Da possibilidade de existência de Deus:

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por o pensador »

Perseus escreveu:Mas que idiotice....é lógico que Deus existe cambada de cego herege... Olhe a Noroeste de sua tela, logo no post do darkwings logo acima que você verá a imagem do dito cujo.

É incrivel como certas pessoas continuam duvidando de algo mesmo quando este algo é esfregado em suas caras. tcs tcs tcs pobres mortais...o futuro esta vindo... em breve haverá almondegas ao sugo para todos... aguardem... (a prova do que falo, ao contrário da crentaida mais ortodoxa, é que almondegas existem realmente!)


Eu prefiro acreditar na Grande Sopa Primordial,matriarca da humanidade e de todos os seres vivientes.Também acredito no milagroso poder da Seleçâo Natural de reverter improbabilidades absurdas.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

o pensador escreveu:Luis Dantas:Por definição, um ser transcendente não pode ter sua existência definida de forma conclusiva por meros mortais.

Luis, poderia elaborar melhor? Vc tem como substanciar tua proposição?


Um ser transcendente é infinitamente complexo, e por isso não pode ser compreendido, muito menos provado ou demonstrado por seres que não são transcendentes. Nada que seres humanos compreendem ou constroem é transcendente a esse nivel. E se fosse, não seria com argumentos verbais que se demonstraria essa transcendência.

Felizmente, isso não tem QUALQUER importância verdadeira. Deuses (e Devas, Kami, Totens, etc) são significativos apenas como fontes de inspiração e motivação. Nesse sentido, sua existência é um fato concreto. Mas não para todos, e de preferência não de forma "100% conclusiva". Ao contrário do que muitos pensam, crer absolutamente em divindades é a pior forma de ser teísta, a mais propensa a corrupção moral.

Como um mero ser hipotético pode ser uma fonte motivadora mais eficiente do que um ser de cuja existência há certeza absoluta?


Porque a certeza absoluta cega e encoraja uma série de vícios morais, emocionais e espirituais, do fanatismo à esquizofrenia passando pelo materialismo espiritual. Os verdadeiros méritos humanos exigem um certo grau de questionamento sempre renovado para ser cultivados e mantidos.


E um crente seria mais propenso a se corromper moralmente caso se convencesse da possibilidade da inexistência de Deus do que tendo a convicçâo de Sua existência.

Última pergunta: Vc tem como refutar meu argumento?


Não só tenho como já o fiz. Infelizmente não é nada difícil, pelo contrário.

O que você chama de "seu argumento" é na verdade um simples apelo à estética (à SUA estética, o que já autoriza qualquer um a desconsiderá-lo se quiser) que não tem o poder de invalidar discordâncias. Não é um argumento, e sim uma declaração de opção pessoal sua.

Pelo que vejo você está apaixonado pela idéia de inversão do ônus da prova. Acontece que ninguém tem a obrigação de provar que você está errado, até porque você não vai mudar de idéia, independentemente da força e qualidade de argumentos que ouça, a menos que você próprio esteja aberto a mudar de opinião. Isso não evidencia a qualidade da sua opinião ou argumentação, e sim a sua determinação em não se deixar convencer. Portanto não é uma qualidade, e sim uma séria limitação sua.

Isso é verdade para todos os assim chamados "argumentos" que você tem usado neste tópico. Mas percebo agora que você está perguntando especificamente se posso refutar sua afirmação de que
um crente seria mais propenso a se corromper moralmente caso se convencesse da possibilidade da inexistência de Deus do que tendo a convicção de Sua existência. Minha resposta é que a observação dos fatos concretos mostra exatamente o contrário. São os que tem fé absoluta - ou, como acho melhor chamá-la, fé cega - que tendem a se corromper porque perderam a noção dos motivos para procurar ser virtuosos. Um teísta com dúvida sincera pode vir a se angustiar muito, mas essa angústia não tem por que corrompê-lo.

Pelo contrário (e isso nós ateus sabemos bem), se Deus não existe é que se torna mais necessário ainda que nós cuidemos de nossas motivações e atitudes - pois elas tem efeito direto em nossa qualidade de vida, e não há um Arquiteto Maior para corrigir o rumo por nós. Eu costumo dizer que a religião (a despeito do que alguns pensam) é de fato necessária. Não porque Deus existe, mas exatamente porque ele NÃO existe.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

o pensador escreveu:Não penso que minha teoria esteja errada. Um ser infinito é inerentemente verificável, posto que inclui a totalidade de dados empiricamente mensuráveis. Um ser finito, por outro lado, não é inerentemente verificável, sendo portanto falseável e necessitando da observação para ser constatado. No momento não sei como este raciocínio pode estar errado.


Não há uma forma gentil de dizer isto, mas é necessário: você não sabe porque seu critério epistemológico de verdade é incrivelmente tosco, foi completamente tomado pela inversão do ônus da prova. A qualidade do seu raciocício literalmente não chega a ser questionada - aliás é exatamente essa a principal característica do seu critério: não questionar seu raciocínio.

A sua postura é em tudo similar a de quem afirma que se existem desenhos e caricaturas de castelos, então todos os castelos devem existir, em quantidade e variedade infinitas e de forma perfeita. Pela sua lógica, só não poderia existir algum castelo se não houvesse como ele ser imaginado.

Espero que você perceba o quanto é perigoso e preocupante pensar dessa forma. Ela não conduz à saúde mental, muito menos espiritual.

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Mensagem por Cris »

o pensador escreveu:Brincadeiras a parte,a probabilidade de Deus existir é 100%,ou seja,absolutamente certa.Isso porque um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis.





Pensador, isso se aplica para pessoas como eu e você (pelo visto) que crêem 100% na existência de Deus. Agora, há um fator a considerar aqui, que nem todos são cristãos, e que não somos em hipótese alguma maioria, pelo menos neste fórum. As tuas vivências e as minhas nos fizeram ter plena certeza deste fato. Só que sejamos sensatos e saibamos que há também como bem você mesmo disse uma universalidade de outras religiões que não vêem Deus como criador do universo, muito menos que há um Deus. Isso é pessoal e intramsferível.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Mensagem por Cris »

o pensador escreveu:
Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:Uma hipotética configuraçâo finita necessita ser observada para ser constatada.Uma configuraçâo infinita de fatores nâo pode ser inexistente,pois nâo há condiçôes empíricas que ela nâo integre.Esta é uma nova teoria que estou formulando.


Não querendo desanimá-lo, mas as bibliotecas estão cheias de teorias fracassadas. A sua também pode estar errada.
Mas não vou nem tentar contestá-la porque não entendi coisa alguma.

E não se esqueça: teorias que fazem sentido no papel ainda precisam ser comprovadas na prática.
No papel, só se provam relações matemáticas.


Nâo penso que minha teoria esteja errada.Um ser infinito é inerentemente verificável,posto que inclui a totalidade de dados empiricamente mensuráveis.Um ser finito,por outro lado, nâo é inerentemente verificável,sendo portanto falseável e necessitando da observaçâo para ser constatado.No momento nâo sei como este raciocínio pode estar errado.



Nossa... para quê tanta linguaguem rebuscada para você dizer que acredita em Deus 100%?Você me lembrou agora os fariseus que oravam em voz alta para se mostrarem piedosos e humildes. Existem maneiras mais claras e simples de dizer o que você acredita. Fernando tem razão, você viajou a ponto que não dá para entender o que você quis dizer neste contexto cheio de ahn... como eu mesma posso chamar de "Eufemismos Intelectualizantes" *(isso foi uma ironia*). Fala sério né! :emoticon13:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Cris »

punkboy escreveu:O que seria esse Deus que obviamente existe?
Se esse Deus for Deus, tem que ser muito presente no cotidiano das pessoas. Por que ele não é reconhecido por unanimidade?
Se for possível, prove sua existência de maneira irrefutável.




Oi Punkboy, vou dizer por mim: no meu caso são minhas experiências pessoais que me fizeram crer que Deus existe, mas cá entre nós estou de pleno acordo com você em saber e isso é uma questão pessoal minha. E como eu bem já havia dito ao Encosto em nossos inúmeros debates no Rév antigo, não tenho a menor pretenção de convencer qualquer que seja da existência absoluta de Deus. Não posso provar e tenho humildade de lhe dizer que o importante muito mais do crer em Deus é saber que as pessoas tem um universo bem particular de vivências que as tornam capazes de acreditar ou não na existência de um ser superior. Mas isso sou eu... O que importa a mim é seu caráter, seu coração, você como ser humano. Deus não é meu ponto de partida para compartilhar com você ou com as pessoas o que quer que seja. Dizer que Deus existe 100% para quem não vê desta forma é não ter bom senso e não saber que o outro não TEM obrigação de querer o mesmo que eu. O que é bom para mim, provavelmente não se aplicará a você. :emoticon4:
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Fernando Silva »

Cris escreveu:Dizer que Deus existe 100% para quem não vê desta forma é não ter bom senso e não saber que o outro não TEM obrigação de querer o mesmo que eu. O que é bom para mim, provavelmente não se aplicará a você. :emoticon4:


Assino embaixo. O mundo seria melhor se todo mundo respeitasse isto. Podemos impor leis (resultantes da experiência e do consenso), não podemos impor crenças e usar experiências pessoais como prova.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Fernando Silva »

o pensador escreveu:Pelo contrário,a existência humana só faz sentido se houver uma mente transcedente preocupada com nosso bem estar e com nossa felicidade.A indiferença do universo pode ser esmagadoramente cruel.


Você é limitado demais para saber o que se passa na mente de Deus. Por que ele estaria preocupado com nosso bem estar e felicidade? E se formos apenas um detalhe num projeto maior, cujo objetivo desconhecemos?

E se Deus estiver preocupado com a felicidade e o bem estar de uma raça muito superior à humana, e nós formos apenas uma ferramenta que ele está usando para atingir esse objetivo?

E se ele nos descartar depois de usar-nos?

Você está sendo antropocentrista.

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por punkboy »

Cris escreveu:
punkboy escreveu:O que seria esse Deus que obviamente existe?
Se esse Deus for Deus, tem que ser muito presente no cotidiano das pessoas. Por que ele não é reconhecido por unanimidade?
Se for possível, prove sua existência de maneira irrefutável.




Oi Punkboy, vou dizer por mim: no meu caso são minhas experiências pessoais que me fizeram crer que Deus existe, mas cá entre nós estou de pleno acordo com você em saber e isso é uma questão pessoal minha.

Concordo com o que disse, se você crê em Deus, deve ter alguma coisa que você presenciou que te levasse a crer Nele. Lógico que já aconteceram coisas comigo que eu não sabia como explicar, mas nunca ocorreu algo de tão sobrenatural que me levasse a crer em Deus. Ao contrário do que o Pensador está tentando passar eu até comecei a procurar mais por deus depois que me tornei ateu, mas, não sei se é porque estou procurando de uma maneira errada, nunca o encontrei, e segundo o Thinker deus é uma coisa 100% notável e quem não o enxerga é porque está se negando a ver.
Cris escreveu:E como eu bem já havia dito ao Encosto em nossos inúmeros debates no Rév antigo, não tenho a menor pretenção de convencer qualquer que seja da existência absoluta de Deus. Não posso provar e tenho humildade de lhe dizer que o importante muito mais do crer em Deus é saber que as pessoas tem um universo bem particular de vivências que as tornam capazes de acreditar ou não na existência de um ser superior. Mas isso sou eu... O que importa a mim é seu caráter, seu coração, você como ser humano. Deus não é meu ponto de partida para compartilhar com você ou com as pessoas o que quer que seja. Dizer que Deus existe 100% para quem não vê desta forma é não ter bom senso e não saber que o outro não TEM obrigação de querer o mesmo que eu. O que é bom para mim, provavelmente não se aplicará a você. :emoticon4:

Eu também não estou interessado em ficar desconvertendo o povo e seria até meio irônico eu bancar o messias e tentar abrir os olhos da galera. Mas eu me vejo no direito de fazer alguns questionamentos à bíblia (e lógico que esses questionamentos não são irrefutáveis) assim como um crente tem direito de questionar a ciência ou crer no que ele que quiser, por mais que pareça absurdo PRA MIM. Como você disse existe fatores que levam a crer ou descrer em deus e cabe a cada um ver o que se adapta melhor com a sua vida, mas acho que as pessoas deveriam ter mais senso pra defender seus pontos de vista, pois argumentos como "lógico que estou certo, se você pensa diferente está errado" são no mínimo engraçados.
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por punkboy »

Fernando Silva escreveu:Você é limitado demais para saber o que se passa na mente de Deus.

De acordo. Se deus for um ser tão complexo quanto um deus precisaria ser, seria muita arrogância de um mero humano ter certeza do seu comportamento. No máximo, a pessoa poderia "supor" como seria deus por experiências pessoais, mas nunca poderia demonstrar isso logicamente.
"Se nosso cérebro fosse tão simples a ponto de podermos entendê-lo, seríamos tão
idiotas que continuaríamos sem entendê-lo"

Acho que essa frase também pode ser aplicada no sentido de entender Deus.
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Azathoth »

o pensador escreveu:Eu prefiro acreditar na Grande Sopa Primordial,matriarca da humanidade e de todos os seres vivientes.


O que você compreende por "sopa primordial"?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Fernando Silva »

Azathoth escreveu:O que você compreende por "sopa primordial"?


Os fósseis mais antigos, em rochas com mais de 3 bilhões de anos, apontam para bactérias muito simples, surgidas na água fervente e cheia de gases sulfurosos, quando a crosta terrestre ainda estava quente, a partir da associação de aminoácidos básicos criados pelas condições ambientes da época.

Estas formas de vida (e outras, mais complexas, surgidas depois) ainda existem próximo aos vulcões submarinos.

Quando a crosta esfriou, as bactérias desenvolveram a clorofila para aproveitar a energia do sol. Um bilhão de anos depois, tinham gerado oxigênio livre (como resíduo) suficiente para a explosão de vida que conhecemos hoje.

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Azathoth »

A origem da primeira informação genética e do primeiro metabolismo ainda assim precedem a existência de extremófilas do domínio Archaea em potencialmente muitas dezenas de milhões de anos; a mais simples destas se não me falha a memória possui 500,000 bases nitrogenadas. E esses seres vivos também são o produto de bilhões de anos de evolução biológica.

Infelizmente, o pouco que se aprende no Ensino Médio sobre "sopa primordial" é um grande desserviço ao que se compreende por Abiogênese na ciência contemporânea; abaixo encontra-se um resumo da sopa primordial eigeniana que transcrevo do Paradigms Lost:

1. No estágio inicial, há uma quantidade abundante de moléculas biológicas ( aminoácidos, nucleotídeos e fosfolipídios ). Em experimentos controlados envolvendo uma gama condições atmosféricas abióticas, todos os exemplares acima foram sintetizados espontaneamente.

2. Forma-se pelo menos uma molécula de RNA espontaneamente. Na presença de catalisadores inorgânicos especiais, já se observou experimentalmente a síntese de cadeias de RNA. Essa é a quasi-espécie de Eigen, um mero replicador. Ela dá origem à novos replicadores.

3. As quasi-espécies exercem influência sobre pequenos peptídeos formados espontaneamente ( ribozimas são RNAs com propriedades catalíticas ). Diferentes quasi-espécies se especializam, de forma que toda essa população é capaz de sintetizar a primeira proteína.

4. Hiperciclos de Eigen: uma série de cooperações complexas entre ácidos nucleicos e proteínas que estão literalmente além da minha capacidade de divulgação. Os hiperciclos tomam conta do ambiente.

5. Compartimentos de fosfolipídeos aprisionam hiperciclos. Fosfolipídeos naturalmente formam vesículas devido à sua estrutura mista hidrófila e hidrófoba. Membranas independentes, cada qual com seu próprio metabolismo competem entre si. Mutações alteram o sucesso de replicação de hiperciclos distintos. Primeiras protocélulas.

6. Inicia-se a evolução biológica pela primeira vez na história da Terra.

Esse é apenas o modelo Genes First do RNA World mais conhecido. Existem outros modelos concorrentes.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Fernando Silva »

Valeu. Não tinha muito conhecimento sobre esses estágios intermediários.

Avatar do usuário
Azathoth
Mensagens: 3736
Registrado em: 30 Out 2005, 12:08

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Azathoth »

O fato desses estágios intermediários não serem divulgados o suficiente vira carne fresca para os espantalhos e caricaturas dos criacionistas e suas construções imaginárias de moléculas se colidindo acidentalmente e formando células inteiras.

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Não existe nenhum deus, caralho. Por que insistem em afirmar a estupidez ao contrário?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por Fernando Silva »

Mr.Hammond escreveu:Não existe nenhum deus, caralho. Por que insistem em afirmar a estupidez ao contrário?


O estômago diminuiu, a sutileza ficou intacta :emoticon16:

Avatar do usuário
punkboy
Mensagens: 666
Registrado em: 29 Out 2005, 02:34

Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por punkboy »

Os foruns mudam a sutiliza não :emoticon262:
CADÊ O LIVRO, PENSADOR?

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Mensagem por Dante, the Wicked »

o pensador escreveu:
Racionalmente falando,a existência humana precisa fazer algum sentido.Nada que nâo faça sentido é logicamente coerente e aceitável.Pragmaticamente falando,o significado nos dá uma sensaçâo de utilidade e valor que nâo encontramos num niilismo completo.

E o Dante reclama de tudo mesmo...


Sentido é o que se atribui a signos da linguagem: palavras, frases, ideogramas, hieróglifos, placas, bandeiras, sinais de fumaça etc. A existência humana é um signo da linguagem? Então ela não tem sentido.

Melhor ser reclamão do que ser um burro que não sabe resolver um problema de análise combinatória.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

Um ser transcendente é infinitamente complexo, e por isso não pode ser compreendido, muito menos provado ou demonstrado por seres que não são transcendentes. Nada que seres humanos compreendem ou constroem é transcendente a esse nivel. E se fosse, não seria com argumentos verbais que se demonstraria essa transcendência.


Vc está raciocinando baseado em duas premissas infundadas,as quais foram justamente as pressuposiçôes refutadas por meu argumento,a saber:

1)De que é necessária a aquisiçâo de evidências empíricas para se constatar a existência do Ser infinito.

2)De que a a convicçâo da existência de um Ser infinito exige investigaçôes e elucrubaçôes universais,que forneçam uma quantidade absoluta de dados.

Numa escala limitada de complexidade esta assertiva é completamente verdadeira porque quanto mais complexo é um ser mais evidências e dados de sua existência sâo requeridos.

No entanto,numa escala universal de complexidade,a complexidade ilimitada de um ser equivale à probalidade máxima de sua existência,pelo fato de nâo haver nenhuma condiçâo ou cláusula experimental que possa transcedê-lo e contradizer sua existência.


.


Como um mero ser hipotético pode ser uma fonte motivadora mais eficiente do que um ser de cuja existência há certeza absoluta?


Porque a certeza absoluta cega e encoraja uma série de vícios morais, emocionais e espirituais, do fanatismo à esquizofrenia passando pelo materialismo espiritual. Os verdadeiros méritos humanos exigem um certo grau de questionamento sempre renovado para ser cultivados e mantidos.


Isso é uma livre associaçâo,diria até uma presunçâo baseada em préconceito discriminatório.A certeza epistemológica nâo determina a conduta e sim uma Base axiológica de valores.

Nâo importa se tenho certeza absoluta da existência de um Ser para que eu seja lúcido e moralmente correto,o que realmente importa é o conceito que tenho do Ser Infinito.Porém,se nâo crermos absolutamente na existência de um Ser totalmente benigno,poderíamos até mesmo nos atrever a cometer delitos éticos-morais baseados na possibilidade de sua inexistência.

E um crente seria mais propenso a se corromper moralmente caso se convencesse da possibilidade da inexistência de Deus do que tendo a convicçâo de Sua existência.

Última pergunta: Vc tem como refutar meu argumento?


Não só tenho como já o fiz. Infelizmente não é nada difícil, pelo contrário.

O que você chama de "seu argumento" é na verdade um simples apelo à estética (à SUA estética, o que já autoriza qualquer um a desconsiderá-lo se quiser) que não tem o poder de invalidar discordâncias. Não é um argumento, e sim uma declaração de opção pessoal sua.

Pelo que vejo você está apaixonado pela idéia de inversão do ônus da prova. Acontece que ninguém tem a obrigação de provar que você está errado, até porque você não vai mudar de idéia, independentemente da força e qualidade de argumentos que ouça, a menos que você próprio esteja aberto a mudar de opinião. Isso não evidencia a qualidade da sua opinião ou argumentação, e sim a sua determinação em não se deixar convencer. Portanto não é uma qualidade, e sim uma séria limitação sua.

Isso é verdade para todos os assim chamados "argumentos" que você tem usado neste tópico. Mas percebo agora que você está perguntando especificamente se posso refutar sua afirmação de que
um crente seria mais propenso a se corromper moralmente caso se convencesse da possibilidade da inexistência de Deus do que tendo a convicção de Sua existência. Minha resposta é que a observação dos fatos concretos mostra exatamente o contrário. São os que tem fé absoluta - ou, como acho melhor chamá-la, fé cega - que tendem a se corromper porque perderam a noção dos motivos para procurar ser virtuosos. Um teísta com dúvida sincera pode vir a se angustiar muito, mas essa angústia não tem por que corrompê-lo.

Pelo contrário (e isso nós ateus sabemos bem), se Deus não existe é que se torna mais necessário ainda que nós cuidemos de nossas motivações e atitudes - pois elas tem efeito direto em nossa qualidade de vida, e não há um Arquiteto Maior para corrigir o rumo por nós. Eu costumo dizer que a religião (a despeito do que alguns pensam) é de fato necessária. Não porque Deus existe, mas exatamente porque ele NÃO existe.


Luiz,

Vc somente estipulou apriori a suposta falibilidade do meu argumento,mas de modo algum demonstrou.Meu argumento,de fato, nâo está balizado num padrâo individual de estética,ou numa idéia equivocada do ônus da prova,mas está fundado na Lei Estatística,na Lei da Probabilidade e no próprio cerne do Método indutivo.

Representando matematicamente a estrutura silogística de meu argumento:um sistema dotado de 100% de dados e informaçôes empiricamente verificáveis=probabilidade de 100% da existência do referido sistema,de modo que 1=1.É bem simples...

Respeito muito a filosofia teísta e tenho consciência de que a imoralidade nâo está necessariamente vinculada à falta de crença numa divindade.

Eu somente contrastei o valor pragmático de uma crença parcial na existência da divindade do valor pragmático da convicçâo absoluta na sua existência.Gostaria de deixar isso bem claro,ainda mais depois de um ano de participaçâo no Fórum.

Mas isso nâo faz do ateísmo uma opçâo moralmente superior,de modo algum..[/quote]

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

Luis Dantas escreveu:
o pensador escreveu:Não penso que minha teoria esteja errada. Um ser infinito é inerentemente verificável, posto que inclui a totalidade de dados empiricamente mensuráveis. Um ser finito, por outro lado, não é inerentemente verificável, sendo portanto falseável e necessitando da observação para ser constatado. No momento não sei como este raciocínio pode estar errado.


Não há uma forma gentil de dizer isto, mas é necessário: você não sabe porque seu critério epistemológico de verdade é incrivelmente tosco, foi completamente tomado pela inversão do ônus da prova. A qualidade do seu raciocício literalmente não chega a ser questionada - aliás é exatamente essa a principal característica do seu critério: não questionar seu raciocínio.

A sua postura é em tudo similar a de quem afirma que se existem desenhos e caricaturas de castelos, então todos os castelos devem existir, em quantidade e variedade infinitas e de forma perfeita. Pela sua lógica, só não poderia existir algum castelo se não houvesse como ele ser imaginado.

Espero que você perceba o quanto é perigoso e preocupante pensar dessa forma. Ela não conduz à saúde mental, muito menos espiritual.


Inversâo do ônus da prova??Luiz,um argumento nâo é feito somente de premissas e proposiçôes mas de réplicas e tréplicas.
Ou vc nâo crê no princípio da falseabilidade?

Se uma objeçâo é eficaz por definiçâo entâo estamos completamente mergulhados numa acepçâo dogmática da realidade,o que é uma atitude totalmente incoerente com a especulaçâo e investigaçâo filosófica e científica.

Sua analogia do castelo é equivocada e ineficaz.Nenhum castelo pode ser perfeito visto que todo castelo é por definiçâo um conceito delimitado por limites instransponíveis.

A nâo ser que redefinamos o conceito de catelo e o assunto entâo nâo passará de uma questâo de semântica,e nâo de uma questâo de significado,de uma questâo puramente nominal e nâo uma questâo axiológica e evidencial.

Em suma,um castelo nâo é infinitamente complexo.Mesmo que ele tenha uma quantidade ilimitada de ladrilhos,ele nunca terá uma diversidade ilimitada de elementos.Nem todos os elementos químicos e físicos que encontramos nos oceanos encontramos num castelo,nem todos os átomos que encontramos numa floresta encontramos num castelo.

Um catelo,enquanto castelo,segundo sua definiçâo usual,nâo é nem quantitativamente infinito e nem diversificadamente infinito.Um Ser realmente infinito,mesmo que seja chamado de castelo,é auto evidente.

Dante, the Wicked
Mensagens: 4326
Registrado em: 27 Out 2005, 21:18

Mensagem por Dante, the Wicked »

Quanta verborréia no sence.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Mensagem por o pensador »

Cris escreveu:
o pensador escreveu:Brincadeiras a parte,a probabilidade de Deus existir é 100%,ou seja,absolutamente certa.Isso porque um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis.





Pensador, isso se aplica para pessoas como eu e você (pelo visto) que crêem 100% na existência de Deus. Agora, há um fator a considerar aqui, que nem todos são cristãos, e que não somos em hipótese alguma maioria, pelo menos neste fórum. As tuas vivências e as minhas nos fizeram ter plena certeza deste fato. Só que sejamos sensatos e saibamos que há também como bem você mesmo disse uma universalidade de outras religiões que não vêem Deus como criador do universo, muito menos que há um Deus. Isso é pessoal e intramsferível.


Cris,entendo e aceito a diversidade de opiniôes.Mas este espaço é propriamente um espaço cético cuja funçâo também é se dedicar à um debate saudável de idéias e portanto nada há de errado em questionar e duvidar opiniôes majoritárias.

Abc.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Mensagem por o anátema »

o pensador escreveu:Brincadeiras a parte,a probabilidade de Deus existir é 100%,ou seja,absolutamente certa.Isso porque um ser infinitamente complexo contém em Si mesmo a universalidade de informaçôes empiricamente verificáveis.

E claro que precedido do Duende da Sorte, que é um fator necessário para permitir a existência desse deus, pois é uma tremenda Sorte ser infinitamente complexo e conter em si mesmo a universalidade de informações empiricamente verificáveis.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

o pensador
Mensagens: 5581
Registrado em: 25 Out 2005, 23:05

Re: Re.: Da possibilidade de existência de Deus:

Mensagem por o pensador »

Fernando Silva escreveu:
o pensador escreveu:Pelo contrário,a existência humana só faz sentido se houver uma mente transcedente preocupada com nosso bem estar e com nossa felicidade.A indiferença do universo pode ser esmagadoramente cruel.


Você é limitado demais para saber o que se passa na mente de Deus. Por que ele estaria preocupado com nosso bem estar e felicidade? E se formos apenas um detalhe num projeto maior, cujo objetivo desconhecemos?

E se Deus estiver preocupado com a felicidade e o bem estar de uma raça muito superior à humana, e nós formos apenas uma ferramenta que ele está usando para atingir esse objetivo?

E se ele nos descartar depois de usar-nos?

Você está sendo antropocentrista.


Nâo é necessário,em absoluto,conhecer todos os detalhes de Seus atributos para conhecer factualmente todos os atributos da Sua natureza.

Podemos,através da razâo,conhecer a natureza infinita de seus atributos sem mergulharmos em sua profundidade ilimitada e infinita.

Neste sentido,se Deus é infinito,ele de nada necessita e portanto sua motivaçâo nâo pode ser egocêntrica e nem pode ser maligna,mas somente altruísta e benigna.Ele nâo tem nada a conquistar e sim a oferecer.

Trancado