Tratamento ético dos animais

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Tratamento ético dos animais

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »



Assisti ontem a um excelente episódio de Penn & Teller: Bullshit, que atacava a organização PETA (People for the Ethical Treatment of Animals).

Essa organização "sem fins lucrativos" (um dos pontos questionados no episódio) advoga pela "liberação total dos animais", isto é, o fim dos animais domésticos, do gado de corte e leiteiro, dos abrigos que recolhem animais abandonados e que os sacrificam em certos casos, e das cobaias de experiências científicas.

A hipocrisia dessas teses foi explorada pelo fato da própria PETA administrar abrigos e realizar sacrifícios de animais (que, quando eles realizam, dizem ser para o "bem" dos bichos e chamam de "eutanásia"), e pelo fato da vice-presidente da organização ser uma diabética que faz uso constante de insulina, cujo processo de produção utiliza cobaias animais. Ela afirma que faz isso pois "precisa estar viva para defender os animais", e Penn & Teller mostram em um dicionário a palavra "hipócrita" com a foto dela ilustrando.

É também apontado no programa o financiamento oferecido pela organização de grupos criminosos como o "ALF" (Animal Liberation Front), causador de diversos incêndios e assaltos a laboratórios, principalmente na Inglaterra, e que além de suporte ideológico recebem quantias apreciáveis do dinheiro que a organização arrecada de seus contribuintes.

Mas o que eu achei mais interessante foram as implicações morais de altíssimo nível que o programa apresentou.

Em primeiro lugar eles começaram fazendo um paralelo entre uma reunião desse grupo, com sua líder discursando, e uma do partido nazista, com Hitler no palanque. Então se perguntaram se era golpe baixo, e mostraram que é exatamente isso que esses ativistas fazem quando mostram fotos que comparam aviários a Auschwitz, e mostram gado morto ao lado de corpos de judeus.

É a banalização do Holocausto a serviço da sua militância. Igualam os judeus às galinhas e ainda nos chamam de nazistas!

A seguir, analisam o conceito de "liberação total dos animais". Segundo entrevista concedida por ativistas, isso significaria cães, gatos, touros, ursos e leões andando livremente sem serem abusados pelo bicho-homem. Até aí tudo muito bonito, mas analisemos menos superficialmente o conceito de liberdade para seres humanos e veremos que não é bem por aí. A liberdade da forma que concebemos implica numa série de responsabilidades e deveres, que são expressos como Leis e que devem ser cumpridas pelos cidadãos no intuito de não mitigar a liberdade alheia. Animais não são entes racionais, não podem compreender leis, e portanto acabariam por lotar prisões assim como nossos cidadãos desordeiros. Ao entender um animal como ente livre e portanto sujeito a essas liberdades, deveríamos aprisioná-los e julgá-los todas as vezes que ferissem ou matassem uma pessoa ou outro animal, e lembrando que a cadeia alimentar prevê que alguns deles matem outros para sobreviver, não sobrariam muitos deles livres por aí.

A falácia está em igualar um animal ao ser humano em direitos, quando os mesmos não compreendem de forma igual o que é um dever. Eles encerram por afirmar que matariam todos os chimpanzés do mundo se fosse para salvar a vida de um mísero e único humano indigente, viciado e aidético.

Sensacional.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Tratamento ético dos animais

Mensagem por videomaker »

Deixem os ANIMAIS viverem , como ANIMAIS é claro !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Hrrr
Mensagens: 3532
Registrado em: 22 Jan 2006, 00:02
Localização: recife

Re: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Hrrr »

user f.k.a. Cabeção escreveu:o fim dos animais domésticos,
dos abrigos que recolhem animais abandonados e que os sacrificam em certos casos


onde diz que a Peta defende isso?
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Johnny »

"Sou a favor de deixarem os animais viverem por si, soltos como vieram no mundo". Mas quero ter o direito de andar com uma 45 automática e silenciador para me defender pois, como viverão livres significa dizer que eles terão de se virar para arrumar comida, abrigo, se for atropelado ficarão à própria sorte (já que veterário é uma profissão criada para cuidar de animais em cativeiro). Só isso!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Karsus
Mensagens: 181
Registrado em: 19 Mar 2006, 19:37

Mensagem por Karsus »

onde diz que a Peta defende isso?


No vídeo do Pen&Teller , com um discuros de uma das criadoras do PETA, ela defende a "total liberation of the animals", o que a menos que ela reinvente a ortografia, inclui os animais de estimação.

E, quando a Eutanásia, veja : http://en.wikipedia.org/wiki/People_for_the_Ethical_Treatment_of_Animals#Policy_on_euthanasia

Avatar do usuário
Dr. Estranho
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Nov 2006, 19:09

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Dr. Estranho »

Independente de hipocrisias, falácias etc etc.

Alguém aqui não concorda que os animais devem merecer proteção contra a conduta humana?

Avatar do usuário
King In Crimson
Mensagens: 3856
Registrado em: 25 Out 2005, 01:23

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por King In Crimson »

Animais não devem sofrer no abate!
Dizem que a adrenalina deixa um gosto ruim na carne.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Mensagem por Anna »

Não sou a favor do PETA, nem desses movimentos de fanáticos disfarçados de bons moços.

Porém, não tenho a menor dúvida de que minha cadela, meus dois gatos e a macaca aranha, que morou aqui em casa, são indivíduos muito mais dignos de habitarem este planeta do que muita gente que infelizmente o divide comigo.

Meu cachorro, o Cavalo, que morreu no início desse ano, foi a melhor e mais fantástica criatura com a qual tive a honra de conviver e dividir minha vida. Se eu tivesse que optar entre a vida de um deles e a de um ser humano desprezível e até mesmo não tão desprezível, sem a menor dúvida optaria pela deles. O mundo seria muuuuito melhor se no lugar de cada ser humano desprezível nascesse um Cavalão.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Hrrr
Mensagens: 3532
Registrado em: 22 Jan 2006, 00:02
Localização: recife

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Hrrr »

Anna escreveu:Meu cachorro, o Cavalo, que morreu no início desse ano


minha cachorra, Leide, tambem morreu no comecinho do ano :emoticon15:

ela deixou uma formidavel liçao de perseverança, ao recuperar sozinha, sem recorrer a nenhum deus ou tratamento medico, os movimentos das patas traseiras, ainda que nao tivesse voltado a andar perfeitamente com elas (ela tinha arriado as patas num problema de coluna)
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por O ENCOSTO »

É anti ético deixar a picanha passar do ponto, tirar a pele da galinha antes de assar e não bater o churrasco direito depois de pronto.
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Anna »

Hrrr escreveu:
Anna escreveu:Meu cachorro, o Cavalo, que morreu no início desse ano


minha cachorra, Leide, tambem morreu no comecinho do ano :emoticon15:

ela deixou uma formidavel liçao de perseverança, ao recuperar sozinha, sem recorrer a nenhum deus ou tratamento medico, os movimentos das patas traseiras, ainda que nao tivesse voltado a andar perfeitamente com elas (ela tinha arriado as patas num problema de coluna)


O Cavalo sofreu muito nos últimos dias de vida até a hora de sua morte, nós vivemos tudo com ele, sofremos muito, choramos de desespero. Eu só queria que ele parasse de sofrer, ele olhava pra nós e pedia ajuda na mesa do veterinário, e enquanto estava no soro. Foi muito traumatizante pq ele sempre foi muito especial, educado, inteligente, só faltava falar mesmo, com palavras, pois com sons demonstrava o que queria e estava sentindo. Tudo isso impressionava a todos que o conheciam um pouquinho melhor. Quem teve a sorte de conviver com ele o amava e admirava muito mesmo. Vários amigos e colegas que diviram casa com a gente no passado, passaram meses chorando quando se lembravam dele ou achavam uma foto no meio de suas coisas. Colegas do meu marido de SP ficaram chocados. Foi mesmo como se um amigo querido tivesse morrido.

Cavalão... nunca vou esquecer, melhor criatura que conheci na minha vida!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Anna »

O ENCOSTO escreveu:É anti ético deixar a picanha passar do ponto, tirar a pele da galinha antes de assar e não bater o churrasco direito depois de pronto.


Pô! A pele da galinha é única coisa boa que esse trem tem.
Galinha é muito ruim!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Dr. Estranho
Mensagens: 12
Registrado em: 06 Nov 2006, 19:09

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Dr. Estranho »

Porém, não tenho a menor dúvida de que minha cadela, meus dois gatos e a macaca aranha, que morou aqui em casa, são indivíduos muito mais dignos de habitarem este planeta do que muita gente que infelizmente o divide comigo.


Não tenho dúvida disso.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Samael »

Adoro galinha.

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Led Zeppelin »

Somos animais também, por que os outros animais podem usar os mais fracos para a sobrevivência e nós não?
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Flavio Costa »

Samael escreveu:Adoro galinha.

Só gosto quando tô solteiro.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Samael »

Flávio e sua mente poluída.

Avatar do usuário
Mr. Crowley
Mensagens: 7612
Registrado em: 22 Out 2005, 10:48
Gênero: Masculino
Localização: Londrina/São José dos Campos - PR/SP
Contato:

Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Mr. Crowley »

a maioria das ONG's são picaretagens mesmo, gente que usa uma causa X qualquer(geralmente uma causa politicamente correta) pra receber doações, acobertar falcatruas e por ae vai...

quanto ao tratamento ético diante aos animais, concordo plenamente com O ENCOSTO.
Imagem

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Anna »

Samael escreveu:Adoro galinha.


Credo!!!
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Anna »

Led Zeppelin escreveu:Somos animais também, por que os outros animais podem usar os mais fracos para a sobrevivência e nós não?


Não tem nada a ver com mais fraco não, tem a ver com disputa de recursos. Tem ver com quem estava dando bobeira na hora, o que pode acontecer com qualquer um, memo os topo de cadeia alimentar.

E quando o assunto é sobrevivência não tem problema algum em garantir a sua pele.

Mas nada disso diz respeito ao Cavalão, Oxossi, Nêga ou a Violeta.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Anna
Mensagens: 6956
Registrado em: 16 Out 2005, 15:43
Gênero: Feminino
Localização: AM/RJ

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Anna »

Mr. Crowley escreveu:a maioria das ONG's são picaretagens mesmo, gente que usa uma causa X qualquer(geralmente uma causa politicamente correta) pra receber doações, acobertar falcatruas e por ae vai...

quanto ao tratamento ético diante aos animais, concordo plenamente com O ENCOSTO.


Experimente fazer algo contra o "papagaio" dele pra vc ver algo sobre direito dos animais e de ver um cara de 1, 90 m ficar muito puto.:emoticon16:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Avatar do usuário
Led Zeppelin
Mensagens: 2558
Registrado em: 16 Ago 2006, 17:29
Localização: Patos de Minas - MG
Contato:

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Led Zeppelin »

Anna escreveu:
Led Zeppelin escreveu:Somos animais também, por que os outros animais podem usar os mais fracos para a sobrevivência e nós não?


Não tem nada a ver com mais fraco não, tem a ver com disputa de recursos. Tem ver com quem estava dando bobeira na hora, o que pode acontecer com qualquer um, memo os topo de cadeia alimentar.

E quando o assunto é sobrevivência não tem problema algum em garantir a sua pele.

Mas nada disso diz respeito ao Cavalão, Oxossi, Nêga ou a Violeta.


Pelo que entendi você disse que ocorre uma disputa de recusros. Isso por acaso não é sobrevivência? E mais, quando se utiliza o termo darwinista "o mais forte sobrevive", entenda-se "o mais apto sobrevive". Não é questão de força bruta, mas de adaptação ao meio e evolução portanto os mais "fortes" têm o direito de usar os mais "fracos" para a sobrevivência. Entendo que temos direito de usar animais para alimentação, trabalho, transporte, testes com medicamentos, cobaias para ensino superior (pelo bem da ciência), etc.

Só não sou a favor da caça esportiva, do enjaulamento e experiências desnecessárias, animais têm vida e não são brinquedos.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Mensagem por videomaker »

Anna escreveu:Não sou a favor do PETA, nem desses movimentos de fanáticos disfarçados de bons moços.

Porém, não tenho a menor dúvida de que minha cadela, meus dois gatos e a macaca aranha, que morou aqui em casa, são indivíduos muito mais dignos de habitarem este planeta do que muita gente que infelizmente o divide comigo.

Meu cachorro, o Cavalo, que morreu no início desse ano, foi a melhor e mais fantástica criatura com a qual tive a honra de conviver e dividir minha vida. Se eu tivesse que optar entre a vida de um deles e a de um ser humano desprezível e até mesmo não tão desprezível, sem a menor dúvida optaria pela deles. O mundo seria muuuuito melhor se no lugar de cada ser humano desprezível nascesse um Cavalão.



Conviver com gente nunca foi facil ! ter o auxilio financeiro de um camundongo quando se precisa , isso sim é dificil , pedir para ele mudar o soro então ...
Su á Favor dos Animais ! bem longe de mim .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
videomaker
Mensagens: 8668
Registrado em: 25 Out 2005, 23:34

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por videomaker »

Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Adoro galinha.

Só gosto quando tô solteiro.



Ahaaaaaaaa !!! Hipocrita ! :emoticon16:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Tratamento ético dos animais

Mensagem por Flavio Costa »

videomaker escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Samael escreveu:Adoro galinha.

Só gosto quando tô solteiro.



Ahaaaaaaaa !!! Hipocrita ! :emoticon16:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado