Choque do futuro...
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Choque do futuro...
...de Bob Seidensticker (tecnologo e inventor com 13 patentes, que já trabalhou na IBM e na Microsoft). Vou começar a ler. Parece bom. A tese dele é que o entusiamo pela tecnologia é um exagero. Há muitos mitos na tecnologia, como a ideia de que a tecnologia pode corrigir os males da educaçao... ou que o aumento exponencial da potencia dos computadores é a maravilha das maravilhas (normalmente também aumenta exponencialmente o peso dos programas que correm nos processadores)... ou que hoje se morre menos por causa dos antibióticos (infelizmente parece que, por exemplo, no caso da malária... devido a medicamentos falsos... a malária é cada vez mais resistente)... quando na verdade... em números puros... morre demasiada gente por doenças tratáveis. Nao é portanto a tecnologia que resolve as dificuldades ( mais correcto seria evitar a merda em vez de gastar demasiado em criar tecnologia para a limpar)...
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Re.: Choque do futuro...
Muito boas criticas... de todos os lados... incluindo de Bob frankston, um dos pioneiros da Indústria de computadores...
"Um livro obrigatório para quem pensa que a internet muda tudo" Bob Frankston
"Um livro obrigatório para quem pensa que a internet muda tudo" Bob Frankston
- XuMbO¯\(º_o)/¯
John Cleese dos Monty Python diz uma coisa interessante sobre as novas tecnologias. Elas desviam os olhos das pessoas dos rostos. Ora, uma grande parte do nosso cortex é doido por rostos. Muito da comunicaçao depende de olhar os interlecutores nos olhos.
- betossantana
- Contato:
Re: Choque do futuro...
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu: (...)ou que hoje se morre menos por causa dos antibióticos (...)
Meu Deus!!!!!!! Então tudo aquilo sobre explosão demográfica causada por progressos da medicina em que a penicilina se insere, e pela adoção de profilaxia básica como o saneamento é tudo mentira???
É um problema espiritual, chupe pau!
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Os Cidadaos da Antenas Antiga viviam facilmente até aos 90 anos. Tinham bom saneamente. No entanto, as questoes levantadas pelo livro nao resultam num manifesto anti-tecnologia. Basta olhar para o autor.
E... o livro aborda também explosoes demográficas na antiguidade... quando a medicina era uma porcaria...
E... o livro aborda também explosoes demográficas na antiguidade... quando a medicina era uma porcaria...
- betossantana
- Contato:
Re: Re.: Choque do futuro...
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Os Cidadaos da Antenas Antiga viviam facilmente até aos 90 anos. Tinham bom saneamente. E... o livro aborda também explosoes demográficas na antiguidade... quando a medicina era uma porcaria...
Então, ué. Foi o retorno a um progresso que a humanidade já conhecia e que tinha se perdido. Mas o saneamento é, para a medicina, profilaxia de doenças, e sua adoção indiscriminada pode ser entendida como um avanço da medicina.
Além disso, ele não está querendo dizer que as explosões demográficas da antiquidade eram comparáveis às do século XIX e XX, está?
- XuMbO¯\(º_o)/¯
O livro nao tem nada a ver com o conceito de progresso. Que aliás é um conceito um pouco tolo.
E nao sei o que o autor disse. Comecei agora a ler... e antes disso folheei...
Penso que sobre a questao da saúde, demografia etc... a opiniao do autor é como a de Jared Diamond.
Pergunta: apesar de toda a tecnologia tipo limpadores de merda, a humanidade é mesmo mais saudável hoje do que era na Roma Antiga?
E nao sei o que o autor disse. Comecei agora a ler... e antes disso folheei...
Penso que sobre a questao da saúde, demografia etc... a opiniao do autor é como a de Jared Diamond.
Pergunta: apesar de toda a tecnologia tipo limpadores de merda, a humanidade é mesmo mais saudável hoje do que era na Roma Antiga?
- betossantana
- Contato:
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Pergunta: apesar de toda a tecnologia tipo limpadores de merda, a humanidade é mesmo mais saudável hoje do que era na Roma Antiga?
Hum, imagino que o livro chegue à conclusão de que não.
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Gostaria que a pergunta acima fosse respondida sem ocidentocentrismo...
- XuMbO¯\(º_o)/¯
A resposta é óbvia. Só de malária morrem milhoes. E um dos culpados é a ganancia. Medicamentos com o principio activo em doses mais pequenas do que o recomendado estao a fortalecer a malária. A tecnologia por si só nao resolve... se do outro lado se faz merda...
- betossantana
- Contato:
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:A resposta é óbvia. Só de malária morrem milhoes. E um dos culpados é a ganancia. Medicamentos com o principio activo em doses mais pequenas do que o recomendado estao a fortalecer a malária. A tecnologia por si só nao resolve... se do outro lado se faz merda...
E sobre TODAS as outras doenças que foram erradicadas ou controladas ao longo desse progresso? Não contam?
Além disso, se a malária está se fortalecendo POR CAUSA de medicamentos com princípio ativo em quantidade MENOR que a necessária, isso mostra que o princípio ativo É eficaz, e o problema é sua GRADUAÇÃO. E o princípio ativo foi inventado quando? Na Roma antiga?

- XuMbO¯\(º_o)/¯
Quando os antibióticos apareceram havia mais optimismo.
Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.
Outra coisa que o autor defende... mas ainda nao li a argumentaçao... é que o grau de mudança actual nao é exponencial, a chegada de novos produtos relevantes nao é mais rápida que a do passado... a internet nao muda realmente tudo...
Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.
Outra coisa que o autor defende... mas ainda nao li a argumentaçao... é que o grau de mudança actual nao é exponencial, a chegada de novos produtos relevantes nao é mais rápida que a do passado... a internet nao muda realmente tudo...
- Led Zeppelin
- Contato:
Parece ser muito interessante.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- Storydor
- Gênero: Masculino
- Contato:
Led Zeppelin escreveu:Parece ser muito interessante.
Concordo.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science

- XuMbO¯\(º_o)/¯
Led Zeppelin escreveu:Parece ser muito interessante.
Eu também achei... e por isso comprei. O gajo diz o contrário do que eu sempre julguei verdade. Só por aí já vale a pena.
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Storydor escreveu:Led Zeppelin escreveu:Parece ser muito interessante.
Concordo.
Toma betossantana...

- Led Zeppelin
- Contato:
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Led Zeppelin escreveu:Parece ser muito interessante.
Eu também achei... e por isso comprei. O gajo diz o contrário do que eu sempre julguei verdade. Só por aí já vale a pena.
É o contrário também do que eu julgo verdade.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- XuMbO¯\(º_o)/¯
A verdade existe para ser desafiada. Mas ainda nao conheço a argumentaçao. Supostamente deve ter embasamento histórico. Pela critica... julgo que o livro é bom e recomendável.
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:A verdade existe para ser desafiada. Mas ainda nao conheço a argumentaçao. Supostamente deve ter embasamento histórico. Pela critica... julgo que o livro é bom e recomendável.
Leia antes, julgue que é bom e recomende depois.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Eu agora estou numa de fazer tudo ao contrário do que outros julgam melhor...
E esse conselho nao funciona para quem quer adquirir livros. Primeiro tem de os comprar. Se o livro for mau... já me f****, mas pelo menos levo alguns junto comigo...

E esse conselho nao funciona para quem quer adquirir livros. Primeiro tem de os comprar. Se o livro for mau... já me f****, mas pelo menos levo alguns junto comigo...
- betossantana
- Contato:
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.
Foi VOCÊ que disse que ele afirma que é errado pensar que hoje se morre menos POR CAUSA dos antibióticos, não eu.
- XuMbO¯\(º_o)/¯
betossantana escreveu:XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.
Foi VOCÊ que disse que ele afirma que é errado pensar que hoje se morre menos POR CAUSA dos antibióticos, não eu.
Foi vc que disse isso, nao eu....

OK... expressei-me mal. Acontece muitas vezes. Eu teclo muito rápido.
Mas devido ao mau uso de antibiótico morre muita gente. E em todo o caso outros (como Jared Diamond) dizem que a nossa era nao é particularmente saudável. Os ares da atenas de Socrates seriam mais saudáveis do que a Atenas superpoluída de hoje. Já houve um tempo em que morrer de cancro era uma raridade. A tec. industrial baseada no petro nao foi a escolha perfeita.
- XuMbO¯\(º_o)/¯
Lei de Murphy: Quanto maior o espalhafato tecnológico maior a oportunidade para a merda acontecer
- XuMbO¯\(º_o)/¯
As leis de Murphy sao interessantes porque combinam factos sobre o mundo em que vivemos com a nossa psicologia que evoluiu no paleolítico. Cabeça da idade da pedra na era do microchip. Há quem tenha ilusoes que a tecnologia elevará a nossa cabeça. Nao será a tecnologia de certeza...