Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Acauan »

Tópico destinado aos comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Tranca »

Para se reabrir a discussão, vou postar algumas considerações que já tinha feito sobre assuntos relativos ao Manual no antigo RV:

***

O que vou comentar aqui Acauan, não tem diretamente a ver com o capítulo 10 do Manual - Novo Nascimento e Vidas Transformadas - e sim com os quatro primeiros capítulos, mas o título me levou a lembrar de um "subproduto" destas transformações: a alienação do crente em relação ao mundo dos homens - principalmente o recém convertido - de forma que o mesmo passa a considerar qualquer coisa que o ligue a este mundo que não seja relacionada à sua religião não tenha importância alguma, inclusive seus direitos e deveres como cidadão.

Os casos que vou relatar podem bem ser casos isolados - protagonizados por fanáticos ou pessoas sem o devido discernimento que, devido ao fato de ter se convertido há pouco tempo (estando ainda no ápice do entusiasmo religioso) não conseguiram ainda encontrar um ponto de equilíbrio entre sua vida no mundo e sua vida religiosa, enveredando por negar o mundo e tudo o que é relativo a ele, até mesmo o que se refere às suas obrigações sociais, políticas e jurídicas, enfim, tudo o que esteja ligado às obrigações de um cidadão comum -, mas demonstram que certas congregações não primam muito por fazer do seu membro um cidadão melhor que tenha consciência de seus direitos e obrigações civis, mas uma pessoa voltada tão somente à vida religiosa e a preocupar-se com a vida de sua congregação e que ignora a necessidade de interação social, política e até suas obrigações judiciais.

Mas vamos aos fatos.

Atuando na área jurídica, recentemente tive conhecimento de um caso em que o salvo em questão, tendo se convertido há pouco tempo e estando certo que as coisas do mundo não têm valor e que as obrigações que não sejam religiosas são dores-de-cabeça desnecessárias e que não vale a pena se preocupar com as mesmas, deixou de procurar um advogado quando recebeu a carta de citação de um processo judicial, deixando assim, expirar o prazo para que apresentasse defesa, sendo considerado revel, ou seja, todos os fatos imputados pela parte autora em seu desfavor serão considerados verdadeiros e o mesmo será provavelmente condenado sem poder recorrer dos fatos alegados contra ele, mesmo que inverídicos.

Antes disso, já sabia de um caso similar, onde um outro crente, tendo cometido um ilícito criminal, simplesmente deixou de comparecer a todas as oportunidades em que teve de apresentar para esclarecer os fatos em sua defesa, sendo julgado e condenado também à revelia, hoje estando a se esconder, dada a condenação que lhe pesa. Motivo para não ter se defendido quando era a hora certa: nesse mundo de ímpios, as leis de nada valem e a justiça é falha. Só a justiça de deus tem valor.

Um outro caso, motivado mais pela má-fé do crente que em qualquer justificativa em alguma passagem bíblica conhecida, o indivíduo, sendo pastor, queria recusar-se a pagar os honorários advocatícios devidos a um profissional que lhe prestara serviços pautando-se em uma passagem obscura que dizia que aquilo que é do homem ele não está obrigado a dispor ou algo do tipo... não conseguiu seu intento, teve que pagar, mas não sem antes protestar pelo fato que achava que o serviço deveria ter sido gratuito, visto que estava pleiteando direito dele - decerto achava que o profissional em questão tinha o dever de trabalhar de graça para salvos. É mole??? Essa última parte (o crente ainda achar que têm razão e procurar escora na bíblia para sua desonestidade) é o mais sério: o pastor não era um 171 manjado, dado a golpes e versado em crimes; era um cara burro e fanático mesmo, que achava que as coisas se davam no seu modo turvo de interpretar o mundo e se pudesse adquirir vantagens dos ímpios caucado na bíblia, que fosse.

No mais, inúmeras vezes, já ouvi crentes falarem que não recorrem à justiça porquê o seu galardão já está separado no céu e coisas estúpidas do tipo, denotando o nível de alienação que lhes faz abrir mão de direitos que, mesmo que ele não mereça, por sua ignorância, prejudica aos seus herdeiros/sucessores. [Aqui deve-se abrir um parêntese: quando o direito é relativo a valores, já conheci casos em que o próprio pastor procurou ou indicou um advogado para salvaguardar o direito do fiel, conduzindo-o até o escritório daquele, para obviamente assegurar-assim do dízimo, no final da pendenga judicial, sobre os valores a serem recebidos.]

Assim, achando-se salvos, santos e fazendo parte de um grupo distinto que logo herdará a terra e os céus, d’onde crêem ser o sal e a luz, alguns crentes fazem questão de alienar-se de modo tal que tornam o seu próprio convívio com este mundo mais difícil e acabam dificultando a sua vida – por optarem a ignorância e o desrespeito das obrigações comuns a todos os cidadãos - e de outros que com o mesmo têm algum tipo de dependência ou relação no convívio social.



Anauê Acauan!

Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Acauan »

Pois é Tranca,

Muitas igrejas evangélicas descobriram que podiam atrair e reter membros usando o discurso da auto-ajuda, imputando no crente uma auto-confiança sugerida que é sustentada e mantida apenas pelo discurso em questão.
O efeito é semelhante ao de um entorpecente, que desperta euforia quando em uso e provoca desinteresse para tudo o mais. Isto, em parte, explica a apatia de muitos neófitos para com tudo que seja "do mundo".

Já o tal pastor, ao que tudo indica, é apenas mais um safado.

ANAUÊ Tranca!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Moninha
Mensagens: 341
Registrado em: 07 Nov 2005, 01:04
Localização: Recife
Contato:

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Moninha »

Olá Acauan tudo bem? Quanto tempo hein!

Mas observando o que o tranca ruas disse uma coisa me veio a mente de forma imediata. Esses fatos q ele relatou de pessoas q não confiando na justiça dos homens acaba fazendo essa burrice aí de não comparecerem quando lhes são solicitadas, só podem partir de crentes burros q acham q Deus é o seu "faz tudo particular". Conheço pessoas assim, teve casos q presenciei de pessoas q estando doentes não iam ao médico pois ...." Deus iria fazer a obra". Ao final tiveram q ir. O problema é q eles acham q por serem os escolhidos pronto, não precisam fazer mais nada. Isto é conversa para uma boiada dormir. A isso chamo de fanatismo. Muitos se acham os tais e por isso nada aqui na terra os acontecerá. Esquecem eles q somos feito de carne e portanto estamos sujeitos a doenças, temos deveres como cidadãos e como tais podemos ser punidos se não viermos a cumpri-los.
Uma coisa Acauan q vc deve entender é q não é simplismente por serem crentes q serão salvos, muitos discordam desta idéia, o problema reside tb na doutrina da predestinação q é largamente difundida no meio evangélico, porém algumas igrejas a rejeitam, essa doutrina diz q o cara pode pintar a miséria mas no último momento será salvo. Ou seja, ele não é só um crente já salvo, ele é um eleito e como tal haja o q houver ele será salvo. E quem já é crente e crê nesta doutrina já tem a certeza absoluta da salvação, pois assim diz esta doutrina, que foi mais desenvolvida por Calvino, q Deus já escolheu os eleitos e mesmo q se pessoa for crente, fiel e ame a Deus mas se não for um dos eleitos então não adiantará nada, irá p/ o inferno de qualquer jeito. O perfil dos crentes q vc analisou no seu manual se encaixa mais entre os q crêem na predestinação. Não li todo o manual mais o q li me passou esta impressão.
Os casos q o tranca ruas relatou são de fanáticos q não usam o 1/3 de massa encefálica q lhes restam.

Fika na paz.

Moninha :emoticon4:

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Tranca »

Moninha escreveu:Olá Acauan tudo bem? Quanto tempo hein!

Mas observando o que o tranca ruas disse uma coisa me veio a mente de forma imediata. Esses fatos q ele relatou de pessoas q não confiando na justiça dos homens acaba fazendo essa burrice aí de não comparecerem quando lhes são solicitadas, só podem partir de crentes burros q acham q Deus é o seu "faz tudo particular". Conheço pessoas assim, teve casos q presenciei de pessoas q estando doentes não iam ao médico pois ...." Deus iria fazer a obra".Ao final tiveram q ir. O problema é q eles acham q por serem os escolhidos pronto, não precisam fazer mais nada. Isto é conversa para uma boiada dormir. A isso chamo de fanatismo. Muitos se acham os tais e por isso nada aqui na terra os acontecerá. Esquecem eles q somos feito de carne e portanto estamos sujeitos a doenças, temos deveres como cidadãos e como tais podemos ser punidos se não viermos a cumpri-los.



Olá Moninha!

Questões doutrinárias e dogmáticas de cada religião à parte, muitas pessoas acabam por se prejudicarem por terem em conta que sempre haverá uma intervenção divina que dará solução aos seus problemas, de forma a deixarem os mesmos de lado, lembrando-se deles sometne quando a corda já está lhes apertando o pescoço.

Aos casos relatados somam-se vários que conheço.



Moninha escreveu:Os casos q o tranca ruas relatou são de fanáticos q não usam o 1/3 de massa encefálica q lhes restam.


Se usarem tudo isso.

Abraço.


***

Acauan escreveu:Muitas igrejas evangélicas descobriram que podiam atrair e reter membros usando o discurso da auto-ajuda, imputando no crente uma auto-confiança sugerida que é sustentada e mantida apenas pelo discurso em questão.
O efeito é semelhante ao de um entorpecente, que desperta euforia quando em uso e provoca desinteresse para tudo o mais. Isto, em parte, explica a apatia de muitos neófitos para com tudo que seja "do mundo".



Saudações Acauan!

De fato, o discurso de auto-ajuda disseminado nas igrejas neopentecostais é uma espécie de entorpecente, principalmente para aqueles que chamo de crentes zero-kilômetro, que devido à sua recente conversão, estão empenhados em demonstrarem aos seus e aos do mundo (não sei porquê, pelo fato de que passam a se auto-segregar - talvez para mostrar que são os eleitos) a profunda transformação pela qual passaram.

Porém, acabam por tornarem-se dependentes desta euforia religiosa e tudo o que é relativo ao mundo passa a não mais fazer sentido.

Daí o porquê não se consegue ter uma conversa racional com um crente novato, inebriado com o hálito divino.



Acauan escreveu:Já o tal pastor, ao que tudo indica, é apenas mais um safado.


Não tenho dúvidas de que sim, Acauan!


Anauê!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Acauan »

Moninha escreveu:Olá Acauan tudo bem? Quanto tempo hein!


Oi Moninha,

Seja bem-vinda à nossa nova casa, que também é sua.


Moninha escreveu: Uma coisa Acauan q vc deve entender é q não é simplismente por serem crentes q serão salvos, muitos discordam desta idéia, o problema reside tb na doutrina da predestinação q é largamente difundida no meio evangélico, porém algumas igrejas a rejeitam, essa doutrina diz q o cara pode pintar a miséria mas no último momento será salvo. Ou seja, ele não é só um crente já salvo, ele é um eleito e como tal haja o q houver ele será salvo. E quem já é crente e crê nesta doutrina já tem a certeza absoluta da salvação, pois assim diz esta doutrina, que foi mais desenvolvida por Calvino, q Deus já escolheu os eleitos e mesmo q se pessoa for crente, fiel e ame a Deus mas se não for um dos eleitos então não adiantará nada, irá p/ o inferno de qualquer jeito. O perfil dos crentes q vc analisou no seu manual se encaixa mais entre os q crêem na predestinação. Não li todo o manual mais o q li me passou esta impressão.
Os casos q o tranca ruas relatou são de fanáticos q não usam o 1/3 de massa encefálica q lhes restam.


Como o Pequeno Manual até agora se ateve a questões comportamentais dos crentes, sem maiores aprofundamentos teológicos, a distinção entre Arminianos e Calvinistas faz pouca diferença, já que ambos tendem a se portar de modo similar nas situações apontadas.

Em breve devo comentar sobre como a doutrina da predestinação calvinista é uma pedra no sapato dos crentes, que tem que escolher entre a versão Arminianista do Deus que quer salvar todos os homens, mas não pode por causa do livre arbítrio e o Deus predestinador que poderia salvar todos os homens, mas prefere por vontade dele próprio torturar eternamente no inferno a maioria da humanidade.


Moninha escreveu:Fika na paz.


ANAUÊ Moninha!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Acauan »

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Acauan »

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
LAB
Mensagens: 140
Registrado em: 29 Nov 2005, 15:51

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por LAB »

Gostei desse manual e identifiquei muitos comportamentos e valores culturais de minha família, graças à minha mãe que era evangélica. O que me permitiu sair quase totalmente ileso da doutrinação materna foi o ateísmo de meu pai. Ainda bem que ao lado do mal eu tive o remédio.
A diferença entre um ateu e um teísta é que as abobrinhas do primeiro são mais inteligentes que as do segundo.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Acauan »

LABREGO escreveu:Gostei desse manual e identifiquei muitos comportamentos e valores culturais de minha família, graças à minha mãe que era evangélica. O que me permitiu sair quase totalmente ileso da doutrinação materna foi o ateísmo de meu pai. Ainda bem que ao lado do mal eu tive o remédio.


Obrigado pela contribuição Labrego.
Espero contar com ela nos próximos capítulos.
Gostei de sua assinatura.

Acauan
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
cyrix
Mensagens: 488
Registrado em: 24 Out 2005, 20:39
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por cyrix »

LABREGO escreveu:Gostei desse manual e identifiquei muitos comportamentos e valores culturais de minha família, graças à minha mãe que era evangélica. O que me permitiu sair quase totalmente ileso da doutrinação materna foi o ateísmo de meu pai. Ainda bem que ao lado do mal eu tive o remédio.


Interessante, Labrego. Se não for atrevimento, perguntaria: na sua experiência familiar, vc acha realmente possível essa história de "jugo desigual", i.e., casamente entre evangélicos e dos "do mundo"?
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

Avatar do usuário
LAB
Mensagens: 140
Registrado em: 29 Nov 2005, 15:51

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por LAB »

Desde já agradeço as boas-vindas dos companheiros de crença ou descrença. Quanto ao casamento entre pessoas crentes e não crentes, o mesmo somente se justifica se houver muito amor de ambas as partes. Senão o casamento virará uma luta de egos. Já é difícil se ajustar a um cônjuge que pensa igual à gente, imagine a quem pensa diferente e pior, age e sente diferente. Por exemplo: normalmente quando estou alegre eu vou bater papo com amigos e tomar cerveja. um crente já iria ler a bíblia, orar agradecendo a deus, prestar algum serviço ao próximo, enfim, não iria se divertir que é a ação mais óbvia a se fazer.
A diferença entre um ateu e um teísta é que as abobrinhas do primeiro são mais inteligentes que as do segundo.

Avatar do usuário
LAB
Mensagens: 140
Registrado em: 29 Nov 2005, 15:51

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por LAB »

O sentimento de prazer é altamente condenado pelos evangélicos. Só é bom aquilo que dói. Aquilo que dá prazer é do diabo. Oras, segundo eles, se Jesus sofreu para ir para o céu quem somos nós para pensarmos que iremos para o céu sentindo prazer. Há uma grande confusão entre os sentimentos de dó e amor. Quando alguém sente dó dos problemas de um crente ele se sente confortado e amado. Assim eles se fazem de miseráveis para que Deus tenha dó deles e não mande muito sofrimento. Pior de tudo é que para eles livre-arbítrio significa o conflito entre fazer-se o que se tem vontade e fazer-se aquilo que a igreja prega. Todas as vontades do crente são auto-reprimidas para fazer valer somente a vontade do pastor ou do grupo evangélico a que pertence. Espero ter explicado um pouco as motivações interiores de um crente que o fazem agir tão disparatadamente como eu já tenho visto por toda a minha juventude, pois era obrigado a assistir aos cultos evangélicos de minha mãe.
A diferença entre um ateu e um teísta é que as abobrinhas do primeiro são mais inteligentes que as do segundo.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Acauan »

Editado pela última vez por Acauan em 31 Jan 2006, 16:45, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

Grande Acauan!

Estou gostando muito desse novo capítulo, ainda em construção (Não é?).
Esse debate: Calvinistas X Arminianos, contém a tônica da cisão protestante. Se você passar um pouco de tempo nos foruns de debates protestantes, você verá pelo menos um tópico gigante sobre o assunto.
Nesse caso específico, os católicos acabam levando uma vantagem sobre os protestantes. Vejamos: Já existiram na iCAR teólogos defendendo posições semelhantes a ambas as adotadas por protestantes. Aliás, os calvinistas costumam alegar que a base de suas teses está contida em Agostinha de Hipona, o que não é, de todo, errado. Mas, como na Icar a ultima palavra vêm nos inerrantes concílios, após debates teológicos acirrados e referências À tradição oral. A Icar terminou por incluir a predestinação como doutrina infalível do mais alto grau, porém mantendo a noção de liberdade, de sacrifício suficiente e eliminando algo que costuma-se chamar de predestinação negativa: a predestinação ao Inferno.
Já no caso dos protestantes a questão termina por ficar sem solução, já que cada protestante é Papa de sí proprio e se auot-confere a infalibilidade na interpretação bíblica. Acontece que a própria bíblia parece caminhar perigosamente entre os dois conceitos (o que não é de se estranhar, já que é um livro escrito a dezenas, talvez centenas, de mãos). Assim, recorrendo únicamente à Bíblia, torna-se impossível desfazer tal impasse. Na prática, os arminianos parecem ganhar mais com a sua retórica, no momento de fazer proselitismo, já que, como você bem frisou no texto, ninguém quer ser chamado de verme, nem se ver como marionete de um deus. Porém, quando as coisas avançam, se torna difícil manter eternamente o discurso do arbítrio...
Hoje, tanto católicos quanto protestantes históricos, vêm enfrentando problemas ainda com uma terceira vertente: os modernistas e seu conceito de salvação universal. Este grupo, fortemente influenciado por teologias mais liberais, com forte cunho ecumenico e beirando o agnosticismo. Este grupo crê que deus não seria mal a ponto de condenar ninguém, que todas as religiões levam ao transcendente e que o sacrifício de Jesus é suficiente a toda a humanidade. E justamente por tais pressupostos, aliados ao fato de que estem creem haver não um verme, mas uma semente divina em cada homem, todos seriam salvos, através de algum processo ainda ininteligível ao homem. Essa tese mais light e, portanto, mais atrativa ao mundo moderno, esbarra, no entanto, nas proposições bíblicas, qe sugerem justamente o contrário, além de esbarrar num altíssimo grau de convergência com as doutrinas espiritualistas, desagradando fortemente as lideranças religiosas cristãs.

Na verdade, toda essa discussão jamais chegará a ponto algum. Como cada crente é uma "igreja", cada um continuará a formular a sua própria definição aproximando-se, em maior ou menro grau, das proposições históricas e ainda assim continuarão todos tratando-se por irmãos. E é claro, julgando-se todos salvos...
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Grande Alter,

Como disse em outras bandas, o grande problema da Reforma de Lutero e Calvino foi reduzir séculos de filosofia cristã a duas palavras - sola scriptura.
Quem embarca nesta canoa furada não tem outra opção que não a de reduzir toda a complexidade humana a outras duas palavras - pecador miserável ou, pior ainda, verme sujo.
Resultado, uma religião reducionista.

O poder civilizatório do cristianismo residia justamente no fato de o cerne da mensagem cristã localizar o indivíduo no centro do universo.
Esta foi a grande revolução promovida por aquela Fé, um tanto esquisita, admitamos.

O irônico no Calvinismo é que levado às suas últimas consequências ele se aproxima muito do monismo de Spinoza, considerado herético por cristãos fundamentalistas, e, esta sim ironia das ironias, da moral (ou negação dela) de Nietzsche.

Quanto à semente divina, ela pode sim habitar todos os homens e possivelmente habita.
O problema é que nem todas as sementes germinam.

ANAUÊ!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Acauan »

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Mensagem por Aranha »

Caro Acauan,

Duas considerações sobre o capítulo Esaú e Jacó,

1 - Eu usei parte do texto em outro fórum para recolher opniões entre os crentes, assim q houver algumas (e se forem relevantes) postarei aqui, importante dizer que coloquei os devidos créditos ao autor com link para a fonte;

2 - Discordo que a abordagem vermífuga dos Calvinistas não possa ser aplicada no proselitismo, de fato, já vi pastores dizerem que somos seres miseráveis não-merecedores de qualquer salvação e só Jesus pode nos livrar de nosso terrível destino, arminianos inclusive.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Abmael escreveu:Caro Acauan,

Duas considerações sobre o capítulo Esaú e Jacó,

1 - Eu usei parte do texto em outro fórum para recolher opniões entre os crentes, assim q houver algumas (e se forem relevantes) postarei aqui, importante dizer que coloquei os devidos créditos ao autor com link para a fonte;

2 - Discordo que a abordagem vermífuga dos Calvinistas não possa ser aplicada no proselitismo, de fato, já pastores dizerem que somos seres miseráveis não-merecedores de qualquer salvação e só Jesus pode nos livrar de nosso terrível destino, arminianos inclusive.

Abraços,


Oi Abmael,

Até agora a reação mais comum dos crentes ao Pequeno Manual tem sido o silêncio estratégico.

A redução da complexidade humana à figura do pecador miserável foi tratada no capítulo 11 - A Reengenharia do Eu, onde foi mostrada como componente essencial do chamado Novo Nascimento e, de fato, é usado tanto por Calvinistas quanto por Arminianistas.

Há quem use a abordagem Calvinista diretamente, mas a maioria dos crentes, mesmo os Calvinistas, temem que isto possa assustar a vítima, digo, o evangelizado e preferem entrar no assunto gradualmente, depois que o peixe já foi fisgado, digo, conforme o trabalho de evangelização encontre terreno firme.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Aranha
Mensagens: 6595
Registrado em: 18 Out 2005, 22:11
Gênero: Masculino
Localização: Nova York
Contato:

Mensagem por Aranha »

Acauan escreveu:
Abmael escreveu:Caro Acauan,

Duas considerações sobre o capítulo Esaú e Jacó,

1 - Eu usei parte do texto em outro fórum para recolher opniões entre os crentes, assim q houver algumas (e se forem relevantes) postarei aqui, importante dizer que coloquei os devidos créditos ao autor com link para a fonte;

2 - Discordo que a abordagem vermífuga dos Calvinistas não possa ser aplicada no proselitismo, de fato, já pastores dizerem que somos seres miseráveis não-merecedores de qualquer salvação e só Jesus pode nos livrar de nosso terrível destino, arminianos inclusive.

Abraços,


Oi Abmael,

Até agora a reação mais comum dos crentes ao Pequeno Manual tem sido o silêncio estratégico.

A redução da complexidade humana à figura do pecador miserável foi tratada no capítulo 11 - A Reengenharia do Eu, onde foi mostrada como componente essencial do chamado Novo Nascimento e, de fato, é usado tanto por Calvinistas quanto por Arminianistas.

Há quem use a abordagem Calvinista diretamente, mas a maioria dos crentes, mesmo os Calvinistas, temem que isto possa assustar a vítima, digo, o evangelizado e preferem entrar no assunto gradualmente, depois que o peixe já foi fisgado, digo, conforme o trabalho de evangelização encontre terreno firme.



- Verdade, no meio crente, essas doutrinas q podem provocar recrudescimento do pato, digo, evangelizado, são chamadas de "pedras de tropeço", isso fere um princípio básico da ética, duvido q eles gostariam de comprar um ventilador mais barato e só após meses de uso serem alertados que tem que pagar uma taxa de manutenção, se bem que é verdade que eles não estão nem aí para a ética, contando que salvem almas, se salvar almas tudo vale, como entrar clandestinamente em aldeias protegidas da civilização e em países onde religião é proibida.

- Na verdade, a ameaça da condenação universal não é aplicado somente às vítimas do proselitismo e sim aos próprios proselitistas, a nobre missão de salvar almas faz do prosélito um soldado disposto até a morrer para levar a boa nova e trazer mais almas para Cristo, sem contar com a questão do galardão.

- O galardão tb é uma idéia interessante, seu trabalho para a igreja gera créditos extra aqui na terra para serem gastos no céu, o que seria esse galardão num paraíso de felicidade perfeita? - Uma harpa com som mais possante? - Um camisola mais "manera"? - Uma nuvem mais fofa? - Asinhas turbinadas?

Um Abraço,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Abmael escreveu:- Verdade, no meio crente, essas doutrinas q podem provocar recrudescimento do pato, digo, evangelizado, são chamadas de "pedras de tropeço", isso fere um princípio básico da ética, duvido q eles gostariam de comprar um ventilador mais barato e só após meses de uso serem alertados que tem que pagar uma taxa de manutenção, se bem que é verdade que eles não estão nem aí para a ética, contando que salvem almas, se salvar almas tudo vale, como entrar clandestinamente em aldeias protegidas da civilização e em países onde religião é proibida.


O melhor exemplo desta falta de ética são os missionários estrangeiros que atuam junto a comunidades indígenas brasileiras, muitos deles (ou a maioria) em flagrante desrespeito à soberania de nossa bandeira e às nossas leis.
Alguns deles, quando interpelados sobre isto, respondem de modo arrogante, dizendo que o próprio Deus ordenou o "Ide e pregai o Evangelho" e que preferem obedecer a Deus antes de obedecer aos homens. Outros farsantes dizem que se a pregação é uma exigência de sua religião, o princípio da liberdade religiosa lhes garante o direito de invadir as áreas indígenas, como se o princípio da liberdade religiosa não estivesse explicitamente submetido à obediência da lei (se não, imaginem uma seita que pratique sacrifício humano alegando a mesma coisa que os missionários).
O que estes palhaços não confessam é que são movidos antes por interesses próprios, pois suas expedições doutrinadoras são em geral custeadas pelos membros da congregação e patrocinadores crentes, a quem terão de prestar contas caso o dinheiro gasto não tenha resultado em um número de conversões que justifique o capital investido.
Além disto, é preceito básico do Cristianismo que seus fiéis devem seguir rigidamente a lei, exceto quando ela o obriga explicitamente a negar suas crenças. Não é isto que acontece no caso dos missionários invasores, que poderiam muito bem recorrer aos meios legais para contatarem os Índios sob a monitoração das autoridades competentes, mas preferem burlá-la apenas porque é de seu interesse imediato.


Abmael escreveu:- Na verdade, a ameaça da condenação universal não é aplicado somente às vítimas do proselitismo e sim aos próprios proselitistas, a nobre missão de salvar almas faz do prosélito um soldado disposto até a morrer para levar a boa nova e trazer mais almas para Cristo, sem contar com a questão do galardão.


A condenação universal é uma das maiores contradições mentais às quais o crente se submete, como comentei no Capítulo 6 - Doublethink.
Nenhum ser humano suportaria o estresse emocional de viver sob a ameaça constante de ser submetido à tortura infinita em intensidade e eterna em duração.
Mesmo os salvos que são luz do mundo e sal da terra teriam que encarar que seus filhos, pais, irmãos ou parentes e amigos queridos vivem sob esta ameaça constante.
Para efeito de comparação, imagine a tensão de alguém que está ameaçado de perder o emprego e compare isto com a iminência do inferno.
Os crentes fundamentalistas entendem o inferno literalmente, mas o interpretam emocionalmente como uma abstração vaga, sem o que não poderiam suportar a idéia.


Abmael escreveu:- O galardão tb é uma idéia interessante, seu trabalho para a igreja gera créditos extra aqui na terra para serem gastos no céu, o que seria esse galardão num paraíso de felicidade perfeita? - Uma harpa com som mais possante? - Um camisola mais "manera"? - Uma nuvem mais fofa? - Asinhas turbinadas?


Verdade, tratei superficialmente do galardão no Capítulo 4 - A Hierarquia Espiritual, mas este assunto é tão promissor que acho que vou voltar a ele com mais detalhes.

Capítulo 4 - A Hierarquia Espiritual

Menos óbvio é como a hierarquia espiritual divide os crentes dentro de seu próprio mundo.
Em que patamar o crente se encontra na escala de méritos definida por sua doutrina tem grande importância para eles, pois é isto que definirá o seu galardão celeste, ou seja, o status que ocuparão no paraíso como recompensa de suas boas obras terrenas.

Dentro da peculiar interpretação dos crentes do que seria justiça divina, as boas obras dos ímpios não os livrarão do inferno, mas as boas obras dos crentes podem garantir a eles um paraíso melhor que o dos outros salvos. Fica a dúvida de como paraísos podem ser melhorados.
Em tempo, ainda pela interpretação deles, as más obras dos crentes serão simplesmente perdoadas e esquecidas.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Acauan »

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
juliana paula bueno costa
Mensagens: 146
Registrado em: 02 Jun 2006, 12:03
Localização: imperatriz- MA
Contato:

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por juliana paula bueno costa »

srrssrsrsrsrsr...
Nossa que babaquesse é essa!!!
porque vocês não tentam entender o "mundinho" sem razão de vcs e caiam na razão que mesmosem vcs quererem todos acreditam que existe um Deus. Se não vcs não ficariam atacando tanto assim os que o amam e a ele próprio.

ps:
Não estou abrindo nenhuma discursão só quero entende´los.

juliana

Avatar do usuário
Poindexter
Mensagens: 5894
Registrado em: 18 Nov 2005, 12:59

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Poindexter »

juliana paula bueno costa escreveu:srrssrsrsrsrsr...
Nossa que babaquesse é essa!!!
porque vocês não tentam entender o "mundinho" sem razão de vcs e caiam na razão que mesmosem vcs quererem todos acreditam que existe um Deus. Se não vcs não ficariam atacando tanto assim os que o amam e a ele próprio.

ps:
Não estou abrindo nenhuma discursão só quero entende´los.

juliana


Existem crentes que não sejam analfabetos funcionais? Car*lho! P*ta que Pariu!!!!!!!!!!

Cara Juliana, se você realmente existir, retornar à este tópico e conseguir entender o que estou escrevendo, vai catar coquinho e depois vê se passa em uma escola de alfabetização de jovens e adultos para completar os teus estudos de alfabetização.
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Fernando Silva »

juliana paula bueno costa escreveu:Não estou abrindo nenhuma discursão só quero entende´los.
juliana

Quando você entender por que você rejeita os deuses de todas as outras religiões, entenderá por que rejeitamos todos os deuses.

Por que você não sai do seu "mundinho" e estuda um pouco sobre os milhares de religiões existentes (e talvez outro tanto que já existiu)?

Talvez você perceba que o seu deus é apenas mais uma invenção humana, como todos os outros.

Se você voltar a este fórum, tente apresentar argumentos, em vez de apenas criticar por criticar.

Trancado