ferrar mesmo. Vá buscar outra profissão se o seu negócio é ganhar dinheiro.

Olá Encosto!

Hoje, eu poderia ser um oficial militar da aeronáutica, pois já fui aluno da epcar. Poderia estar economicamente estável, além do respeito e da admiração que as pessoas costumam ter pelos oficiais militares.

Mas nada me inspirava no militarismo, não havia ideal. Daí, optei pelo magistério, pela educação, com a finalidade de dar uma contribuição, ao meu ver, bem mais significativa.

E muitos professores partem para o magistério com um ideal, com um desejo enorme de dar algum tipo de contribuição. O problema é que a dura realidade imposta pelas inúteis autoridades sufoca o tesão e, infelizmente, alguns professores se acomodam na frustração e no desânimo.

Realmente muitos procuram o magistério apenas por razões econômicas. O mercado está muito fechado, as oportunidades cada vez mais reduzidas, as chances menores. Dentro desse contexto, a opção pelo magistério é escolhida, porque apesar de ganhar mal, alguma coisa ganha. Ninguém escolhe o magistério porque quer ficar rico, mas sim porque, dentre as muitas outras opções, esta é uma das poucas que oferece mais garantia de se ganhar pelo menos alguma coisa.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Escola Pública

Mensagem por Acauan »

O atual sistema de educação no Brasil é produto de um pacto absurdo entre militares de direita e pedagogos de esquerda. Uma daquelas maluquices típicas destes trópicos, na qual os inimigos esqueceram suas diferenças ideológicas e se uniram visando o nobre objetivo de fazer merda.

Nos anos sessenta e setenta os militares no poder entenderam que a educação brasileira era elitista e cheia de conteúdos inúteis para o que interessava a eles – formar mão de obra suficientemente qualificada para sustentar a demanda da indústria em franco crescimento.
Os pedagogos de esquerda também entendiam que a educação brasileira era elitista e cheia de conteúdos inúteis para o que interessava a eles – conscientizar as massas sobre seu papel no processo histórico (ou qualquer outra coisa igualmente estúpida).

O julgamento das grades curriculares foi sumário:

Latim? Para que estudar algo que responde pelo nome de língua morta?
Filosofia? Coisa de quem não tem o que fazer.
Demonstração de teoremas? Se alguém já demonstrou, para que perder tempo com isto?

O resultado foi o despejo porta da escola afora direto para a rua da amargura de todas as disciplinas que formatavam o pensamento abstrato e crítico.
Para os militares, que queriam operários espertos, tava ótimo e também para os pedagogos esquerdistas, para quem o marxismo fornecia todo o pensamento que queriam.

Só que os militares deixaram o poder há vinte anos – uma geração, tempo mais que suficiente para seus sucessores democraticamente eleitos consertarem esta bagunça.
Para variar, preservaram e ampliaram o que o sistema herdado dos militares tinha de ruim e destruíram o que tinha de bom.
As escolas da rede pública adotaram de vez o pragmatismo tecnicista, enquanto o último reduto do pensamento abstrato no ensino de nível médio – ironicamente as escolas técnicas estaduais e federais – foram sucateadas, desmanteladas e reduzidas à indigência de suas irmãs convencionais, tudo isto sobre o veredicto de, oh céus, serem as escolas técnicas elitistas.

Educação é um assunto no qual ninguém precisa inventar a roda, muito menos os pedagogos brasileiros que produziram duas gerações de analfabetos funcionais, mas aparecem falando na TV com a arrogância de quem tem todas as soluções e nada a ver com o problema.
Estão aí para ser copiados os modelos orientais (coreano e japonês), europeu (alemão, francês e britânico) e americano (que todos por aqui dizem ser uma porcaria, mas produz os universitários mais competentes do mundo).
E não venham com aquele papo furado de barreira cultural, isto é desculpa de preguiçoso. Com algumas adaptações dá para construir um sistema educacional mil vezes melhor que o presente apenas requentando estas fórmulas já experimentadas.

No fim, o problema da educação no Brasil é típico. Todo mundo culpa os outros e no fim ninguém assume a responsabilidade, que passa por políticos fisiológicos (alguém ainda usa este adjetivo neste contexto?), pedagogos estúpidos, administradores escolares incompetentes e corruptos, professores ignorantes e preguiçosos, pais omissos e alunos vagabundos.

Pois é, todos nós temos culpa.
Quanto antes assumirmos isto, mais chance de que a próxima geração de brasileiros não seja produto de um sistema asinino de educação.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re.: Escola Pública

Mensagem por Edson Jr »

Oi Acauan!

Acho que os pedagogos brasileiros pregam utopias. Constroem um modelo lindo, maravilhoso, mas irreal. Inaplicável na prática. São pessoas que ficam viajando em outros países desenvolvidos, trazendo modelos de fora com ares de original. Não conhecem de fato, na prática e no suor, a realidade do ensino público brasileiro. Ficam sentadinhos numa salinha com ar condicionado, elaborando teorias mirabolantes, mas que servem apenas como teorias.

Talvez essas teorias sejam até aplicáveis, mas apenas nos países donde essas teorias foram copiadas, não aqui. A soluções são, ao meu ver, bem modestas. Todas essas idéias mirabolantes e complexas não possuem, ao meu ver, valor prático algum.

Os professores tem suas responsabilidades sim. Muitos poderiam se empenhar mais, serem mais disciplinados. Agora, essa apatia generalizada dentre os professores é, na maior parte, decorrente da desvalorização que eles possuem. Não são valorizados quanto deveriam. Ganham muito aquém do que merecem. Pedir motivação e ânimo para quem não se sente valorizado é o mesmo que pedir que uma mulher tenha ânimo e motivação num relacionamento onde só leva surras do seu marido. Talvez seja pedir demais!

Uma dos maiores motivos do fracasso escolar dos alunos é devido, sem dúvida, à falta de acompanhamento adequado dos pais. Os pais, em grande escala, são vítimas da falta de conscientização política generalizada do nosso país. Muitos deles passam fome, vivem em condições desumanas. Como esperar que eles sejam participativos e atuantes com relação à educação dos filhos?

Os alunos são, em sua maioria, mera conseqüência desse desvalor que o governo oferece para a educação. São as maiores vítimas, em todos os sentidos. Não possuem pais que dão o carinho, amor e atenção que tanto merecem. Não possuem uma educação de qualidade que ofereça recursos para um bom desenvolvimento físíco e mental.

Para os políticos, esse cenário deve ser uma beleza pois, diferente dos professores, dos pais e dos alunos, eles só tiram vantagem. Enquanto conseguem manter a mente do povo adormecida, podem fazer quantas arruaças quiserem. E, talvez, o maior pedaço da responsabilidade pertença àqueles que possuem apenas benefícios dentro de um cenário sombrio.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Escola Pública

Mensagem por Acauan »

Edson Jr escreveu:Oi Acauan!

Acho que os pedagogos brasileiros pregam utopias. Constroem um modelo lindo, maravilhoso, mas irreal. Inaplicável na prática. São pessoas que ficam viajando em outros países desenvolvidos, trazendo modelos de fora com ares de original. Não conhecem de fato, na prática e no suor, a realidade do ensino público brasileiro. Ficam sentadinhos numa salinha com ar condicionado, elaborando teorias mirabolantes, mas que servem apenas como teorias.


Oi Edson,

Os pedagogos brasileiros são uma fraude.
Pegam modelos até bem estruturados teoricamente como o construtivismo, o contaminam ideologicamente, aplicam do modo mais incompetente possível e depois deturpam as avaliações dos resultados de modo a não se comprometerem.
Já vi professores de ensino fundamental dar ênfase exagerada a bobagens como a escolha da cor da caneta para corrigir provas, apenas por que isto é tudo que retiveram de seus treinamentos relâmpagos sobre "sócio-construtivismo".
Por conta disto estes nós cegos acham que aplicam o método em salas abarrotadas, quando um dos requisitos básicos para o sucesso são classes com número reduzido de alunos.
Só que nossos pedagogos fingem que não vêem esta discrepância fatal apenas porque fazê-lo vai contra seus interesses.
Este é apenas um exemplo, há dúzias de outros.


Edson Jr escreveu:Talvez essas teorias sejam até aplicáveis, mas apenas nos países donde essas teorias foram copiadas, não aqui. A soluções são, ao meu ver, bem modestas. Todas essas idéias mirabolantes e complexas não possuem, ao meu ver, valor prático algum.


As idéias em geral são originalmente simples e transformadas em mirabolantes justamente por quem as aplica.
A priori não há nada que impeça métodos didático-pedagógicos bem sucedidos em outros lugares de funcionarem aqui, a menos que admitíssemos que outros povos possuem algum tipo de superioridade genética para o aprendizado em relação a nós.
O que ocorre é outra coisa.
O problema não é que os métodos são copiados. O problema é que são porcamente copiados, com cada burocrata das secretarias de educação querendo dar seu toque pessoal numa fórmula já testada e bem sucedida.
Fariam melhor se fizessem seu trabalho que é garantir que a gigantesca verba direcionada pelo Estado para educação não escoasse pelo ralo sem produzir efeito nenhum. Mas como trabalhar não faz o nome de ninguém neste meio, esta necessidade urgente fica sem quem se ocupe dela.


Edson Jr escreveu:Os professores tem suas responsabilidades sim. Muitos poderiam se empenhar mais, serem mais disciplinados. Agora, essa apatia generalizada dentre os professores é, na maior parte, decorrente da desvalorização que eles possuem. Não são valorizados quanto deveriam. Ganham muito aquém do que merecem. Pedir motivação e ânimo para quem não se sente valorizado é o mesmo que pedir que uma mulher tenha ânimo e motivação num relacionamento onde só leva surras do seu marido. Talvez seja pedir demais!


Uma coisa é certa.
Se você aumentar o salário de um profissional incompetente, tudo que você terá é um incompetente ganhando mais que antes.
O que falta na rede pública de ensino são professores competentes e talentosos. Isto acontece porque há mais de vinte anos são poucos os profissionais de competência e talento que querem seguir carreira no ensino. Quando muito, um ou outro faz um bico como professor para completar a renda ou realizar uma vocação.
Valorizar o professor é importante, mas isto não tornará os medíocres que lecionam hoje em mestres de primeira. O efeito será ao longo de uma geração, quando gradativamente a leseira de hoje for substituída por uma nova leva de professores enérgicos e capazes.


Edson Jr escreveu:Uma dos maiores motivos do fracasso escolar dos alunos é devido, sem dúvida, à falta de acompanhamento adequado dos pais. Os pais, em grande escala, são vítimas da falta de conscientização política generalizada do nosso país. Muitos deles passam fome, vivem em condições desumanas. Como esperar que eles sejam participativos e atuantes com relação à educação dos filhos?


É fato que a falta de acompanhamento dos pais é uma das causas raízes do problema educacional, mas culpar a questão social é fugir pela tangente.
Os pais não são vítimas da falta de conscientização política, são a causa dela. Vivemos numa sociedade da informação em que todo mundo tem TV e sabe muito bem o que acontece no país. Se optam pela letargia é por vontade própria. Xingar o presidente, o governador, o prefeito e legislativos associados é fácil. Pouco mais difícil é verificar todos os dias se o filho fez a lição de casa ou o que foi lecionado em cada aula.
Não é preciso ser nenhum Bertrand Russel para cumprir estas duas regrinhas, se não o fazem é por comodismo e desinteresse. Só isto.


Edson Jr escreveu:Os alunos são, em sua maioria, mera conseqüência desse desvalor que o governo oferece para a educação. São as maiores vítimas, em todos os sentidos. Não possuem pais que dão o carinho, amor e atenção que tanto merecem. Não possuem uma educação de qualidade que ofereça recursos para um bom desenvolvimento físíco e mental.


Discordo.
A maioria dos alunos são vagabundos mesmo.
No Brasil há o vício de se culpar o fator político-social por tudo, como se as opções individuais não pesassem.
Eu nasci e cresci numa cidade sem favelas, onde a concentração industrial criou uma classe média operária que uma geração depois virou classe média de fato (o atual presidente da república é produto direto deste fenômeno regional). Mesmo sem grandes pressões sociais, o desempenho médio nas escolas públicas que sempre observei oscilava entre o medíocre e o desastroso. A exceção, como disse, eram as escolas técnicas estaduais, onde se concentravam os melhores talentos.
Tampouco o fator familiar era problema. Antes pelo contrário. As famílias operárias de minha vizinhança de então valorizavam muito a educação dos filhos e os estimulavam neste sentido, querendo dar a eles as oportunidades que não tiveram.
O problema é que estas boas intenções raramente se traduziam em ações efetivas, seja por parte dos pais ou dos alunos, que transferiam a responsabilidade para os professores, que por seu lado reclamavam do salário e das condições de ensino e assim a batata quente ia sendo passada adiante.


Edson Jr escreveu:Para os políticos, esse cenário deve ser uma beleza pois, diferente dos professores, dos pais e dos alunos, eles só tiram vantagem. Enquanto conseguem manter a mente do povo adormecida, podem fazer quantas arruaças quiserem. E, talvez, o maior pedaço da responsabilidade pertença àqueles que possuem apenas benefícios dentro de um cenário sombrio.


Os políticos do Brasil são uma merda, mas não são todos iguais como somos tentados a pensar.
Alguns são muito ruins, outros são piores e há os de quem é melhor nem falar.
Isto é mais um motivo pelo qual pais, alunos e professores deveriam perceber que não podem contar com eles e empenharem-se mais em fazer cada um a sua parte.
O que vemos é justamente o contrário.

ANAUÊ Edson!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »


Edson,

Nesses dias em que você ficou sem visitar o fórum, foram postados alguns tópicos absurdos falando sobre esterilização compulsória, ou seja obrigar as pessoas com menos recursos a não terem filhos.

Só que a solução para o controle da natalidade está na educação, porque é através dela que os adolescentes aprendem como não engravidar e aprendem que quem não tem dinheiro sobrando, não pode ter filhos. Ou seja, a educação também é uma forma de controle da natalidade e até mesmo diminuição populacional.

Precisamos também da educação para implantar a democracia direta no Brasil, onde a população, usando os recursos da informática, possa decidir os rumos governamentais e exercer um maior controle sobre os atos do governo.

Penso que a categoria dos professores deveria reinvindicar mais. Deveria ir a TV, aos rádios e falar à população o tanto que a educação é vital para o Brasil e a população convencida pelos professores fizesse sua parte.


Avatar do usuário
Edson Jr
Mensagens: 2065
Registrado em: 25 Nov 2005, 21:34
Gênero: Masculino

Re: Re.: Escola Pública

Mensagem por Edson Jr »

Acauan,

Na sua opinião, quais são os reais interesses dos pedagogos?

Realmente é muito difícil dar aula quando a turma possui muitos alunos. O ideal seria uma redução. Outro detalhe também importante é dar mais autoridade ao professor, pois ele está muito vulnerável. Onde trabalho, grande parte dos professores não reprovam aluno algum da noite, para não arrumar uma possível encrenca. Existem alunos que, inclusive, ameaçam o professor, quando percebem que poderá ser reprovado.

Está cada vez mais fácil para o aluno passar e mais complicado do professor reprovar. O professor que reprova muito é tido como incompetente, pois não soube transmitir os conhecimentos como deveria. É comum ter que responder por isso no conselho tutelar. Então o que os professores normalmente fazem? Abaixam o nível ao ponto dos alunos conseguirem um bom resultado e passarem de ano, só que o conteúdo aprendido pelos alunos é praticamente inútil.

Aí vem aquele ditado: "O aluno finge que aprende e o professor finge que ensina". Infelizmente essa é a realidade. O professor que ensina realmente e elabora avaliações num bom nível pode encarar problemas pela frente.

Quanto ao salário dos professores, concordo com você. O simples aumento dos salários não tornaria um profissional incompetente em competente, mas teria um efeito benéfico a médio ou a longo prazo. Se você aumentar o salário dos professores, você tornaria a profissão mais atrativa e competitiva. Pessoas talentosas e competentes seriam cada vez mais seduzidas pelo magistério.

Os incompetentes gradativamente deixariam de existir.

De qualquer forma, mesmo a curto prazo, será observado algum resultado positivo, pois tanto os profissionais competentes quanto incompetentes que existem, mostrarão, no mínimo, mais ânimo e motivação no seu trabalho.

Não estou muito de acordo com sua opinião sobre os pais. Tudo bem que hoje temos acesso a informação, mas a camada mais pobre tem normalmente acesso apenas aos canais convencionais de televisão, que são umas porcarias. Tv por assinatura, até mesmo a compra de revistas e jornais estão à disposição de uma minoria.

Os meios de informação mais comuns que a camada mais pobre possui não são de boa qualidade e, na sua maioria tendenciosos e alienantes. Eles, de certa forma, moldam o comportamente da grande massa.

Outro detalhe também é que muitos pais precisam trabalhar durante longas horas todos os dias, para conseguir levar pão e leite para casa. Problemas de saúde e de sobrevivência são muitíssimo mais urgentes do que a educação. E têm muitos outros problemas além disto, como a exaustão, o stress e variados problemas psicológicos que muitos possuem devido à rotina dura e cruel que o sistema impõe.

É bem sabido que, impondo duras penas sobre a grande massa, esta se preocupará menos com o exercício mental e se ocupará muito mais com a mera sobrevivência.

Sobre os alunos, concordo que as opções individuais vão pesar também, mas o fator político-social, ao meu ver, possui um peso muito maior, limitando drasticamente o leque de opções que uma pessoa poderia ter, potencializando as possibilidades de frustração e desânimo. O leque de opções individuais de uma pessoa bem criada e amada pelos pais, com amplo acesso à educação e alimentação de qualidade, vivendo sob boas influências, será muito maior do que o leque de opções da criança faminta e miserável.

É claro que existem exceções positivas, do tipo 1 por mil, mas como regra geral eles não terão acesso a uma boa qualidade de vida.

Entendo que todos nós temos responsabilidades, mas creio que a maior responsabilidade das mazelas sociais esteja mesmo com o governo e seus representantes. As ações do governo criam uma atmosfera muito propícia para o surgimento de reações cada vez mais negativas e maléficas entre as pessoas.

Anauê Acauan!
Editado pela última vez por Edson Jr em 08 Dez 2005, 15:43, em um total de 2 vezes.

Trancado