Liberdade de expressão ferida em Berlin
Liberdade de expressão ferida em Berlin
Maomé e Cristo juntos contra Mozart
Foi cancelada a apresentação, em Berlim, da ópera de Mozart Idomeneu. A responsabilidade pela decisão cabe à directora da Ópera Alemã, Kirstin Harms, que a justificou com uma informação anónima segundo a qual haveria um «risco com final imprevisível para os funcionários e o público» se a ópera fosse apresentada. O chefe da polícia declarou que não houve uma ameaça concreta.
O líder do Conselho Islâmico Alemão elogiou a decisão, afirmando que «a encenação fere os sentimentos dos muçulmanos», enquanto o presidente da Comunidade turca na Alemanha a criticou, argumentando que «[recomenda] a todos os muçulmanos que aceitem determinadas coisas (...) a arte deve ser livre», o que demonstra que a Europa necessita é de mais muçulmanos educados no laicismo à maneira turca. E acrescento que as minhas convicções jacobinas e o meu gosto artístico estão ofendidos pela atitude de «respeitinho preventivo» da senhora directora da Ópera de Berlim.
Esta ópera de Mozart pode ser lida como uma defesa da rebeldia humana contra os deuses. Na encenação agora cancelada, a frase «os deuses estão mortos» é ilustrada com as cabeças decepadas de Poseidão, Buda, Cristo e Maomé. O encenador (o verdadeiro responsável pelas cabeças cortadas) opõe-se ao cancelamento da ópera e critica a sua directora. Refira-se que quando a ópera esteve em exibição, em 2003, cristãos extremistas presentes no público destruíram as portas da ópera em protesto contra o seu conteúdo iconoclasta. O respeito pela liberdade de expressão, como se verifica, não é um mandamento de religião alguma.
O governo, que mantém a intenção de ensinar a religião muçulmana nas escolas públicas, criticou todavia a decisão da ópera de Berlim.
Foi cancelada a apresentação, em Berlim, da ópera de Mozart Idomeneu. A responsabilidade pela decisão cabe à directora da Ópera Alemã, Kirstin Harms, que a justificou com uma informação anónima segundo a qual haveria um «risco com final imprevisível para os funcionários e o público» se a ópera fosse apresentada. O chefe da polícia declarou que não houve uma ameaça concreta.
O líder do Conselho Islâmico Alemão elogiou a decisão, afirmando que «a encenação fere os sentimentos dos muçulmanos», enquanto o presidente da Comunidade turca na Alemanha a criticou, argumentando que «[recomenda] a todos os muçulmanos que aceitem determinadas coisas (...) a arte deve ser livre», o que demonstra que a Europa necessita é de mais muçulmanos educados no laicismo à maneira turca. E acrescento que as minhas convicções jacobinas e o meu gosto artístico estão ofendidos pela atitude de «respeitinho preventivo» da senhora directora da Ópera de Berlim.
Esta ópera de Mozart pode ser lida como uma defesa da rebeldia humana contra os deuses. Na encenação agora cancelada, a frase «os deuses estão mortos» é ilustrada com as cabeças decepadas de Poseidão, Buda, Cristo e Maomé. O encenador (o verdadeiro responsável pelas cabeças cortadas) opõe-se ao cancelamento da ópera e critica a sua directora. Refira-se que quando a ópera esteve em exibição, em 2003, cristãos extremistas presentes no público destruíram as portas da ópera em protesto contra o seu conteúdo iconoclasta. O respeito pela liberdade de expressão, como se verifica, não é um mandamento de religião alguma.
O governo, que mantém a intenção de ensinar a religião muçulmana nas escolas públicas, criticou todavia a decisão da ópera de Berlim.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Re.: Liberdade de expressão ferida em Berlin

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- videomaker
Re: Liberdade de expressão ferida em Berlin
Steve escreveu:Maomé e Cristo juntos contra Mozart
Que peninha ! acho que ia rolar umas bombas lá ... :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
"cristãos extremistas presentes no público destruíram as portas da ópera em protesto contra o seu conteúdo iconoclasta"
são iguais em todo o lado...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

- videomaker
Re: Re.: Liberdade de expressão ferida em Berlin
Pug escreveu:"cristãos extremistas presentes no público destruíram as portas da ópera em protesto contra o seu conteúdo iconoclasta"
Explodir gente e quebrar portas realmente é iguazinhooooo... :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Rennan
- Gênero: Masculino
- Contato:
É realmente lamentável (idiota) a atitude do líder do Conselho Islâmico.
A diretora da ópera tomou uma decisão sensata em suspender o espetáculo; sabe-se lá o que esses extremistas são capazes de fazer.
A diretora da ópera tomou uma decisão sensata em suspender o espetáculo; sabe-se lá o que esses extremistas são capazes de fazer.
videomaker escreveu:Pug escreveu:"cristãos extremistas presentes no público destruíram as portas da ópera em protesto contra o seu conteúdo iconoclasta"
Bombas nas clinicas abortistas nos EUA por parte de extremistas cristãos...e outras talvez...
Bombas em oklahoma city por parte de um grupo nacionalista cristão.
Bombas, bombas, bombas...
Onde estão as bombas muçulmanas nessa questão?
Quem fez uso da violência?
Sim, são iguais, tudo lixo...
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Rennan escreveu:É realmente lamentável (idiota) a atitude do líder do Conselho Islâmico.
O curioso é que a maioria dos muçulmanos da alemanha são de origem turca e o seu lider manifestou uma opinião diferente...
A directora tomou a decisão errada, no máximo alterava o cenário...

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Rennan escreveu:É realmente lamentável (idiota) a atitude do líder do Conselho Islâmico.
concordo! vamos também obrigar todas as mulherres a usar burka né? não vá o diabo tecê-las

A liberdade de expressão demorou séculos e toneladas de sangue a ser conquistada na europa e não são meia dúzia de fanáticos, sejam de que facção forem, que a vão destruir.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
clara campos escreveu:Rennan escreveu:É realmente lamentável (idiota) a atitude do líder do Conselho Islâmico.
concordo! vamos também obrigar todas as mulherres a usar burka né? não vá o diabo tecê-lasidiota foi a directora e os que a defendem.
A liberdade de expressão demorou séculos e toneladas de sangue a ser conquistada na europa e não são meia dúzia de fanáticos, sejam de que facção forem, que a vão destruir.

Foram os cristãos que usaram da violência, tem sempre que se falar em burkas e etc...
Bem vi, Clara, que te referiste de forma politicamente correcta ao dizer; seja qual for a facção ( mesmo assim o islão é o mais apetecido...).
A liberdade de expressão passa por respeitar quem ache que a ópera deva encerrar

No final de escutar a opinião deve é ser dito:
Grato pela sua opinião mas lamento informar que manter-se-á na mesma

Como disse o outro: Posso não concordar com o que dizes mas morrerei ( ou seria lutar) pelo teu direito em dize-lo

Continuo com a opinião de que não é sensato ceder tanto á censura...bastava eliminar as figuras religiosas do cenário.
...

- videomaker
Pug escreveu:videomaker escreveu:Pug escreveu:"cristãos extremistas presentes no público destruíram as portas da ópera em protesto contra o seu conteúdo iconoclasta"
Bombas nas clinicas abortistas nos EUA por parte de extremistas cristãos...e outras talvez...
Bombas em oklahoma city por parte de um grupo nacionalista cristão.
Bombas, bombas, bombas...
Onde estão as bombas muçulmanas nessa questão?
Quem fez uso da violência?
Sim, são iguais, tudo lixo...
Muito parecido com 11 de setembro e ocorrencias diarias no oriente médio ! por favor ... :emoticon2:
- videomaker
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Pug escreveu:clara campos escreveu:Rennan escreveu:É realmente lamentável (idiota) a atitude do líder do Conselho Islâmico.
concordo! vamos também obrigar todas as mulherres a usar burka né? não vá o diabo tecê-lasidiota foi a directora e os que a defendem.
![]()
Foram os cristãos que usaram da violência, tem sempre que se falar em burkas e etc...
Bem vi, Clara, que te referiste de forma politicamente correcta ao dizer; seja qual for a facção ( mesmo assim o islão é o mais apetecido...).
A liberdade de expressão passa por respeitar quem ache que a ópera deva encerrar![]()
No final de escutar a opinião deve é ser dito:
Grato pela sua opinião mas lamento informar que manter-se-á na mesma![]()
Como disse o outro: Posso não concordar com o que dizes mas morrerei ( ou seria lutar) pelo teu direito em dize-lo
Continuo com a opinião de que não é sensato ceder tanto á censura...bastava eliminar as figuras religiosas do cenário.
...
O politicamente correcto não deve raiar a hipocrisia. Por muitos e agressivos que sejam os actuais grupos de cristãos fanáticos, é inegável que a sua influência e ameaça na europa tem sido infimamente mais pequena que a de grupos de muçulmanos fanáticos.
PS-a censura não é uma forma de liberdade de expressão.
Não teria tanta certeza.
Judeus também já foram a praga/ameaça por muitos séculos...
Sim, para os mais chatos a analogia feita em cima é forçada, espero é que o final não seja idêntico...
...
E sinceramente já não tenho paciência para o tema...que o mundo exploda*
*talvez má escolha como palavra
...
Judeus também já foram a praga/ameaça por muitos séculos...
Sim, para os mais chatos a analogia feita em cima é forçada, espero é que o final não seja idêntico...
...
E sinceramente já não tenho paciência para o tema...que o mundo exploda*
*talvez má escolha como palavra
...

E só mais um pormenor, NINGUÉM fez censura, criticaram a obra e decidiram auto-censurar-se, por isso critiquei a decisão dos responsáveis.
Em suma nenhum maluco cristão, muçulmano fez censura, mas, limitaram-se a apresentar a indignação por tal obra ( liberdade de expressão)
Vês Clara, o problema está em quem censurou a obra ou seja a directora da ópera e não nos lunáticos.
Em suma nenhum maluco cristão, muçulmano fez censura, mas, limitaram-se a apresentar a indignação por tal obra ( liberdade de expressão)
Vês Clara, o problema está em quem censurou a obra ou seja a directora da ópera e não nos lunáticos.

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
foi o que eu disse
-
Pug escreveu:Em suma nenhum maluco cristão, muçulmano fez censura, mas, limitaram-se a apresentar a indignação por tal obra ( liberdade de expressão).
Frescura! Eu não fico indignado com editoras que publicam livros de filósofos medievais e modernos que criticam o ateísmo. Até tenho alguns destes livros.
Toda esta afetação islâmica é ridícula.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
o pug amuou outra vez...
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
o pug amuou outra vez...
heita gajo sensível
heita gajo sensível

Dante, the Wicked escreveu:Pug escreveu:Em suma nenhum maluco cristão, muçulmano fez censura, mas, limitaram-se a apresentar a indignação por tal obra ( liberdade de expressão).
Frescura! Eu não fico indignado com editoras que publicam livros de filósofos medievais e modernos que criticam o ateísmo. Até tenho alguns destes livros.
Toda esta afetação islâmica é ridícula.
Vês, o problema é que o assunto só dá este alarido todo aqui por eu falar nele

Todos esquecem os cristãos, porquê?
Anti-islão é IN, fazer o quê!

clara campos escreveu:o pug amuou outra vez...
heita gajo sensível
Clara, nem por sombras...

-
RETIRADO escreveu:Vês, o problema é que o assunto só dá este alarido todo aqui por eu falar nelee depois todos esquecem que o a noticia fala da indignação dos cristãos também, inclusive na violência por eles perpetrada.
Todos esquecem os cristãos, porquê?
Anti-islão é IN, fazer o quê!
O terrorismo por questões religiosas é terrível e deve ser combatido, seja por qual grupo religioso for cometido. Mas as diferenças entre terroristas cristãos e islâmicos são gritantes:
Terroristas cristãos atacam exatamente aquilo que eles condenam, tal como clínicas de aborto. Já terroristas islâmicos atacam qualquer coisa: trêm, ônibus, avião, prédio comercial...
Uma coisa é um terrorista cristão que se vê no direito de matar quem ele considera "assassinos de bebes". Outra coisa é um terrorista islâmico que se vê no direito de matar quem ele considera infiel.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.