Minha Biblioteca

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Este tópico é para você citar livros que estejam em sua posse e que sejam recomendáveis. Ou seja: tem o livro? Recomenda? Então posta!!!

Vou postar aos poucos:

Tábula Rasa, Pinker
O que nos faz humanos, Matt Ridley
Felicidade Desesperadamente, André Comte-Sponville
O Livro de Ouro da Mente, Rita Carter
A Fórmula da Felicidade, Stefan Klein
Freakonomics, Steven Levitt
Fantasmas no Cérebro, Ramachandran

Perseus
Mensagens: 1944
Registrado em: 26 Out 2005, 00:44

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Perseus »

Boa idéia...

O Homem Invisivel. H. G. Wells.
Freakonomics, Steven Levitt.
O Livro de Ouro da Evolução, Carl Zimmer.
Todos os livros de Isaac Asimov e José Saramago.
Cultura do Medo, Barry Glasner.
O Capital, Marx.
Rev. dos Bichos e 1984, Orwell.

Isso da cerca de cento e poucos livros... é coisa pra xuxu. :emoticon8:

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Fernando Silva »

Além de alguns já citados acima:

"Deus, uma biografia", Jack Miles (uma tentativa de se definir uma biografia e uma personalidade para Deus a partir de seus atos na Bíblia)

"O diabo, a máscara sem rosto", Luther Link (uma análise das origens da figura do diabo e sua evolução desde os tempos de Cristo)

"A viagem prodigiosa", Manuel Leguineche / Maria Antonia Velasco (uma narrativa diferente da primeira cruzada, com a preocupação de se mostrar todos os detalhes sórdidos, em vez de apenas glorificar e santificar os participantes)

"A Inquisição", Michael Baigent (história da Inquisição ao longo dos tempos, nos vários países em que atuou)

"Perseguições religiosas", James A. Haught (uma coleção de perseguições religiosas em várias partes do mundo, ao longo dos tempos; cada episódio é meio resumido, mas acho que cobre a maioria).

"Jesus, a life", A.N. Wilson (uma tentativa de se extrair a verdade sobre o Jesus histórico a partir dos documentos disponíveis)

"Silmarillion", J.R.R. Tolkien (o equivalente à Bíblia do universo de "O Senhor dos Anéis". Começa com Deus sozinho e vai contando, por episódios separados no tempo, como o universo foi criado e o que aconteceu até o início da 4ª Era).

"Duna", Frank Herbert (toda a série, inclusive a série do filho dele sobre a Butlerian Jihad e os 3 livros que se passam imediatamente antes da série clássica)

"Ender's game", Scott Orson Card (toda a série e as subséries)

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Apresentação da Filosofia, André Comte-Sponville
Lógica, Wesley Salmon
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »




Primeiro eu vou dar uma dica de sebo online, onde eu consigo livros técnicos estrangeiros por preços razoáveis. http://www.abebooks.com

Para quem quiser iniciar em matemática do ensino superior, eu recomendo as leituras:

Differential and Integral Calculus, vol I e II - Richard Courant. O livro de cálculo mais completo e rigoroso que eu tenho conhecimento. O primeiro volume trata basicamente de funções de uma variável e equações diferenciais ordinarias, com uma breve discussão final sobre funções de diversas variáveis. O segundo é sobre funções de diversas variáveis, equações diferenciais parciais e funções complexas. Basicamente abarca todo o programa de Cálculo e boa parte do de Análise, além de conter excelentes exercícios.

Principles of Mathematical Analisys - Walter Rudin. Um tratado básico sobre análise, começando com a definição de corpo e a construção dos números reais a partir dos racionais, através dos cortes de dedekind. A seguir, entra em tópicos básicos de teoria dos conjuntos, seqüências e séries, continuidade, derivação, integração de Riemman, funções de diversas variáveis (introdução), integração de Lebesgue.

Vectorial Spaces on finite dimensions - Paul Halmos. Halmos faz mágica nesse livro. Consegue fazer um tratado de algebra linear básica quase sem fazer contas chatas, que são marca registrada desse curso. Muitas vezes ele é um pouco contra-intuitivo para fugir de contas e matrizes, mas mesmo assim o livro é excelente para quem quer uma abordagem menos chata das transformações lineares.

Os três livros não tem nenhum pré-requisito, embora a leitura do Courant possa ser em alguns trechos demaisadamente complicada, sendo adequado possuir outros livros textos de cálculo para safar esses entraves.

Depois eu posto mais.

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
Ben Carson
Mensagens: 1097
Registrado em: 25 Out 2005, 16:03
Localização: Manaus
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Eu sempre me imaginei abrindo um tópico como esse! Mas o Res se antecipou.

No entanto, eu teria definido o tópico de forma diferente. Faria uma separação. Certamente existem livros que você conhece, e talvez já os tenha lido de capa a capa, sem contudo possuí-los. Livros que você emprestou de um amigo, ou leu numa biblioteca, numa livraria, etc. E que nem por isso deixa de recomendar. Então caberia abrir um tópico sobre que livros você recomenda. Um tópico assim certamente seria bastante seletivo, pois cada um escolheria os livros mais recomendáveis para recomendar, entre todos que conhece.

Outra proposta também igualmente interessante é a de revelar a composição de sua biblioteca. Seria bastante revelador de seus interesses, ou de sua história pessoal. É uma proposta diferente, sem dúvida. Por exemplo, eu posso ter um livrinho de bolso contando a história de Darwin. Posso reconhecer que ele está longe de estar entre os melhores livros existentes sobre a história de Darwin, e por isso não ousar recomendá-lo. Mesmo assim a sua existência em minha biblioteca revelaria um pouco sobre meus interesses. Os foristas tomariam conhecimento de que em algum momento de minha vida eu dispendi dinheiro para adquirir um livreto sobre a biografia de Darwin.

Entretanto a proposta do Res é citarmos aqui os livros que possuímos e recomendamos, o que, além de serem duas coisas independentes entre si, também é mais restritivo do que a proposta que eu tinha em mente. Porém o tópico é dele, e cabe a ele definir (já fez isso) ou redefinir os propósitos do tópico. Apenas deixei minhas sugestões.


Mais tarde postarei as informações sobre minha biblioteca.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!


Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

Avatar do usuário
Viper
Mensagens: 283
Registrado em: 22 Out 2005, 11:39

Mensagem por Viper »

Este tópico é para você citar livros que estejam em sua posse e que sejam recomendáveis.


Ok.


Ou seja: tem o livro?


Tenho.


Recomenda?


Sim. Recomendo que não leiam!


Então posta!!!


Lá vai:

[01] Diversos Autores. A Bíblia Sagrada.

[02] Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos.

[03] Kardec, Allan. A Gênese.

[04] Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo.

[05] Halliday. Física 1.

[06] Halliday. Física 2.

[07] Halliday. Física 3.

[08] Halliday. Física 4.

[09] Butkov. Física Matemática.

[10] McClain, F. W. Guia Prático de Regressão a Vidas Passadas.

[11] Daniel, A., Wyllie, T., Ramer, A. Pergunte ao Seu Anjo.

[12] Hermógenes. Yoga Caminho Para Deus.

[13] Hermógenes. Mergulho na Paz.

[14] Hermógenes. Saúde Plena: Yogaterapia.

[15] Hermógenes. Yoga Para Nervosos.

[16] Hermógenes. Autoperfeição com Hatha Yoga.

[17] Karyngandra. A Imunidade Espiritual.

[18] Robbins, A. Poder Sem Limites.

[19] Sirkens, Fisher. Como Interpretar os Sonhos. Interpretações Populares e Psicanalíticas.

[20] Ballester, C. Mistério, Magia e Ocultismo.

[21] Costa, J. M. Porque Deus Condena o Espiritismo.

[22] Caixeta, R. Anatomia de Deus.

Destes daí, os piores são os livros do Halliday e a Bíblia.

E tenho também muitas outras porcarias além destas...

Quanto aos livros que eu recomendo que leiam, tenho alguns sobre Física e Matemática, mas não estou com paciência para postá-los agora. Fora isso, o que me vem à cabeça no momento é o livro "O Céu e o Inferno" de Allan Kardec. Já faz bastante tempo desde que o li. Foi este livro que me levou, com o tempo, ao ateísmo. Apesar do roteiro espírita, o livro é bem competente na demolição do conceito do deus cristão. Vale a pena dar uma conferida...

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Carson, o tópico, além dos objetivos de saber quais são os interesses dos foristas, serve para saber se o interesse sobre o assunto é grande o suficiente para que ele compre o livro. Além disso, tem um objetivo escuso: podemos pedir emprestado para um forista que mora perto. Ou podemos pedir que o forista dê uma conferida na página tal... :emoticon13: caso você tenha lido o livro e não o tenha mais em mãos. Aconteceu uma coisa similar comigo no fórum da STR, eu precisava de uma passagem de um livro que eu já tinha lido e pedi pra uma pessoa que eu sabia possuir o tal livro.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Viper,
Cara quanto ódio ao Halliday...compará-lo com a Bíblia é sacanagem. De resto dos que vc citou só conheço, só li os livros de Kardec e o Butkov. Acho todos uma merda.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Viper
Mensagens: 283
Registrado em: 22 Out 2005, 11:39

Re: Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Viper »

Res Cogitans escreveu:Viper,
Cara quanto ódio ao Halliday...compará-lo com a Bíblia é sacanagem. De resto dos que vc citou só conheço, só li os livros de Kardec e o Butkov. Acho todos uma merda.


O Halliday parece com a Bíblia...algumas coisas são colocadas de forma milagrosa...e é um absurdo que adotem esse troço de forma majoritária nas universidades brasileiras, quando temos à nossa disposição uma obra espetacular como os 4 volumes do Moysés. Isso é que é livro...demonstra tudo e faz uma exposição aprofundada e série da teoria!

A propósito...chegou a ter aulas com ele?!

Quanto ao Butkov...ô livro tosco! O cara sai mandando uns exemplos sem fundamentar a porcaria da teoria...eu, hein?! :emoticon2:

A parte de Funções de Green é uma desgraça total...tá lascado o cara que for depender do Butkov para estudar Funções de Green...

Quanto aos demais livro que eu citei, são todos um verdadeiro lixo...e eu gostava dessas tralhas... :emoticon8:

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re: Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Viper escreveu:A propósito...chegou a ter aulas com ele?!


Não, só assisti uma palestra e de vez em quando encontrava com ele no corredor.

Quanto ao Butkov...ô livro tosco! O cara sai mandando uns exemplos sem fundamentar a porcaria da teoria...eu, hein?! :emoticon2:


O livro é muito ruim. O cara dá uns saltos quânticos de uma parte da explicação pra outra... uma bosta. Na parte de variáveis complexas, meu professor adotou o Churchil.

Ricardo M
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Out 2005, 13:06

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Ricardo M »

"Tábula Rasa" é realmente muito bom, Res.

Um livro que li recentemente e gostei muito foi "Era dos Extremos, o Breve Século XX" do Eric Hobsbawm. Uma análise sobre o citado no título.
"Uma das características dos países subdesenvolvidos é a contínua busca de bodes expiatórios para explicar as frustrações internas. [...] É difícil reconhecer que a culpa está em nós mesmos e não nos demônios?"
(Roberto Campos)

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Re: Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Schultz »

Ricardo M escreveu:"Tábula Rasa" é realmente muito bom, Res.

Um dos melhores livros que já li, senão o melhor.

Avatar do usuário
Fernando
Mensagens: 2501
Registrado em: 24 Out 2005, 14:07

Mensagem por Fernando »


ESPINOSA, Tratado da correção do Intelecto
ESPINOSA, Tratado Político
ESPINOSA, Ética
ESPINOSA, Tratado Teológico-Político (Interpreta a Bíblia de uma forma que os ateus vão gostar)
ESPINOSA, Pensamentos Metafísicos
DESCARTES, Meditações
DESCARTES, Discurso do Método
DESCARTES, Paixões da Alma
DESCARTES, Princípios da Filosofia
LEIBNIZ, Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano
LEIBNIZ, Monadologia
LEIBNIZ, Discurso de Metafísica
HUME, Tratado da Natureza Humana
HUME, Investigação sobre o Entendimento Humano
HUME, Diálogos sobre a Religião Natural
PLATÃO, República

TOLKIEN, O senhor dos Anéis
SARAMAGO, Evangelho segundo Jesus Cristo
SARAMAGO, Ensaio sobre a cegueira
SARAMAGO, Ensaio sobre a lucidez
SARAMAGO, O homem duplicado
SARTRE, A NÁUSEA
VOLTAIRE, O Cândido
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Avatar do usuário
cyrix
Mensagens: 488
Registrado em: 24 Out 2005, 20:39
Gênero: Masculino

Mensagem por cyrix »

Declínio e queda do Império Romano, Edward Gibbon. Pra quem é fascinado por esta fantástica (e cruel) civilização.

Infinito em todas as direções, Freeman Dyson. com ele describi que ateísmo-agnosticismo e espiritualidade são compatíveis

Armas, Germes e Aço, Jared Diamond. Use contra os "nazistas" que aparecem por aqui. Diamond faz um excelente e vasto trabalho multidisciplinar; indo da história à lingüística, da antropologia à zoogeografia. E vc não fica cansado!

A Bíblia Judaica e a Bíblia Cristã, Julio Trebolle Barrera. bom contra os exegetas de araque.

Pilares do Tempo, Stephen Jay Gould. Um show à parte deste biólogo ensaísta.

E a Bíblia não tinha razão, Israel Finkelstein e Asher Silberman. Mas ainda assim, ela tem uma explicação para ser do jeito que é.

A Bíblia que Jesus Lia, Philip Yancey. Recomendo a ateus, espíritas e a todos não muito familiarizados com o Velho Testamento. Um dos poucos livros "teístas" que admiro. O autor não tapa o sol com peneira e reconhece as bizarias do velho testamento. Mas ainda assim, mostra que se é capaz de fazer um limonada desse limão. Em parte, pelo menos.

What is this thing called science?, A. Chalmers. No Brasil foi lançado como "O que é Ciência, afinal?", infelizmente esgotado.

Construindo pontes entre a ciência e a religião, Ted Peters e Gaymon Bennet. O fato de ser uma coletânea de textos dá um ritimo irregular à obra, mas acho que ela vale pelo 12º artigo: "Cosmologia, evolução e biotecnologia", de George L. Murphy. É uma incrível adaptação da teologia protestante ao evolucionismo, sem cair nas falácias do Princípio Antrópico ou do irenismo. Se atitudes como essa fossem maioria, o RV não teria porquê existir.

Uma breve história do homem, Michael Cook. Um passeio rápido e elegante pela trajetória da humanidade. Logo no começo, o autor nos brinda com uma explicação do lapso de 100 mil anos entre a origem do homem "anatomicamente" moderno e o surgimento da agricultura. Muito melhor que Atlântida, raça adâmica ou exilados da Capela.


O Evangelho Perdido - O livro de Q e as origens cristãs, Burton L. Mack. um mergulho nas origens do cristianismo.

Além de toda Crença, Elaine Pagels. Nos conflitos entre ortodoxia e gnosticismo, um entendimento dos conflitos do passado e do presente. Esta obra possui um tom bem mais moderado que a anterior e mais famosa "Os Evangelhos gnósticos", talvez por algum amadurecimento de Pagels como escritora.
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Mensagem por Res Cogitans »

cyrix escreveu:Armas, Germes e Aço, Jared Diamond. Use contra os "nazistas" que aparecem por aqui. Diamond faz um excelente e vasto trabalho multidisciplinar; indo da história à lingüística, da antropologia à zoogeografia. E vc não fica cansado!


To querendo comprar este aí faz algum tempo.

What is this thing called science?, A. Chalmers. No Brasil foi lançado como "O que é Ciência, afinal?", infelizmente esgotado.


Eu li este livro. Peguei na biblioteca.

Avatar do usuário
arantes
Mensagens: 333
Registrado em: 17 Out 2005, 23:39
Localização: Goiânia
Contato:

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por arantes »


Quanto às críticas aos livros de Halliday, até que ele não é tão ruim assim. Mas no volume 3, na parte tangente a eletromagnetismo, aquelas só contas só fecham com a ajudinha de algum "fator de correção". :emoticon12: :emoticon12:

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Como Estudar, Clifford Morgan & James Deesse
O Erro de Descartes, Antonio Damásio
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Samael
Mensagens: 13718
Registrado em: 19 Out 2005, 13:31
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Samael »

O Futuro da Filosofia da Práxis, Leandro Konder
O que é Dialética?, Leandro Konder
Questão de Ideologia, Leandro Konder
Rumo à Estação Finlandia, Edmund Wilson
O Castelo de Axel, Edmund Wilson
Tudo que é Sólido desmancha no ar, Marshall Berman
Aventuras no Marxismo, Marshall Berman
Em Face do Extremo, Todorov

Depois posto mais...

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Fernando Silva »

George Smith "Atheism: The Case Against God"

Martin Gardner asks the questions that make believers of all types cringe.
"Did Adam and Eve Have Navels?"

"The demon haunted world" - Carl Sagan

Este eu comprei num sebo e foi a primeira vez que eu li algo sobre como a Bíblia foi "montada" e mil vezes editada, além de questionar a historicidade de Jesus:
"Los origenes del cristianismo" - I. Lenzman

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Dante, the Wicked »

De filosofia, agradáveis de ler, acessíveis e com idéias interessantes, posso citar:

David Hume - Investigações acerca do Entendimento Humano
Leibniz - Novos Ensaios Acerca do Entendimento Humano
Rousseau - Ensaio sobre a Origem das Linguas
Nietzsche - O Anticristo
Schoppenhauer - A Arte de se fazer respeitar
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Dante, the Wicked »

Repararam que o "autodidata" pensador não postou coisa alguma?
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Dante vc me fez lembrar de:
A arte de ter Razão, Schoppenhauer
E tb recomendo
O Anticristo, Nietzsche
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Res Cogitans
Mensagens: 5575
Registrado em: 24 Out 2005, 21:55
Localização: Hell de Janeiro

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Res Cogitans »

Cartas a uma nação cristã, Sam Harris.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Avatar do usuário
Herf
Mensagens: 1178
Registrado em: 03 Mar 2007, 15:38

Re.: Minha Biblioteca

Mensagem por Herf »

Como a mente funciona, mais um do Steven Pinker. Excelente.

Trancado