Página 1 de 1

Divergencia teologica em Portugal

Enviado: 12 Out 2006, 12:30
por Steve
Ortiga contra Policarpo
Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), disse ontem que o aborto «tem que ser também uma questão religiosa». O arcebispo de Braga da ICAR entrou assim em clara contradição com o cardeal-patriarca de Lisboa da mesma igreja, José Policarpo, que afirmara recentemente que o aborto «não é um problema religioso».


As divergências teológicas entre estas duas figuras reflectem-se nas questões operacionais: enquanto Policarpo, o anterior presidente da CEP, afirmou que «queria que fossem os leigos, os pais de família e os médicos a liderar a campanha do "não"», o actual presidente da mesma CEP garante que a ICAR «não se alheará» da campanha anti-escolha e pró-prisão, e não descarta a participação activa da sua seita e o exercício da manipulação religiosa, prometendo explicitamente que «[irá] alertar todos os cidadãos para que votem em consciência e de acordo com a sua fé».


Os dois homens que dirigem a mais importante organização autoritária de Portugal aparecem assim divididos entre a postura mais fundamentalista do bispo bracarense e a atitude mais cautelosa do bispo lisboeta.. http://www.ateismo.net/diario/2006/10/o ... icarpo.php

Re.: Divergencia teologica em Portugal

Enviado: 12 Out 2006, 13:23
por Lobo
Os arcebispos de Braga sempre foram mais conservadores. No entanto, a verdade é que o aborto não é uma questão religiosa, pelo simples facto de não existir nada na Biblia sobre o assunto.

Re: Re.: Divergencia teologica em Portugal

Enviado: 12 Out 2006, 13:29
por Flavio Costa
Lobo escreveu:Os arcebispos de Braga sempre foram mais conservadores. No entanto, a verdade é que o aborto não é uma questão religiosa, pelo simples facto de não existir nada na Biblia sobre o assunto.

Não é pelo fato do aborto não ser mencionado na Bíblia que não é uma questyão religiosa, pois a Bíblia não contém todos os fatos do mundo, mas enuncia os princípios morais do Cristianismo.

O aborto não é uma questão religiosa simplesmente porque nem todos são cristãos, então o Cristianismo não serve para prescrever a conduta de todos.

Re.: Divergencia teologica em Portugal

Enviado: 12 Out 2006, 13:41
por Lobo
Sim, um dos principios morais é "Não Matarás". Um principio violado em nome de Deus nos muitos massacres relatados na Biblia. Estritamente falando acho que o "não matarás" era apenas aplicado aos Judeus... quando Javé era apenas uma divindade tribal adorada numa certa região (mas que perdia poder fora dessa zona). Depois essa moral do não matarás foi expandida quando Javé se tornou Universal. De qualquer modo a questão do aborto é concreta e penso que concretamente a Igreja Católica não tem nenhum dogma sobre o assunto (feto ou ovo dentro do corpo da mãe). Para eles um ser humano tem de ter alma... mas para Aquino, por exemplo, Deus sopra a Alma no bebé apenas quando sai cá para fora (e não no momento da concepção). Oficialmente não há questão religiosa nenhuma. Não é como a questão da ressureição de Jesus, ou da Virgindade de Maria... que são "factos" religiosos.

Enviado: 17 Out 2006, 16:52
por Pug
Policarpo até é um tipo porreiro