GOVERNO PROÍBE NOVOS FRETAMENTOS E PROMETE PUNIR TAM
Ministro da Defesa afirma que TAM praticou overbooking.
Vôos que já foram fretados para o fim de ano estão mantidos.
Gustavo Tourinho e Tiago Pariz, do G1, em Brasília
O ministro da Defesa, Waldir Pires, declarou nesta quarta-feira (27), após reunião de vários setores do Governo para discutir a crise aérea, que houve overbooking (venda de passagens acima da capacidade dos aviões) em diversos vôos da TAM durante o Natal. "Houve faltas graves. Haverá sanções sérias", disse o ministro referindo-se ao problema dos vôos da TAM na semana passada.
Além disso, Pires disse acreditar que o caos se agravou após a retirada de vôos de linhas tradicionais para vôos charter (fretados). Waldir Pires anunciou a suspenssão de novos fretamentos de vôo durante o ano novo. "Nós queremos que fique determinado que nenhum novo fretamento de aviação - vôo charter - seja admitido, em hipótese nenhuma," disse o ministro. A assessoria de imprensa do ministério da Defesa esclareceu que o governo suspendeu a concessão de vôos fretados até a normalização do serviço aéreo. Segundo a assesoria, as empresas que já marcaram os fretamentos para o final do ano não terão as licenças revogadas, serão afetadas somentes as novas liberações.
Deve ser concluída até a madrugada desta quinta-feira (28) a auditoria realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na empresa TAM para verificar se houve overbooking. "Com o relatório em mãos, vamos definir as punições que poderão ser aplicadas. As sanções serão as mais rigorosas possíveis", disse Waldir Pires, que não souber informar qual seria esta punição.
A declaração do ministro ocorreu no mesmo dia em que TAM e Infraero trocaram acusações sobre a onda de atrasos e cancelamentos de vôos, que começou no dia 20. A TAM afirmou que a queda de seu sistema de comunicação com a Infraero, ocorrida naquele dia no aeroporto do Galeão, foi de responsabilidade da estatal. A Infraero nega e diz que a culpa é da empresa aérea.
Nesta quarta-feira, pelo menos um caso de overbooking foi constatado. Passageiros que eram levados de ônibus para uma aeronave da TAM souberam que não haveria vaga para todos. Eles protestaram e foram retirados da pista pela Polícia Federal.
O ministro da Defesa disse ainda que todos aqueles que participaram da reunião nesta tarde estão confiantes de que o feriado de réveillon será mais tranqüilo do que o do Natal. "O Governo tem que pensar no bem-estar da população. Não permitiremos overbooking nem fretamento. Isso é uma determinação. O natal foi um pouco difícil para todos que viajaram. Eu vi pessoalmente. Mas, o ano novo será tranqüilo”, completou Waldir Pires.
Participaram da reunião, além do ministro da Defesa, Waldir Pires, a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, o secretário-executivo do ministério do Turismo, Márcio Favilla de Lucca de Paula, o presidente da Infraero, tenente-brigadeiro José Carlos Pereira, o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Leur Lomanto, o representante do ministério das Relações Exteriores, Rui Casales, e da Aeronáutica, major-brigadeiro Paulo Hortêncio e Silva, além de alguns assessores.
Procurada pelo G1, a TAM ainda não se pronunciou sobre o assunto.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 65,00.html
sera' esse o começo do fim pra Tam?
Sera' a Tam a proxima aerea a tombar?
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JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
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Re.: Sera
Eu queria ser advogada numa hora dessas...ia meter tanto processo neles que meu bolso ia rasgar de tanto dinheiro.
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Re: Re.: Sera
Apocaliptica escreveu:Eu queria ser advogada numa hora dessas...ia meter tanto processo neles que meu bolso ia rasgar de tanto dinheiro.


"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science


Re.: Sera
30/12/2006 - 07:19
Relatório da Anac acusa TAM pelo apagão aéreo
Agencia Estado
O relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o apagão no Natal nos aeroportos conclui que a causa do colapso está localizada na operação da TAM. Embora aponte que problemas meteorológicos ou de infra-estrutura, como seqüenciamento de vôos, tenham agravado a crise, o relatório mostra que, entre todas as companhias, só a TAM teve problemas. "Associados a esses fatores externos, ocorreram problemas na operação da TAM, desencadeados inicialmente pela manutenção não programada de seis aviões."
O relatório mostra ainda que a TAM planejava praticar overbooking - venda de bilhetes acima da capacidade dos vôos - de até 28% em 48 vôos no período do ano-novo. Com o colapso das operações da companhia na época do Natal e após uma auditoria feita por técnicos da Anac, a empresa adotou uma série de medidas preventivas para reduzir esse número. Os vôos com assentos vendidos acima da capacidade foram reduzidos para 11, com overbooking de 3% a 7%.
A retirada dos aviões da frota, segundo a Anac, "gerou impactos em cadeia" na malha da companhia. "Os reflexos desse problema desencadearam o chamado `efeito dominó, uma vez que os cancelamentos e fusionamento (sic) de vários vôos resultaram na quebra da malha planejada da concessionária, que hoje detém mais de 50% do mercado doméstico, provocando uma sobrecarga no processo de readequação de malha."
O relatório não fala especificamente sobre eventuais problemas de gestão na TAM, embora aponte a falta de planos de contingência. Tampouco identifica que tenha havido problemas na operação por conta de excesso de vôos fretados para agências de turismo - embora o governo tenha baixado uma portaria restringindo fretamentos e o próprio relatório recomende restrições nesse sentido.
Ao longo da semana, especulou-se que uma das causas dos problemas foi que a TAM privilegiou operações de fretamento em detrimento de vôos regulares, informação negada pela companhia.
O relatório mostra que o overbooking praticado pela TAM no Natal foi de 1% a 7% (média de 4%) em 125 vôos. Os dados foram fornecidos pela companhia a técnicos da agência. Se os números refletem a realidade, faltou aos técnicos da agência explicar por que a companhia planejava praticar taxas de overbooking ainda maiores no ano-novo.
A empresa transportou 79.806 passageiros na sexta-feira (22), pico do feriado, e previa transportar 66.789 ontem. O relatório mostra que o aumento da demanda nesta época não pode ser apontado como causa da crise. Na sexta anterior à do feriado, por exemplo, a TAM transportou, sem dificuldade, 82.246 passageiros.
http://www3.atarde.com.br/brasil/intern ... 042567.xml
a tam vai terminar se ferrando mesmo..
Relatório da Anac acusa TAM pelo apagão aéreo
Agencia Estado
O relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o apagão no Natal nos aeroportos conclui que a causa do colapso está localizada na operação da TAM. Embora aponte que problemas meteorológicos ou de infra-estrutura, como seqüenciamento de vôos, tenham agravado a crise, o relatório mostra que, entre todas as companhias, só a TAM teve problemas. "Associados a esses fatores externos, ocorreram problemas na operação da TAM, desencadeados inicialmente pela manutenção não programada de seis aviões."
O relatório mostra ainda que a TAM planejava praticar overbooking - venda de bilhetes acima da capacidade dos vôos - de até 28% em 48 vôos no período do ano-novo. Com o colapso das operações da companhia na época do Natal e após uma auditoria feita por técnicos da Anac, a empresa adotou uma série de medidas preventivas para reduzir esse número. Os vôos com assentos vendidos acima da capacidade foram reduzidos para 11, com overbooking de 3% a 7%.
A retirada dos aviões da frota, segundo a Anac, "gerou impactos em cadeia" na malha da companhia. "Os reflexos desse problema desencadearam o chamado `efeito dominó, uma vez que os cancelamentos e fusionamento (sic) de vários vôos resultaram na quebra da malha planejada da concessionária, que hoje detém mais de 50% do mercado doméstico, provocando uma sobrecarga no processo de readequação de malha."
O relatório não fala especificamente sobre eventuais problemas de gestão na TAM, embora aponte a falta de planos de contingência. Tampouco identifica que tenha havido problemas na operação por conta de excesso de vôos fretados para agências de turismo - embora o governo tenha baixado uma portaria restringindo fretamentos e o próprio relatório recomende restrições nesse sentido.
Ao longo da semana, especulou-se que uma das causas dos problemas foi que a TAM privilegiou operações de fretamento em detrimento de vôos regulares, informação negada pela companhia.
O relatório mostra que o overbooking praticado pela TAM no Natal foi de 1% a 7% (média de 4%) em 125 vôos. Os dados foram fornecidos pela companhia a técnicos da agência. Se os números refletem a realidade, faltou aos técnicos da agência explicar por que a companhia planejava praticar taxas de overbooking ainda maiores no ano-novo.
A empresa transportou 79.806 passageiros na sexta-feira (22), pico do feriado, e previa transportar 66.789 ontem. O relatório mostra que o aumento da demanda nesta época não pode ser apontado como causa da crise. Na sexta anterior à do feriado, por exemplo, a TAM transportou, sem dificuldade, 82.246 passageiros.
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