Racismo: Combater ou Esconder?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Racismo: Combater ou Esconder?

Mensagem por Johnny »

Todos (ou a maioria) acredita que somos um povo miscigenado e com características adversas de nossos vizinhos estadunidenses. Muitos aqui acham até que não temos racismo. Diferente ou igual a preconceito, vejo que muitos aqui acham que estes inexistem ou pelo menos sejam em número pequeno em nossa pátria. Acontece que vejo muita peneira sendo colocada em cima enquanto na verdade deveríamos estar combatendo estes cânceres sociais. Mais do que uma educação, deveriamos ser cobrados e cobrar de nossa sociedade e de nós mesmos ações para diminuir paulatinamente termos como aqueles colocados em piadinhas. Meu pai mesmo me contava piadinhas de negros e eu não entendia (pois tinha uns 8 anos e muitos amiguinhos negros). COnforme a gente "cresce", começa a prestar atenção nas nuances por trás das letras e passamos a interpretar melhor as coisas. Pelo que vi até hoje, o racismo tem mais a ver com cultura e educação do que outra coisa (o que parece óbvio não?). Mas e daí? O que fazer para reduzir isso?

Faço uma pausa para os comentários.

Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.: Racismo: Combater ou Esconder?

Mensagem por Fernando Silva »

Temos racismo, sim, só que os prejudicados não reagem como nos EUA, portanto dá a impressão de que não existe.
Nos EUA, a coisa tem um lado mais radical: racistas querem distância das outras etnias. No Brasil, esta repulsa não é tão evidente. Etnias julgadas inferiores são tratadas como cachorrinhos, por exemplo. São bem vindas, são tratadas com carinho - desde que não tentem ser mais do que são. Desde que "entendam qual é seu lugar".

A violência nos EUA, ao contrário, levou a uma reação e à luta pelos direitos. Aqui, as pessoas vão "deixando prá lá".

Johnny

Mensagem por Johnny »

Exato Fernando e parecem que criam sociedades paralelas, umas híbridas e outras homogêneas...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Poindexter

Mensagem por Poindexter »

É verdade, Johnny. O racismo no Brasil é um problema muito sério, e está até mesmo institucionalizado, através de quotas nas universidades!
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Johnny

Mensagem por Johnny »

Esse "problema" de quotas Poindexter acho que é irrelevante perto do problema principal. O Ser humano é racista mesmo. Como eu citei, por ter sido criado junto a familias carentes e por conseguinte de maioria negra, nunca tive uma separação entre minha cor e a dos outros. Mas confesso que tenho um certo receio de orientais machos...

...já as fêmeas... :emoticon16:

Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Eu sou descendente de bantus e esquimós.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bantu? Vou ter de procurar...

Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Acho que Bantu fica em algum lugar da Africa, não?
Se não for, peço perdão.
Em tempo, ainda não sei como não apareceu ninguém dizendo a diferença de racismo e preconceito.
Imagem

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Para se combater o racismo ou preconceito, primeiramente tinha-se que começar nas casas, onde os pais deveriam ensinar aos filhos o respeito a todos independentes de cor, religião, etc, e esse ensinamento ser reforçado nas escolas e, assim por diante.
Com esclarecimento, esse tema seria coisa do passado mas, como estamos em uma sociedade (isso engloba o mundo todo) que adora fazer picuinhas com cor da pele, etc, preconceito vai ser uma coisa dificil de ser eliminado completamente no mundo, infelizmente.
Imagem

Tranca

Re: Re.: Racismo: Combater ou Esconder?

Mensagem por Tranca »

Lúcifer escreveu:Acho que Bantu fica em algum lugar da Africa, não?

Sim.

Esse ramo bantu da minha família migrou para a Romênia em 1316 e depois seguiu rumo leste, atravessando os Urais, indo até a Mongólia.

De lá, meus antepassados seguiram ao norte, pela Sibéria e atravessaram a nado (na verdade, mergulhando, porquê estava congelado) o Oceano Ártico até a Groenlândia, onde miscigenaram-se com os nativos (esquimós).

Só que em casa me discriminam pouco porquê sou albino e nem tenho olhos puxados.

Curiosamente, tenho o mesmo tom de pele do Petrov, o russo que era leiteiro no bairro.

Minha foto:
Imagem
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado