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jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 00:29
por Hrrr
GAMES VIOLENTOS PODEM ATIVAR ÁREA LIGADA A EMOÇÕES NO CÉREBRO
Estudo que analisou adolescentes mostrou queda na atividade de áreas cerebrais responsáveis por atenção e autocontrole

Adolescentes que jogam videogames violentos demonstram atividade intensificada em áreas do cérebro relacionadas à geração de emoções e respostas atenuadas em regiões que governam o autocontrole, constatou um estudo divulgado na terça-feira.

A pesquisa usou imagens de ressonância magnética para registrar pequenas mudanças metabólicas na atividade cerebral de 44 adolescentes que foram convidados a executar uma série de tarefas depois de jogarem videogames violentos ou videogames não violentos por 30 minutos.

As crianças*(sic), que não tinham histórico de problemas de comportamento e cujas idades variam de 13 a 17 anos, foram divididas em dois grupos, um dos quais jogou um videogame de combate chamado "Medal of Honor: Frontline", enquanto o outro jogava "Need for Speed: Underground", de corrida.

Os que jogaram o videogame violento demonstraram mais ativação na amígdala, que está envolvida na geração de emoções, e menos ativação das porções pré-frontais do cérebro associadas ao controle, foco e concentração, se comparados aos adolescentes que jogaram o videogame não violento.

"Nosso estudo sugere que jogar certo tipo de videogame violento pode ter efeitos diferenciados de curto prazo sobre as funções cerebrais, se comparado a jogar videogame excitante, mas não violento", disse Vincent Matthews, professor de Radiologia na Escola de Medicina da Universidade de Indiana e responsável pelo estudo.

Depois de jogarem os videogames, os adolescentes tinham de completar tarefas que requeriam concentração e processamento de estímulos emocionais, enquanto sua atividade cerebral era registrada por ressonância magnética. Alterações nas funções cerebrais refletindo mudanças no fluxo sangüíneo surgiam na tela como áreas altamente coloridas.

"O que demonstramos é que existe reação emocional intensificada. A resposta de agressão ou fuga é ativada depois de jogar um videogame violento", disse Matthews.

As conclusões do estudo foram apresentadas em uma reunião da Sociedade de Radiologia da América do Norte.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0, ... 03,00.html






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Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 00:44
por Led Zeppelin
Jogo sem sangue, tiro e morte pra mim não é jogo.

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Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 09:53
por Jeanioz
Não, há jogos bons que não tem violência, e inclusive educam com lições de história e outros...

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Se bem que...

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Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 12:29
por Led Zeppelin
Usuário deletado,

Doom é fraquinho, jogos de tiro eu gosto é de jogos do tipo Medal Of Honor. Já o Age Of Empires é excelente, inclusive o 2, esse das print screens do Jeanioz.


O que a Wikipedia diz sobre o Doom:

Doom
Publicação 10 de Dezembro, 1993
Produtora id Software
Editora id Software
Motor de Jogo
Género Tiro em primeira pessoa
Modos de jogabilidade Single Player, multiplayer (cooperação/deathmatch)
Número de jogadores
Plataforma PC (diversas conversões)
Classificação ESRB: M (SNES, Jaguar), T (GBA)
Media disquetes, CD
Requisitos mínimos
Controlos Teclado e/ou Mouse/joystick
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Doom1 é um jogo de computador lançado em 1993 pela id Software, e um dos títulos seminais do gênero tiro em primeira pessoa. Combinando gráficos 3D com violência gráfica, ele tornou-se tanto controverso quanto imensamente popular, com um lançamento em versão shareware que estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas. Além de definir muitos elementos de jogo dos games de tiro em primeira pessoa, Doom estabeleceu uma sub-cultura por popularizar o jogos jogo em rede e permitir expansões criadas pelos jogadores (WADs). O sucesso do jogo influenciou o boom de jogos nos anos 90 até o ponto desses jogos serem algumas vezes chamados de "clones do Doom".

A franquia Doom continuou com Doom II: Hell on Earth (1994) e numerosos pacotes de expansão, incluindo The Ultimate Doom (1995), Master Levels for Doom II (1995), e Final Doom (1996). Originalmente lançado para o PC/DOS, esses jogos foram subseqüentemente portados para várias outras plataformas, incluindo nove diferentes jogos para consoles. A série perdeu o apelo tão logo o mecanismo gráfico do Doom se tornou obsoleto no final dos anos 90 mas foi revivido em 2004 com o lançamento do Doom 3, uma releitura do jogo original usando nova tecnologia.

Em 2004 foi lançada uma versão em tabuleiro, pela Fantasy Flight Games, com miniaturas dos monstros e personagens.

Já em 2005, foi lançado uma adaptação cinematográfica de Doom, batizada no Brasil de Doom: A Porta do Inferno.


Ainda acha o jogo de tiro mais importante da história dos jogos fraquinho?

Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 12:31
por vukodlak
Ia até comentar, mas esse estudo é estupidez demais, na minha opinião, nem vou escrever nada.

Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 12:32
por vukodlak
Doom é historicamente importante, mas é fraco se comparado com jogos atuais, como estes provavelmente serão se comparados com a próxima geração de jogos.

Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 12:36
por Led Zeppelin
Doom é historicamente importante, mas é fraco se comparado com jogos atuais, como estes provavelmente serão se comparados com a próxima geração de jogos.


Exatamente. Mas se bem que o Doom 3 não é fraco.

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Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 12:38
por vukodlak
Desculpe, me referia a Doom 1, esqueci de colocar isso. :emoticon16:

Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 12:52
por Led Zeppelin
O jogo pode até ter sido importante, mas não me simpatizo com esses enredos de matar monstrinhos.


De você não gostar a ser um jogo fraquinho tem muita distância, por exemplo: detesto GTA, mas reconheço ser um bom jogo.

Re.: jogos violentos e area cerebral das emoçoes

Enviado: 30 Nov 2006, 13:10
por Led Zeppelin
Usuário deletado,

A importância de Doom se restringe apenas ao aperfeiçoamento do modo de tiro em primeira pessoa, acho o enredo muito fraco, por isso considero o jogo de forma geral fraco.


Isso também é apenas seu gosto pessoal.