04/05/2006 - 21h07
Crítica: "Fala Que Eu Te Escuto" anima "corujão" da TV
SÉRGIO RIPARDO - Editor de Ilustrada da Folha Online
Com imagens picantes e abordagem insistente sobre temas sexuais, a Igreja Universal do Reino de Deus anima as madrugadas da TV aberta com o "Fala Que Eu Te Escuto", exibido na Record (1h), e atrai a atenção até de noctívagos incrédulos. Nas últimas semanas, o programa foi "abençoado" ao explorar o caso em que sua equipe de reportagem foi tomada refém por um assaltante, em um templo, em São Paulo.
O episódio rendeu imagens de impacto e terminou como uma fábula para o programa, apresentado pelo bispo Clodomir Santos. Após os apelos de sua mãe, o ladrão se entregou, libertando a repórter e o iluminador. A equipe da Record foi responsável por transportar a mãe do assaltante até o templo e depois utilizou seu depoimento emocionado no programa.
Imagem de uma repórter rendida por bandido com uma arma na mão funciona como um chamariz de audiência --principalmente na madrugada, quando reinam os repetitivos anúncios de remédios para emagrecer, aparelhos de ginástica e serviços telefônicos de relacionamento.
Sem entrar no mérito da estratégia da Igreja Universal de atrair fiéis (no final, há a oração do copo com água), o "Fala Que Eu Te Escuto" merece mais atenção de quem discute as relações entre mídia e poder, exemplificadas hoje no avanço dos evangélicos na TV brasileira, encarnados em figuras como bispo Edir Macedo, dono da Record, e a bispa Sonia Hernandes, fundadora da Igreja Renascer em Cristo. Esse movimento desafia as posições da líder Globo e do SBT, antes considerado o eterno vice.
Em uma avaliação rápida e preconceituosa, "Fala que Eu Te Escuto" parece um programa tosco, trash, risível, voltado para pessoas desesperadas, de baixa renda, com suas promessas de resolver todos os problemas --do desemprego à impotência sexual. Não é bem assim. A seu modo e ao público a que se destina, há uma dose de profissionalismo engajado nos planos de poder da Igreja Universal. O bispo Clodomir Santos age como um "âncora da CNN" ao manter o sangue frio e o controle de cada músculo da face ao ouvir algumas perguntas impagáveis de seus telespectadores.
Adotando um tom jornalístico, o programa tem um foco bem definido e a pretensão séria de influenciar a opinião de seu rebanho, colocando-se como um fórum, uma arena para discutir temas polêmicos, principalmente os comportamentais.
Nesta semana, por exemplo, "Fala Que Eu Te Escuto" ouviu os telespectadores sobre a greve de fome de Anthony Garotinho (PMDB-RJ), pré-candidato à Presidência da República. O tema era: "Garotinho e a greve de fome: Isto mostra despreparo?" (veja).
Mas o que chama a atenção de fãs do gênero trash é a abordagem de temas relacionados à sexualidade, com depoimentos e simulações inacreditáveis, dignas do cineasta norte-americano "Ed Wood". A edição também dá espaço para senso de humor em charges e animações e para fofocas sobre a vida de celebridades.
Na semana passada, o programa discutia a cirurgia que promete devolver a virgindade (de R$ 5 mil a R$ 7 mil), em que uma mulher testemunhava ter se submetido à operação como um presente ao namorado: "Cirurgia de hímen: 9 vezes virgem. Por que elas são preferidas por eles? Machismo ou tradição social?" (veja). Foi um prato cheio para o programa falar sobre as cantoras Sandy e Wanessa Camargo.
Mesmo com a proposta religiosa, o "Fala Que Eu Te Escuto" também apela nas imagens. Enquetes sobre prostituição, drogas e infidelidade são bastante freqüentes. O programa abusa de imagens fortes e erotizadas --como as de mulheres de bumbum arrebitado, ilustrando uma discussão sobre o funk carioca ("Bailes funk podem induzir ao sexo desenfreado?" veja). Bruna Surfistinha também já motivou debate acalorado. Antenado à importância da internet, o "Fala Que Eu Te Escuto" disponibiliza seu conteúdo na web, onde é possível ver (ou rever) edições anteriores (veja). Tudo gratuitamente --é bom que se diga. Quem dorme cedo, mas gosta do "Corujão do sexo", agradece.
Fonte: Folha de São paulo
Fala Que Eu Te Escuto vira pérola trash da TV
Fala Que Eu Te Escuto vira pérola trash da TV
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
Re.: Fala Que Eu Te Escuto vira pérola trash da TV
A notícia é antiga, mas nunca a tinha visto por aqui.
Roberto Campos
Roberto Campos
- Carlos Castelo
Re: Re.: Fala Que Eu Te Escuto vira pérola trash da TV
Usuário deletado escreveu:De vez em quando eu assisto os programas da Universal. Sempre é bom rir um pouquinho.
Também faço isso!
Minha esposa é que diz:
-Como é tu ligas a TV nesse programa se não acreditas em deus?!
Em simplesmente respondo:
-Calma! Eu apenas quero rir um pouco!

Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.
Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Ontem vi um descarrego da Universal na TV em que os encostos manifestados alegavam que traziam desgraça para a vida financeira, sentimental e social da encostada.
Tudo naquele estilo trash, com pastores de santo de branco, encostada com as mãos para trás, etc.
O "encosto" falava que fincava as garras na encostada, que ela sentia isto e achava que era cansaço mas era "ele".
Aí o pastor: "Mostre as garras!"
Ela (encostada possuída pelo encosto, estendendo as unhas para o público e depois para a câmera): "Grrrrr!!!"
O bom é que os encostos colaboram e ficam quietinhos quando o pastor manda, ouvem sermão, respondem tudo o que lhes é perguntado e depois escafedem-se ao ouvir no nome do senhor jesuis. Maranata!
Tudo naquele estilo trash, com pastores de santo de branco, encostada com as mãos para trás, etc.
O "encosto" falava que fincava as garras na encostada, que ela sentia isto e achava que era cansaço mas era "ele".
Ela (encostada possuída pelo encosto, estendendo as unhas para o público e depois para a câmera): "Grrrrr!!!"
O bom é que os encostos colaboram e ficam quietinhos quando o pastor manda, ouvem sermão, respondem tudo o que lhes é perguntado e depois escafedem-se ao ouvir no nome do senhor jesuis. Maranata!
Roberto Campos
Roberto Campos
- francioalmeida
- Gênero: Masculino
- Contato:
Eu assisto essas leseiras, é divertido!
Tranca-Ruas escreveu:Ontem vi um descarrego da Universal na TV em que os encostos manifestados alegavam que traziam desgraça para a vida financeira, sentimental e social da encostada.
Encosto, seu tarado!
Excelente reportagem, Tranca. Seria cômico se não fôsse trágico. É risível como nós queremos acabar com uma corrupção, se na nossa cara, ao lado de casa ou quem sabe, dentro, a podridão infesta e incesta. Já não caberia nem mesmo o jargão do Encosto aqui pois, o quando é eterno, enquanto for eterno o mundo.
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

os atores contratados pra fazerem papel de encostados correm um serio risco de levar surra do pastor, num eh?
eu ja li varios casos de troux.. digo, fieis que levaram uma surra por supostamente 'tarem com encosto e ficaram debilitados
eu ja li varios casos de troux.. digo, fieis que levaram uma surra por supostamente 'tarem com encosto e ficaram debilitados
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic
- Carlos Castelo
Hrrr escreveu:os atores contratados pra fazerem papel de encostados correm um serio risco de levar surra do pastor, num eh?
Depois dessa ele não cobra mais nem o cachê!

Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.