Choque do futuro...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
XuMbO¯\(º_o)/¯

Choque do futuro...

Mensagem por XuMbO¯\(º_o)/¯ »

...de Bob Seidensticker (tecnologo e inventor com 13 patentes, que já trabalhou na IBM e na Microsoft). Vou começar a ler. Parece bom. A tese dele é que o entusiamo pela tecnologia é um exagero. Há muitos mitos na tecnologia, como a ideia de que a tecnologia pode corrigir os males da educaçao... ou que o aumento exponencial da potencia dos computadores é a maravilha das maravilhas (normalmente também aumenta exponencialmente o peso dos programas que correm nos processadores)... ou que hoje se morre menos por causa dos antibióticos (infelizmente parece que, por exemplo, no caso da malária... devido a medicamentos falsos... a malária é cada vez mais resistente)... quando na verdade... em números puros... morre demasiada gente por doenças tratáveis. Nao é portanto a tecnologia que resolve as dificuldades ( mais correcto seria evitar a merda em vez de gastar demasiado em criar tecnologia para a limpar)...

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Oi, Miguel. Parece ser um livro bem interessante.

XuMbO¯\(º_o)/¯

Re.: Choque do futuro...

Muito boas criticas... de todos os lados... incluindo de Bob frankston, um dos pioneiros da Indústria de computadores...

"Um livro obrigatório para quem pensa que a internet muda tudo" Bob Frankston

XuMbO¯\(º_o)/¯

John Cleese dos Monty Python diz uma coisa interessante sobre as novas tecnologias. Elas desviam os olhos das pessoas dos rostos. Ora, uma grande parte do nosso cortex é doido por rostos. Muito da comunicaçao depende de olhar os interlecutores nos olhos.

betossantana
Contato:

Re: Choque do futuro...

Mensagem por betossantana »

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu: (...)ou que hoje se morre menos por causa dos antibióticos (...)

Meu Deus!!!!!!! Então tudo aquilo sobre explosão demográfica causada por progressos da medicina em que a penicilina se insere, e pela adoção de profilaxia básica como o saneamento é tudo mentira???
É um problema espiritual, chupe pau!

XuMbO¯\(º_o)/¯

Os Cidadaos da Antenas Antiga viviam facilmente até aos 90 anos. Tinham bom saneamente. No entanto, as questoes levantadas pelo livro nao resultam num manifesto anti-tecnologia. Basta olhar para o autor.

E... o livro aborda também explosoes demográficas na antiguidade... quando a medicina era uma porcaria...

betossantana
Contato:

Re: Re.: Choque do futuro...

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Os Cidadaos da Antenas Antiga viviam facilmente até aos 90 anos. Tinham bom saneamente. E... o livro aborda também explosoes demográficas na antiguidade... quando a medicina era uma porcaria...

Então, ué. Foi o retorno a um progresso que a humanidade já conhecia e que tinha se perdido. Mas o saneamento é, para a medicina, profilaxia de doenças, e sua adoção indiscriminada pode ser entendida como um avanço da medicina.

Além disso, ele não está querendo dizer que as explosões demográficas da antiquidade eram comparáveis às do século XIX e XX, está?

XuMbO¯\(º_o)/¯

O livro nao tem nada a ver com o conceito de progresso. Que aliás é um conceito um pouco tolo.

E nao sei o que o autor disse. Comecei agora a ler... e antes disso folheei...

Penso que sobre a questao da saúde, demografia etc... a opiniao do autor é como a de Jared Diamond.

Pergunta: apesar de toda a tecnologia tipo limpadores de merda, a humanidade é mesmo mais saudável hoje do que era na Roma Antiga?

betossantana
Contato:

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Pergunta: apesar de toda a tecnologia tipo limpadores de merda, a humanidade é mesmo mais saudável hoje do que era na Roma Antiga?

Hum, imagino que o livro chegue à conclusão de que não.

XuMbO¯\(º_o)/¯

Gostaria que a pergunta acima fosse respondida sem ocidentocentrismo...

XuMbO¯\(º_o)/¯

A resposta é óbvia. Só de malária morrem milhoes. E um dos culpados é a ganancia. Medicamentos com o principio activo em doses mais pequenas do que o recomendado estao a fortalecer a malária. A tecnologia por si só nao resolve... se do outro lado se faz merda...

betossantana
Contato:

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:A resposta é óbvia. Só de malária morrem milhoes. E um dos culpados é a ganancia. Medicamentos com o principio activo em doses mais pequenas do que o recomendado estao a fortalecer a malária. A tecnologia por si só nao resolve... se do outro lado se faz merda...

E sobre TODAS as outras doenças que foram erradicadas ou controladas ao longo desse progresso? Não contam?

Além disso, se a malária está se fortalecendo POR CAUSA de medicamentos com princípio ativo em quantidade MENOR que a necessária, isso mostra que o princípio ativo É eficaz, e o problema é sua GRADUAÇÃO. E o princípio ativo foi inventado quando? Na Roma antiga? :emoticon12:

XuMbO¯\(º_o)/¯

Quando os antibióticos apareceram havia mais optimismo.

Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.

Outra coisa que o autor defende... mas ainda nao li a argumentaçao... é que o grau de mudança actual nao é exponencial, a chegada de novos produtos relevantes nao é mais rápida que a do passado... a internet nao muda realmente tudo...

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Parece ser muito interessante.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Storydor
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Storydor »

Led Zeppelin escreveu:Parece ser muito interessante.

Concordo.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

XuMbO¯\(º_o)/¯

Eu também achei... e por isso comprei. O gajo diz o contrário do que eu sempre julguei verdade. Só por aí já vale a pena.

XuMbO¯\(º_o)/¯

Storydor escreveu:

Concordo.

Toma betossantana... :emoticon19:

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:

Eu também achei... e por isso comprei. O gajo diz o contrário do que eu sempre julguei verdade. Só por aí já vale a pena.

É o contrário também do que eu julgo verdade.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

XuMbO¯\(º_o)/¯

A verdade existe para ser desafiada. Mas ainda nao conheço a argumentaçao. Supostamente deve ter embasamento histórico. Pela critica... julgo que o livro é bom e recomendável.

Dick

Mensagem por Dick »

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:A verdade existe para ser desafiada. Mas ainda nao conheço a argumentaçao. Supostamente deve ter embasamento histórico. Pela critica... julgo que o livro é bom e recomendável.

Leia antes, julgue que é bom e recomende depois.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"

CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?

XuMbO¯\(º_o)/¯

Eu agora estou numa de fazer tudo ao contrário do que outros julgam melhor... :emoticon1:

E esse conselho nao funciona para quem quer adquirir livros. Primeiro tem de os comprar. Se o livro for mau... já me f****, mas pelo menos levo alguns junto comigo...

betossantana
Contato:

XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.

Foi VOCÊ que disse que ele afirma que é errado pensar que hoje se morre menos POR CAUSA dos antibióticos, não eu.

XuMbO¯\(º_o)/¯

betossantana escreveu:
XuMbO¯\(º_o)/¯ escreveu:Mas parece que nao percebeste nada. O livro nao diz que a tecnologia é inútil ou que nao funciona... apenas que nao nos vai salvar como jesuis. Há outros factores a ponderar.

Foi VOCÊ que disse que ele afirma que é errado pensar que hoje se morre menos POR CAUSA dos antibióticos, não eu.

Foi vc que disse isso, nao eu.... :emoticon16:

OK... expressei-me mal. Acontece muitas vezes. Eu teclo muito rápido.

Mas devido ao mau uso de antibiótico morre muita gente. E em todo o caso outros (como Jared Diamond) dizem que a nossa era nao é particularmente saudável. Os ares da atenas de Socrates seriam mais saudáveis do que a Atenas superpoluída de hoje. Já houve um tempo em que morrer de cancro era uma raridade. A tec. industrial baseada no petro nao foi a escolha perfeita.

XuMbO¯\(º_o)/¯

Lei de Murphy: Quanto maior o espalhafato tecnológico maior a oportunidade para a merda acontecer

XuMbO¯\(º_o)/¯

As leis de Murphy sao interessantes porque combinam factos sobre o mundo em que vivemos com a nossa psicologia que evoluiu no paleolítico. Cabeça da idade da pedra na era do microchip. Há quem tenha ilusoes que a tecnologia elevará a nossa cabeça. Nao será a tecnologia de certeza...

Trancado