DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

Zangari escreveu:1. As "justificativas" apenas indicam seu descuido com a língua!
2. Decida-se: já tinha dado o diagnóstico e agora recuou. Você é sempre assim e, portanto, nunca podemos acreditar no que diz.
3. O pior de tudo é que, ao querer "justificar" erros graves como se fossem simples erro de digitação (dois "esses" por "Ç", nossa que dedo rápido!) está ao mesmo tempo a afirmar que seu "argumento" é válido e, assim, é lícito apresentar falhas ortográficas como válidas numa discussão de conteúdo, quando na verdade qualquer um sabe que há um ad hominem claro aí. Sua "lógica" continua a mesma! Não me espanto mais! É do seu caráter.


Nossa, precisava repetir a mesma mensagem 3 ou 4 vezes? (Não parei para contar...).

O "diagnóstico" que forneci é de que vc tem dificuldade de interpretação de texto. Esse eu não recuei, afirmo e reafirmo. O que estou (ainda) analisando são seus erros de português, para saber assim seu domínio do idioma, e tentar ver se haveria alguma relação, afinal, palavras escritas ou entendidas de forma diferente podem adquirir um significado totalmente oposto...

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:1. As "justificativas" apenas indicam seu descuido com a língua!
2. Decida-se: já tinha dado o diagnóstico e agora recuou. Você é sempre assim e, portanto, nunca podemos acreditar no que diz.
3. O pior de tudo é que, ao querer "justificar" erros graves como se fossem simples erro de digitação (dois "esses" por "Ç", nossa que dedo rápido!) está ao mesmo tempo a afirmar que seu "argumento" é válido e, assim, é lícito apresentar falhas ortográficas como válidas numa discussão de conteúdo, quando na verdade qualquer um sabe que há um ad hominem claro aí. Sua "lógica" continua a mesma! Não me espanto mais! É do seu caráter.


Nossa, precisava repetir a mesma mensagem 3 ou 4 vezes? (Não parei para contar...).

O "diagnóstico" que forneci é de que vc tem dificuldade de interpretação de texto. Esse eu não recuei, afirmo e reafirmo. O que estou (ainda) analisando são seus erros de português, para saber assim seu domínio do idioma, e tentar ver se haveria alguma relação, afinal, palavras escritas ou entendidas de forma diferente podem adquirir um significado totalmente oposto...


Vejamos essa "lógica"! Então, "riZível" talvez possa significar para mim "digno de choro"! Ahhhhh... entendi! Essa sua "lógica" já não me surpreende!

Mas, efetivamente digno de choro é sua incapacidade de interpretação de texto, já apontada por mim como crítica a você há anos!!!!!!! Essa nada tem a ver com seus erros ortográficos já demonstrados aqui que, como você tem dois pesos e duas medidas para fazer sua "avaliação da realidade", "sempre os seus erros são menos errados que os erros dos outros". Típico!
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:Assim selou o meu destino o "Dr." em kardeciologia com pós-doc em dislexia não avaliada e filologia indigenista! Estou profundamente preocupado com o diagnóstico. Acho que vou me matar. Depois, vou baixar em algum centro espírita para provocar alguns infelizes! Serei, por escolha, um espírito zombeteiro a importunar os que nunca falham!


Vc deu mais um exemplo de dificuldade de interpretação de texto quando disse que o livro da Juliana mostraria que a metodologia de Crookes não seria considerada científica. Ela diz justamente o oposto. Entende a seriedade de seu problema? Vc não admite, mas os fatos falam por si.



Após sugerir a leitura do livro, afirmo, textualmente: "discute a questão da cientificidade da metodologia". E sou eu que tenho problemas de interpretação? RiZSZSZSível!


É mesmo? E não foi vc quem escreveu isso aqui?

http://www.pesquisapsi.com/linhacetica/ ... 2/o-aporte

"A metodologia empregada à época atualmente não seria considerada adequada. Um exemplo claro disso pode ser visto nos estudos de Crookes. Recentemente (2004) foi publicado o livro "Estudando o invisível: William Crookes e a nova força", de Juliana Mesquita. Trata-se do resultado de um estudo de mestrado em História da Ciência. Nele, Juliana apresenta e analisa o trabalho do gênio Crookes em relação aos fenômenos psi e defende a idéia, dentre outras, de que a metodologia empregada não seria compatível com a atualmente aceita".

Onde diabos no livro da Juliana vc encontra a defesa de tal idéia, já que ela mesmo diz que as falhas de Crookes "não criam um abismo intrasponível entre os estudos que aceitamos como científicos"?


Você leu o livro? A impressão é que não!
Isso é discutido durante várias partes!

Há toda uma seção em que isso é discutido de modo específico, a partir da página 525, em "Aplicações dos critérios atuais às investigações de William Crookes sobre fenômenos espiritualistas". Essa parte está repleta de argumentos nesse sentido. Por exmeplo: "... muitos autores sugerem que os médiuns poderiam estar cometendo fraudes e que não seriam objetos de estudo confiáveis. Nesse sentido, os experimentos de Rhine, por exemplo, realizados com pessoas comuns, que não alegavam poderes excepcionais, seriam superiores aos estudos de Crookes. Embora não fosse isso que William Crookes pensava na época em que realizou suas pesquisas, hoje é assim que geralmente elas são vistas pelos que se dedicam a investigar os fenômenos paranormais. Pode-se notar, portanto, que quanto Braude propõe que essas evidências, atualmente consideradas ´semi-experimentais´, sejam valorizadas como a única forma de convencer os céticos, ele está ciente de que sua sugestão é audaciosa e seria ridicularizada por muitos parapsicólogos. "


Aí ela está simplesmente reproduzindo a opinião da maior parte da comunidade parapsicológica, e cita Braude, que seria contra tal postura.

Zangari escreveu:Mas... são vários os trechos que apresentam semelhantes argumentos: "Vale notar que, embora boa parte dos parapsicólogos atuais reconheçam as origens de seus estudos nas investigações de William Crookes e de outros cientistas que se dedicaram a pesquisas os fenômenos espiritualistas, TAIS TRABALHOS ATUALMENTE NÃO SÃO VISTOS COMO SATISFATÓRIOS pelo que pudemos observar nas questões debatidas por Ruth Reinsel e Stephen Braude".


Mas não seriam vistos como satisfatórios POR QUEM? Ela responde:

"Assim, pode-se concluir que, de modo geral, vistas pelos critérios atuais, as pesquisas de William Crookes poderiam ser consideradas não cieníficas por muitos daqueles que qualificam a parapsicologia como pseudo-ciência. "


Ou seja, se consideramos que as pesquisas de Crookes são não científicas, então a Parapsicologia também seria pseudo-ciência pelos mesmos critérios. E ela continua:

"Curiosamente, também entre parapsicólogos essas pesquisas sofreriam oposições".

Isso é só mais uma vez a opinião daqueles que consideram os estudos de Rhine superiores no sentido de controle.

Zangari escreveu:Mas é justamente na parte seguinte: "Os critérios atuais correspondem aos praticados no século XIX?", onde a autora vai fazer a comparação de modo mais apropriado. Ela conclui assim tal parte: "Aliás, de certo modo, enquanto a quase rara utilização de experimentos e a pouca variação nas condições em que os fenômenos ocorreriam eram diferenças metodológicas que pareciam suregir que os estudo dos fenômenos espiritualistas não obedeciam a um padrão da época, parece que esse argumento não pode ser estendido às investigações dos parapsicólogos".


Na página 458, após um trecho praticamente idêntico, ela ressalta que " tanto Hershel quanto Jevons admitiam que, no início de qualquer área do conhecimento, eram mais comuns as observações passivas do que os experimentos".

Por isso ela diz "as diferenças metodológicas que pareciam sugerir", "parece que esse argumento não pode ser estendido" (grifos meus), porque há de se considerar que estava-se no início de uma área do conhecimento.

E logo no parágrafo ANTERIOR ela diz que "Assim, embora atualmente exista entre algumas pessoas a noção de que havia, no século XIX, um grupo de cientistas "desequilibrados" que resolveram se dedicar ao estudo de estranhos fenômenos ocultos, os argumentos que se colocam hoje contra esse tipo de investigação não são muito diferentes do que se podia usar na época, e a questão não está de modo algum resolvida." (grifos meus)

Ou seja, como ela poderia saltar de "de modo algum resolvido" para a conclusão que vc pensou que ela chegou de um parágrafo para o outro?

Zangari escreveu:Já nas conclusões, ela vai mais fundo e afirma:

"Durante o desenvolvimento da presente pesquisa, pôde-se constatar, portanto, que o trabalho de Crookes NÃO ERA TÃO 'NEUTRO' E CUIDADOSO QUANTO ELE PRÓPRIO QUERIA QUE ACREDITASSEM. O cientista NÃO CONTROLAVA tão bem a situação quanto dizia, e o médium PODERIA TER PREPARADO COM ANTECEDÊNCIA ALGUM TRUQUE (desconhecido) para agir sobre a balança, por exemplo. Além disso, ele NÃO VARIAVA OS EXPERIMENTOS nem testava a variedade de hipóteses tão bem quanto em seus estudos sobre outros temas."


Aí ela cita as falhas inerentes às pesquisas, que como ela mesma disse, não criam um abismo intransponível entre os estudos que julgamos como científicos.

Zangari escreveu:E aí vem o pior:

"Nota-se também, CERTA FALTA DE HONESTIDADE NO MODO COMO CROOKES RELATAVA A SITUAÇÃO EXPERIMENTAL... De modo geral, no entanto, embora o trabalho de Crookes sobre os fenômenos espiritualistas não fosse "IDEAL" , DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO, as FALHAS apresentadas nos experimentos com Home NÃO SÃO DIFERENTES das que costumavam e costumam ocorrer em trabalhos 'CIENTÍFICOS'".

Note-se que apenas de as maiúsculas serm minhas, as aspas no CIENTÍFICOS é da própria autora, de modo que isso reflete perfeitamente o que ela pensa.


Meu Deus do Céu!!!! (não que eu acredite...) Impressionante seu problema de interpretação de texto. Leia mil vezes a frase se necessário:

"De modo geral, no entanto, embora o trabalho de Crookes sobre os fenômenos espiritualistas não fosse "ideal" , do ponto de vista científico as falhas apresentadas nos experimentos com Home não são diferentes das que costumavam e costumam ocorrer em trabalhos "científicos".

As aspas em "científicos" não são uma ironia - até porque se fosse a frase perderia o sentido - da mesma forma que as aspas em "ideal" também não. Tire as aspas em "ideal". Mudou o significado de alguma coisa? Ganhou outro sentido? Não. Da mesma forma, o "científicos" também não. As aspas aí só servem para chamar a atenção de que está-se trabalhando com a noção dada pelo senso comum do que seria um trabalho científico!

Pegue o último parágrafo da conclusão:

"Também na ciência "normal" o pesquisador costuma ser guiado por expectativas e desejos íntimos..."

As aspas em "normal" reforçam apenas o sentido geralmente atribuído ao que é normal em ciência. Tire as aspas e veja se muda o significado! Não muda absolutamente nada!

Repito: incrível a sua dificuldade de interpretação de texto.


Sinceramente, sugiro NOVAMENTE que tenha aulas básicas de lógica! É impressionante sua incapacidade racional. Acredito que é "SÓ POR ISSO" que você "consegue" ter a fé que tem em coisas que os cientistas jamais teriam! Como sempre repito, Vitor: "continue acreditando em espíritos.... enquanto uso o método científico para avaliar alegações paranormais". Nesses caminhos, nunca nos encontraremos.
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:1. As "justificativas" apenas indicam seu descuido com a língua!
2. Decida-se: já tinha dado o diagnóstico e agora recuou. Você é sempre assim e, portanto, nunca podemos acreditar no que diz.
3. O pior de tudo é que, ao querer "justificar" erros graves como se fossem simples erro de digitação (dois "esses" por "Ç", nossa que dedo rápido!) está ao mesmo tempo a afirmar que seu "argumento" é válido e, assim, é lícito apresentar falhas ortográficas como válidas numa discussão de conteúdo, quando na verdade qualquer um sabe que há um ad hominem claro aí. Sua "lógica" continua a mesma! Não me espanto mais! É do seu caráter.


Nossa, precisava repetir a mesma mensagem 3 ou 4 vezes? (Não parei para contar...).

O "diagnóstico" que forneci é de que vc tem dificuldade de interpretação de texto. Esse eu não recuei, afirmo e reafirmo. O que estou (ainda) analisando são seus erros de português, para saber assim seu domínio do idioma, e tentar ver se haveria alguma relação, afinal, palavras escritas ou entendidas de forma diferente podem adquirir um significado totalmente oposto...


Vejamos essa "lógica"! Então, "riZível" talvez possa significar para mim "digno de choro"! Ahhhhh... entendi!


Obviamente que não é o caso de "rizível"...agora estou vendo que vc tem problemas com aspas...

Zangari escreveu:Mas, efetivamente digno de choro é sua incapacidade de interpretação de texto, já apontada por mim como crítica a você há anos!!!!!!! Essa nada tem a ver com seus erros ortográficos já demonstrados aqui que, como você tem dois pesos e duas medidas para fazer sua "avaliação da realidade", "sempre os seus erros são menos errados que os erros dos outros". Típico!


Lógico, lógico...agora sou eu que tenho dificuldade de interpretação de texto? Minha nossa...

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Botanico escreveu:
Zangari escreveu:
Botanico escreveu:Qual é mesmo a inadequação?


Metodológica! A maioria
dos relatórios e fotografias demonstram a precariedade das condições de
observação, ainda que tais controles fossem considerados perfeitos ou
suficientes naquela época. Sugiro a todos a leitura do livro "Estudando o
Invisível: William Crookes e a nova força", de Juliana Mesquita Hidalgo
Ferreira (EDUC, Fapesp, 2004. Trata-se de uma dissertação de mestrado em
História da Ciência que demonstra exatamente o interesse de Crookes por
fenômenos psi, mas que discute a questão da cientificidade da metodologia
empregada.


Muito bem, então. Passo o exemplo abaixo e gostaria que o senhor me mostrasse quais foram as falhas metodológicas, o que não fizeram e que deveriam ter feito os pesquisadores; etc e tal. Desculpe-me se isso é comentado no livro da Juliana, pois já procurei o dito cujo em livrarias de S. Carlos e em algumas no centro de S. Paulo e não o encontrei. Será que só vendem pela internet?

Mas vamos lá (por favor, desculpe-me pelos erros de tradução) o evento se passou na casa de Crookes, em sua sala de jantar:

O médium (Williams) veio sozinho em um coche, vestindo traje de gala padrão. O conluio era impossível, pois nenhuma pessoa estava presente além do Sr. Crookes e eu mesmo (Sergeant Cox). Ação pessoal pelo médium era impossível, pois nós nos sentamos um e o outro em ambos os lados dele, Sr. Crookes segurou uma mão, e seu pé ficou sobre o pé do médium e eu fiz a mesma coisa do meu lado. Nós dois afirmamos positivamente que nossa força sobre ele não foi relaxada em momento algum durante a apresentação dos fenômenos. Nesta posição, impedindo a possibilidade de mecanismo de conluio ou uso da mão ou pé pelo médium, ou movendo uma polegada de sua cadeira, os seguintes fenômenos aconteceram:
Uma cadeira de braço e uma cadeira de jantar de carvalho pesado foram trazidas do outro lado do quarto, uma distância de sete pés (2,3 m) de nós, e colocadas sobre a mesa em que nós estávamos acomodados. Um jarro de porcelana grande, de quase 60 cm de altura, e pesado, foi trazido do guarda-louças e colocado à nossa frente. Uma caixa musical pesada mexeu-se, foi erguida da mesa, e deslocou-se ao redor do quarto, tocando o tempo todo. Uma sineta foi repetidamente tirada da mesa e tocada violentamente em cada canto do quarto e junto ao teto. Perguntei se poderia ser trazida mais próximo para mim e foi imediatamente trazida de um canto distante do quarto, então circulou ao redor de minha cabeça por vários minutos, tocando furiosamente, até que eu quase ficar ensurdecido pelo barulho e implorar para que cessasse o estrondo, pedido que foi recusado por algum tempo. Meu relógio foi tirado de meu bolso, afastou-se e retornou a mim. Muitas luzes, como estrelas cadentes pequenas, ou foguetes minúsculos, desceram continuamente do teto até a mesa, e ascenderam da mesa até o teto. Todos os sons e movimentos registrados nesta experiência combinavam com outros fenômenos semelhantes àqueles já reportados.
O valor desta experiência consiste, não tanto na novidade dos fenômenos apresentados, pois todos eles têm sido repetidamente testemunhados, mas na excelência excepcional das condições sob as quais eles apareceram. Conspiração, conluio, mecanismo, eram impossíveis, nem se pode invocar ilusionismo, pois nenhum ilusionista pode fazer qualquer truque quando suas mãos estão seguras e na ausência de um cúmplice. O Sr. Crookes e eu mesmo mantivemos em nosso aperto manual, e sob nosso completo controle o único corpo humano no quarto, e então nós temos a segurança mais absoluta que nada podia ter sido feito por aquele corpo. A porta era trancada e selada. Nós ficamos a sós com ele por uma hora. A prova conclusiva que não era uma ilusão é fornecida por isto: que depois que a experiência terminou, as cadeiras e o jarro estavam sobre a mesa e a mobília do quarto deslocada.

The Mechanism of Man, Vol. II.: The Mechanism in Action, por E. W. Cox, Longman, London, 1879, p. 444.

Manda ver!


Sugiro que compre o livro e o leia mesmo. Sim, está à venda pela internet, por exemplo:
http://www.livrariacultura.com.br/scrip ... 76641&uid=
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Avatar do usuário
cyrix
Mensagens: 488
Registrado em: 24 Out 2005, 20:39
Gênero: Masculino

Mensagem por cyrix »

Que bom ver vcs se dando bem após tanto tempo sem se falarem por aqui :emoticon1:
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



duplicado

Editado pela última vez por salgueiro em 15 Dez 2006, 12:48, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »



Recordar é viver ! :emoticon13:

Agradável como sempre :emoticon8:, essas discussões do mais alto nível

Bjs


Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Najma »

:emoticon12:

É tão bonito... :emoticon1:
Imagem

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Botanico »

Xi! Já vi que não vou gostar desse livro:

Zangari escreveu:Já nas conclusões, ela vai mais fundo e afirma:

"Durante o desenvolvimento da presente pesquisa, pôde-se constatar, portanto, que o trabalho de Crookes NÃO ERA TÃO 'NEUTRO' E CUIDADOSO QUANTO ELE PRÓPRIO QUERIA QUE ACREDITASSEM. O cientista NÃO CONTROLAVA tão bem a situação quanto dizia, e o médium PODERIA TER PREPARADO COM ANTECEDÊNCIA ALGUM TRUQUE (desconhecido) para agir sobre a balança, por exemplo. Além disso, ele NÃO VARIAVA OS EXPERIMENTOS nem testava a variedade de hipóteses tão bem quanto em seus estudos sobre outros temas."

Já está ficando um bocado monótono para mim essas alegações céticas do tipo "já se passou muito tempo e não temos como saber de que forma as fraudes aconteceram, etc, etc." Ora, sabe-se que é fraude, mas não se sabe como... Que coisa mais doida! Então a dona Juliana aí, com os protocolos em mãos, nem consegue imaginar como um médium supostamente teria um truque para agir sobre a balança?

E você aí, Zangari? Pelo que já me disse, conhece alguns truques, então veja lá se ajuda a moça. Que truque o médium prepararia com antecedência para fraudar a balança?

Esse pessoal cético é muito engraçado. Até traduzi para o Vitor um texto de Colin Brookesmith onde ele diz ter encontrado o galvanômetro usado por Crookes e com ele fez uma simulação do que a Eva Fay supostamente disse que teria feito para enganar Crookes e seus colegas. Ela tinha de segurar as duas manivelas do galvanômetro separadas longe uma da outra, mas com habilidade, ela colocou uma das manivelas na dobra do joelho e libertou uma das mãos, pondo-a para fora do gabinete e assim "simulando uma materialização". Bem, neste caso até que a coisa teria sido possível. O pesquisador tentou fazer a mesma coisa e conseguiu apesar de admitir que não era nada fácil.

Mas logo em seguida, Brookesmith escorrega na merda. Quando foi fazer a simulação do experimento de Varley com a Florence Cook, ele desmontou as manivelas do galvanômetro e ficou com as pontas dos fios livres. Varley tinha usado soberanos de ouro e papel mataborrão embebido em solução salina nas pontas desses fios e prendeu tudo com elásticos. Olha só a lambança científica do cara: "Como eu não tinha elásticos, coloquei as pontas dos fios dentro das meias, cueca, etc "sem qualquer mudança apreciável na leitura da escala". Como é? Não tinha elásticos? Então tudo o que precisava fazer era deixar o galvanômetro em cima da mesa e ir a uma papelaria e farmácia e comprar tudo aquilo que Varley usou. Simples não? Coisas baratas e de fácil aquisição. Mas deixar de reproduzir o experimento da mesma forma e empregar uma alternativa que nada tinha a ver...
Chego mesmo a pensar se esse cara de fato achou mesmo um galvanômetro dos tempos de Crookes... se não foi capaz nem comprar elásticos.

Tomara que eu não ache nada assim neste livro, pois já o ecomendei a um livreiro. Vou lamentar os mais de 50 paus que terei de pagar.

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Botanico escreveu:Xi! Já vi que não vou gostar desse livro:

Zangari escreveu:Já nas conclusões, ela vai mais fundo e afirma:

"Durante o desenvolvimento da presente pesquisa, pôde-se constatar, portanto, que o trabalho de Crookes NÃO ERA TÃO 'NEUTRO' E CUIDADOSO QUANTO ELE PRÓPRIO QUERIA QUE ACREDITASSEM. O cientista NÃO CONTROLAVA tão bem a situação quanto dizia, e o médium PODERIA TER PREPARADO COM ANTECEDÊNCIA ALGUM TRUQUE (desconhecido) para agir sobre a balança, por exemplo. Além disso, ele NÃO VARIAVA OS EXPERIMENTOS nem testava a variedade de hipóteses tão bem quanto em seus estudos sobre outros temas."

Já está ficando um bocado monótono para mim essas alegações céticas do tipo "já se passou muito tempo e não temos como saber de que forma as fraudes aconteceram, etc, etc." Ora, sabe-se que é fraude, mas não se sabe como... Que coisa mais doida! Então a dona Juliana aí, com os protocolos em mãos, nem consegue imaginar como um médium supostamente teria um truque para agir sobre a balança?

E você aí, Zangari? Pelo que já me disse, conhece alguns truques, então veja lá se ajuda a moça. Que truque o médium prepararia com antecedência para fraudar a balança?

Esse pessoal cético é muito engraçado. Até traduzi para o Vitor um texto de Colin Brookesmith onde ele diz ter encontrado o galvanômetro usado por Crookes e com ele fez uma simulação do que a Eva Fay supostamente disse que teria feito para enganar Crookes e seus colegas. Ela tinha de segurar as duas manivelas do galvanômetro separadas longe uma da outra, mas com habilidade, ela colocou uma das manivelas na dobra do joelho e libertou uma das mãos, pondo-a para fora do gabinete e assim "simulando uma materialização". Bem, neste caso até que a coisa teria sido possível. O pesquisador tentou fazer a mesma coisa e conseguiu apesar de admitir que não era nada fácil.

Mas logo em seguida, Brookesmith escorrega na merda. Quando foi fazer a simulação do experimento de Varley com a Florence Cook, ele desmontou as manivelas do galvanômetro e ficou com as pontas dos fios livres. Varley tinha usado soberanos de ouro e papel mataborrão embebido em solução salina nas pontas desses fios e prendeu tudo com elásticos. Olha só a lambança científica do cara: "Como eu não tinha elásticos, coloquei as pontas dos fios dentro das meias, cueca, etc "sem qualquer mudança apreciável na leitura da escala". Como é? Não tinha elásticos? Então tudo o que precisava fazer era deixar o galvanômetro em cima da mesa e ir a uma papelaria e farmácia e comprar tudo aquilo que Varley usou. Simples não? Coisas baratas e de fácil aquisição. Mas deixar de reproduzir o experimento da mesma forma e empregar uma alternativa que nada tinha a ver...
Chego mesmo a pensar se esse cara de fato achou mesmo um galvanômetro dos tempos de Crookes... se não foi capaz nem comprar elásticos.

Tomara que eu não ache nada assim neste livro, pois já o ecomendei a um livreiro. Vou lamentar os mais de 50 paus que terei de pagar.


Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por o anátema »

DIG escreveu:
Zangari escreveu:Meus "Brunos" preferidos:

Imagem

Imagem

Reais como ele!

:emoticon15:
De boa...isso tapeava alguém na época que fizeram essas montagens :emoticon11: ?


tapeiam até hoje! :emoticon12:

nunca tinha visto ainda esses espíritos de "machê"!" :emoticon12:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Dick
Mensagens: 1712
Registrado em: 21 Nov 2006, 16:25

Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Dick »

Tapeiam porque o contingente de imbecis, felizmente para uns, infelizmente para outros, não diminui com a evolução da ciência. :emoticon15:
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Vitor Moura »

Zangari escreveu:Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:


Vamos à opinião de Richet?

http://www.sitepalace.com/espiritismoeh ... ichet.html

a) "É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos "

b) "Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:


Vamos à opinião de Richet?

http://www.sitepalace.com/espiritismoeh ... ichet.html

a) "É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos "

b) "Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


"Argumentum Ad Verecundiam

O Apelo à Autoridade usa admiração de uma pessoa famosa para tentar ganhar suporte para uma afirmação."

http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:


Vamos à opinião de Richet?

http://www.sitepalace.com/espiritismoeh ... ichet.html

a) "É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos "

b) "Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


"Argumentum Ad Verecundiam

O Apelo à Autoridade usa admiração de uma pessoa famosa para tentar ganhar suporte para uma afirmação."

http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm


Além disso... vejamos como Vitor Moura MANIPULOU AS IDÉIAS DE RICHET ao transcrever APENAS a parte do texto de Richet que lhe agradava! O trecho completo, retirado da página 54 de "Tratado de Metapsíquica" (Lake), com a parte suprimida pelo crédulo em maiúsculas:

É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos.

ESSA TEORIA TEM, ENTRETANTO, UM LADO FRACO, DOLOROSAMENTE FRACO. TODA A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA FILOSÓFICO DE ALLAN KARDEC (QUE É AQUELA MESMA DO ESPIRITISMO) TEM POR BASE ESTA BRILHANTE HIPÓTESE DE QUE OS MÉDIUNS, NOS QUAIS SE DIZ QUE OS ESPÍRITOS ESTÃO INCORPORADOS, NÃO SE ENGANAM NUNCA, E QUE AS ESCRITAS AUTOMÁTICAS NOS REVELAM VERDADES QUE É NECESSÁRIO ACEITAR, A NÃO SER QUE SE ESTEJA INFLUENCIADO POR MAUS ESPÍRITOS. NESTAS CONDIÇÕES, SE ACOMPANHAMOS A TEORIA DE ALLAN KARDEC, SEREMOS TAMBÉM LEVADOS A ACEITAR COMO DINHEITO CONTADO TODAS AS DIVAGAÇÕES DO INCONSCIENTE, AS QUAIS, SALVO EXCEÇÕES, DÃO SEMPRE MOSTRA DE UMA MUITO PRIMITIVA E PUERIL INTELIGÊNCIA. É UM ERRO BEM GRAVE CONSTRUIR UMA DOUTRINA COM AS PALAVRAS DOS TAIS ESPÍRITOS QUE SÃO POBRES ESPÍRITOS

Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


Sem a apresentação de tal trecho quis Vitor Moura dar a impressão que Richet seria um idiota que apenas considerou um lado do trabalho de Kardec. Não, Richet era um sábio! Apesar de considerar Kardec um homem que excerceu influência, o que historicamente não é possível negar, NÃO CONCORDAVA COM SEUS PRINCÍPIOS.

Pura e RIZSZSZSZSÍVEL tentativa de enganação por supressão de conteúdo e apresentação dos trechos que interessam à "causa".
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Vitor Moura »

Zangari escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:


Vamos à opinião de Richet?

http://www.sitepalace.com/espiritismoeh ... ichet.html

a) "É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos "

b) "Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


"Argumentum Ad Verecundiam

O Apelo à Autoridade usa admiração de uma pessoa famosa para tentar ganhar suporte para uma afirmação."

http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm


Além disso... vejamos como Vitor Moura MANIPULOU AS IDÉIAS DE RICHET ao transcrever APENAS a parte do texto de Richet que lhe agradava! O trecho completo, retirado da página 54 de "Tratado de Metapsíquica" (Lake), com a parte suprimida pelo crédulo em maiúsculas:

É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos.

ESSA TEORIA TEM, ENTRETANTO, UM LADO FRACO, DOLOROSAMENTE FRACO. TODA A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA FILOSÓFICO DE ALLAN KARDEC (QUE É AQUELA MESMA DO ESPIRITISMO) TEM POR BASE ESTA BRILHANTE HIPÓTESE DE QUE OS MÉDIUNS, NOS QUAIS SE DIZ QUE OS ESPÍRITOS ESTÃO INCORPORADOS, NÃO SE ENGANAM NUNCA, E QUE AS ESCRITAS AUTOMÁTICAS NOS REVELAM VERDADES QUE É NECESSÁRIO ACEITAR, A NÃO SER QUE SE ESTEJA INFLUENCIADO POR MAUS ESPÍRITOS. NESTAS CONDIÇÕES, SE ACOMPANHAMOS A TEORIA DE ALLAN KARDEC, SEREMOS TAMBÉM LEVADOS A ACEITAR COMO DINHEITO CONTADO TODAS AS DIVAGAÇÕES DO INCONSCIENTE, AS QUAIS, SALVO EXCEÇÕES, DÃO SEMPRE MOSTRA DE UMA MUITO PRIMITIVA E PUERIL INTELIGÊNCIA. É UM ERRO BEM GRAVE CONSTRUIR UMA DOUTRINA COM AS PALAVRAS DOS TAIS ESPÍRITOS QUE SÃO POBRES ESPÍRITOS

Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


Sem a apresentação de tal trecho quis Vitor Moura dar a impressão que Richet seria um idiota que apenas considerou um lado do trabalho de Kardec. Não, Richet era um sábio! Apesar de considerar Kardec um homem que excerceu influência, o que historicamente não é possível negar, NÃO CONCORDAVA COM SEUS PRINCÍPIOS.

Pura e RIZSZSZSZSÍVEL tentativa de enganação por supressão de conteúdo e apresentação dos trechos que interessam à "causa".


Zangari, vc leu o link que passei e que comenta essa passagem? parece que não, né?

"Toda a construção do sistema filosófico de Allan Kardec (que é aquela mesma do Espiritismo) tem por base esta brilhante hipótese de que os médiuns, nos quais se diz que os espíritos estão incorporados, não se enganam nunca, e que as escritas automáticas nos revelam verdades que é necessário aceitar, a não ser que se esteja influenciado por maus espíritos" (Tratado de Metapsíquica, tomo I, Lake).

É preciso não ter lido a obra kardecista, ou estar imbuído de desejo de encontrar um erro para assiná-lo e com isto rejeitar a teoria espírita. A segunda hipótese parece verdadeira. A leitura da Introdução de O Livro dos Espíritos e de O Livro dos Médiuns demonstra o cuidado que teve Allan Kardec em chamar a atenção para tais problemas. Na Revista Espírita de maio de 1865, Allan Kardec reproduziu uma mensagem do Espírito de Georges sobre a mediunidade, em que se encontrava, com todas as letras, a advertência para os automatismos de escrita - "Jamais se devem atribuir aos Espíritos, e refiro-me aos Espíritos elevados, esses ditados sem fundo nem forma que aliam a sua nulidade o ridículo de serem assinados por nomes ilustres. A medianimidade séria só investe cérebros providos de uma instrução suficiente ou, pelo menos, provados pelas lutas passionais. Os melhores médiuns são os únicos a receber o afluxo espiritual; os outros sofrem apenas o impulso fluídico material, que lhes arrasta as mãos, sem fazer produzir a sua inteligência outra coisa senão o que esta contém em estado latente".
"Tento aqui estabelecer a diferença que existe entre os médiuns inspirados pelos fluidos espirituais e os que agem apenas sob o impulso do fluido corporal, isto é, os que vibram intelectualmente e aqueles cuja ressonância física só conduz a produção confusa e inconsciente de suas próprias idéias, ou de idéias vulgares e sem elevação" (Revista Espírita - 1865, trad. De Julio Abreu Filho - Ediceu, 1966, pgs 149 e sg.)

E comentando a referida comunicação, Allan Kardec acrescentou de modo claro - "Posto que o estudo dessa parte integrante do Espiritismo esteja longe de ser completo, já estamos longe do tempo em que se acreditava que bastasse receber um impulso mecânico para se dizer médium, e crer-se apto para receber comunicações de todos os espíritos" (idem, pg. 150).


Ou seja, inválida a crítica de Richet. Não passei a transcrição todo primeiro para o email não ficar grande, segundo porque o link já trazia a refutação da crítica de Richet. Mas já que vc quis, tá aí...

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Botanico »

Zangari escreveu:Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:


Dados científicos não me irritam. O que me irrita é outra coisa...

Sem querer ser chato, porém sendo: eu nunca soube que ESPECULAÇÕES na falta de FATOS OU REPRODUÇÃO EXPERIMENTAL fossem dados científicos... Devo estar muito desatualizado do que é Ciência!

Tempos atrás, vi num trabalho científico o seguinte: no início havia toda uma apresentação estatística, que tudo bem, não vi erro. Mas na discussão o autor fazia uma inferência de que parte dos dados estatísticos estaria relacionada com a distribuição de compostos químicos, MAS NÃO APRESENTAVA NENHUM LEVANTAMENTO EXPERIMENTAL NESTE SENTIDO. Apenas se deduzia isto com base em um outro trabalho científico anterior (de outro autor e sobre outro assunto). Se você fosse chamado a dar um parecer, Zangari, o que diria?

Se essa dona Juliana fundamenta suas argumentações em coisas desse tipo (o médium PODERIA ter preparado um truque DESCONHECIDO...), então sinto muito, mas ela NÃO TEM DADOS CIENTÍFICOS. Não foi nem ousada para "chutar" alguma idéia. Se bem que chutes nessa área são bem engraçados: para explicar como Crookes viu a médium e a fantasma ao mesmo tempo, Fernando Palmés diz que a médium ficou deitada no chão (porque Crookes constatou que ela respirava) e a fantasma agora era um manequim vestido de fantasma, pois só mexeu a cabeça e não falou nada. Só não explica como ela colocou o dito manequim no gabinete, mas isso os crédulos cristãos e céticos não perguntam. Certo?

Vejamos se depois de ler esse livro vai sair alguma coisa mais útil ou vou ter de dizer: _ Essa Juliana teve sorte de eu não ser membro da banca.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Botanico »

ímpio escreveu:
DIG escreveu:De boa...isso tapeava alguém na época que fizeram essas montagens :emoticon11: ?


tapeiam até hoje! :emoticon12:

nunca tinha visto ainda esses espíritos de "machê"!" :emoticon12:


Sabe por que tapeavam? Porque os pesquisadores tomavam precauções para impedir truques. Na foto de cima, eu não sei, mas na debaixo a médium teve os seus buracos examinados, teve de tomar vomtivo, usou roupa costurada no seu corpo, era segura pelas mãos, o pesquisador estava ali cara-a-cara com ela e mesmo assim a coisa (grotesca, tudo bem) apareceu e sumiu. Eu tenho cobrado da comunidade cética o modo de como tal truque foi feito e ... Nada.

Quer dizer, a tapeação aconteceu não por causa da figura e seu aspecto e sim por não se descobrir como foi feita pelos meios usuais dos ilusionistas. Agora, se o Ímpio, o DIG, o Encosto, o Zangari, etc e tal SABEM como a coisa foi feita, por que não me dizem logo em vez de me mandarem ler Kardec? Este eu já li, mas uma obra coerente, baseada em experimentações bem feitas, que demonstrasse como este truque e outras supostas montagens foram feitas, ISSO EU NUNCA VI. Parece que a Ciência não evoluiu NADA neste campo...

ade
Mensagens: 285
Registrado em: 11 Dez 2005, 12:12
Gênero: Masculino
Localização: Paraná

Mensagem por ade »

A medianimidade séria só investe cérebros providos de uma instrução suficiente ou, pelo menos, provados pelas lutas passionais.


Se entendi bem, os médiuns incultos devem ser descartados, pois o que dirão ou escreverão estará limitado pela própria inteligencia/inconsciente, já os mais letrados ou inteligentes são confiáveis, pois o que dizem não vem do seu inconsciente, mas de espíritos elevados, é isso?

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:Para não se irritar com dados científicos... LEIA KARDEC! :emoticon16:


Vamos à opinião de Richet?

http://www.sitepalace.com/espiritismoeh ... ichet.html

a) "É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos "

b) "Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


"Argumentum Ad Verecundiam

O Apelo à Autoridade usa admiração de uma pessoa famosa para tentar ganhar suporte para uma afirmação."

http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm


Além disso... vejamos como Vitor Moura MANIPULOU AS IDÉIAS DE RICHET ao transcrever APENAS a parte do texto de Richet que lhe agradava! O trecho completo, retirado da página 54 de "Tratado de Metapsíquica" (Lake), com a parte suprimida pelo crédulo em maiúsculas:

É necessário admirar sem reserva a energia intelectual de Allan Kardec. Não obstante a sua credulidade exagerada, tem fé na experimentação. É sempre na experimentação que se apóia, de maneira que a sua obra não é apenas uma teoria grandiosa e homogênea, mas também um imponente repositório de fatos.

ESSA TEORIA TEM, ENTRETANTO, UM LADO FRACO, DOLOROSAMENTE FRACO. TODA A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA FILOSÓFICO DE ALLAN KARDEC (QUE É AQUELA MESMA DO ESPIRITISMO) TEM POR BASE ESTA BRILHANTE HIPÓTESE DE QUE OS MÉDIUNS, NOS QUAIS SE DIZ QUE OS ESPÍRITOS ESTÃO INCORPORADOS, NÃO SE ENGANAM NUNCA, E QUE AS ESCRITAS AUTOMÁTICAS NOS REVELAM VERDADES QUE É NECESSÁRIO ACEITAR, A NÃO SER QUE SE ESTEJA INFLUENCIADO POR MAUS ESPÍRITOS. NESTAS CONDIÇÕES, SE ACOMPANHAMOS A TEORIA DE ALLAN KARDEC, SEREMOS TAMBÉM LEVADOS A ACEITAR COMO DINHEITO CONTADO TODAS AS DIVAGAÇÕES DO INCONSCIENTE, AS QUAIS, SALVO EXCEÇÕES, DÃO SEMPRE MOSTRA DE UMA MUITO PRIMITIVA E PUERIL INTELIGÊNCIA. É UM ERRO BEM GRAVE CONSTRUIR UMA DOUTRINA COM AS PALAVRAS DOS TAIS ESPÍRITOS QUE SÃO POBRES ESPÍRITOS

Da mesma maneira é Allan Kardec certamente o homem que, no período de 1847 a 1871, exerceu a mais intensa das influências, abrindo um rasgo profundo na ciência Metapsíquica " (op. Cit. Pg 54)


Sem a apresentação de tal trecho quis Vitor Moura dar a impressão que Richet seria um idiota que apenas considerou um lado do trabalho de Kardec. Não, Richet era um sábio! Apesar de considerar Kardec um homem que excerceu influência, o que historicamente não é possível negar, NÃO CONCORDAVA COM SEUS PRINCÍPIOS.

Pura e RIZSZSZSZSÍVEL tentativa de enganação por supressão de conteúdo e apresentação dos trechos que interessam à "causa".


Zangari, vc leu o link que passei e que comenta essa passagem? parece que não, né?

"Toda a construção do sistema filosófico de Allan Kardec (que é aquela mesma do Espiritismo) tem por base esta brilhante hipótese de que os médiuns, nos quais se diz que os espíritos estão incorporados, não se enganam nunca, e que as escritas automáticas nos revelam verdades que é necessário aceitar, a não ser que se esteja influenciado por maus espíritos" (Tratado de Metapsíquica, tomo I, Lake).

É preciso não ter lido a obra kardecista, ou estar imbuído de desejo de encontrar um erro para assiná-lo e com isto rejeitar a teoria espírita. A segunda hipótese parece verdadeira. A leitura da Introdução de O Livro dos Espíritos e de O Livro dos Médiuns demonstra o cuidado que teve Allan Kardec em chamar a atenção para tais problemas. Na Revista Espírita de maio de 1865, Allan Kardec reproduziu uma mensagem do Espírito de Georges sobre a mediunidade, em que se encontrava, com todas as letras, a advertência para os automatismos de escrita - "Jamais se devem atribuir aos Espíritos, e refiro-me aos Espíritos elevados, esses ditados sem fundo nem forma que aliam a sua nulidade o ridículo de serem assinados por nomes ilustres. A medianimidade séria só investe cérebros providos de uma instrução suficiente ou, pelo menos, provados pelas lutas passionais. Os melhores médiuns são os únicos a receber o afluxo espiritual; os outros sofrem apenas o impulso fluídico material, que lhes arrasta as mãos, sem fazer produzir a sua inteligência outra coisa senão o que esta contém em estado latente".
"Tento aqui estabelecer a diferença que existe entre os médiuns inspirados pelos fluidos espirituais e os que agem apenas sob o impulso do fluido corporal, isto é, os que vibram intelectualmente e aqueles cuja ressonância física só conduz a produção confusa e inconsciente de suas próprias idéias, ou de idéias vulgares e sem elevação" (Revista Espírita - 1865, trad. De Julio Abreu Filho - Ediceu, 1966, pgs 149 e sg.)

E comentando a referida comunicação, Allan Kardec acrescentou de modo claro - "Posto que o estudo dessa parte integrante do Espiritismo esteja longe de ser completo, já estamos longe do tempo em que se acreditava que bastasse receber um impulso mecânico para se dizer médium, e crer-se apto para receber comunicações de todos os espíritos" (idem, pg. 150).


Ou seja, inválida a crítica de Richet. Não passei a transcrição todo primeiro para o email não ficar grande, segundo porque o link já trazia a refutação da crítica de Richet. Mas já que vc quis, tá aí...


OU SEJA, RICHET VALE SÓ NO TRECHINHO ÍNFIMO EM QUE VALORIZA O TRABALHO DE KARDEC, MAS SUA POSIÇÃO É INVÁLIDA QUANDO FALA A VERDADE E DE MODO CIENTÍFICO. CURIOSA MANIPULAÇÃO. NÃO ME ASSOMBRO COM MAIS NADA!
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Zangari
Mensagens: 633
Registrado em: 26 Out 2005, 23:28

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por Zangari »

Botanico escreveu:
ímpio escreveu:
DIG escreveu:De boa...isso tapeava alguém na época que fizeram essas montagens :emoticon11: ?


tapeiam até hoje! :emoticon12:

nunca tinha visto ainda esses espíritos de "machê"!" :emoticon12:


Sabe por que tapeavam? Porque os pesquisadores tomavam precauções para impedir truques. Na foto de cima, eu não sei, mas na debaixo a médium teve os seus buracos examinados, teve de tomar vomtivo, usou roupa costurada no seu corpo, era segura pelas mãos, o pesquisador estava ali cara-a-cara com ela e mesmo assim a coisa (grotesca, tudo bem) apareceu e sumiu. Eu tenho cobrado da comunidade cética o modo de como tal truque foi feito e ... Nada.

Quer dizer, a tapeação aconteceu não por causa da figura e seu aspecto e sim por não se descobrir como foi feita pelos meios usuais dos ilusionistas. Agora, se o Ímpio, o DIG, o Encosto, o Zangari, etc e tal SABEM como a coisa foi feita, por que não me dizem logo em vez de me mandarem ler Kardec? Este eu já li, mas uma obra coerente, baseada em experimentações bem feitas, que demonstrasse como este truque e outras supostas montagens foram feitas, ISSO EU NUNCA VI. Parece que a Ciência não evoluiu NADA neste campo...


Botanico,
Sugiro-lhe que estude Artes Mágicas (Ilusionismo, mentalismo...). Essa literatura está REPLETA de procedimentos, técnicas, que apresentam várias formas de se produzir um efeito. Eu não sou favorável à exposição pública de segredos da profissão dos mágicos e até sou um dos fundadores da Aliança Nacional Para a Defesa da Arte Mágica, fundada quando o palhaço do Mester M virou atração, destruindo uma arte milenar baseada em segredos profissionais que não são dele, mas de uma comunidade enorme de artistas que ganha a vida preservando e ampliando suas técnicas. Diga-me onde você mora para que eu possa indicar, se é que eu conheço alguém em sua região, alguém que poderá lhe dar instruções. Claro, se você efetivamente quiser aprender Arte Mágica.
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Avatar do usuário
Vitor Moura
Mensagens: 2130
Registrado em: 24 Out 2005, 20:13

Mensagem por Vitor Moura »

ade escreveu:
A medianimidade séria só investe cérebros providos de uma instrução suficiente ou, pelo menos, provados pelas lutas passionais.


Se entendi bem, os médiuns incultos devem ser descartados, pois o que dirão ou escreverão estará limitado pela própria inteligencia/inconsciente, já os mais letrados ou inteligentes são confiáveis, pois o que dizem não vem do seu inconsciente, mas de espíritos elevados, é isso?


É mais fácil passar mensagens quando o médium é culto. Por exemplo, se o médium não tem bom domínio das palavras, não sabe como escrevê-las, o espírito em tese teria que ditar letra por letra. Pior é quando o médium é analfabeto, o espírito tem que "pegar" a mão e desenhar cuidadosamente as letras. Por isso, teoricamente, os casos de psicografia em outras línguas são raros, mas existem. Mas obviamente, não é porque o médium é culto que ele é confiável. Seria mais confiável, mas ainda assim, considero bem longe do "ideal".

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Re: Re.: DESTRUINDO Ganzfeld Experiments

Mensagem por betossantana »

Botanico escreveu:Quer dizer, a tapeação aconteceu não por causa da figura e seu aspecto e sim por não se descobrir como foi feita pelos meios usuais dos ilusionistas.


Todos os orifícios corporais dos médiuns podem ser utilizados para fazer materializações? Podem haver materializações através da vagina ou do ânus?
É um problema espiritual, chupe pau!

Avatar do usuário
betossantana
Mensagens: 3895
Registrado em: 24 Set 2006, 23:50
Contato:

Mensagem por betossantana »

Vitor Moura escreveu:É mais fácil passar mensagens quando o médium é culto. Por exemplo, se o médium não tem bom domínio das palavras, não sabe como escrevê-las, o espírito em tese teria que ditar letra por letra. Pior é quando o médium é analfabeto, o espírito tem que "pegar" a mão e desenhar cuidadosamente as letras.


O QUÊ???? E como é que supostamente as cartas psicografadas trazem a CALIGRAFIA do defunto??? Se o fantasma fica do lado DE FORA do médium dizendo as mensagens, e se o médium precisa saber escrever pra passá-las pro papel, como é que no texto escrito vai sair a caligrafia DO MORTO, e não a do médium???
É um problema espiritual, chupe pau!

Trancado