Dúvida sobre a historicidade de Buda

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Hugo

Dúvida sobre a historicidade de Buda

Mensagem por Hugo »

Gostaira de saber quais são os primeiros escritos sobre Siddhartha Gautama dos quais se tem notícia e se são todos escritos religiosos. Meu conhecimento sobre o assunto é muito limitado.

Flavio Costa
Contato:

Re: Dúvida sobre a historicidade de Buda

Mensagem por Flavio Costa »

Kramer escreveu:Gostaira de saber quais são os primeiros escritos sobre Siddhartha Gautama dos quais se tem notícia e se são todos escritos religiosos. Meu conhecimento sobre o assunto é muito limitado.

Não conheço muito sobre isso, mas há poucas evidências históricas independentes de que ele tenha existido, e nenhuma evidência de que ele não tenha existido.

Os textos budistas não são nem puramente religiosos, nem puramente históricos. Às vezes eles têm forma poética e conteúdo abstrato, às vezes são relatos de sermões que teriam sido proferidos pelo próprio Buda, às vezes são descrições de fatos corriqueiros ou de eventos políticos da época. Em algumas passagens eles comentam sobre os jainistas e mencionam seu fundador, conhecido como Mahavira, que viveu na mesma época que o Buda. Só que os jainistas são chamados por outro nome, que é como eles eram chamados na época. Pistas assim indicam que o texto realmente provem da época em que supostamente foram elaborados, o que lhes dá certa autoridade histórica. Detalhe: o que você chama de "escritos" na verdade eram transmitidos oralmente, só foram escritos no papel vários séculos mais tarde, pois naquela época o uso da escrita era pouco difundido.

É um assunto longo e tanto meu conhecimento quanto meu tempo não estão muito vastos, mas o consenso entre os estudiosos é que ele provavelmente existiu, mas alguns detalhes de sua vida foram adornados com lendas.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Trancado