Página 1 de 1
Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 22 Set 2006, 14:46
por Tranca
22/09/2006
[center]

[/center]
Líder do Hizbollah fala a multidão e diz ter 20 mil foguetes Uma multidão calculada em 500 mil pessoas se reúne nesta sexta-feira em Beirute (Líbano) para comemorar a "vitória" do grupo xiita Hizbollah contra Israel [nos conflitos travados durante 34 dias] e escutar as palavras do líder do grupo, xeque Hassan Nasrallah, 46, que foi ovacionado ao aparecer em público.
Nasrallah disse que o Hizbollah só entregará suas armas quando Israel não representar mais uma ameaça e quando o Exército do Líbano tiver força real para defender o país.
Em mais uma demonstração de força --além da exibida com o lançamento de 4.000 foguetes contra o norte de Israel durante os conflitos que duraram 34 dias--, Nasrallah disse à multidão presente que o grupo possui 20 mil foguetes e que as forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidas) não abalarão seu arsenal.
"A resistência hoje, preste atenção (...), tem mais de 20 mil foguetes. Dentro de dias, e [apesar de] emergindo de uma guerra feroz, [o Hizbollah] recuperou todos seu funcionamento organizacional e sua capacidade de exército. É mais forte [agora] do que era antes de 12 de julho [quando teve início o conflito com Israel]."
Nasrallah também pediu um governo novo no Líbano, alegando que a atual coalizão anti-Síria que governa o país não pode seguir no poder após a guerra com Israel.
Comboio
Centenas de ônibus, automóveis e intermináveis procissões de pessoas com bandeiras amarelas do Hizbollah se dirigiam para os bairros da periferia sul de Beirute, devastados pela ofensiva israelense ocorrido entre 12 de julho e 14 de agosto, quando foi iniciado um cessar-fogo.
Nasrallah --que não aparecia em público desde o início dos confrontos com Israel e vive escondido-- foi ameaçado de morte publicamente por Israel. O recado foi enviado pelo premiê Ehud Olmert, que disse que ele está na "mira de Israel". Por esta razão, a
presença dele no evento não foi confirmada.
O Hizbollah respeita o cessar-fogo que entrou em vigor no dia 14 de agosto, assim como Israel, mas se nega a entregar suas armas, como pede a resolução 1.701 da ONU, que fixou as bases da trégua e estipula que as únicas presenças armadas no sul do Líbano sejam o Exército libanês e as forças de paz das Nações Unidas.
O Hizbollah considera que o Exército libanês não tem condições de garantir a segurança na fronteira com Israel porque suas forças são mal-equipadas.
A enorme popularidade de Nasrallah contrasta com a queda na popularidade de Olmert, apesar disso, o premiê israelense afirma que se pudesse voltar no tempo ordenaria a mesma ofensiva contra o Líbano --que deixou cerca de 1.400 mortos [1.200 civis]. Em Israel, cerca de 200 pessoas morreram, a maioria militares, vitimas de confrontos e foguetes lançados contra o norte do país pelo Hizbollah.
O estopim da crise foi o seqüestro de dois soldados israelenses levado a cabo pelo Hizbollah. Os dois ainda são mantidos reféns.
Segundo a ONU, após a chegada dos contingentes espanhol, francês e italiano nos últimos dias, já foi alcançado o número de 5.000 capacetes azuis no Líbano. Com isso, a saída das tropas israelenses deve ser acelerada e pode ocorrer hoje.
Com agências internacionais
Fonte:
Folha On-Line
Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 22 Set 2006, 16:28
por Vito Álvaro
20 mil?

Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 22 Set 2006, 19:39
por Perseus
Claro. Ele tem 20 mil foguetes e eu sou o Pato Donald.
Re: Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 22 Set 2006, 19:43
por Min Jesus e Trombetas
Perseus escreveu:Claro. Ele tem 20 mil foguetes e eu sou o Pato Donald.
Muçulmano, por lei, não pode mentir!!!
A pergunta é: De que tipo são esses foguetes? Foguetes de festa de São João?
Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 22 Set 2006, 20:45
por Storydor
Heads will blow!
Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 23 Set 2006, 00:06
por Hrrr
sao os foguetes britanicos de Age of Empires 3
Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 23 Set 2006, 01:44
por Apáte
Se eles mesmo estão dizendo isso, é melhor se precavir. Qualquer reação de Israel, diante deste prununciamento, não poderá ser tida como desproporcional.
Enviado: 05 Mai 2007, 09:49
por clara campos
[center]Médio Oriente
Guerra do Líbano destruiu a reputação de Olmert[/center]
A Comissão israelita de inquérito sobre a guerra do Líbano teceu críticas contundentes ao primeiro-minsitro Ehud Olmer num relatório divulgado que lançou dúvidas sobre o futuro político do líder
De acordo com um excerto do relatório divulgado na televisão israelita, a Comissão Winograd, criada pelo governo, concluiu que Olmert não tinha um «plano bem organizado» quando lançou a campanha aérea, terrestre e marítima de Julho passado, após o sequestro de guerrilheiros do Hezbollah durante uma incursão em território israelita.
A comissão criticou falhas graves de julgamento de Olmert ao partir para a guerra. Quando o presidente da comissão fez uma declaração sobre o relatório durante uma conferência de imprensa, não ficou imediatamente claro se o relatório inclui uma recomendação de renúncia de Olmert.
Em comentário, Olmert disse: «vamos estudar o material ... e assegurar que, em qualquer cenário futuro de ameaça contra Israel, as dificuldades e falhas citadas sejam corrigidas».
Olmert disse ainda que o conflito, que durou 34 dias, melhorou a segurança de Israel por afastar o Hezbollah, apoiado pelo Irão e pela Síria, e fortaleceu uma força de manutenção de paz da ONU no sul do Líbano.
Assessores de Olmert afirmaram, antes da divulgação do relatório , que o primeiro-ministro não tem intenção de renunciar e vai lutar pela sua sobrevivência política.
Sondagens indicam que o índice de aprovação do PM caiu para menos de 10% depois da guerra e o diálogo lançado pelos EUA entre Olmert e Mahmoud Abbas tem vindo a apresentar poucos resultados.
O Hezbollah disparou 4.000 foguetes contra Israel durante os combates, obrigando 1 milhão de israelitas a refugiar-se em abrigos. Israel enviou aviões de guerra para bombardear o sul de Beirute, uma região que é reduto do Hezbollah.
Formada por dois juristas, dois generais da reserva e um especialista em política pública, a comissão não pediu a renúncia de Olmert ou seu ministro da Defesa, Amir Peretz, que também foi fortemente criticado.
Mas parece provável que aumente a pressão pública exercida sobre Olmert, líder do partido centrista Kadima, e Peretz, líder do Partido Trabalhista de centro-esquerda, para que renunciem.
Em Tel Aviv, está a ser planeada uma manifestação a pedir a renúncia de Olmert e do seu governo.
Reuters/SOL:http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=31929
Re.: Hezbollah comemora vitória ante Israel
Enviado: 05 Mai 2007, 14:40
por Fernando Silva
Pode ser que tenham mesmo 20 mil mísseis, fornecidos pelos mesmo radicais que forneceram os 4 mil que eles lançaram antes.
Naturalmente que vão dispará-los de bases em regiões densamente povoadas para depois acusar israel de matar inocentes, ao retaliar.
Se eu não simpatizasse com Israel, eu diria: eles que são brancos que se entendam.
Enviado: 05 Mai 2007, 17:10
por RicardoVitor
Tomara que se matem todos.