Pra quem fez/faz ADMINISTRAÇÃO E LICENCIATURA
Enviado: 19 Out 2006, 11:35
Vocês tiveram a disciplina Psicologia SOCIAL na grade???
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Flavio Costa escreveu:Não, tive Informática e Sociedade (foi um lixo), Desenvolvimento Psicológico e Ensino, Aprendizagem no Ensino...
Res Cogitans escreveu:Vc fez licenciatura???
Res Cogitans escreveu:A pergunta é porque pelas esbarradas dou de vez em quando na Psicologia Social, achei bem mais útil que ficar lendo gestalt, behaviorismo e psicanálise.
Flavio Costa escreveu:Se o seu interesse é sobre a manipulação das pessoas, pode ser mais útil mesmo, mas não estudei sobre essa dimensão social para poder opinar.
Em 1965, Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, acompanhados por uma equipa de investigadores, aplicaram testes de inteligência (Testes de QI) a todos os alunos de uma escola básica de São Francisco de um dos bairros mais pobres desta cidade, frequentada por crianças de diversas proveniências étnicas. Seleccionaram em cada sala, aleatoriamente, 20% dos estudantes e rotularam-nos de “promessas intelectuais” fazendo querer aos professores que esta escolha tinha sido realizada com base nos resultados dos testes. Entregaram a cada docente uma lista com os nomes dos futuros “cérebros”, na esperança de que a sua atenção durante as aulas se dirigisse, essencialmente, para este grupo de dotados.
Cerca de 8 meses depois os investigadores voltaram à escola e aplicaram a todos os alunos o mesmo teste de inteligência (teste/reteste) e concluíram que as crianças que tinham sido rotuladas de “promessas intelectuais” apresentavam todas uma subida de cerca de 4 pontos ou mais, relativamente ao QI medido na fase anterior (teste). Ao invés, os restantes 80 % no reteste não apresentaram nenhuma diferença significativa relativamente ao teste inicial, o que destruía a “crença” científica da imutabilidade do Quociente de Inteligência por este ser genético. Paralelamente, demonstraram que as ideias feitas sobre cada aluno, presentes só na mente dos professores, tinham sido as responsáveis por estas espectaculares alterações, pois a estas crianças os professores passaram a dedicar mais tempo e atenção do que às restantes. De modo a confirmar a presença deste efeito, foram realizadas ainda nesta década e no início da seguinte mais de 200 investigações similares e os resultados encontrados foram sempre os mesmos.
Res Cogitans escreveu:Vocês tiveram a disciplina Psicologia SOCIAL na grade???