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Lula diz que a crise no tráfego aéreo já acabou

Enviado: 11 Dez 2006, 01:56
por o anátema
Lula diz que crise no tráfego aéreo acabou

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado, em Cochabamba, na Bolívia, que a crise aérea no Brasil foi resolvida. "Acho que a situação já está normalizada. Podemos sofrer quando há muita chuva ou quando uma torre cai, mas, por falta de aparelhos para controlar os vôos, não sofreremos nunca mais".

Entre terça-feira (5) e este sábado, passageiros enfrentaram atrasos e cancelamentos em centenas de vôos, causados pela falha da central de áudio do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), com sede em Brasília. O equipamento realiza a comunicação entre os controladores de tráfego e os pilotos das aeronaves.

"Vamos descentralizar. Vamos ter controle em São Paulo e em outras capitais importantes, e prepararemos o pessoal melhor", disse o presidente, em referência ao pacote de medidas anunciado na quinta-feira pela Aeronáutica.

Após a falha no equipamento, o ministro da Defesa, Waldir Pires, e o comandante da FAB (Força Aérea Brasileira), Luiz Carlos Bueno, admitiram que não havia no Brasil um técnico capaz de consertar a central de áudio.

Lula participa da Cúpula da Comunidade Sul-Americana de Nações, com outros chefes de Estado. Ao ser convidado pelo presidente boliviano Evo Morales a permanecer no país ele disse que não poderia porque tinha de resolver "problemas sérios" relacionados à aviação brasileira.

Manutenção

Neste sábado, o intervalo entre as decolagens foi ampliado, devido a "procedimentos de manutenção" na central de áudio do Cindacta 1. A Aeronáutica afirma que os serviços estavam programados e que os operadores foram avisados. A manutenção, feita por técnico enviado pela empresa italiana Sitti, ocorreu das 11h08 às 11h16 e das 11h25 às 11h32 (horário de Brasília).

Um controlador ouvido pela Folha Online afirmou que os colegas não haviam sido avisados do procedimento e que suspeitaram de uma nova falha no sistema, como ocorreu na última terça-feira (5) e provocou transtornos nos principais aeroportos do país.

Operadores relataram à reportagem que têm receio de uma nova pane no equipamento. Após a manutenção, o técnico atestou a que a central funciona normalmente.

Crise

No final de outubro, quando os passageiros começaram a enfrentar constantes atrasos nos principais aeroportos do país, os problemas foram causados pela chamada operação-padrão dos controladores de tráfego aéreo, que, de forma isolada, decidiram aumentar o espaçamento entre as decolagens e o número de aeronaves controladas por profissional. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos, após o acidente com o Boeing da Gol, que causou a morte dos 154 ocupantes.

O setor entrou em colapso na madrugada do último dia 2 de novembro, feriado de Finados. No dia 14 do mesmo mês, véspera do feriado da Proclamação da República, grandes atrasos voltaram a ser registrados nos principais aeroportos do país. Na ocasião, os problemas seriam resultado da falta de controladores no Cindacta 1, em Brasília.

Entre os últimos dias 19 e 20 de novembro, os passageiros enfrentaram transtornos atribuídos, na ocasião, à chuva e ao efeito bola-de-neve causado pelo rompimento um cabo de fibra ótica do Cindacta 2 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo) --que coordena o tráfego na região Sul.

Com agências internacionais




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O Estado de S. Paulo: Modernização só teve 6% do previsto para este ano

Extratos do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) mostram que, para cada R$ 10,00 previstos pelo governo para investimento em desenvolvimento e modernização do controle do espaço aéreo neste ano, foram efetivamente pagos apenas R$ 0,60. Nos itens do Programa de Proteção ao Vôo e Segurança do Tráfego Aéreo, os cortes variam de 62% a 94%.
O orçamento do programa é dividido em vários itens, que são subdivididos entre investimentos e despesas correntes - estas últimas geralmente gastos com folha de pagamento.

Os investimentos em desenvolvimento e modernização do sistema de controle aéreo tinham dotação prevista de R$ 112,8 milhões, porém apenas R$ 6,7 milhões foram realmente pagos até dia 3, segundo o Siafi.

O setor de operação e manutenção de equipamentos e sistemas do controle do tráfego aéreo deveria ter recebido, segundo previsão do governo, R$ 127,3 milhões. No entanto recebeu de fato R$ 47,6 milhões.

No ano passado, a situação foi parecida. A manutenção de equipamentos tinha investimento previsto de R$ 118 milhões, mas fechou as contas com menos da metade disso, R$ 51,9 milhões. A modernização do sistema enfrentou situação ainda pior. Teria, segundo a previsão, R$ 107,9 milhões, mas recebeu de fato R$ 31,3 milhões - corte de 70,9%.

Outro item prejudicado pela economia do governo foi o da investigação e prevenção de acidentes aéreos. Nesse ano, o setor deveria ter recebido R$ 24 milhões em investimentos, mas até agora não embolsou nada. No ano passado, o investimento previsto era de R$ 28,8 milhões. Foram efetivamente pagos R$ 18,9 milhões, cerca de 65,63% do valor previsto.



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...maldita escória assassina terrorista americana!!