O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Mensagem por Aranha »

- Já vi afirmarem isso em muitos textos espalhados pela INTERNET, então acessei o Google e resolvi pesquisar, vejam o que achei:

Dou Mu é a divindade taoísta responsável pela existência das galáxias e das estrelas. Representa o túnel por onde nasce o tempo e o cosmos. Segundo a teologia taoísta, é considerada a criadora do tempo. Por isso, tem poder sobre o destino.

[center]Imagem[/center]

FONTE:Sociedade Taoísta do Brasil

Sistema politeísta de crenças que assimila os antigos elementos da religião popular chinesa: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. Diferente de outras religiões, não professa a vida após a morte, mas busca a longevidade e a imortalidade física pela perfeita submissão à ordem natural universal. Perseguido na República Popular da China a partir de 1949, é muito popular na Tailândia e em Hong Kong. Atualmente existem cerca de 3 mil monges taoístas e 20 milhões de adeptos em todo o mundo.

FONTE:Conhecimentos Gerais

As igrejas taoístas incorporam panteões inteiros de divindades, incluindo Lao Zi, Zhang Daoling, o Imperador Amarelo, o Imperador Jade, Lei Gong (O Deus do Trovão) e outros.

FONTE:Wikpédia

O Taoísmo se baseia no sistema politeísta e filosófico de crenças que assimilam os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.
A origem da filosofia do Taoísmo é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Erh Li ou Lao Tsé (velho mestre), um contemporâneo de Confuncio, nos anos 550 a.C., segundo o Shih-chi (Relatos dos Historiadores). Apesar de não ser uma religião mundialmente popular, seus ensinos têm influenciado muitas seitas modernas.

FONTE:TAOÍSMO

- e tem muito mais....

- Pois é amigos, não dá prá confiar em tudo que lemos na rede...

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Mensagem por Aurelio Moraes »

Quem poderia responder isso era o antigo forista Oliver, o Edécio (lembram dele?)....

Tranca

Mensagem por Tranca »

Elder Abmael, será que você não iria ser censurado e punido como apóstata lá na I.J.C.S.U.D. pelo fato de estar trazendo ao debate estes temas anticristãos? :emoticon5:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Aurelio Moraes
Contato:

Tudo isso porque ele não achou companhia no site dos mórmons...

Imagem

E este tema deve ter sido levantado no trabalho dele:
Imagem
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Porra Aurélio !!!!! - Tú ainda tá vivo !?!?!?!?!??!?!

- Pensei que o merda do Christiano tinha feito o serviço !

- Vou reativar o tôpico agora !!!!!
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Luis Dantas
Contato:

Mensagem por Luis Dantas »

Essa é uma questão complicada. Se você vai direto à fonte, ao Tao Te Ching e ao I Ching, encontra uma filosofia de vida perfeitamente indiferente ao conceito de divindade.

Mas o que hoje em dia geralmente se entende por Taoísmo tende a ser bem diferente, por vezes bastante "Nova Era" até.

Mas uma das coisas que aprendi com o Budismo foi a não dar muita importância à mera presença de divindades, principalmente nas religiões orientais. Elas simplesmente não tem as mesmas pretensões do Deus de Abraão, e em muitos casos podem ser desconsideradas sem maiores consequências, como as entidades puramente simbólicas que realmente são.

Mais ou menos como o Homem-Aranha e o Wolverine.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Aurelio Moraes
Contato:

Luis Dantas escreveu:
Mas uma das coisas que aprendi com o Budismo foi a não dar muita importância à mera presença de divindades, principalmente nas religiões orientais. Elas simplesmente não tem as mesmas pretensões do Deus de Abraão, e em muitos casos podem ser desconsideradas sem maiores consequências, como as entidades puramente simbólicas que realmente são.

Curioso isto! :emoticon7:

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Ora, se um ateu pode ser taoista, bastando para isto que ele apenas siga a filosofia de vida desta religião, então posso dizer o seguinte: um ateu também pode ser evangélico, católico, muçulmano, hare krisna ou hindu. Basta que ele apenas siga a filosofia dessas religiões e encare seus deuses como super hérois ou mitos que apenas existem como modelos de perfeição a serem seguidos.

Ei, faz sentido o que acabei de dizer no parágrafo anterior? Claro que não. O ateu é uma pessoa livre de crenças religiosas. Se ele tem dependência religiosa é problema dele. Nenhuma religião que acredita em divindades (mesmo que simbolicamente) pode ser considerada ateia.

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Claudio Loredo escreveu:
Ora, se um ateu pode ser taoista, bastando para isto que ele apenas siga a filosofia de vida desta religião, então posso dizer o seguinte: um ateu também pode ser evangélico, católico, muçulmano, hare krisna ou hindu. Basta que ele apenas siga a filosofia dessas religiões e encare seus deuses como super hérois ou mitos que apenas existem como modelos de perfeição a serem seguidos.

Ei, faz sentido o que acabei de dizer no parágrafo anterior? Claro que não. O ateu é uma pessoa livre de crenças religiosas. Se ele tem dependência religiosa é problema dele. Nenhuma religião que acredita em divindades (mesmo que simbolicamente) pode ser considerada ateia.

Pois é Grande Cláudio! :emoticon16:

Talvez, o maior problema, esteja na palavra "ATEU".

Ora, pelo que tenho visto por aqui, uma pessoa que se diz atéia, pode seguir uma religião mas encara-la como Filosofia de vida, ou pode por exemplo, acreditar em horóscopo, ou ainda, acreditar em espíritos e reencarnação, pois esses conceitos não estão atrelados à uma divindade.

É por isso que eu rejeito a palavra ateu, prefiro muito mais, usar a palavra: Cético!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Gilghamesh escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

Pois é Grande Cláudio! :emoticon16:

Talvez, o maior problema, esteja na palavra "ATEU".

Ora, pelo que tenho visto por aqui, uma pessoa que se diz atéia, pode seguir uma religião mas encara-la como Filosofia de vida, ou pode por exemplo, acreditar em horóscopo, ou ainda, acreditar em espíritos e reencarnação, pois esses conceitos não estão atrelados à uma divindade.

É por isso que eu rejeito a palavra ateu, prefiro muito mais, usar a palavra: Cético!

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Cético é uma excelente palavra... o problema é que até mesmo um religioso pode ser cético e aí o problema todo é ter um movimento onde se tem que administrar as diferentes "filosofias" dos engajados.

Viajando... Poderíamos topar com verdadeiras singularidades no movimento, como por exemplo... a corrente cético-evangélica desenvolvendo uma versão ateísta de unção pelo ES... :emoticon12: :emoticon12: Ou a corrente cético-umbandista treinando passes 100% "materialistas"... :emoticon12:

Da corrente cético-budista eu me recuso a falar por motivos óbvios... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Num dá, Gilga... :emoticon19:
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Najma escreveu:Viajando... Poderíamos topar com verdadeiras singularidades no movimento, como por exemplo... a corrente cético-evangélica desenvolvendo uma versão ateísta de unção pelo ES... Ou a corrente cético-umbandista treinando passes 100% "materialistas"...

Nem fale, Ligia!

Eles todos iam se achar o tao... :emoticon12:

Beijos

Gilghamesh
Contato:

Então Nájma, o Jeito é usar o termo: "Bright" :emoticon13:

Ou inventar uma palavra que defina e englobe tudo aquilo que a palavra ateu, não engloba! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Najma

Re: Re.: O Taoísmo é uma Religião Atéia ?

Mensagem por Najma »

Tranca-Ruas escreveu:
Najma escreveu:Viajando... Poderíamos topar com verdadeiras singularidades no movimento, como por exemplo... a corrente cético-evangélica desenvolvendo uma versão ateísta de unção pelo ES... Ou a corrente cético-umbandista treinando passes 100% "materialistas"...

Nem fale, Ligia!

Eles todos iam se achar o tao... :emoticon12:

Beijos

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Pois é, Tranca... pois é... :emoticon4:

Beijos
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Mr.Hammond escreveu:
Luis Dantas escreveu:

Curioso isto! :emoticon7:

Mais curiosa, em vários sentidos, é a insistência de querer que outras pessoas ou outros povos creiam na mesma divindade ou da mesma forma que si próprio. Até onde sei isso não era conhecido antes do advento dos patriarcas judaicos.
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism

Luis Dantas
Contato:

Claudio Loredo escreveu:Ora, se um ateu pode ser taoista, bastando para isto que ele apenas siga a filosofia de vida desta religião, então posso dizer o seguinte: um ateu também pode ser evangélico, católico, muçulmano, hare krisna ou hindu. Basta que ele apenas siga a filosofia dessas religiões e encare seus deuses como super hérois ou mitos que apenas existem como modelos de perfeição a serem seguidos.

Perfeito. O único complicador é que muitos sacerdotes dessas crenças tem dificuldade em ter essa amplitude de visão. O que não impede a existência do Judaísmo Humanístico, nem do Unitário-Universalismo.

Claudio Loredo escreveu:Ei, faz sentido o que acabei de dizer no parágrafo anterior? Claro que não.

Mais do que você pensa, Cláudio...

Claudio Loredo escreveu:O ateu é uma pessoa livre de crenças religiosas. Se ele tem dependência religiosa é problema dele. Nenhuma religião que acredita em divindades (mesmo que simbolicamente) pode ser considerada ateia.

Essa é a sua opinião, não a realidade inquestionável, Cláudio.

Najma

Mensagem por Najma »

Gilghamesh escreveu:Então Nájma, o Jeito é usar o termo: "Bright" :emoticon13:

Ou inventar uma palavra que defina e englobe tudo aquilo que a palavra ateu, não engloba! :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Mas encontrar um nome que englobe tudo o que o simples "ateísmo" não engloba é duro... :emoticon11: Se auto-proclamar "brilhante", aportuguesando o termo chupinhado "bright"? Tá brincando? :emoticon12:

E quem não suporta religião de espécie alguma tem que ficar lado a lado com quem frequenta? Não faz sentido...

Aqui no RV temos dois times: o dos crentes (que tanto faz se são céticos ou não...) e o dos ateus (que supostamente são céticos também...)...

Eu gosto assim... :emoticon16:
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Tem gente aqui que parece querer decidir quem é "ateu de verdade"... só está faltando estabelecer sistemas de juramentos e um tribunal de defesa da falta de fé.

Não se deixem iludir pelos condicionamentos oriundos do cristianismo, pessoal: religiosidade e ateísmo NUNCA foram incompatíveis ou mesmo particularmente opostos.

Gilghamesh
Contato:

Najma escreveu:
Gilghamesh escreveu:Então Nájma, o Jeito é usar o termo: "Bright" :emoticon13:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6

Mas encontrar um nome que englobe tudo o que o simples "ateísmo" não engloba é duro... :emoticon11: Se auto-proclamar "brilhante", aportuguesando o termo chupinhado "bright"? Tá brincando? :emoticon12:

E quem não suporta religião de espécie alguma tem que ficar lado a lado com quem frequenta? Não faz sentido...

Aqui no RV temos dois times: o dos crentes (que tanto faz se são céticos ou não...) e o dos ateus (que supostamente são céticos também...)...

Eu gosto assim... :emoticon16:

Não, não, acho que não me expliquei direito, a palavra ateu, significa: aquele que não acredita na existência de deus, e ponto.
Mas um suposto ateu, pode acreditar em horóscopo, espíritos, reencarnação, etc, etc, etc.

É aí que tá o problema, teriamos que criar um termo definitivo, para mostrar tudo aquilo que a palavra ateu não engloba, ou seja, um termo que defina a pessoa que não acredita em absolutamente nada metafísico, sacou? :emoticon16:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

Luis Dantas escreveu:Tem gente aqui que parece querer decidir quem é "ateu de verdade"... só está faltando estabelecer sistemas de juramentos e um tribunal de defesa da falta de fé.

Não se deixem iludir pelos condicionamentos oriundos do cristianismo, pessoal: religiosidade e ateísmo NUNCA foram incompatíveis ou mesmo particularmente opostos.

Tá com medo de ser julgado? :emoticon12:

quem não deve, não teme! :emoticon12:

Eu Sou Gilghamesh!
Versão 4.6
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Claudio Loredo
Contato:

Gilghamesh escreveu:É aí que tá o problema, teriamos que criar um termo definitivo, para mostrar tudo aquilo que a palavra ateu não engloba, ou seja, um termo que defina a pessoa que não acredita em absolutamente nada metafísico, sacou? :emoticon16:

O melhor termo para isto é naturalista. Ou seja todo aquele que só acredita nas coisas naturais e rejeita as sobrenaturais.

Inclusive, quando estavamos pensando num nome para a ONG Ateus do Brasil, surgiu a idéia de se colocar naturalista no nome, mas desistimos ao percebermos que se nos autodenominassemos naturalistas os outros pensariam que eramos praticantes do nudismo. Ai não ia pegar bem. :emoticon12:

Alenônimo
Contato:

Mensagem por Alenônimo »

Que eu saiba, o Ateísmo não é algo que está no mesmo patamar de coisas como Cristianismo, Judaísmo, Taotismo, Budismo, Umbandismo, etc... Tá é no mesmo patamar de Teísmo, Panteísmo e Deísmo.

A palavra "ateu" significa apenas que não há crença na existência real de deuses. Quando se fala que, por exemplo, Budismo é uma religião atéia, é porque no Budismo não tem essa tentativa de estabelecer deuses nas cenças. Quando existem, são mais para fazer figura de linguagem. E nenhum Budista vai arrancar seu fígado se falar que Buda não é deus... :emoticon12:

Se lerem os textos do site Ateus.net, vão entender bem o que é ser ateu. Por aqui, as pesoas parecem confundir com ceticismo. Não que não seja uma opção sensata ser cético e ateu, mas um não é sinônimo do outro.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Ateísmo é a posição default de todo ser humano.
Imagem

Luis Dantas
Contato:

Gilghamesh escreveu:Tá com medo de ser julgado? :emoticon12:

quem não deve, não teme! :emoticon12:

Eu não confio no seu discernimento, nem no seu senso de justiça, se é o que você está me perguntando, Gil.

Claudio Loredo
Contato:

Luis Dantas escreveu:

Mais ou menos como o Homem-Aranha e o Wolverine.

DESCRIÇÃO DOS SUPER HERÓIS DOS ATEUS RELIGIOSOS

KRISHNA

”O guerreiro estrelar e amante de muitas mulheres”

Inclui a pistola “Jungly Colt” 45.

Inclui automática espada a laser, com silenciador.

Imagem

SHIVA

"Ele é o deus da destruição e da preservação”

Inclui o tocável-intocável fuzil uzi automático.

Disponível na versão da encarnação com quatro braços.

Imagem

DEUS

"Ele é o Senhor, o poder e a glória”

Inclui o rifle do apocalipse AK-47.

Ele vem vestindo a abençoada capa de invencibilidade.

Imagem

JESUS CRISTO

”O verbo que se fez carne. O Rei dos Reis”

Inclui pregos que são lançados no estilo ninja.

Acompanhado da cruz da morte e de um lançador de bombas.

Imagem

BUDA - O preferido dos ateus

”O ser que atingiu a perfeição”

Inclui equipamentos de luta para meditação e uma automática pistola do nirvana magnum66.

Ele vem vestindo a invencível capa da iluminação.

Imagem

DALAI LAMA - Um exemplo para os ateus

”Um ser destinado a iluminação”

Inclui a arma automática AK-12, o “terror tibetano”, e a automática pistola do nirvana magnum66 (completa com silenciador transcendental)

Imagem

ALA'

"Ele é aquele que não pode ser visto”

Ninguém nunca o viu, ninguém sabe onde ele está, como ele é ou do que ele é feito, mas dizem que ele existe.

Imagem

Editado pela última vez por Claudio Loredo em 07 Dez 2005, 15:58, em um total de 2 vezes.

Tranca

Mensagem por Tranca »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Putaqueospariu!

Onde eu compro esta coleção???

Trancado