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Argumento do desenvolvimento biológico contra o espiritismo
Enviado: 01 Jan 2007, 23:03
por Azathoth
Pessoas que nascem com anormalidades de desenvolvimento são interpretadas pelos espíritas como indivíduos que em outros tempos tiveram um caráter moralmente deficitário. O
mal natural que acomete bebês que nascem com ictiose ou cíclopes natimortos precisa de uma explicação mecanicista
moral para satisfazer um espírita.
Essa explicação é desnecessária por vários motivos. Uma deles que já explicitei várias vezes é que já possuímos explicações mecanicistas amorais muito completas para explicar inúmeras dessas desordens. No caso de formas mais severas de ictiose, por exemplo, geneticistas já desvenderam precisamente quais nucleotídeos precisam ser trocados em um determinado gene do tecido epitelial para provocar toda a síndrome.
Gêmos siameses ligados pela barriga são muito mais comuns do que xipófagos com cabeças parasitas porque as circunstâncias de desenvolvimento embriológico que permitem que o último ocorra são muito mais específicas e ocorrem portanto com menor freqüência. Não há nada mágico nisso.
Os kardecistas não parecem estar abalados com explicações causalmente contidas no útero da mãe como essas e tentam resgatar o agente moral para solucionar esse problema de mal natural com obscuridades como o "fluido universal" que tudo sabe e tudo vê e que é capaz de influenciar discretamente mutagêneses especiais muito antes da gênese do indivíduo, durante a meiose de óvulos e espermatozóides específicos. E durante o desenvolvimento do embrião, esse mesmo atrator espiritual debaixo do nosso nariz pode fazer com que genes Hox sejam ligados na hora errada para impedir o desenvolvimento saudável do feto.
Todo ser vivo, até mesmo os completamente amorais como vegetais podem sofrer deformidades físicas por conta de mutações deletérios, desenvolvimento anormal ou uma combinação destes. Isso ocorre simplesmente porque seres vivos são máquinas incalculavelmente complicadas e embora prodigiosas, não são perfeitas e a linha de produção por acaso e necessidade às vezes falha.
Acrescento então uma nova ponderação nesse debate que nunca acaba; os espíritas anseiam por uma evolução moral da humanidade que caso bem conduzida seria capaz no futuro de impedir que aberrações nasçam. Esse cenário apresenta um dilema sério.
Suponha que o nascimento de aberrações seja praticamente erradicado em uma humanidade em quase sua totalidade moralmente muito evoluída no futuro. Como isso seria um desnível estatístico visto que cada um de nós pode acumular cerca de 300 mutações por geração fora toda a complicação de ligar e desligar no tempo certo os genes responsáveis pelo nosso plano corporal durante o desenvolvimento, precisam existir forças opostas para contrabalancear isso.
O "fluido universal espiritual" durante o futuro de uma humanidade muito evoluída moralmente precisaria estar constantemente lutando contra as fraquezas da carne e impedindo o aparecimento esperado de mutações deletérias e erros durante o desenvolvimento fetal.
Uma alternativa é que a evolução moral da humanidade precisaria estar acompanhada por uma evolução biológica de mecanismos mais aprimorados de gerência do desenvolvimento fetal e de duplicação de material genético. O irônico disso é que iria limitar ainda mais a evolutibilidade (biológica) da espécie.
Eu proponho então iniciar uma rebelião contra a mecânica espiritual. Vamos investir quase todo nosso dinheiro em genética e nanotecnologia e criar séquitos de
nanobots para lutar contra esse mesquinho "fluido universal" que fica sabotando o desenvolvimento saudável de bebês. O que aconteceria com o karma? Seria empurrado unicamente para acontecimentos desagradáveis durante a vida da pessoa?
Não sei como conseguem se satisfazer com algo tão cheio de buracos como a doutrina espírita.
Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit
Enviado: 01 Jan 2007, 23:14
por betossantana
Tem um ponto que os espíritas podem jogar contra o texto, Azatoth, que é o fato do planeta Terra ser tido por eles como um mundo "inferior", não está dentre as esferas mais "evoluídas" de existência, ou seja, se um espírito evolui cada vez mais, ele passará a reencarnar e viver em outros planetas, ou mundos, ou o que seja, melhores, e daí a humanidade permanecerá essencialmente a mesma, sendo a Terra um ambiente de passagem de dimensões menos evoluídas que ela pra outras mais evoluídas que ela.
Se um espírita argumentar assim, esse texto acaba perdendo a força.
Re: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espiriti
Enviado: 02 Jan 2007, 15:48
por videomaker
Azathoth escreveu:Pessoas que nascem com anormalidades de desenvolvimento são interpretadas pelos espíritas como indivíduos que em outros tempos tiveram um caráter moralmente deficitário. O
mal natural que acomete bebês que nascem com ictiose ou cíclopes natimortos precisa de uma explicação mecanicista
moral para satisfazer um espírita.
Essa explicação é desnecessária por vários motivos. Uma deles que já explicitei várias vezes é que já possuímos explicações mecanicistas amorais muito completas para explicar inúmeras dessas desordens. No caso de formas mais severas de ictiose, por exemplo, geneticistas já desvenderam precisamente quais nucleotídeos precisam ser trocados em um determinado gene do tecido epitelial para provocar toda a síndrome.
Gêmos siameses ligados pela barriga são muito mais comuns do que xipófagos com cabeças parasitas porque as circunstâncias de desenvolvimento embriológico que permitem que o último ocorra são muito mais específicas e ocorrem portanto com menor freqüência. Não há nada mágico nisso.
Os kardecistas não parecem estar abalados com explicações causalmente contidas no útero da mãe como essas e tentam resgatar o agente moral para solucionar esse problema de mal natural com obscuridades como o "fluido universal" que tudo sabe e tudo vê e que é capaz de influenciar discretamente mutagêneses especiais muito antes da gênese do indivíduo, durante a meiose de óvulos e espermatozóides específicos. E durante o desenvolvimento do embrião, esse mesmo atrator espiritual debaixo do nosso nariz pode fazer com que genes Hox sejam ligados na hora errada para impedir o desenvolvimento saudável do feto.
Todo ser vivo, até mesmo os completamente amorais como vegetais podem sofrer deformidades físicas por conta de mutações deletérios, desenvolvimento anormal ou uma combinação destes. Isso ocorre simplesmente porque seres vivos são máquinas incalculavelmente complicadas e embora prodigiosas, não são perfeitas e a linha de produção por acaso e necessidade às vezes falha.
Acrescento então uma nova ponderação nesse debate que nunca acaba; os espíritas anseiam por uma evolução moral da humanidade que caso bem conduzida seria capaz no futuro de impedir que aberrações nasçam. Esse cenário apresenta um dilema sério.
Suponha que o nascimento de aberrações seja praticamente erradicado em uma humanidade em quase sua totalidade moralmente muito evoluída no futuro. Como isso seria um desnível estatístico visto que cada um de nós pode acumular cerca de 300 mutações por geração fora toda a complicação de ligar e desligar no tempo certo os genes responsáveis pelo nosso plano corporal durante o desenvolvimento, precisam existir forças opostas para contrabalancear isso.
O "fluido universal espiritual" durante o futuro de uma humanidade muito evoluída moralmente precisaria estar constantemente lutando contra as fraquezas da carne e impedindo o aparecimento esperado de mutações deletérias e erros durante o desenvolvimento fetal.
Uma alternativa é que a evolução moral da humanidade precisaria estar acompanhada por uma evolução biológica de mecanismos mais aprimorados de gerência do desenvolvimento fetal e de duplicação de material genético. O irônico disso é que iria limitar ainda mais a evolutibilidade (biológica) da espécie.
Eu proponho então iniciar uma rebelião contra a mecânica espiritual. Vamos investir quase todo nosso dinheiro em genética e nanotecnologia e criar séquitos de
nanobots para lutar contra esse mesquinho "fluido universal" que fica sabotando o desenvolvimento saudável de bebês. O que aconteceria com o karma? Seria empurrado unicamente para acontecimentos desagradáveis durante a vida da pessoa?
Não sei como conseguem se satisfazer com algo tão cheio de buracos como a doutrina espírita.
Aza gente fina! a questão é, a medicina e a genetica "evidentemente" RESPONDE, e nenhum espirita não iria discordar de tal evidencia!
É CLARO que um bebe que nasce com uma má formação tem como verdade INDISCUTIVEL um problema genetico!!!!
O Espiritismo entra na questão, quando se tambem NÃO SE DISCUTE que ali tem um ser vivo que pensa e sofre, e sendo assim TENTA explicar o porque da dor! levando em consideração que assim como tem gente que sofre, outros tantos sofrem menos!
O que o DE vem mostrar é que apesar da evidente e clara deficiencia vir de uma questão genetica, anterior a ela, existe o fato de que não ha injustiça com aquele sofre por esta causa!
Digamos que vc conscientemente põe a mão no fogo por achar que deve se punir por qualquer motivo(claro isso seria coisa de maluco), vc diria que a causa da queimadura era o fogo ou o reconhecimento do erro?
Claro que a causa da queimadura é que a pele não suporta tal temperatura!!! quem diria que não? claro tambem que a causa precede o botar a mão no fogo!!! to sendo claro?
A lei é sabia!
Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit
Enviado: 02 Jan 2007, 15:56
por RCAdeBH
A grande maioria de nós tería que passar por experiências em um corpo disforme ou anormal em algum sentido... porem a sabedoria Divina não faculta aos fracos peso maior que podem suportar... daí ficamos assim, em marcha lenta em direçao a perfeiçao que um dia se tornará infalível. Quando voce ver um humano "anormal" fisiologicamente, saiba que alí está um espirito de grande coragem e na maioria das vezes muito superior que o nosso que consideramos tão perfeito.
Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit
Enviado: 02 Jan 2007, 16:18
por Apocaliptica
Quanta bobagem.
Por que o ser humano precisa tão angustiadamente explicar as deficiências biológicas e químicas com fluidos, coisas etéreas e abstratas?
Somos um amontoado de coisas tentando se ordenar de forma caótica. Muitas vezes dá certo , muitas vezes é um desastre e essa é a realidade.
Agora, triste é a falta de humildade e compaixão com as vítimas ( pelo nosso padrão de consciência egoísta do que é normal e do que é anormal), como que tentando colocar nesses seres -com os quais não conseguimos conviver, nem olhar ou aceitar - alguma culpa moral advinda do além.
Eles têm culpa por terem saído fora dos padrões? Não.
E não me digam que por trás dessa explicação toda não há repulsa inconsciente que seja, há sim.
Quem tem estética disforme carrega mais um peso ainda que precisa suportar? Assim como os genitores também que sofrem imensamente pelo que a genética deles produziu?
O que um bebê ou um par deles ( grudados pelo abdomem ou pelo cérebro , ou sem cérebro ou sem face ou sem membros ou com uma cabeça monstruosa) e aqueles que os conceberam têm de culpa no processo de aprimoramento moral da humanidade?
Quem provoca dor é quem pensa que eles têm um papel a cumprir e tenta a todo custo definir uma verdade sobre isso.
Isso sim é mostruoso demais.
Barbaridade isso. O espiritismo é cruel.
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 02 Jan 2007, 16:21
por Apocaliptica
RCAdeBH escreveu:A grande maioria de nós tería que passar por experiências em um corpo disforme ou anormal em algum sentido... porem a sabedoria Divina não faculta aos fracos peso maior que podem suportar... daí ficamos assim, em marcha lenta em direçao a perfeiçao que um dia se tornará infalível. Quando voce ver um humano "anormal" fisiologicamente, saiba que alí está um espirito de grande coragem e na maioria das vezes muito superior que o nosso que consideramos tão perfeito.
Outra cobrança cruel a respeito da busca pela perfeição....
Não somos perfeitos e ninguém têm o poder de definir o que é perfeição.
Muito menos que um ser disforme tem o espírito ou seja lá o que for melhor que outra pessoa, que não escolheu e nem tem culpa por ter nascido mais ou menos "´perfeita" fisicamente.
Somos o que nossos gens na evolução permitiram que fôssemos.
E ninguém tem culpa disso.
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 02 Jan 2007, 16:37
por videomaker
Apocaliptica escreveu:Quanta bobagem.
Por que o ser humano precisa tão angustiadamente explicar as deficiências biológicas e químicas com fluidos, coisas etéreas e abstratas?
Porque somos gente que pensa sofre e tudo isso modifica a nossa vida! e que uma explicação nos torna melhores! sei que quando não se tem um problemas desses dizer " quanta bobagem é facil.....Somos um amontoado de coisas tentando se ordenar de forma caótica. Muitas vezes dá certo , muitas vezes é um desastre e essa é a realidade.
Se não tivessemos sentimentos e a comunicação para gritar "porque" era bem mas facil né! que bom que só por "sorte" o oxigenio é a materia prima para se respirar e tem de montão no planeta...o povinho danado de sorte!!!!Agora, triste é a falta de humildade e compaixão com as vítimas ( pelo nosso padrão de consciência egoísta do que é normal e do que é anormal), como que tentando colocar nesses seres -com os quais não conseguimos conviver, nem olhar ou aceitar - alguma culpa moral advinda do além.
Eles têm culpa por terem saído fora dos padrões? Não.
Ai esta uma verdade! tem muita gente que ainda não aprendeu a conviver com as deficencias do outro mesmo, agora se dizer pro outro " te faltou sorte" te satisfaz, paciencia!O que um bebê ou um par deles ( grudados pelo abdomem ou pelo cérebro , ou sem cérebro ou sem face ou sem membros ou com uma cabeça monstruosa) e aqueles que os conceberam têm de culpa no processo de aprimoramento moral da humanidade?
Quem pode responder por isso sem conhecer o todo? um exemplo de resignação não é louvavel? por que não? :emoticon5:
Barbaridade isso. O espiritismo é cruel.
Cruel é um mundo sem proposito e sem explicação!
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 02 Jan 2007, 16:41
por videomaker
Somos o que nossos gens na evolução permitiram que fôssemos.
E ninguém tem culpa disso.
Pronto! de agora em diante não sofremos mais!, ou devemos aceitar a pouca sorte desses infelizes?
Ha esse mundo cruel...
Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit
Enviado: 02 Jan 2007, 16:48
por Hugo
O fato de algo ser cruel não impede que seja verdade.
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 02 Jan 2007, 16:51
por Apocaliptica
videomaker escreveu:Apocaliptica escreveu:Quanta bobagem.
Por que o ser humano precisa tão angustiadamente explicar as deficiências biológicas e químicas com fluidos, coisas etéreas e abstratas?
Porque somos gente que pensa sofre e tudo isso modifica a nossa vida! e que uma explicação nos torna melhores! sei que quando não se tem um problemas desses dizer " quanta bobagem é facil.....Sim, somos. Mas tentar achar explicação através de fluidos e colocando a culpa na moral dos outros e da humanidade passada e futura não é muito correto e nem alivia a dor de ninguém. Muito menos de quem tem o problema. Então a gente dá apoio, espera que a ciência contorne algumas dificuldades se assim for possível, e se cala quando a realidade nos mostra que não existe culpa nisso.
Somos um amontoado de coisas tentando se ordenar de forma caótica. Muitas vezes dá certo , muitas vezes é um desastre e essa é a realidade.
Se não tivessemos sentimentos e a comunicação para gritar "porque" era bem mas facil né! que bom que só por "sorte" o oxigenio é a materia prima para se respirar e tem de montão no planeta...o povinho danado de sorte!!!!Isso e a nossa limitação. Aceitar é preciso. Perguntar por quê faz parte da dor e frustração humanas. Pode perguntar a vontade. Inventar explicações é ainda tentar fazer disso uma verdade é auto-engano e enganar os outros.
Agora, triste é a falta de humildade e compaixão com as vítimas ( pelo nosso padrão de consciência egoísta do que é normal e do que é anormal), como que tentando colocar nesses seres -com os quais não conseguimos conviver, nem olhar ou aceitar - alguma culpa moral advinda do além.
Eles têm culpa por terem saído fora dos padrões? Não.
Ai esta uma verdade! tem muita gente que ainda não aprendeu a conviver com as deficencias do outro mesmo, agora se dizer pro outro " te faltou sorte" te satisfaz, paciencia!O que um bebê ou um par deles ( grudados pelo abdomem ou pelo cérebro , ou sem cérebro ou sem face ou sem membros ou com uma cabeça monstruosa) e aqueles que os conceberam têm de culpa no processo de aprimoramento moral da humanidade?
Quem pode responder por isso sem conhecer o todo? um exemplo de resignação não é louvavel? por que não? :emoticon5:
Que todo? Jamais conheceremos o todo. O todo é cheio de pedacinhos. Alguns ligados entre si lado a lado, outros têm muito pouco a ver. Fazem parte do caos normal das coisas, ou da ordem caótica, como queiram. Resignar-se é opção de cada um. Mas enxergar fluido na infelicidade e dor alheios é no mínimo, invasão de privacidade.
Barbaridade isso. O espiritismo é cruel.
Cruel é um mundo sem proposito e sem explicação!
E é assim que as coisas são. Quer queiram ou espíritas ou não. A explicação cabível depois de ter sido gerado o ser disforme ( humano, bicho, planta ou formação geológica ) é apenas descobrir motivos palpáveis e na medida do possível contornáveis para diminuir a dor e a impossibilidade que temos de lidar com algumas coisas que fogem ao nosso controle.
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 03 Jan 2007, 10:04
por videomaker
Sim, somos. Mas tentar achar explicação através de fluidos e colocando a culpa na moral dos outros e da humanidade passada e futura não é muito correto e nem alivia a dor de ninguém. Muito menos de quem tem o problema. Então a gente dá apoio, espera que a ciência contorne algumas dificuldades se assim for possível, e se cala quando a realidade nos mostra que não existe culpa nisso.
Não alivia á dor? saber que se teve pouca sorte no sorteio aleatorio do acaso, e saber que se sofre por um sentido maior e por responsabilidade propia, não doi menos?
de novo!
Isso e a nossa limitação. Aceitar é preciso. Perguntar por quê faz parte da dor e frustração humanas. Pode perguntar a vontade. Inventar explicações é ainda tentar fazer disso uma verdade é auto-engano e enganar os outros.
E o que isso muda quando sofremos? se temos algo que explica porque temos que aceitar a crueldade da casulidade implacavel?
E se o proposto pode ser testado e verificado?Que todo? Jamais conheceremos o todo. O todo é cheio de pedacinhos. Alguns ligados entre si lado a lado, outros têm muito pouco a ver. Fazem parte do caos normal das coisas, ou da ordem caótica, como queiram. Resignar-se é opção de cada um. Mas enxergar fluido na infelicidade e dor alheios é no mínimo, invasão de privacidade.
Ordem caotica? Fluidos na infelicidade?
E é assim que as coisas são. Quer queiram ou espíritas ou não. A explicação cabível depois de ter sido gerado o ser disforme ( humano, bicho, planta ou formação geológica ) é apenas descobrir motivos palpáveis e na medida do possível contornáveis para diminuir a dor e a impossibilidade que temos de lidar com algumas coisas que fogem ao nosso controle.
Não! é assim que vc consegue enxergar! Bichos e Humanos não são iguais! planta então... parece que isso me basta pra entender o teu mundo! como sempre...
Enviado: 03 Jan 2007, 10:53
por Leo
Claro que a causa da queimadura é que a pele não suporta tal temperatura!!! quem diria que não? claro tambem que a causa precede o botar a mão no fogo!!! to sendo claro?
A lei é sabia!
Por que a explicação aceita deve ser a que é dada pela DE? Por acaso Kardec explorou todas as possibilidades e refutou-as de modo que a sua explicação fosse a mais plausivel?
Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit
Enviado: 03 Jan 2007, 11:14
por Apocaliptica
videomaker,
Acho que assim como eu tenho minha forma de enxergar as coisas, você e todo mundo têm também.
A questão pela qual estamos debatendo está aquém do caso aqui.
O ser humano quando se defronta com o imponderável, quer por que quer achar explicação para tentar colocar uma ordem em coisas como essa , ou seja, por que alguém nasce disforme e alguém nasce com formas aceitáveis? Como conviver com isso parece doloroso e insuportável ( e é mesmo, não podemos negar), busca uma forma de tese para explicar o que não tem explicaç, sob a justificativa desesperada de se consolar apoiando -se na muleta do imaginário.
Tudo bem que isso baste para alguns. Mas esses negam a impossibilidade de explicação dessas coisas, a não ser através de hipóteses, que podem ser infinitas.
Como determinar o que causou uma deformidade, a não ser pela genética? Isso me parece absurdo.
Vou inventar uma teoria para lidar com minhas dores e a partir daí, seguir fazendo um proselitismo que ajude os que sofrem de mal parecido com o meu, de forma que, com a repetição disso, muitas pessoas expliquem suas "deformidades" a partir do que eu delirantemente inventei.
Isso é saudável? Não. Isso é apenas enganar. Mas...quem quiser que acredite.
A propósito, não acha que o caos é caótico e que a ordem aparente é na verdade um grande caos?
Nada podemos fazer contra isso. A dor e o sofrimento, assim como a alegria e o êxtase existem por si só e são momentos fugazes. Precisamos conviver com isso. Para que achar no imponderável uma explicação para isso? Para muitos seres humanos, algumas dores são insuportáveis. Concordo com isso.
A casualidade parece um vazio, desprovido de sentido pela nossa concepção de tentar ordenar a mente perante tanto sofrimento. Por que não fazemos isso no gozo ou na conquista? Apenas vivemos!
Também não vejo prova alguma nas explicações apresentadas pelo espiritismo. Mostre o contrário e posso mudar de idéia.
E,video, recém nos conhecemos, não tente me resumir assim. Pode estar esquivocado.
Enviado: 03 Jan 2007, 15:49
por Azathoth
Videomaker e demais espíritas:
Comentem a passagem abaixo:
"Má-formações em fetos ocorrem por uma razão estatística; o desenvolvimento de um vertebrado envolve muitos processos complicados e erros acontecem porque nem mesmo as mais sofisticadas máquinas biológicas são perfeitas".
Enviado: 03 Jan 2007, 15:59
por salgueiro
Azathoth essa é mais uma daquelas proposições que para um espírita falta um componente, o espírito. É analisar qualquer coisa faltando uma parte
Bjs
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 03 Jan 2007, 16:04
por Azathoth
videomaker escreveu:
Porque somos gente que pensa sofre e tudo isso modifica a nossa vida! e que uma explicação nos torna melhores! sei que quando não se tem um problemas desses dizer " quanta bobagem é facil.....
O fato de uma explicação moral ser reconfortante para você não a torna correta. Eu posso muito bem dizer que as pessoas que acordam com raiva o fazem porque demônios invisíveis ficaram cochichando maldades em seus ouvidos durante o sono e o fato dessa história satisfazer alguém não a torna correta.
A explicação espiritualista para a origem das deformidades físicas só será passível de veracidade quando for demonstrado que as mesmas não estão causalmente contidas nos sistemas adjacentes - o DNA dos gametas e as condições da saúde da mãe e do útero materno. Qual a necessidade de acrescentar mais uma variável?
videomaker escreveu:Se não tivessemos sentimentos e a comunicação para gritar "porque" era bem mas facil né!
É da nossa natureza fazer perguntas morais, nossa postura intencional enxerga moralidade em várias coisas sem mente e essa tendência ao animismo é irracional e podemos refletir sobre sua incoerência.
videomaker escreveu:que bom que só por "sorte" o oxigenio é a materia prima para se respirar e tem de montão no planeta...o povinho danado de sorte!!!!
Falácia regressiva. Tente encontrar o erro desse seu raciocínio. Ele assume que o oxigênio existe para que seres vivos respirem.
videomaker escreveu:Ai esta uma verdade! tem muita gente que ainda não aprendeu a conviver com as deficencias do outro mesmo, agora se dizer pro outro " te faltou sorte" te satisfaz, paciencia!
Mais uma vez, o fato da explicação espiritualista ser mais ou menos reconfortante não tem nada a ver com sua validade.
Enviado: 03 Jan 2007, 16:08
por Azathoth
salgueiro escreveu:Azathoth essa é mais uma daquelas proposições que para um espírita falta um componente, o espírito. É analisar qualquer coisa faltando uma parte
Má-formações podem ocorrer em
qualquer ser vivo, e a grande maioria deles não escapa do tal "princípio inteligente" kardecista que é uma tentativa de resgatar vitalismo para o Século XXI, uma tese ultrapassada há décadas. Ou uma cerejeira que nasce com calombos foi uma trepadeira egoísta em uma vida passada?
Por quê gêmeos xipófagos chimpanzés são produtos do azar e humanos não podem ser?
Enviado: 03 Jan 2007, 16:17
por salgueiro
Azathoth escreveu:salgueiro escreveu:Azathoth essa é mais uma daquelas proposições que para um espírita falta um componente, o espírito. É analisar qualquer coisa faltando uma parte
Má-formações podem ocorrer em
qualquer ser vivo, e a grande maioria deles não escapa do tal "princípio inteligente" kardecista que é uma tentativa de resgatar vitalismo para o Século XXI, uma tese ultrapassada há décadas. Ou uma cerejeira que nasce com calombos foi uma trepadeira egoísta em uma vida passada?
Por quê gêmeos xipófagos chimpanzés são produtos do azar e humanos não podem ser?
Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Vc acha que a mamãe chimpanzé não será abalada pela condição de seus filhotes, ledo engano.
Bjs
Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o espirit
Enviado: 03 Jan 2007, 16:22
por Apocaliptica
Realmente...não entendo a lógica do espiritismo....
Enviado: 03 Jan 2007, 16:23
por Azathoth
salgueiro escreveu:Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Peraí... então vegetais também têm karma? Como um vegetal pode evoluir moralmente se sequer possui sistema nervoso?
Re: Re.: Argumento do desenvolvimento biológico contra o esp
Enviado: 03 Jan 2007, 16:23
por Apocaliptica
Usuário deletado escreveu:videomaker escreveu:E o que isso muda quando sofremos? se temos algo que explica porque temos que aceitar a crueldade da casulidade implacavel?
E se o proposto pode ser testado e verificado?
Sim, a ilusão conforta. Se não consegue suportar a vida como ela é se mate ou recorra à ilusões, você está certo.
Estou aguardando que o tal "proposto" que ele citou seja testado e verficado aqui debaixo do meus olhos...

Enviado: 03 Jan 2007, 16:25
por betossantana
salgueiro escreveu:Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Vc acha que a mamãe chimpanzé não será abalada pela condição de seus filhotes, ledo engano.
Isso está ERRADO do ponto de vista do Livro Dos Espíritos, que afirma que APENAS OS SERES HUMANOS têm ESPÍRITO.
Enviado: 03 Jan 2007, 16:26
por Apocaliptica
Azathoth escreveu:salgueiro escreveu:Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Peraí... então vegetais também têm karma? Como um vegetal pode evoluir moralmente se sequer possui sistema nervoso?
Então...eu citei ao video também sobre animais, plantas e formações geológicas "disformes" pelos padrões estatisticamente tidos como normais.
Ele me respondeu , ainda que em forma de pergunta evasiva, que as plantas e animais seguem outra lógica.
Enviado: 03 Jan 2007, 16:28
por salgueiro
Azathoth escreveu:salgueiro escreveu:Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Peraí... então vegetais também têm karma? Como um vegetal pode evoluir moralmente se sequer possui sistema nervoso?
Se vc se desligar um pouquinho da visão de que tudo é carma vai facilitar o entendimento
Vegetais não possuem carma algum mas tem o princípio espiritual, sim. Em desenvolvimento
Bjs
Enviado: 03 Jan 2007, 16:31
por Apocaliptica
betossantana escreveu:salgueiro escreveu:Porque essa coisa de espírito está em todos os reinos
Vc acha que a mamãe chimpanzé não será abalada pela condição de seus filhotes, ledo engano.
Isso está ERRADO do ponto de vista do Livro Dos Espíritos, que afirma que APENAS OS SERES HUMANOS têm ESPÍRITO.
Isso aqui me parece uma definição bem "humana":
ESPÍRITO, UM SER REAL
O Espírito não é, pois, um ser abstrato, indefinido, só possível de conceber-se pelo pensamento . É um ser real, circunscrito, que, em certos casos, se torna apreciável pela vista, pelo ouvido e pelo tato. Os Espíritos pertencem a diferentes classes e não são iguais, nem em poder, nem em inteligência , nem em saber, nem em moralidade. Os da primeira ordem são os Espíritos superiores, que se distinguem dos outros pela sua perfeição, seus conhecimentos, sua proximidade de Deus, pela pureza de seus sentimentos e por seu amor do bem: são os anjos ou puros Espíritos. Os das outras classes se acham cada vez mais distanciados dessa perfeição, mostrando-se os das categorias inferiores, na sua maioria eivados das nossas paixões: o ódio, a inveja, o ciúme, o orgulho, etc.
http://www.connect.com.br/~espirit/doutrina/04.htm