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O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 06 Out 2006, 20:29
por Res Cogitans
http://www.luzespirita.blogger.com.br/j ... #17012004b

POR QUE OS ANIMAIS SOFREM ?

O saudoso escritor Carmo Bernardes considerava muito importante a presença de animais domésticos numa casa, em contato com as crianças.

Assim, elas crescem amando e respeitando os bichos, porque aprendem que eles sofrem tanto quanto nós mesmos - dizia o sábio regionalista.

Por que sofrem os animais? Eis aí um tema a exigir muitos e profundos estudos, aos quais a Doutrina Espírita oferece os primeiros fundamentos.

Agora mesmo, com o mal da vaca louca nas manchetes da imprensa, ficamos nos perguntando o motivo dessas epidemias que dizimam milhares e até milhões de bovinos.

A chave para a explicação pode estar no abate desenfreado de gado para alimentação humana. Ainda sem livre arbítrio, a alma animal tem necessidade do aprimoramento, num processo reencarnatório estabelecido pela Natureza. O homem o interrompe violentamente e a resposta é a doença coletiva, porque o equilíbrio natural foi abruptamente partido.

A alma animal já possui, em maior ou menor quantidade, uma relativa liberdade e mantém a individualidade depois da morte. Ainda sem livre arbítrio, contudo, ela não dispõe da faculdade de escolha desta ou daquela espécie para renascer. Seu espírito progride, reencarnando em corpos cada vez mais capazes de lhe favorecerem condições pora as primícias do raciocínio acima do instinto.

Entre o espírito do homem e os espíritos dos animais, todavia, a distância é quase do tamanho da existente entre Deus e o homem. É um mistério que a mente humana só muito lentamente aclarará.

A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude.

Mas é muito difícil raciocinar nesses termos devido ao ranço das religiões sectárias, ao orgulho, pretensão, vaidade e egoísmo próprios da espécie humana. O egocentrismo persiste até hoje e é ele que impede à esmagadora maioria das pessoas aceitar a existência do vida em outros planetas embora Jesus tenha afirmado, há dois mil anos, que a casa do Pai tem muitas moradas.

Discípulo de Herbert Spencer, Ernesto Bozzano trouxe da escola positivista o hábito de se apoiar no fato para dele tirar conclusões. Seu audacioso livro Os animais têm alma?, produzido na primeira metade do século XX, é fruto de pesquisas sérias realizadas em 130 casos de aparições e outros fenômenos supranormais com animais.

No prefácio da edição brasileira de sua obra, Francisco Klors Werneck lamenta que, geralmente preocupados com outros problemas, os homens não dêem atenção a seus irmãos inferiores, aos grandes e pequenos seres da criação como cavalos, cães, gatos e outros, "como se eles também não tivessem alma, não possuíssem sentimentos afetivos e mesmo faculdades surpreendentes."

Ele cita que alguns animais percebem a morte próxima, como cavalos e bois que se recusam a entrar no matadouro, advertidos ninguém sabe como, do que os espera lá dentro. Animais, como os cães, se deixam morrer depois da morte de seus donos, tal a desesperada saudade que sentem deles. Um famoso cavalo de corrida se tornou de tal afeição por uma cabra que não aceitava se separar dela.

Os animais têm alma? Dá a entender que os cães podem ser a espécie mais evoluída na escala animal. Relata o fato surpreendente do cão que avançou ferozmente contra outro e parou sem o agredir, ao verificar que era cego. Outro, mais extraordinário ainda, do cirurgião que tratou, em sua própria casa, de um cachorro que tivera a pata esmagada. Passados doze meses, o médico ouviu estranhos arranhões na porta da rua, abriu-a e espantou-se. O cão que curara um ano antes lhe trazia um companheiro com a pata esmagada.

Fato parecido é comum na Cavalaria da Polícia Militar do Estado de Goiás, em Goiânia, onde cavalos com dor de barriga procuram por conta própria o consultório do veterinário, segundo nos contou o doutor Francisco Godinho, que ali trabalha há muitos anos.

Há uma página admirável de Emmanuel, intitulada "Animais e sofrimento", na qual ele analisa o que parece injustiça: os animais, isentos da lei de causa e efeito, sem culpas a expiar por serem irracionais, padecerem sacrifícios e dores neste mundo.

O notável instrutor espiritual de Francisco Cândido Xavier considera, em primeiro lugar, ser necessário interpretar o sofrimento "por mais altos padrões de entendimento. Ninguém sofre tão-somente para resgatar o preço de alguma coisa. Sofre-se também angariando recursos preciosos para a obter. Assim é que o animal atravessa longas eras de prova a fim de domesticar-se, tanto quanto o homem atravessa outras tantas longas eras para se instruir".

Nenhum espírito obtém elevação ou cultura por osmose, mas unicamente através do trabalho paciente e intransferível.

O animal, igualmente, para chegar à auréola da razão, deve conhecer benemérita e comprida fieira de experiências que terminarão por lhe conferir a posse definitiva do raciocínio. Sem sofrimento, não há progresso.

Todo ser, criado por Deus simples e ignorante, é compelido a lutar pela conquista da razão, para em seguida a burilar. Dor física no animal é passaporte para mais amplos recursos nos domínios da evolução. Dor física no homem, acrescida de dor moral, é fixação de responsabilidade em trânsito para a Vida Maior.

Toda criatura caminha para ser anjo: investida na posição de espírito sublime, livra-se da dor, porque o amor lhe será sol no coração, dissipando as sombras ao toque da sua própria luz.

Re: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 06 Out 2006, 20:42
por videomaker
Sobre o assunto favor ler :
- Questões 592 a 610 de O Livro dos Espiritos
- Questões 677/723/724/725 de O Livro dos Espíritos

Vai citar DE ? , cite sempre a codificação ! ou ...
:emoticon13:

Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 06 Out 2006, 21:55
por francioalmeida
A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude.





Na escala de hierarquia somos minerais, depois vegetais, depois animais irracionais e então humanos e a próxima escala é anjo? É isso que o texto diz? Não é?

Então eu devo evitar quebrar pedras, pois isso significa agredir espírito?

Devo respeitar os minerais como uma pessoa, ou seja, vê-lo como um espírito numa escala hirárquica inferior porém um espírito.

E o que uma pedra faz nessa vida pra evoluir?

Que quesito avalia ela como uma boa pedra em vida e apta a passar para um grau superior?

Quais são as pedras má?

Não é zueira, so estou tentando entender.

Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 06 Out 2006, 23:58
por Maurício
é só mais uma, entre as sucessões de merda dessa seita. afff

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 15:42
por Fernando Silva
francioalmeida escreveu:Na escala de hierarquia somos minerais, depois vegetais, depois animais irracionais e então humanos e a próxima escala é anjo? É isso que o texto diz? Não é?

Então eu devo evitar quebrar pedras, pois isso significa agredir espírito?

Devo respeitar os minerais como uma pessoa, ou seja, vê-lo como um espírito numa escala hirárquica inferior porém um espírito.

E o que uma pedra faz nessa vida pra evoluir?

Que quesito avalia ela como uma boa pedra em vida e apta a passar para um grau superior?

Quais são as pedras má?

Não é zueira, so estou tentando entender.

A coisa é ainda mais complicada: nem sempre uma pedra tem um espírito. Segundo um post antigo da Najma, uma montanha tem um espírito, mas não uma pedra que se solta dela.
Por outro lado, um cristal tem um espírito.

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 15:47
por Hrrr
francioalmeida escreveu:Quais são as pedras má?


pedras de uranio enriquecido :emoticon12: :emoticon12:

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 15:54
por Deise Garcia
francioalmeida escreveu:
A alma animal, que já passou pelo reino mineral, onde a individualidade não existe, evoluiu através do reino vegetal e um dia iniciará a longa caminhada da espécie humana em direção à angelitude.





Na escala de hierarquia somos minerais, depois vegetais, depois animais irracionais e então humanos e a próxima escala é anjo? É isso que o texto diz? Não é?

Então eu devo evitar quebrar pedras, pois isso significa agredir espírito?

Devo respeitar os minerais como uma pessoa, ou seja, vê-lo como um espírito numa escala hirárquica inferior porém um espírito.

E o que uma pedra faz nessa vida pra evoluir?

Que quesito avalia ela como uma boa pedra em vida e apta a passar para um grau superior?


Bem ... você pode utilizar os mesmos critérios que avalia a evolução dos aracnídeos!


Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 16:00
por Deise Garcia
Fernando Silva escreveu:
francioalmeida escreveu:Na escala de hierarquia somos minerais, depois vegetais, depois animais irracionais e então humanos e a próxima escala é anjo? É isso que o texto diz? Não é?

Então eu devo evitar quebrar pedras, pois isso significa agredir espírito?

Devo respeitar os minerais como uma pessoa, ou seja, vê-lo como um espírito numa escala hirárquica inferior porém um espírito.

E o que uma pedra faz nessa vida pra evoluir?

Que quesito avalia ela como uma boa pedra em vida e apta a passar para um grau superior?

Quais são as pedras má?

Não é zueira, so estou tentando entender.

A coisa é ainda mais complicada: nem sempre uma pedra tem um espírito. Segundo um post antigo da Najma, uma montanha tem um espírito, mas não uma pedra que se solta dela.
Por outro lado, um cristal tem um espírito.


Humm! Depois as pessoas reclamam quando digo que vocês não sabem nada sobre espiritismo.


Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 16:06
por Spitfire
Ninguem sabe bosta nenhuma sobre algo que não existe.

Agora os espíritas deram de aprender as técnicas infantilóides dos crentes... "Você não sabe o que esta falando"... PQMP... Nós ateus que não sabemos o que estamos falando ou os espiritóides que não se tocam das merdas que estão escrevendo.

Bah... Tem que ter concurso mesmo. :emoticon8:

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 16:08
por Fernando Silva
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:A coisa é ainda mais complicada: nem sempre uma pedra tem um espírito. Segundo um post antigo da Najma, uma montanha tem um espírito, mas não uma pedra que se solta dela.
Por outro lado, um cristal tem um espírito.


Humm! Depois as pessoas reclamam quando digo que vocês não sabem nada sobre espiritismo.


Esta é a explicação de uma das muitas seitas espiritualistas, embora possa não ser a de todos os espíritas (o que, aliás, eu não disse que era).

Neste caso, repito as perguntas que fiz naquela época:

-Se uma pedra for triturada, cada farelo recebe um espírito?
E se várias pedras se fundirem num só bloco?

-Como faz o espírito de um farelo de pedra (ou de uma rocha, ou de uma montanha) para evoluir? O que o credencia a se reencarnar num vegetal?

-Quando é que o espírito de um pedra passa para um vegetal? Quando a pedra "morre" ?

-O espírito de uma pedra passa por pedras cada vez mais evoluídas até se reencarnar? Neste caso, o que seria uma pedra mais evoluída que outra?

Respostas engraçadinhas como a sua apenas indicam que vocês também não sabem. Por outro lado, se "souber", que tal ampliar o meu entendimento dos "fatos"?

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 16:24
por Deise Garcia
Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:A coisa é ainda mais complicada: nem sempre uma pedra tem um espírito. Segundo um post antigo da Najma, uma montanha tem um espírito, mas não uma pedra que se solta dela.
Por outro lado, um cristal tem um espírito.


Humm! Depois as pessoas reclamam quando digo que vocês não sabem nada sobre espiritismo.


Esta é a explicação de uma das muitas seitas espiritualistas, embora possa não ser a de todos os espíritas (o que, aliás, eu não disse que era).

Neste caso, repito as perguntas que fiz naquela época:

-Se uma pedra for triturada, cada farelo recebe um espírito?
E se várias pedras se fundirem num só bloco?

-Como faz o espírito de um farelo de pedra (ou de uma rocha, ou de uma montanha) para evoluir? O que o credencia a se reencarnar num vegetal?

-Quando é que o espírito de um pedra passa para um vegetal? Quando a pedra "morre" ?

-O espírito de uma pedra passa por pedras cada vez mais evoluídas até se reencarnar? Neste caso, o que seria uma pedra mais evoluída que outra?

Respostas engraçadinhas como a sua apenas indicam que vocês também não sabem. Por outro lado, se "souber", que tal ampliar o meu entendimento dos "fatos"?


Talvez a Najma seja a pessoa mais apropriada para responder, já que foi ela que levantou questão de tão alta importância.
Da minha parte estou mais preocupada com os animais que já possuem a centelha da vida e com os seres humanos que são catalogados como animais racionais.




Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 16:41
por Fernando Silva
Ou seja: ela, que é espírita, não sabe, mas nos sacaneia porque nós, ateus, não sabemos.

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 17:00
por Deise Garcia
Fernando Silva escreveu:Ou seja: ela, que é espírita, não sabe, mas nos sacaneia porque nós, ateus, não sabemos.


Não! A Najma alega ter sido espírita por x anos! Se foi efetivamente não sei. Mas eu te afirmo que o espiritismo nunca disse que montanha tem alma!


Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 21:01
por videomaker
Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:A coisa é ainda mais complicada: nem sempre uma pedra tem um espírito. Segundo um post antigo da Najma, uma montanha tem um espírito, mas não uma pedra que se solta dela.
Por outro lado, um cristal tem um espírito.


Humm! Depois as pessoas reclamam quando digo que vocês não sabem nada sobre espiritismo.


Esta é a explicação de uma das muitas seitas espiritualistas, embora possa não ser a de todos os espíritas (o que, aliás, eu não disse que era).

Neste caso, repito as perguntas que fiz naquela época:

-Se uma pedra for triturada, cada farelo recebe um espírito?
E se várias pedras se fundirem num só bloco?

-Como faz o espírito de um farelo de pedra (ou de uma rocha, ou de uma montanha) para evoluir? O que o credencia a se reencarnar num vegetal?

-Quando é que o espírito de um pedra passa para um vegetal? Quando a pedra "morre" ?

-O espírito de uma pedra passa por pedras cada vez mais evoluídas até se reencarnar? Neste caso, o que seria uma pedra mais evoluída que outra?

Respostas engraçadinhas como a sua apenas indicam que vocês também não sabem. Por outro lado, se "souber", que tal ampliar o meu entendimento dos "fatos"?



Pronto seu Fernado ! O sr . num post só me deu uma coletania de baboseiras sobre o seu FARTO CONHECIMENTO sobre espiritismo !
Nem precisei procurar ...
:emoticon1:

Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 21:40
por francioalmeida
Papo vai, Papo vem, ironia vai ironia vem e ninguem me explica essa joça.

Se o problema é falar que não entende de DE então eu falo:

EU NÃO ENTENDO DE DOUTRINA ESPÍRITA.

Pronto! Agora me expliquem que viaje é essa de minerais terem espírito

Enviado: 07 Out 2006, 21:48
por Azathoth
Videomaker, então mostre para a gente as respostas corretas para os questionamentos do Fernando.

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 21:49
por videomaker
francioalmeida escreveu:Papo vai, Papo vem, ironia vai ironia vem e ninguem me explica essa joça.

Se o problema é falar que não entende de DE então eu falo:

EU NÃO ENTENDO DE DOUTRINA ESPÍRITA.

Pronto! Agora me expliquem que viaje é essa de minerais terem espírito



De acordo com os pressupostos espíritas, Deus criou os Espíritos - simples e ignorantes -, com a determinação de se tornarem perfeitos. Assim, o progresso do Espírito é sempre compulsório: podemos estacionar por algum tempo, mas os acicates da vida nos impulsionarão para o desenvolvimento ulterior.

Ainda que haja controvérsias, diz-se que o princípio inteligente ou mônada celeste estagia nesses reinos, começando no mineral e indo até o hominal, extraindo de cada um deles os subsídios necessários para a sua evolução. É por isso que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo ao arcanjo.

Para J. H. Pires, "a Ontogênese Espírita, ou seja, a teoria doutrinária da criação dos Seres (do grego: onto é Ser; logia é estudo, ciência) revela o processo evolutivo a partir do reino mineral até o reino hominal. Essa teoria da evolução é mais audaciosa que a de Darwin(1) . Léon Denis a definiu numa seqüência poética e naturalista: A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem. Entre cada uma dessas fases existe uma zona intermediária, como se pode verificar nos estudos científicos".

Fonte : portal do espitito .

Enviado: 07 Out 2006, 21:52
por videomaker
Azathoth escreveu:Videomaker, então mostre para a gente as respostas corretas para os questionamentos do Fernando.



Não creio na tamanha ignorancia do Bigode ! :emoticon1:

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 22:20
por francioalmeida
videomaker escreveu:De acordo com os pressupostos espíritas, Deus criou os Espíritos - simples e ignorantes -, com a determinação de se tornarem perfeitos. Assim, o progresso do Espírito é sempre compulsório: podemos estacionar por algum tempo, mas os acicates da vida nos impulsionarão para o desenvolvimento ulterior.

Ainda que haja controvérsias, diz-se que o princípio inteligente ou mônada celeste estagia nesses reinos, começando no mineral e indo até o hominal, extraindo de cada um deles os subsídios necessários para a sua evolução. É por isso que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo ao arcanjo.

Para J. H. Pires, "a Ontogênese Espírita, ou seja, a teoria doutrinária da criação dos Seres (do grego: onto é Ser; logia é estudo, ciência) revela o processo evolutivo a partir do reino mineral até o reino hominal. Essa teoria da evolução é mais audaciosa que a de Darwin(1) . Léon Denis a definiu numa seqüência poética e naturalista: A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem. Entre cada uma dessas fases existe uma zona intermediária, como se pode verificar nos estudos científicos".

Fonte : portal do espitito .


Sim! Que os espíritos passam pelos minerais depois para os vegetais até chegarem aos humanos eu já sei, porém o que não entendo é o seguinte:

O que leva uma pedra e outros minerais a evoluir?

O urânio e um exemplo de uma pedra má?

Á água do mar tem espírito também?

O sal diluído nela?

Os sais minerais que estão no meu corpo são sub-espírito?

Não estou zoando , so quero entender essa parte da DE

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 22:21
por francioalmeida
videomaker escreveu:De acordo com os pressupostos espíritas, Deus criou os Espíritos - simples e ignorantes -, com a determinação de se tornarem perfeitos. Assim, o progresso do Espírito é sempre compulsório: podemos estacionar por algum tempo, mas os acicates da vida nos impulsionarão para o desenvolvimento ulterior.

Ainda que haja controvérsias, diz-se que o princípio inteligente ou mônada celeste estagia nesses reinos, começando no mineral e indo até o hominal, extraindo de cada um deles os subsídios necessários para a sua evolução. É por isso que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo ao arcanjo.

Para J. H. Pires, "a Ontogênese Espírita, ou seja, a teoria doutrinária da criação dos Seres (do grego: onto é Ser; logia é estudo, ciência) revela o processo evolutivo a partir do reino mineral até o reino hominal. Essa teoria da evolução é mais audaciosa que a de Darwin(1) . Léon Denis a definiu numa seqüência poética e naturalista: A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem. Entre cada uma dessas fases existe uma zona intermediária, como se pode verificar nos estudos científicos".

Fonte : portal do espitito .


Sim! Que os espíritos passam pelos minerais depois para os vegetais até chegarem aos humanos eu já sei, porém o que não entendo é o seguinte:

O que leva uma pedra e outros minerais a evoluir?

O urânio e um exemplo de uma pedra má?

Á água do mar tem espírito também?

O sal diluído nela?

Os sais minerais que estão no meu corpo são sub-espírito?

Não estou zoando , so quero entender essa parte da DE

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 22:23
por videomaker
francioalmeida escreveu:
videomaker escreveu:De acordo com os pressupostos espíritas, Deus criou os Espíritos - simples e ignorantes -, com a determinação de se tornarem perfeitos. Assim, o progresso do Espírito é sempre compulsório: podemos estacionar por algum tempo, mas os acicates da vida nos impulsionarão para o desenvolvimento ulterior.

Ainda que haja controvérsias, diz-se que o princípio inteligente ou mônada celeste estagia nesses reinos, começando no mineral e indo até o hominal, extraindo de cada um deles os subsídios necessários para a sua evolução. É por isso que tudo se encadeia na natureza, desde o átomo ao arcanjo.

Para J. H. Pires, "a Ontogênese Espírita, ou seja, a teoria doutrinária da criação dos Seres (do grego: onto é Ser; logia é estudo, ciência) revela o processo evolutivo a partir do reino mineral até o reino hominal. Essa teoria da evolução é mais audaciosa que a de Darwin(1) . Léon Denis a definiu numa seqüência poética e naturalista: A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem. Entre cada uma dessas fases existe uma zona intermediária, como se pode verificar nos estudos científicos".

Fonte : portal do espitito .


Sim! Que os espíritos passam pelos minerais depois para os vegetais até chegarem aos humanos eu já sei, porém o que não entendo é o seguinte:

O que leva uma pedra e outros minerais a evoluir?

O urânio e um exemplo de uma pedra má?

Á água do mar tem espírito também?

O sal diluído nela?

Os sais minerais que estão no meu corpo são sub-espírito?

Não estou zoando , so quero entender essa parte da DE



REINO MINERAL
Allan Kardec escreve pouco sobre esse reino. Diz-nos que ele é constituído de matéria inerte, e não possui mais do que uma força mecânica. Os minerais não têm vitalidade e nem movimentos próprios, sendo formado apenas pela agregação da matéria. São os chamados seres inorgânicos da natureza. A pedra, por exemplo, não apresenta sinal de vida. Pode-se dizer que o característico básico dessa fase é a atração, presenciado claramente no fenômeno do magnetismo.

Na intermediação com o reino vegetal, que lhe vem a seguir, investigações científicas descobriram a geração espontânea dos vírus nas estruturas cristalinas. Os vírus se situam na encruzilhada dos reinos mineral, vegetal e animal, como uma espécie de ensaio para ordenações futuras.

Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 22:26
por Azathoth
Como um vírus evolui? Se abstendo de parasitar células? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 22:43
por francioalmeida
videomaker escreveu:

REINO MINERAL
Allan Kardec escreve pouco sobre esse reino. Diz-nos que ele é constituído de matéria inerte, e não possui mais do que uma força mecânica. Os minerais não têm vitalidade e nem movimentos próprios, sendo formado apenas pela agregação da matéria. São os chamados seres inorgânicos da natureza. A pedra, por exemplo, não apresenta sinal de vida. Pode-se dizer que o característico básico dessa fase é a atração, presenciado claramente no fenômeno do magnetismo.

Na intermediação com o reino vegetal, que lhe vem a seguir, investigações científicas descobriram a geração espontânea dos vírus nas estruturas cristalinas. Os vírus se situam na encruzilhada dos reinos mineral, vegetal e animal, como uma espécie de ensaio para ordenações futuras.


Bem, que eles são inanimados não possuem vida, e que alguns possuem magnetísmo eu já sabia.

Mas então, possui ou não possui espírito os minerais?

Se possui me explica como essa joça funciona

Re: Re.: O sofrimento animal segundo o espiritismo

Enviado: 07 Out 2006, 22:45
por videomaker
francioalmeida escreveu:
videomaker escreveu:

REINO MINERAL
Allan Kardec escreve pouco sobre esse reino. Diz-nos que ele é constituído de matéria inerte, e não possui mais do que uma força mecânica. Os minerais não têm vitalidade e nem movimentos próprios, sendo formado apenas pela agregação da matéria. São os chamados seres inorgânicos da natureza. A pedra, por exemplo, não apresenta sinal de vida. Pode-se dizer que o característico básico dessa fase é a atração, presenciado claramente no fenômeno do magnetismo.

Na intermediação com o reino vegetal, que lhe vem a seguir, investigações científicas descobriram a geração espontânea dos vírus nas estruturas cristalinas. Os vírus se situam na encruzilhada dos reinos mineral, vegetal e animal, como uma espécie de ensaio para ordenações futuras.


Bem, que eles são inanimados não possuem vida, e que alguns possuem magnetísmo eu já sabia.

Mas então, possui ou não possui espírito os minerais?

Se possui me explica como essa joça funciona


Se não possuem vida ... o que que vc acha ? :emoticon5:

Enviado: 07 Out 2006, 22:51
por Karsus
E quanto aos Vírus? Tecnicamente eles não são vivos, mas realizam alguns atos de seres vivos ( Reprodução, em essência ) ao parasitar uma célula. Teria ele um espírito? Ou ele seria capaz de "roubar" o espírito de uma célula?