É verdade que ateísmo não implica necessariamente no repúdio às religiões, entretanto, também ocorre de alguns ateus tratarem a religião como uma coisa menor, ou como pode ser comprovado pelo título desta lista, como algo pernicioso. Eu discordo dessa visão, e se me permitem, acho-a infantil. A religião, antes de tudo, é uma manifestação cultural, muitas vezes responsável pela introdução de valores que permitiram o progresso de nações inteiras, tendo como o exemplo mais típico, os Estados Unidos da América. Por isso, penso que se ater exclusivamente aos aspectos negativos, como as manifestações fundamentalistas, ou simplesmente por não concordarem com o corpo de crenças de uma determinada religião seja uma atitude irrefletida e reducionista.
Abraços.
Natureza da Religião
Re.: Natureza da Religião
Concordo. Eu inclusive acho que essa mentalidade afasta ateus de usufruírem de práticas religiosas interessantes como a meditação.
Re.: Natureza da Religião
É verdade. Muitos se deixam levar por esses pré-conceitos e acabam deixando de vivenciar experiências que seriam muito salutares. E há também outro problema. Alguns chegam ao ponto de não se relacionarem com algumas pessoas só por causa delas declararem o seu credo a uma determinada religião. E na minha opinião, esse comportamento o iguala aos fundamentalistas religiosos, fazendo-o se transformar naquilo que ele mesmo critica.
Não leve o nome do fórum tão a sério assim, é que nem o Onde está deus do orkut, é só pra chamar a atenção de trols pra gente se divertir
Correto, religião é 1 realização cultural e tals, mas nos dias de hoje ela-especialmente o cristianismo, com estas sub-seitas evangélicas-tem definhado intelectualmente¬¬

Correto, religião é 1 realização cultural e tals, mas nos dias de hoje ela-especialmente o cristianismo, com estas sub-seitas evangélicas-tem definhado intelectualmente¬¬
- Flavio Costa
- Contato:
Re: Natureza da Religião
Félix escreveu:A religião, antes de tudo, é uma manifestação cultural, muitas vezes responsável pela introdução de valores que permitiram o progresso de nações inteiras, tendo como o exemplo mais típico, os Estados Unidos da América.
Muitos dos ateus desse fórum também concordam com isso, entre eles Acauan dos Tupis e o usuário Cabeção. Acho que até mesmo o fundador desse espaço, Cláudio Loredo, em certa medida já reveu sua posição sobre o assunto.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006