Judeus são uma etnia?
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Judeus são uma etnia?
Tenho andado a ter esta discussão há algum tempo...
o que vocês acham?
o que vocês acham?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Re.: Judeus são uma etnia?
Conheço apenas a etnia Humana...
-
Re: Re.: Judeus são uma etnia?
Flush escreveu:Conheço apenas a etnia Humana...
Creio que etnia seja um conceito que abrange o aspecto cultural, e não meramente o racial.
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe
Ahura-Mazda escreveu:Flush escreveu:Conheço apenas a etnia Humana...
Creio que etnia seja um conceito que abrange o aspecto cultural, e não meramente o racial.
Também nesse aspecto. Multi-culturalidade.
As interações saudáveis entre as pessoas provocam essa mistura de culturas.
- Ateu Tímido
- Contato:
Parece que já foram feitos testes genéticos, demonstrando que judeus sefaraditas, originários dos países do oriente próximo, têm uma ancestralidade comum com os askenazins, originários da europa central e oriental, sendo mais próximos geneticamente entre si que de populações geograficamente vizinhas durante séculos.
Se isso, mais a cultura derivada da religião, forma uma etnia, então são.
Se isso, mais a cultura derivada da religião, forma uma etnia, então são.
....
fico surpreso em saber q existem judeus q não creem em deus...
-
Também nesse aspecto. Multi-culturalidade.
No entanto, durante a história da humanidade, houve certos isolamentos de populações que acabaram gerando aquilo que conhecemos como etnias, que possuem suas idiossincrasias, e portanto não podem ser considerados como uma única "etnia humana".
"Considero a religião como um brinquedo infantil e acho que o único pecado é a ignorância." - Cristopher Marlowe
Ahura-Mazda escreveu:Também nesse aspecto. Multi-culturalidade.
No entanto, durante a história da humanidade, houve certos isolamentos de populações que acabaram gerando aquilo que conhecemos como etnias, que possuem suas idiossincrasias, e portanto não podem ser considerados como uma única "etnia humana".
Claro que tens razão.
Era apenas um conceito utópico.

- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Existe uma única raça humana, dividida em várias etnias. Exemplo: japoneses, africanos e escandinavos.
Alíás, embora pareçam semelhantes à primeira vista, africanos estão divididos em muitas etnias, também.
Quanto aos judeus, estavam divididos em muitas tribos já nos tempos bíblicos. Não sei se chegavam a ser etnias diferentes.
Depois que se espalharam pelo mundo, misturaram-se com tantas etnias diferentes que fica difícil dizer que exista uma única etnia judaica. Podemos dizer, no máximo, que todos têm ancestrais judeus.
O que eles fazem é se considerar judeus por serem nascidos de mães consideradas judias e compartilhar a mesma cultura.
- user f.k.a. Cabeção
- Moderador
- Contato:
Óh.... que politicamente lindinho...
Para quando sai a matança?
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem
user f.k.a. Cabeção escreveu:Flush escreveu:Conheço apenas a etnia Humana...
Para finalizar o ano

"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Fernando Silva escreveu:
Quanto aos judeus, estavam divididos em muitas tribos já nos tempos bíblicos. Não sei se chegavam a ser etnias diferentes.
Depois que se espalharam pelo mundo, misturaram-se com tantas etnias diferentes que fica difícil dizer que exista uma única etnia judaica. Podemos dizer, no máximo, que todos têm ancestrais judeus.
O que eles fazem é se considerar judeus por serem nascidos de mães consideradas judias e compartilhar a mesma cultura.
parece-me bem
ainda que o alter também tenha referido um ponto importante, talvez fosse mais correcto afirmar que existem algumas etnias judaicas
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
- Apáte
- Gênero: Masculino
- Contato:
O que se espera de alguém que foi adestrado pelo próprio totó?
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
Depende do contexto.
Apáte escreveu:user f.k.a. Cabeção escreveu:Flush escreveu:Conheço apenas a etnia Humana...
O que se espera de alguém que foi adestrado pelo próprio totó?
Tens alguma coisa contra as pessoas destras?
Caso não saibas as minorias são as esquerdinas, logo daí ideais não comunistas defendem a submissão dessas minorias às maiorias. Be aware!!

Daqui a pouco, com essa aversão a raças e etnias, vão dizer que só existe "o sexo humano", não homens e mulheres e suas respectivas orientações sexuais.
Isso para tentar acabar com sexismo/machismo/feminismo e preconceito com homossexuais e etc.
Também não existirá rock, pagode, música clássica, apenas música humana. Tudo contra o RACISMO.
Isso para tentar acabar com sexismo/machismo/feminismo e preconceito com homossexuais e etc.
Também não existirá rock, pagode, música clássica, apenas música humana. Tudo contra o RACISMO.
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Re: ....
Steve escreveu:fico surpreso em saber q existem judeus q não creem em deus...
E eu fico surpreso em saber q existem gregos q nao creem em Zeus...
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Re: ....
Steve escreveu:fico surpreso em saber q existem judeus q não creem em deus...
exacto, o que sugere que eles se vêm a si próprios como um povo, uma etnia
Sim, claro. Eu sou Portista e o Porto é uma naçao. Também faço parte de uma etnia...
- heilel ben-shachar
As principais características que definem um grupo étnico é a língua e a cultura. Por isso eu penso que os judeus sejam uma etnia sim.
Editado pela última vez por heilel ben-shachar em 02 Jan 2007, 08:51, em um total de 1 vez.
- heilel ben-shachar
"Conheço apenas a etnia Humana"
Puta que pariu... que asneira!
Puta que pariu... que asneira!
- RicardoVitor
Conheço apenas a etnia Universal...

Logical, responsible, practical.
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
Clinical, intellectual, cynical.
Liberal, fanatical, criminal.
Acceptable, respectable, presentable, a vegetable!
- Ateu Tímido
- Contato:
heilel ben-shachar escreveu:As principais características que definem um grupo étnico é a língua e a cultura. Por isso eu penso que os judeus sejam uma etnia sim.
Por esse critério, os brasileiros seriam uma etnia, o que evidentemente não são. Os judeus ainda não, pois a implantação artificial do hebraico como idioma é recente demais. Mesmo para a população residente em Israel, o idioma "doméstico" pode ser o ídiche, o alemão, o inglês, o dialeto ladino, o polonês ou outro. Só as novas gerações usam hebraico no dia-a-dia.
Fora isso, defina "cultura".
Etnia humana? De onde inventaram isso?
Nem etnia judia nem etnia alguma é pura. Todo grupo étnico que não seja totalmente hermético pressupõe que a etnia em si é sempre uma descendência. Portanto é um grupo com características genéticas semelhantes a um outro grupo em algum lugar do passado. Mais étnico é quando mais características ( inclusive culturais e linguísticas ) demonstrar.
Mas geralmente definimos melhor um grupo étnico quando ele está localizado num território ou migrou deste em grandes grupos, levando consigo características comuns como cultura e língua.
Nem etnia judia nem etnia alguma é pura. Todo grupo étnico que não seja totalmente hermético pressupõe que a etnia em si é sempre uma descendência. Portanto é um grupo com características genéticas semelhantes a um outro grupo em algum lugar do passado. Mais étnico é quando mais características ( inclusive culturais e linguísticas ) demonstrar.
Mas geralmente definimos melhor um grupo étnico quando ele está localizado num território ou migrou deste em grandes grupos, levando consigo características comuns como cultura e língua.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
heilel ben-shachar escreveu:As principais características que definem um grupo étnico é a língua e a cultura. Por isso eu penso que os judeus sejam uma etnia sim.
mas há judeus que não falam hebraico ou que não o falam como língua materna, e famílias de judeus que vivem há tanto tempo apartados que apena têm a religião em comum, e não toda uma cultura propriamente dita.