Página 1 de 1
Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazistas?
Enviado: 16 Out 2006, 23:50
por Dante, the Wicked
Os nazistas efetuaram experimentos médicos em seres humanos tão ou mais cruéis dos que são efetuados em animais. Mas digamos que as informações contidas nos arquivos médicos nazistas possam ser usadas em prol da humanidade, sendo úteis na criação de novos medicamentos, tratamentos etc. Poderíamos usar estas informações como se fossem meros espólios de guerra, ou fazê-lo seria um desrespeito às pessoas que sofreram nas mãos dos nazistas? Mesmo que estas atrocidades nunca fossem repetidas, fazer uso do conhecimento obtido por meio delas não seria legitimá-las? Por outro lado, uma vez que o mal já foi feito, usar o conhecimento obtido por meio dele não o desfaria. E o que as pessoas cujas as vidas poderiam ser salvas por meio deste conhecimento tem a ver com a forma pela qual ele foi obtido? Lembremos que a tecnologia usada para levar o homem à Lua começou com os mísseis V2 que tiraram a vida de tantos ingleses.
Re.: Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazista
Enviado: 17 Out 2006, 00:10
por Nospheratu
Lembro que houve um tópico sobre esta mesma questão.
Acho que tais informações poderiam sim ser aproveitadas em prol de um bem maior.
Re.: Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazista
Enviado: 17 Out 2006, 00:11
por Hrrr
passou isso numa superdesinteressante desse ano (de abril se eu num me engano), justinho sobre isso
Re.: Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazista
Enviado: 17 Out 2006, 10:37
por elizandro_max
Que se usem os dados, desde que não usemos mais os mesmos métodos.
Enviado: 17 Out 2006, 10:59
por Anna
O que eu aprendi em ciência foi o respeito máximo pela vida. Portanto se vidas, seja que tipo de vida for, foram sacrificadas devemos em respeito por essas vidas nos esforçar para extrair em escala máxima todos os tipos de beneficios que possam ser gerados por esse sacrifício, em prol do maior número de vidas e sua saúde.
Portanto, pensando de forma puramente científica, não usar os dados que supostamente geraram um volume de conhecimento que poderia favorecer a vida de muitos, por que esses dados são provindos dos abusos cometidos pelo holocausto, seria desrespeito com a dor, morte e sacrifício daqueles que sucubiram para que tal conhecimento fosse gerado.
Cabe salientar que isso na visão científica pura, nesse meio do caminho entram as questões éticas e morais que geram discussões intermináveis.
Re.: Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazista
Enviado: 17 Out 2006, 11:04
por Poindexter