Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Procure melhor e verá que SETE tb é certo. É como Eber e Heber, sendo a mesma pessoa, há os dois nomes na bíblia. Ou ainda Mordecai ou Mardoqueu, conforme a versão. Entre outros...
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:Procure melhor e verá que SETE tb é certo. É como Eber e Heber, sendo a mesma pessoa, há os dois nomes na bíblia. Ou ainda Mordecai ou Mardoqueu, conforme a versão. Entre outros...


Se ninguém acerta, ao menos, os nomes dos personagens biblicos, como eu posso levar ela a serío??
Imagem

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Leia com sinceridade e pureza de coração e descobrirás tesouros.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Leia com sinceridade e pureza de coração e descobrirás tesouros.

"Com sinceridade", no vocabulário dos crentelhos, significa "assumindo que aquela besteirada toda é verdade".

Mas isto eles não fazem com o livro sagrado das outras religiões. Assumem logo que é coisa do diabo.

Um tesouro para vocês:

Malaquias 2:1-4
"Diz o Senhor dos Exércitos: arrancarei seu braço e esfregarei bosta na sua cara".

Não é lindo? Não é uma lição de vida?

Um crente me respondeu: "Não é bosta, é esterco. Esterco é um material que eles usavam nos sacrifícios".

Esta também é linda. Deveria ser lida nas escolas dominicais:

Ezequiel 23:19
"E enamorou-se dos seus amantes, que tinham pênis de jumento e ejaculavam como cavalos"

Nenhuma mulher deveria se casar sem aprender isto:

Deuteronômio 25:11-12
"Quando homens estiverem brigando, um homem contra seu irmão, e a mulher de um deles se aproximar para livrar o marido dos socos do outro e estender a mão, agarrando o outro nas partes vergonhosas, corte a mão dela. Não tenha piedade."

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Estou falando de fé na evolução, já que não há provas a favor dela.

O que muda na minha vida por eu achar que a evolução é um fato?
O que mudará se ficar provado que não é?

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:Estou falando de fé na evolução, já que não há provas a favor dela.

O que muda na minha vida por eu achar que a evolução é um fato?
O que mudará se ficar provado que não é?


Esse é o problema dos criacionistas...

Tentar refutar a Evolução não mudaria em nada a vida deles, já que JAMAIS provaria que foi deus quem criou :emoticon45:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Suyndara escreveu:
Esse é o problema dos criacionistas...

Tentar refutar a Evolução não mudaria em nada a vida deles, já que JAMAIS provaria que foi deus quem criou :emoticon45:


Provando que a evolução não existe, eu provo que vcs têm a mesma fé que condenam terem os teístas. Não passam de apenas mais uma opção religiosa. Fé!!!!!
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu: O que muda na minha vida por eu achar que a evolução é um fato?

Fica provado que vc tem a mesma fé que condena nos crentes.

O que mudará se ficar provado que não é?


Já ficou provado que não é e vc não se convenceu, porque foi doutrinado pela falácia do movimento ateísta/agnóstica/cético. Houve uma conversão no seu coração e vc não se apercebeu. Vc foi envolvido pelo Sam Harry, Richard Dawkins e Cia. Não consegue ver que vc é apenas mais um religioso?
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:
Suyndara escreveu:
Esse é o problema dos criacionistas...

Tentar refutar a Evolução não mudaria em nada a vida deles, já que JAMAIS provaria que foi deus quem criou :emoticon45:


Provando que a evolução não existe, eu provo que vcs têm a mesma fé que condenam terem os teístas. Não passam de apenas mais uma opção religiosa. Fé!!!!!


Você faz questão de não ler os meus posts sobre esta sua afirmação idiota e falaciosa, ou lê e prefere não comentar só para continuar postando esta papagaiada aqui?

O que você está ganhando repetindo estas asneiras sem pé nem cabeça?

E se tivermos fé na evolução, não é melhor do que ter fé no mau-caráter do seu deus babaca e tirano?
Ah, sim, você prefere o caráter de um babaca e tirano. Empatia é assim mesmo. :emoticon45:
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu: O que muda na minha vida por eu achar que a evolução é um fato?

Fica provado que vc tem a mesma fé que condena nos crentes.

O que mudará se ficar provado que não é?


Já ficou provado que não é e vc não se convenceu, porque foi doutrinado pela falácia do movimento ateísta/agnóstica/cético. Houve uma conversão no seu coração e vc não se apercebeu. Vc foi envolvido pelo Sam Harry, Richard Dawkins e Cia. Não consegue ver que vc é apenas mais um religioso?



Tá, acho que todo mundo aqui já entendeu o que você pensa e isto não vai mudar EM NADA o que somos e pensamos.
Você entrou em looping, então não tem jeito.

E agora, qual o seu próximo interesse por aqui?
Imagem

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Debater... Cria um tópico novo aí pra gente debater um outro tema, que esse aqui já deu o que tinha que dar.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:Debater... Cria um tópico novo aí pra gente debater um outro tema, que esse aqui já deu o que tinha que dar.



Prá quê? Você responde automaticamente sempre as mesmas coisas, seja lá qual for o assunto.
Imagem

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Ué, se vc pesquisar, verá que a "audiência" do fórum cresceu enormemente depois que cheguei. O que falo faz o maior sucesso. Eu fui lá no Realidade e não achei muita graça. Prefiro ficar por aqui. Cria logo um novo tópico aí pra gente debater vai.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

famado escreveu:Ué, se vc pesquisar, verá que a "audiência" do fórum cresceu enormemente depois que cheguei. O que falo faz o maior sucesso. Eu fui lá no Realidade e não achei muita graça. Prefiro ficar por aqui. Cria logo um novo tópico aí pra gente debater vai.



Não dou a mesma importância ao RV que você dá.

Acho que ninguém aqui dá.

Quer comprar o forum?
Imagem

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:Debater... Cria um tópico novo aí pra gente debater um outro tema, que esse aqui já deu o que tinha que dar.


Já criei faz tempo. Procure "Curiosidades Religiosas" e tente refutar as observações colocadas lá.
Imagem

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

famado escreveu:
Suyndara escreveu:
Esse é o problema dos criacionistas...

Tentar refutar a Evolução não mudaria em nada a vida deles, já que JAMAIS provaria que foi deus quem criou :emoticon45:


Provando que a evolução não existe, eu provo que vcs têm a mesma fé que condenam terem os teístas. Não passam de apenas mais uma opção religiosa. Fé!!!!!


Eu sou uma cientista, sempre estarei investigando e questionando a ciência :emoticon45:

Isso não é fé, eu não acredito em evolução, eu a comprovo :emoticon45:

Por outro lado, a evolução já está mais que comprovada, pode até ser que descubram mecanismos novos, mas isso jamais mudaria o fato de que as espécies evoluem. Isso é um fato.

Resumindo: seu discurso não te leva a nada, vc é incapaz de provar que evolução é uma crença pq não tem conhecimentos pra refutar uma idéia científica.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu: O que muda na minha vida por eu achar que a evolução é um fato?

Fica provado que vc tem a mesma fé que condena nos crentes.

E o que isto muda na minha vida?

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Acauan »

Adventismo em Foco

Manual para Entender os Crentes Parte 2

Postado no Dezembro 2, 2008 por Iasdman

No Post anterior você poderá ler na íntegra o Manual. O objetivo não é refutar as argumentações do Manual, pois os ateus não aceitam refutações à base de versos bíblicos, visto que não crêem na Bíblia, mas apenas fazer breves comentários à luz do adventismo bíblico.

Gostaria de dizer que gostei bastante da argumentação do autor. Tristemente, podemos dizer, que é um manual que poderia ser chamado: RACIOCÍNIO DE UM ATEU SOBRE AS INCOERÊNCIAS DOS CRISTÃOS. Em suma, veremos que toda a argumentação deles ocorre por culpa dos falsos movimentos do cristianismo, das falsas doutrinas instituídas por Lúcifer e dos falsos cristãos, que dão motivos para que o nome de Deus seja blasfemado. Vamos comentar os pontos mais importantes do mesmo. Em itálico estão as passagens do Manual e em azul os comentários.


Mas se todas as doutrinas se dizem espiritualmente discernidas, o único modo de separar o joio do trigo (como eles dizem) é identificando incoerências doutrinárias onde elas se mostram.

Identificar incoerências é função da lógica, que dispensa a iluminação transcendente para operar. Em última instância, é o Homem Natural que há dentro de todo crente que julga qual doutrina lhe parece mais coerente.


Ponto 1. A doutrina de Deus é lógica e racional. A Fé de alguma maneira se mistura a revelação lógica. A Bíblia conta uma história lógica, com uma doutrina racional.

Ponto 2. Não é apenas o homem natural que discerne a doutrina que lhe parece mais coerente. Isso também ocorre, mas é a operação de Deus que mostra ao homem natural qual é a doutrina mais coerente, pois Deus não nos abandona ao léu, mas nos indica o caminho correto, ou estreito.


Esta divisão [feita pelos crentes] pode ser resumida em apenas duas categorias – os que vão para o Céu e os que não, sendo claro na doutrina dos crentes quem é quem quanto a estas destinações.

Ponto 3: De maneira geral ou objetiva está claro quem vai para o Céu: os que concordam que Jesus é o Caminho, a verdade e a vida. Mas de maneira subjetiva ou pessoal não está claro. Apenas Deus conhece os corações e sabe quem vai ou não vai se salvar.

Menos óbvio é como a hierarquia espiritual divide os crentes dentro de seu próprio mundo. Em que patamar o crente se encontra na escala de méritos definida por sua doutrina tem grande importância para eles, pois é isto que definirá o seu galardão celeste, ou seja, o status que ocuparão no paraíso como recompensa de suas boas obras terrenas.

Ponto 4: Ninguem vai ser salvo por causa de OBRAS. A Salvação não pode ser comprada, nem que o crente fique a vida toda ajudando os pobres. A Salvação é pela crença no SALVADOR, e que Jesus, nosso advogado, defenderá nossa causa perante o Pai. Crentes, possuem obras, não para alcançarem salvação, mas porque simplesmente já estão salvos. As Obras são os frutos, a conseqüência da salvação.

Dentro da peculiar interpretação dos crentes do que seria justiça divina, as boas obras dos ímpios não os livrarão do inferno, mas as boas obras dos crentes podem garantir a eles um paraíso melhor que o dos outros salvos. Fica a dúvida de como paraísos podem ser melhorados.

Ponto 5: É verdade que os impios não podem comprar a salvação por obras e nem mesmo os crentes. No entanto em parte o que foi dito é correto: aqueles que mais se doaram a causa de Deus (patriarcas, profetas, apóstolos, mártires) ocuparão ‘cargos’ melhores no Reino de Deus, embora tenhamos pouca revelação sobre o assunto.

Em tempo, ainda pela interpretação deles, as más obras dos crentes serão simplesmente perdoadas e esquecidas.

Ponto 6: Crentes conversos não podem mais possuir ‘más obras’, ou viverem quebrando a lei de Deus. Se continuam nesta posição, não são convertidos, mas FALSOS CRENTES. Jesus virá destruir aqueles que se dizem crentes e quebram a lei (Mateus 7:21-23). Por favor não confundir o falso evangelho (aquele que o crente peca a vontade) com o verdadeiro evangelho (na qual importa morrer para o eu para que Cristo viva em nós).

Isto fica óbvio quando observamos que a hierarquia espiritual não significa para o crente apenas uma promessa de recompensas futuras no post-mortem, mas também mais respeito e reconhecimento social entre os seus, aqui neste mundo, mesmo.

Ponto 7: A promessa da Volta de Jesus, é de que os que se encontrarem vivos por ocasião de sua vinda terão a recompensa EM VIDA, ou seja, não verão a morte. Portanto a promessa não é absolutamente post-mortem. O autor desconhece a posição bíblica de que o Céu não é um lugar de “espíritos” de mortos, mas de vivos ressurrectos.

Ponto 8: Em relação ao reconhecimento pessoal, ele deve vir naturalmente se a pessoa é convertida. As pessoas dirão: “veja que saúde ele tem, por não participar de bebedeiras e noitadas etc”. O reconhecimento buscado pela carne, como um artista ou ator busca reconhecimento é condenado.


Este destaque junto aos seus pares pela exibição de dotes espirituais superiores se torna particularmente visível entre os crentes pentecostais,

explica a cena tão típica naquelas igrejas, onde crentes enfileirados vão caindo ao chão, como pedras de dominó, ao serem ungidos pelo toque do pastor,


Ponto 9: Estas manifestações são consideradas oficialmente pela Igreja Adventista do 7° Dia como demoníacas e ‘manifestações da carne’. Portanto, o autor generaliza. Muitos crentes abominam estas manifestações FALSAS.

Como os crentes se dividem em miríades de facções,[...] satisfazer a ordem bíblica de não escandalizar é uma proeza quase irrealizável, uma vez que crentes de denominações liberais, que, por exemplo, não proíbem suas mulheres de usar calças compridas, têm mesmo assim que avaliar como este hábito afeta outros crentes que acham um escândalo mulheres crentes saírem à rua cobertas por outra coisa que não vestidos e saias no comprimento devido.

Ponto 10: Em parte está correto. Mas existem mulheres de denominações em que é permitido o uso de calça, que usam saia para não escandalizar as mulheres de denominações mais ‘conservadoras’. No mais, em questões doutrinárias mais sérias, como por exemplo a guarda do sábado, é dito frontal ou educadamente que a outra parte, domingueira, está errada.

É por isto que ateus, agnósticos e céticos tendem a estranhar o quanto certos crentes mostram-se muito mais, digamos, soltos, em ambientes não religiosos (ou mesmo anti-religiosos) do que em seus próprios

Ponto 11: ISSO É ATUAÇAO DE FALSO CRENTE. O verdadeiro crente não é diferente em outro círculo social….

APARENTES CONTRADIÇÕES dos crentes Citadas pelo Autor

- Rejeitar o mundo e fazer parte dele;
- Negar o homem natural e saber-se um;
- Confessar-se pecador e almejar-se santo;
- Conflitar-se individualmente e ajustar-se coletivamente.


Ponto 12: Isso se tornam contradições na mente dos não religiosos, por causa da atuação dos maus religiosos, os falsos crentes. Na verdade tais itens não são contraditórios, quando corretamente entendidos.

O que motiva o doublethink é a questão de como os crentes poderão ser eternamente alegres e felizes no paraíso, sabendo que seus entes queridos não convertidos estão sendo torturados por toda a eternidade.

Ponto 13: Esta doutrina não é aceita pelos estudiosos das escrituras, em especial a Igreja Adventista do 7° Dia. A doutrina da punição sem fim, foi criada por Lúcifer para deturpar o caráter de Deus e evitar que milhões escutem o evangelho.

Mas não é isto que está em discussão, mas como em suas consciências íntimas os crentes resolvem o dilema “poderei ser feliz no paraíso se meus pais, cônjuge ou filhos estiverem no inferno?”

Ponto 14: Como foi dito, esta dificuldade não existe para os adventistas do 7° dia, porque não cremos na doutrina luciferiana do inferno sem fim.

o mito aceito por todos os crentes, abrangendo todas as doutrinas de todas as facções (e de todas as dissidências destas facções), é o da inerrância e suficiência da Bíblia.

O mito da inerrância e suficiência da Bíblia tem enunciado simples:

Inerrância: A Bíblia é isenta de erros em tudo que afirma;
Suficiência: A Bíblia contém toda a informação necessária para a vida do crente.


Ponto 15: Nós adventistas sabemos que a Bíblia contém toda a informação necessária para a vida do crente, mas que certas traduções bíblicas são corrompidas (NTLH - nova tradução na linguagem de hoje), ou por mais perfeitas que sejam (ex; Almeida) possuem frases com problemas de tradução, (como a passagem do ladrão na cruz).

Cremos que a Bíblia tem uma INSPIRAÇÃO MENTAL e não uma inspiração verbal ABSOLUTA. Ela não foi ditada por Deus, exceto os 10 mandamentos, certas frases de Cristo, que o Espírito de Deus, fez os apóstolos se lembrarem e outras coisas. Isso nunca foi analisado profundamente, mas no geral, a Bíblia não foi ditada.


Embora todos os crentes afirmem de pés juntos que todos os seus ritos tem base bíblica, o fato é que a Bíblia define a forma dos ritos, enquanto uma rede de influências sócio-culturais e ideológicas diversas definem seus conteúdos, muitos deles com significados sutis que nada tem a ver com qualquer preceito nas Escrituras
– as tais regras não escritas.


Ponto 16: Uma verdade foi dita. Alguns ritos, principalmente católicos e NEO pentecostais não possuem base biblica nenhuma.

Os conteúdos explícitos dos testemunhos não indicam a totalidade e complexidade de seu significado dentro da ritualística crente, já que a grande maioria deles segue o formato padronizado do clássico testemunho de conversão redentora:

Narrativa da vida pré-conversão, momento crítico, epifania, conversão, narrativa da vida pós-conversão, desfecho apologético e de louvação.


Ponto 17: Perfeito, Achei até engraçado. Na verdade ocorre um padrão pois é a operação do mesmo Deus sobre todos, nos retirando da vida de trasngressão da lei; Porém algumas pessoas possuem CONVERSÕES EXTREMAMENTE RACIONAIS. Escolhem a religião após analisar a sua doutrina. Vão até Cristo pedir perdão por seus pecados, sem passar por nenhuma epifania especial.

Com freqüência os descrentes não conseguem enxergar por que determinados testemunhos mexem tanto com os eleitos, se a narrativa apresentada é praticamente idêntica a tantas outras, com pequenas variações.

Para os não crentes todos os testemunhos são iguais e para os crentes cada um deles pode ser uma experiência inesquecível, a ser citada e elogiada entre eles, mesmo que se trate da mesma velha história, recontada com novos personagens.


Ponto 18: Argumentação Perfeita. Os não crentes não compreendem pois não viveram a conversão (E também porque certas história de conversão pentecostais são falsas, exageradas e outras palavras que não me vêem a cabeça). Em resumo: o grande culpado dos não crentes não entenderem a verdade são os FALSOS CRENTES.

Nos testemunhos dos crentes, os conteúdos compartilhados produzem catarse, uma catarse coletiva que cria e reforça a unidade do grupo, mas também tem profundo alcance individual,

Ponto 19: Racionalmente falando, é verdade.

Ponto 20: Em relação aos símbolos, que identificam as Igrejas, nada tenho a dizer.


Um exemplo é a música, particularmente os hinos, cujos ritmos, melodias, arranjos e orquestrações têm significado simbólico emotivo que extrapola o ditado pelas letras, quase sempre variações de pouco valor literário ou poético sobre algum tema bíblico.

Ponto 21: Concordo que as músicas da maioria das igrejas, em geral, tendem a emotividade e possuem letras pobres. Isto, para os adventistas do 7° dia também é condenado. Em razão disso somos reconhecidos até pelos mais opositores doutrinários de nossa teologia, como possuindo uma música de alta qualidade. No entanto, nos ultimos anos, nossa música também está sendo influenciada pela “emoção destituída de sentido”, que aliais, vem sendo combatida em nosso meio por pregadores como Daniel Spencer.

Um caso particularmente ilustrativo e bastante recontado no folclore crente é o da presidiária condenada, que ao se declarar convertida solicitou anulação de sua sentença, alegando que os crimes que lhe eram imputados foram cometidos por outra pessoa, sendo injusto que ela, nascida de novo, pagasse pelos erros de alguém que deixara de ser ao passar pelo novo nascimento.

Não é de se estranhar que presos condenados se apeguem a qualquer recurso disponível para melhorar sua situação. Estranho é ver tal argumento ser debatido nas comunidades crentes, onde se questiona até que ponto o novo nascimento dá a quem passa por ele o direito de reivindicar isenção de responsabilidade por seus atos prévios ao evento.


Ponto 22: Concordo que esta atitude é execrável e digna de ser deplorada pelos ateus. Esta presidiária, ou não é verdadeiramente convertida, ou não foi ensinada que o crente verdadeiro não se exime das suas responsabilidades.

Neste cenário, as vidas transformadas espetacularmente representam um valioso diferencial no mercado, que por isto mesmo são divulgadas com a publicidade necessária.

Ponto 23: O capitulo 10: “novo nascimento e das vidas tranformadas” mostra claramente o dilema de um não religioso por causa das Igrejas que fazem da fé e do testemunho cristão um MERCADO, para favorecer a sua ‘empresa’. As pessoas que fazem isso perderão a salvação como disse Jesus (Mt 7:21-23) e ainda terão uma punição especial, pela razão de que levaram outros a ser perderem, graças a suas igrejas e ministérios demoníacos. Por causa dessas igrejas, os ateus possuem argumentos racionais legítimos, que os impedem de aceitar a divindade grosseira que lhes é apresentada (visto que não conhecem a divindade legítima).

Ponto 24: O capítulo 11 A reengenharia do Eu, também é espetacular. Demonstra nas entrelinhas a idiotização do ser humano, causado pelos falsos ministérios. Visto que a falsa teologia, favorece o EU (e a falsa teologia é mais abundante que a verdadeira), os não religiosos não conseguem enxergar o magnífico Deus de Israel, que opera a verdadeira trasnformação do Ser. Veem apenas conversões grosseiras e experiências chulas e por este motivo desprezam o cristianismo como vil.

Ponto 25: O capítulo 12 tratam de uma discussão que não existe no adventismo: Arminianos, que creem no livre arbítrio e Calvinistas, que crêem na predestinação. Os adventistas (mesmo sem o saberem) são Arminianos. Mas o objetivo da discussão é dito no final:


“Eles (os crentes) acreditam em deuses diferentes ou em frações diferentes do mesmo Deus”.

Uma verdade que os crentes muitas vezes não reconhecem. O Deus da Igreja Católica não é o mesmo Deus da Igreja Batista e nem dos Adventistas do 7° Dia pois se estes 3 seres se encontrassem não concordariam em quase nada.

Tratamos neste do que torna os crentes difíceis de ser entendidos pelos que o são.
Apartados da unidade na Babel de suas dispersões, se confundem na falta da linguagem única que lhes permitiria se compreender entre si como um só povo.

A partir dos anos 1980, a ascensão do neopentecostalismo atraiu multidões de neófitos com promessas de um evangelismo popular, curas milagrosas, prosperidade financeira e cultos animados, sem impor aos seus membros a disciplina rigorosa que homogeneizava seus pares pentecostais.


Ponto 26: A conclusão pode ser feita analisando os 2 textos acima. De fato, o protestantismo se corrompeu mais rapido que o catolicismo por causa de sua divisão. Isso, em nivel mundial, aumentou a influência de Roma, porque ela possui uma doutrina mais coerente do que 95% das igrejas evangélicas. A única Igreja que possui uma doutrina forte o suficiente para se contrapor à Roma, é a Igreja Adventista do 7° Dia. A Igreja Adventista possui um culto extremamente racional, condena o evangelismo popular, com suas curas milagrosas e a teologia da prosperidade. Condena também a teologia católica do inferno e possui um contra-ponto de alto nível, capaz de impressionar o mais ardoroso fã da saga dos SENHOR DOS ANÉIS.

Por fim, recomendo que o escritor e os demais admiradores deste Manual estudem um pouco a teologia da Igreja Adventista do 7° Dia. Chegarão a conclusão que encontraram um Cristianismo, que podem não possuir vontade de abraçar, mas reconhecerão sua inteligência e brilho.



Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Acauan »

Pés Descalços Evangelismo - Servos de um Soberano Deus

Quarta-feira, Dezembro 10, 2008

Pequeno Manual para entender os crentes

Durante a última madrugada (sim, estou trabalhando de madrugada e estou aproveitando para colocar a leitura em dia. Todo mundo agradecendo às novas leis de call center do nosso querido presidente Lula) li o intitulado “Pequeno Manual para entender os crentes” que eu achei no site Ateus do Brasil. O manual até que é engraçadinho e é um interessante exercício por parte de alguém que não faz parte do nosso universo (ou planeta como ele coloca no manual. Nunca ouvi uma pregação que dizia que eramos de outros planeta, mas enfim...) na tentativa mais de nos estereotipar do que nos entender. Digo isso por causa da linguagem usada no texto que busca com muito cuidado uma terminologia que enfatiza mostrar como somos ridículos. Uma bela escolha de palavras, devo dizer a verdade porque nem eu mesmo conseguiria ridicularizar nossas crenças, mesmo que o quisesse fazê-lo. Pena que o principal objetivo do manual não pode ser alcançado (facilitar o entendimento) porque, apesar de possuir um objetivo declarado a obra se destina a outro objetivo: mostram o quanto somos ridículos, pela perspectiva de alguém de fora da ecclesia (seria esse o nome do nosso planeta?).

Algumas coisas no texto até são engraçadas, como a parte que diz que se você é calvinista, você acredita que é um “verme sujo e grosseiro”. E não é que é verdade? Eu sei que sou um verme sujo e grosseiro! Eu me diverti com isso.

Mas o pequeno manual propositalmente ignora muitas das respostas do cristianismo para suas indagações e só apresenta aquelas que a grande maioria dos cristãos não aceita ou as consideram ridículas. Um bom exemplo é a grande questão sobre como os cristãos podem ser felizes no céu sabendo que seus parentes estão ardendo eternamente no inferno. O cristianismo apresenta boas resposta para essa questão, mas como o objetivo é mesmo ridicularizar os crentes, essas respostas não são apresentadas. E como os crentes lidam com isso? Segundo o autor do pequeno manual ignorando totalmente essa questão. Verdade, nos últimos dois mil anos ninguém no cristianismo foi capaz de apresentar uma boa resposta para isso. Claro que não. E se ninguém apresentou, eu não vou apresentar! Hahaha.

Outro ponto que me agradou foi a seguinte afirmação : “Como as pessoas não gostam de ouvir que não passam de vermes repulsivos, raramente a abordagem inicial de um prosélito crente se baseia na retórica Calvinista”. É por isso que eu, como um prosélito crente (também designado como evangelista, mas não tem a mesma conotação de ridículo) me utilizo da Lei para mostrar como a pessoa é üm verme sujo e grosseiro”. E ao contrário do que diz nosso autor do pequeno manual, essa abordagem dá muito certo.

Além de outras coisas como afirmar que Deus manda bebês para o inferno (quem disse isso?) e bobagens a parte (e sempre desconsiderando uma parte importante da teologia cristã, a Santidade de Deus, que passa a dar sentido a muitas das nossas crenças), o texto me fez refletir sobre duas coisas. A primeira sobre escrever o “Grande Manual para (tentar) entender o ateu”. Seria algo bem legal. A segunda é que, apesar do esforço de nosso pequeno autor em nos ridicularizar, vamos ser sinceros meus irmãos (calvinistas e arminianos) eu não acho que ele teve muito trabalho para isso. Nós muitas vezes facilitamos o trabalho dos ateus. Tudo bem, Jesus disse que o mundo nos odiaria (nosso pequeno autor está bem ciente dessa passagem) mas muitas vezes nós causamos isso sobre nós. Falta de conhecimento das Escrituras, igrejas cheios de falsos convertidos, brigas denominacionais sobre pontos idiotas, busca de prosperidade e curas e mais um monte de vícios de nossa parte que fazem o trabalho de pessoas como nosso pequeno autor muito fácil.

Tenho certeza que se muitos daqueles que são definidos por crentes pelo nosso pequenino autor fossem na verdade cristãos, ele teria de abrir mão de alguns comentários espirituosos.

Postado por Maurilo & Vivian às 12/10/2008 08:03:00 PM
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Apo »

BLERGH!
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

Não vi uma única contestação, apenas "não é, não é!"

Um bom exemplo é a grande questão sobre como os cristãos podem ser felizes no céu sabendo que seus parentes estão ardendo eternamente no inferno. O cristianismo apresenta boas resposta para essa questão, mas como o objetivo é mesmo ridicularizar os crentes, essas respostas não são apresentadas. E como os crentes lidam com isso? Segundo o autor do pequeno manual ignorando totalmente essa questão. Verdade, nos últimos dois mil anos ninguém no cristianismo foi capaz de apresentar uma boa resposta para isso. Claro que não. E se ninguém apresentou, eu não vou apresentar! Hahaha.

Afinal, o cristianismo tem ou não tem resposta para isto?

pamela
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Fev 2009, 11:20
Gênero: Feminino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por pamela »

Tranca escreveu:Para se reabrir a discussão, vou postar algumas considerações que já tinha feito sobre assuntos relativos ao Manual no antigo RV:

***

O que vou comentar aqui Acauan, não tem diretamente a ver com o capítulo 10 do Manual - Novo Nascimento e Vidas Transformadas - e sim com os quatro primeiros capítulos, mas o título me levou a lembrar de um "subproduto" destas transformações: a alienação do crente em relação ao mundo dos homens - principalmente o recém convertido - de forma que o mesmo passa a considerar qualquer coisa que o ligue a este mundo que não seja relacionada à sua religião não tenha importância alguma, inclusive seus direitos e deveres como cidadão.

Os casos que vou relatar podem bem ser casos isolados - protagonizados por fanáticos ou pessoas sem o devido discernimento que, devido ao fato de ter se convertido há pouco tempo (estando ainda no ápice do entusiasmo religioso) não conseguiram ainda encontrar um ponto de equilíbrio entre sua vida no mundo e sua vida religiosa, enveredando por negar o mundo e tudo o que é relativo a ele, até mesmo o que se refere às suas obrigações sociais, políticas e jurídicas, enfim, tudo o que esteja ligado às obrigações de um cidadão comum -, mas demonstram que certas congregações não primam muito por fazer do seu membro um cidadão melhor que tenha consciência de seus direitos e obrigações civis, mas uma pessoa voltada tão somente à vida religiosa e a preocupar-se com a vida de sua congregação e que ignora a necessidade de interação social, política e até suas obrigações judiciais.

Mas vamos aos fatos.

Atuando na área jurídica, recentemente tive conhecimento de um caso em que o salvo em questão, tendo se convertido há pouco tempo e estando certo que as coisas do mundo não têm valor e que as obrigações que não sejam religiosas são dores-de-cabeça desnecessárias e que não vale a pena se preocupar com as mesmas, deixou de procurar um advogado quando recebeu a carta de citação de um processo judicial, deixando assim, expirar o prazo para que apresentasse defesa, sendo considerado revel, ou seja, todos os fatos imputados pela parte autora em seu desfavor serão considerados verdadeiros e o mesmo será provavelmente condenado sem poder recorrer dos fatos alegados contra ele, mesmo que inverídicos.

Antes disso, já sabia de um caso similar, onde um outro crente, tendo cometido um ilícito criminal, simplesmente deixou de comparecer a todas as oportunidades em que teve de apresentar para esclarecer os fatos em sua defesa, sendo julgado e condenado também à revelia, hoje estando a se esconder, dada a condenação que lhe pesa. Motivo para não ter se defendido quando era a hora certa: nesse mundo de ímpios, as leis de nada valem e a justiça é falha. Só a justiça de deus tem valor.

Um outro caso, motivado mais pela má-fé do crente que em qualquer justificativa em alguma passagem bíblica conhecida, o indivíduo, sendo pastor, queria recusar-se a pagar os honorários advocatícios devidos a um profissional que lhe prestara serviços pautando-se em uma passagem obscura que dizia que aquilo que é do homem ele não está obrigado a dispor ou algo do tipo... não conseguiu seu intento, teve que pagar, mas não sem antes protestar pelo fato que achava que o serviço deveria ter sido gratuito, visto que estava pleiteando direito dele - decerto achava que o profissional em questão tinha o dever de trabalhar de graça para salvos. É mole??? Essa última parte (o crente ainda achar que têm razão e procurar escora na bíblia para sua desonestidade) é o mais sério: o pastor não era um 171 manjado, dado a golpes e versado em crimes; era um cara burro e fanático mesmo, que achava que as coisas se davam no seu modo turvo de interpretar o mundo e se pudesse adquirir vantagens dos ímpios caucado na bíblia, que fosse.

No mais, inúmeras vezes, já ouvi crentes falarem que não recorrem à justiça porquê o seu galardão já está separado no céu e coisas estúpidas do tipo, denotando o nível de alienação que lhes faz abrir mão de direitos que, mesmo que ele não mereça, por sua ignorância, prejudica aos seus herdeiros/sucessores. [Aqui deve-se abrir um parêntese: quando o direito é relativo a valores, já conheci casos em que o próprio pastor procurou ou indicou um advogado para salvaguardar o direito do fiel, conduzindo-o até o escritório daquele, para obviamente assegurar-assim do dízimo, no final da pendenga judicial, sobre os valores a serem recebidos.]

Assim, achando-se salvos, santos e fazendo parte de um grupo distinto que logo herdará a terra e os céus, d’onde crêem ser o sal e a luz, alguns crentes fazem questão de alienar-se de modo tal que tornam o seu próprio convívio com este mundo mais difícil e acabam dificultando a sua vida – por optarem a ignorância e o desrespeito das obrigações comuns a todos os cidadãos - e de outros que com o mesmo têm algum tipo de dependência ou relação no convívio social.

TUDO que vc entendem por crentes esta equivocado assim como a religiao cega os homens o q prefere nao ser cegado continua em trevas sem luz do conhecimento, creio em um alguem muito maior que toda essa bananada toda , acredito que a ciencia se aproxima tanto do conhecimento e está tão roxima de Deus porem ainda nao se convenceu disso , no livro de Proverbios Biblia , capitulo 1 e 2 escrito por Salomão grande sábio, vemos como Deus se aproxima da sabedoria, como ama o conhecimento, e como o conhecimento nos faz chegar
mais proximos de Deus, não ha provas de q Deus não exista, olhe o bom exemplo de um homen chamado Jesus, obrigada .



Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Fernando Silva »

pamela escreveu:TUDO que vc entendem por crentes esta equivocado assim como a religiao cega os homens o q prefere nao ser cegado continua em trevas sem luz do conhecimento

"Tudo" ?! Não é sensato fazer afirmações absolutas do tipo "tudo", "nada", "nunca" ou "sempre".
Seria melhor você dizer "eu acho que", "na minha opinião" etc.
E, em vez de condenar tudo, genericamente, contestar item por item.
pamela escreveu: No livro de Proverbios Biblia , capitulo 1 e 2 escrito por Salomão grande sábio, vemos como Deus se aproxima da sabedoria, como ama o conhecimento, e como o conhecimento nos faz chegar
mais proximos de Deus

Como você sabe que foi escrito por Salomão? Como você sabe que foi inspirado por Deus?

E qual Salomão? O devasso, com "trocentas" mulheres e concubinas?
Ou o idólatra, que construiu templos para vários deuses?
pamela escreveu:não ha provas de q Deus não exista, olhe o bom exemplo de um homen chamado Jesus, obrigada .

Bons exemplos me deixam feliz, mas não me provam que Deus existe.

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Acauan »

pamela escreveu:TUDO que vc entendem por crentes esta equivocado...


Especifique.

pamela escreveu:... assim como a religiao cega os homens o q prefere nao ser cegado continua em trevas sem luz do conhecimento, creio em um alguem muito maior que toda essa bananada toda , acredito que a ciencia se aproxima tanto do conhecimento e está tão roxima de Deus porem ainda nao se convenceu disso , no livro de Proverbios Biblia , capitulo 1 e 2 escrito por Salomão grande sábio, vemos como Deus se aproxima da sabedoria, como ama o conhecimento, e como o conhecimento nos faz chegar
mais proximos de Deus, não ha provas de q Deus não exista, olhe o bom exemplo de um homen chamado Jesus, obrigada .


De nada.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Acauan »

Jan Mozol, no Fórum Gospel Brasil, em Qui 02 Jul 2009, 12:33 am, escreveu:
Pequeno Manual para Entender os Crentes

Introdução

Como os capítulos deste Manual serão acrescidos e revisados aos poucos, neste mesmo tópico, vou mantê-lo trancado, enquanto um outro será aberto para Comentários.

Inclusive dos crentes.


Jura?me sinto tão aliviado por uma benesse tão magnanima...

Apesar da tentativa de isenção,é obvio que o proposito é tão somente jocoso,querendo parecer justo, na verdade a intenção é colocar os evangélicos em posição de chacota,desnecessário dizer que o que está por trás disto é apenas uma mágoa que tentaremos demonstrar a origem dela e o porque de um tão ferrenho combate.


Pequeno Manual para Entender os Crentes

Capítulo 1 – Os crentes e o mundo e o mundo dos crentes


Na verdade a conjuntura moral é mais forte nesta dissociação do que a conjuntura religiosa propriamente dita.
O objetivo não é obter correligionários a força,como se pretendeu na idade média,ou se extirpar os religiosos,como tantas vezes os arautos do ateísmo fizeram,mas ,como é natural nos humanos,se diferenciar das pessoas.
mesmo a associação de ateus,nas diversas reuniões,como a str,ou o cc é a mesma coisa.
outros se reunem em torcidas,partidos,organizações diversa,como os verdes.
todas estas classes tem sua propria linguagem,seus códigos.Interessante que as agremiações atéias exigem em primeiro lugar um desprezo absoluto pelos 'crentes',e saúdam pseudo-intelectuais que praticam um onanismo jocoso contra os teístas como 'must'.
percebo que a linha de pensamento deste manual é esta...uma pitada de humor,algumas tiradas esopirituosas e muito odio camuflado...
A interação com os teístas de vertente evangélica é muito simples,ordem,honestidade,esperança,isto ,que deveria ser comum a todos é o principal.
Os ateus se agarram a comportamentos particulares impios, que alguns evangélicos cometem, para jogar a todos indistintamente na mesma 'panela'.
Ora,ao menos conseguimos a proeza de se colocar este comportamento como dissonante do comportamento esperado aos evangélicos,percebem??
quando um evangélico se comporta de maneira lasciva,desonesta,imoral,irresoluta, a cobrança chega rapidamente pela lingua ferina e cheia de piadinhas das associações atéias.e porquê??
porque se espera dos evangélicos um comportamento ilibado.
Aqui eu noto a diferença do que se espera de um ateu,um mau comportamento de uma pessoa atéia é considerado apenas uma escolha baseada na liberdade.um ateu imoral,que pratica um ato obsceno,um ateu pedófilo,um ateu corrupto ou ladrão, apenas está exercendo uma escolha ditada pela sociedade que o está oprimindo.é uma vitima.
neste contexto, o chamado mundo é apenas um reflexo do comportamento decadente.
Então, o mundo para os evangélicos é aquele lugar onde se erra e se aceita o erro.
A escolha de se policiar,de procurar uma cultura diferente é encarada como algo de outro planeta.
porem, constitucionalmente é uma opção feita voluntariamente.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado