Livro sobre reigiões e crenças imparcial

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Livro sobre reigiões e crenças imparcial

Mensagem por Johnny »

Alguém pode me ajudar a encontrar um ou mais livros sobre religiões que sejam imparciais ou seja, que não tenha sido escrito por outro religioso mas conte a história de cada uma com detalhes históricos e fontes de pesquisa?
Abraços a todos e desculpe minha auxência.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re.: Livro sobre reigiões e crenças imparcial

Mensagem por Flavio Costa »

Nas livrarias se encontram alguns livros desses, como O Livro das Religiões. Porém, eu não li, apenas folheei, e achei um tanto superficial.

Creio que é impossível um livro dessa natureza não ser superficial, pois as religiões são fenômenos muitos complexos e seria necessária uma dúzia de livros sobre cada uma delas para se ter uma boa visão. É informação demais para estar em apenas um livro. Ou seja, um livro imparcial você pode até achar, mas um completo e preciso não existe.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re.: Livro sobre reigiões e crenças imparcial

Mensagem por Schultz »

Esse livro que o Flavio Costa indicou é uma boa base, eu já li.

Avatar do usuário
Deyb
Mensagens: 261
Registrado em: 24 Ago 2006, 03:21

Re: Livro sobre reigiões e crenças imparcial

Mensagem por Deyb »

Johnny escreveu:Alguém pode me ajudar a encontrar um ou mais livros sobre religiões que sejam imparciais ou seja, que não tenha sido escrito por outro religioso mas conte a história de cada uma com detalhes históricos e fontes de pesquisa?
Abraços a todos e desculpe minha auxência.


História das crenças e das idéias religiosas - Mircea Eliade

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Livro sobre reigiões e crenças imparcial

Mensagem por Johnny »

Bom, já tenho uma base graças à vocês. Agora é mão na carteira, quer dizer, na massa.
Abraços a todos, um bom inicio de semana e muito obrigado pela resposta rápida.
Johnny
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado