O Macaco Egoísta

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

O Macaco Egoísta

Mensagem por Res Cogitans »

Macaco não pensa no bem do outro

Estudo diz que chimpanzé é egoísta e revê tese sobre sua "humanidade"

Reinaldo José Lopes escreve para a “Folha de SP”:

Eles caçam em conjunto, armam golpes de Estado e até montam operações de guerra. O rótulo de "humanos" parece quase ao alcance dos chimpanzés.

Mas, segundo um novo estudo, eles são incapazes de pensar no bem-estar de outros membros da espécie, mesmo que eles sejam seus amigos de longa data, o que ajuda a complicar a imagem "humanizada" desses primatas.

A conclusão vem de um teste que avaliou a consideração dos macacos por colegas de bando. No experimento, os bichos tinham a chance de obter um almoço e, ao mesmo tempo, brindar um companheiro com a guloseima sem nenhum esforço extra.

No entanto, os pesquisadores descobriram que os chimpanzés não se preocupavam nem um pouco em escolher a opção que também favorecia os outros. Para todos os efeitos, agiram como se seus amigos não estivessem ali.

O estudo, que sai na edição de hoje da revista "Nature", pode desbancar de vez a idéia de que os chimpanzés possuem o que se costuma chamar de "teoria da mente" -grosso modo, a capacidade de se colocar mentalmente no lugar de outro indivíduo.

"A capacidade para o altruísmo e a teoria da mente não estão necessariamente ligadas. Mas é possível que a capacidade de levar os outros em consideração, como os humanos fazem, realmente dependa de uma teoria da mente bem desenvolvida", disse à Folha Joan Silk, autora do trabalho e pesquisadora da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

No teste, os bichos eram colocados frente a frente em dois cercados separados. Diante de um deles, ficavam quatro bandejas, presas a uma plataforma dobrável e ligadas a cordas.

Se o chimpanzé testado puxasse uma das cordas, duas bandejas carregadas de comida se estendiam -uma para ele e outra para o amigo. Se puxasse a outra corda, só ele recebia a comida.

Os testes mostraram que os macacos puxavam a corda de maneira aleatória.

"Acho que há boas razões para imaginar que a preocupação com os outros surgiu depois que os humanos e os grandes macacos se separaram na evolução", diz Silk.

Mas é preciso cuidado: "Há uma longa tradição de identificar traços humanos únicos e depois descobri-los em outras espécies".
(Folha de SP, 27/10)

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: O Macaco Egoísta

Mensagem por Lúcifer »

Para mim, muitos seres humanos comportam-se da mesma maneira.
Eu acredito que foi por causa das religiões que o comportamento humano melhorou um pouco or causa daquela estória de medo de ir pro inferno se não for bonzinho, etc.
Uma particularidade que não foi descrita é que os chimpanzés caçam em bandos e o seu prato favorito são macacos (só esqueci de qual espécie são). Eles os cercam e começam a captura. Para o líder, é reservado a cabeça e o cérebro dos pobres macaquitos.
Não parece com certos comportamentos humanos?
Imagem

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re.: O Macaco Egoísta

Mensagem por Schultz »

Sobre o assunto, recomendo a leitura desta matéria da Scientific American Brasil:

Como Animais fazem Negócios

Trancado