Dúvidas ou Acusações

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Jeanioz »

Sr. Incógnito escreveu:Olá!
Bom, vi duas coisas engraçadas (há uma terceira, que já falarei o que é)... Uns textos enormes cheios de citações bíblicas (e, portanto, fora de contexto). É interessante notar que, para trabalhar em cima desses trechos, é pedido um trabalho acima de tudo TEOLÓGICO. Portanto, Gil, se sou "filósofo cristão metido", e vc quer me propor um "desafio", por que coloca temas teológicos (e não filosóficos)??? Tudo bem, só disse isso para responder à sua ironia quanto "ao que você disse que eu sou".
Sobre esses dois textos, um do Gil e o outro não, se baseiam simplesmente em "erros categoriais" (forço o termo, não é bem o caso de "A raiz quadrada é maior do que um elefante"). O erro consiste em tomar uma linguagem semelhante a nossa e a considerar como sendo igual (Alguém aqui acha que "planeta" tem o mesmo sentido em Aristóteles e Platão?). Tanto nos termos usados quanto na forma escrita. Outra possibilidade é tomar uma alegoria ou parábola como sendo um acontecimento real. Outro erro é não ver as técnicas narrativas, e os motivos para isso, que o autor empregou.
Não vou, nem preciso, falar de cada item aqui. Isso por um simples motivo: Já existe muita coisa a esse respeito. Pegue uma bíblia boa, se for o caso, e dê uma lida nas notas de rodapé. Uma boa edição trará informações valiosas sobre esses pontos.
Agora, falo sobre o texto do Gil sobre as "contradições bíblicas". Também não vou citar ponto por ponto aqui, pois muitas das "contradições" se baseiam em erros de leitura. Outras, remeto para qualquer edição boa da bíblia.
-Sobre Judas: A segunda passagem diz o quê?
-Sobre os sábados: Pense um pouco sobre "não trabalhar nos sábados" e o "trabalho de Jesus". Pense, mais ainda, no que significa "não trabalhar no sábado".
-Imagens: Uma coisa é fazer imagens, outra coisa é louva-las como deuses.
- Seremos julgados: Quando vc diz "somente pela fé", quer dizer que Deus não julga? Não entendi... Quem julga é a fé? Como assim? Explique melhor... Além disso, Getúlio Vargas é "gaúcho"? Ou "brasileiro"? Talvez "latino americano"? Ou então, gaúcho e brasileiro? Pense nisso.
-Sobre Deus: Vá estudar o que significa "eternidade". Manual de filosofia medieval.

E assim por diante....Deixo o resto do serviço para você mesmo fazer.


"Não vou, nem preciso, falar de cada item aqui."

"Também não vou citar ponto por ponto aqui"

"Deixo o resto do serviço para você mesmo fazer"

:emoticon61:

Aceito sua desistência.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por francioalmeida »

Homens de pouca fé!

A lógica dos fatos e a coerência está sobre seus olhos, porém o orgulho nojento de suas incredulidades os tornam burros e mesquinhos.

Deus está no íntimo de cada um ateu, o ateu é úm ser humano como qualquer um de nós com a diferença que repudia conhecimentos óbvios passados de geração em geração.

Ora, não são humildes, tentam mostrar que são homens inteligentes contrariando conhecimentos milenares "irrefutáveis" com perguntas "anedotas".

Sr. incógnito, deus vê que és um homem sábio e humilde ao tentar num espaço cético ensinar "cabecinhas" tão inócuas e cruas, sua intenção é exemplar e louvável; porém conhecimento só adquiri quem quer adquirir.

Particularmente, eu acho que a internet deveria ser um espaço mais monitorado pelas autoridades, afim de se tornar um espaço mais educativo e livre de discussões "mal intencionadas" com o objetivo de corromper a família.

Viva Jisus! :emoticon1:
Editado pela última vez por francioalmeida em 01 Nov 2006, 11:54, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Jeanioz »

francioalmeida escreveu:Homens de pouca fé!

A lógica dos fatos e a coerência está sobre seus olhos, porém o orgulho nojento de suas incredulidades os tornam burros e mesquinhos.

Deus está no íntimo de cada um ateu, o ateu é úm ser humano como qualquer um de nós com a diferença que repudia conhecimentos óbvios passados de geração em geração.

Ora, não são humildes, tentam mostrar que são homens inteligentes contrariando conhecimentos milenares "irrefutáveis" com perguntas "anedotas".

Sr. incógnito, deus vê que és um homem sábio e humilde ao tentar num espaço cético ensinar "cabecinhas" tão inócuas e cruas, sua intenção é exemplar e louvável; porém conhecimento só adquiri quem que adquirir.

Particularmente, eu acho que a internet deveria ser um espaço mais monitorado pelas autoridades, afim de se tornar um espaço mais educativo e livre de discussões "mal intencionadas" com o objetivo de comromper a família.

Viva Jisus! :emoticon1:


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por francioalmeida »

Jeanioz, Até quando...

Terei muita pena de sua alma!

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Jeanioz »

francioalmeida escreveu:Jeanioz, Até quando...

Terei muita pena de sua alma!


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por francioalmeida »

Um bom "explicador" do catolicismo pode se sair muito bem com retóricas do tipo:

Ateu: O vinho tinto e feito de uvas e não de sangue.

"expricador" católico: Se o vinho não é feito de sangue, então por que ele é vermelho :emoticon5:

Ateu: Ora, por causa das uvas!

"expricador" católico: Uvas não deixam vinho vermelho, possuo uma garrafa de vinho branco que é feito de uvas e sua cor não é vermelha.

Ateu: Mas as uvas do vinho tinto são "vermelhas" (cor característico do fruto), por isso o vinho tinto é vermelho. O vinho branco e feito com outros tipos de uvas.

"expricador" católico: Sei que são feitos com outros tipos de uva, mas por que o vinho não fica vermelho?

Ateu: Por que são uvas diferentes do vinho tinto, são uvas que fazem o vinho ficar branco.

"expricador" católico: Tá vendo, veja o que você citou: "Por que são uvas diferentes do vinho tinto", essa "diferença" que você reconhece é o "Sangue de Jesus", vocês ateus sabem que há uma diferença só precisam aceitar.

Ateu: Pô! tu tá de saca?

"expricador" católico: Eu de saca! Tu que responde minhas perguntas saindo pela tangente e eu que tô de saca?

Ateu: Perguntei se você "tá de saca" por que seu argumento não faz sentido.

"expricador" católico: O que não faz sentido é seus argumentos!

Ateu: Como não faz sentido? Eu expliquei que a coloração do vinho depende da uvas. E vinho NÃO É SANGUE DE JESUS!


"expricador" católico: Não foi isso que você falou. Você falou que a coloração existe por que as uvas são "diferentes", então você admite que essa dirença é o sangue de jesus. Isso é um fato!

Ateu: Puta [Apagado pela moderação], larga de ser [Apagado pela moderação]. O vinho não é o sangue de jesus.

"expricador" católico: Você que é um [Apagado pela moderação] aleluia!. Seu [Apagado pela moderação], Aleluia! Cadê seus argumentos?

[atos da moderação] O forista "expricador católico "e o forista "ateu" estão suspenso pela troca de ofensas no tópico: {www.rv.cnt/topicodelouco\crentelouco\muitofanático\x}

"expricador católico" pensando:

-Os ateus ficam ofendidos com a verdade, mas não tem problema, vou fazer uma página no Yorkut expondo minhas idéias irrefutáveis.

"Ateu" Pensando:

-putz! fui suspenso por causa daquele crente desgraçado.







"expricador" católico:

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Jeanioz »

Debate religioso é assim mesmo...

Imagem

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Sr. Incógnito »

[ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 22:56, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Mensagem por Jeanioz »

Conclusão: a bíblia não passa de um monte de erros... :emoticon62:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por francioalmeida »

vamos tentar fazer um debate civilizado. (Pá e pum)

Pra que serve deus? Justifique

Avatar do usuário
Spitfire
Mensagens: 2735
Registrado em: 06 Abr 2006, 13:39
Localização: Sbornia

Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Spitfire »

Imagem

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Mensagem por Sr. Incógnito »

ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 22:56, em um total de 1 vez.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Sr. Incógnito »

[ed9?
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 22:56, em um total de 1 vez.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Sr. Incógnito »

ed
Editado pela última vez por Sr. Incógnito em 08 Abr 2007, 22:54, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
francioalmeida
Mensagens: 3045
Registrado em: 12 Dez 2005, 22:08
Gênero: Masculino
Localização: Manaus-AM
Contato:

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por francioalmeida »

Sr. Incógnito escreveu:
francioalmeida escreveu:vamos tentar fazer um debate civilizado. (Pá e pum)

Pra que serve deus? Justifique


Como assim "serve"? Isso não é uma pergunta a ser respondida.
Pergunta similar: Pra que serve o número 9?


Vamos lá...

O número nove serve para representar a quantidade de asterísiticos no conjunto a seguir: {* * * * * * * * *}! Certo?

Eu entendi sua indignação com a minha pergunta, então serei mais preciso.

Supostamente existe algo em que não posso (pelo menos eu) interagir com ela, algo que (pelo menos pra mim) não interfere em nenhum acontecimento ou fenômeno físico ao meu redor, algo inócuo e invisível.

Que diferença isso faz pra mim?

Digamos que uma "rocha" seria até mais útil, pois podendo interagir com ela posso utilizá-la para diversas coisas.

O átomo mesmo sem vê-lo me demonstra fenômenos plausíveis.

Sentimentos desencadeados pela minha consciência/ inconciência não podem ser tocados porém podem ser sentidos e experimentados por mim

Como que algo, que de forma nenhuma pode ser "experimentado", serve para alguma coisa?

Como posso firmar hipoteticamente sua existência? Seria como supor a existência de papai-noel. Concorda?

Ao menos que eu seja um "louco" e queira que algo "inexistente" passe a existência na minha cabeça.

Sr. Incógnito
Mensagens: 741
Registrado em: 03 Ago 2006, 14:16

Re: Re.: Dúvidas ou Acusações

Mensagem por Sr. Incógnito »

ed

Trancado