Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
clara campos
Moderadora
Mensagens: 3356
Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por clara campos »

Poindexter escreveu:
Cara Juliana, se você realmente existir, retornar à este tópico e conseguir entender o que estou escrevendo, vai catar coquinho e depois vê se passa em uma escola de alfabetização de jovens e adultos para completar os teus estudos de alfabetização.

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
ai ai Poind, mil obrigadas...
'tava mesmo a precisar duma gargalhada das velhas :emoticon4:
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Aurelio Moraes »

Catar coquinho uma ova.
mandem ela logo pra PQP.

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Flavio Costa »

Poindexter escreveu:Existem crentes que não sejam analfabetos funcionais? Car*lho! P*ta que Pariu!!!!!!!!!!

Sim, existem:

Sabrina Bento escreveu:enquanto existirem católicos convictos nesta terra, as portas do inferno não prevalecerão contra a Verdade, porque haverá sempre aqueles que lutarão contra o mal, denunciando, profeticamente, o erro e iluminando as mentes para que não se deixem levar pelos corifeus da maldade, da perversidade a serviço do Maligno.


:emoticon12:
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:
Poindexter escreveu:Existem crentes que não sejam analfabetos funcionais? Car*lho! P*ta que Pariu!!!!!!!!!!

Sim, existem:

Sabrina Bento escreveu:enquanto existirem católicos convictos nesta terra, as portas do inferno não prevalecerão contra a Verdade, porque haverá sempre aqueles que lutarão contra o mal, denunciando, profeticamente, o erro e iluminando as mentes para que não se deixem levar pelos corifeus da maldade, da perversidade a serviço do Maligno.


:emoticon12:


Nossa.. que modo mais intelectual de se expressar.... Corifeus da maldade...O falar é perfeito, mas é como correr atrás do vento.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:
Poindexter escreveu:Existem crentes que não sejam analfabetos funcionais? Car*lho! P*ta que Pariu!!!!!!!!!!

Sim, existem:

Sabrina Bento escreveu:enquanto existirem católicos convictos nesta terra, as portas do inferno não prevalecerão contra a Verdade, porque haverá sempre aqueles que lutarão contra o mal, denunciando, profeticamente, o erro e iluminando as mentes para que não se deixem levar pelos corifeus da maldade, da perversidade a serviço do Maligno.


:emoticon12:


Nossa.. que modo mais intelectual de se expressar.... Corifeus da maldade...O falar é perfeito, mas é como correr atrás do vento.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Cris »

Flavio Costa escreveu:
Poindexter escreveu:Existem crentes que não sejam analfabetos funcionais? Car*lho! P*ta que Pariu!!!!!!!!!!

Sim, existem:

Sabrina Bento escreveu:enquanto existirem católicos convictos nesta terra, as portas do inferno não prevalecerão contra a Verdade, porque haverá sempre aqueles que lutarão contra o mal, denunciando, profeticamente, o erro e iluminando as mentes para que não se deixem levar pelos corifeus da maldade, da perversidade a serviço do Maligno.


:emoticon12:


Nossa.. que modo mais intelectual de se expressar.... Corifeus da maldade...O falar é perfeito, mas é como correr atrás do vento.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Aurelio Moraes »

Flavio Costa escreveu:
Poindexter escreveu:Existem crentes que não sejam analfabetos funcionais? Car*lho! P*ta que Pariu!!!!!!!!!!

Sim, existem:

Sabrina Bento escreveu:enquanto existirem católicos convictos nesta terra, as portas do inferno não prevalecerão contra a Verdade, porque haverá sempre aqueles que lutarão contra o mal, denunciando, profeticamente, o erro e iluminando as mentes para que não se deixem levar pelos corifeus da maldade, da perversidade a serviço do Maligno.


:emoticon12:


Prolixa pra caralho..falou, falou e não disse nada.
assim:
Imagem

Avatar do usuário
Makaveli
Mensagens: 285
Registrado em: 18 Nov 2005, 08:36
Localização: Campinas/SP

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Makaveli »

Tenho passado por uma experiência interessante. Não dá mais pra me intitular crente, e no meu serviço não tenho conseguido evitar de comentar com alguns colegas sobre religião, mas sempre de forma "light" e bem humorada. Por exemplo, vivo brincando comentando o texto do Acauan "Céu, Inferno e Sabonetes", e alguns acharam de fato engraçado e riram... mas só falo sobre isso com os amigos mais próximos. Atualmente, creio ser algo como um AGNÓSTICO; vi que de fato todos os castelos teológicos são construídos sobre areia, mas a idéia de tomar uma posição radical sobre isso ainda me assusta. O QUE SEI É QUE NADA SEI. Tipo, Deus existe? Sei lá! Deus não existe? Não sei também, pode ser que sim, pode ser que não. Caramba! Mas minha imagem social como crente ainda existe, sumi da igreja por preguiça e desinteresse e recebi uma ligação do pastor. Achei melhor dar um pulinho lá pois sou discreto e não gosto de constrangimentos. Todo mundo fica perguntando! É bem chato... acho que aparecendo lá alguns domingos é o bastante pra ele não me importunar tanto. mas ainda estou lendo e estudando... preciso me "alimentar" melhor de conhecimento e reunir informações precisas pra debater com um dos pastores que está tentando "chegar o reio" em mim. Bom, esta tem sido minha experiência. Aceito ajudas. Se alguém tiver algum material bem sintetizado que serve pra "quebrar" os crentes, me mandem. O "Céu Inferno e sabonetes" é muito bom mas preciso de mais. Abraços,
Imagem

Avatar do usuário
Seth
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Jul 2006, 19:35
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Seth »

Excelente texto. Elucidativo, simples, franco, coerente e direto.
Espero que o autor não se limite aos crentes e comente sobre outras religiões.

Sempre me intrigou essa necessidade dos crentes em querer "amar a deus". Isso me pareceu tão descabido quanto amar Papai Noel ou o Coelhinho da Páscoa pois deus sempre me foi uma abstração, uma coisa que não tem cabimento, nem sentido e nem explicação.
Mas a explicação existe: deus é um instrumento de controle, dogmatização e cooptação de uma ampla massa de iludidos, desesperados e idiotizados que são guiados ou por outros iguais a eles...
Ou, pior ainda, por estelionatários da fé que distorcem as tais "palavras sagradas" para seu bel interesse e propósitos quase sempre nefastos.

Qualquer religião mata o ser humano aos poucos.
Seth

Avatar do usuário
CAVEIRA
Mensagens: 245
Registrado em: 30 Out 2006, 14:23

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por CAVEIRA »

Eu acho que o tópico trancado é um ato contra a democracia do fórum... O moderador não pode fixar um tópico sem o consentimento dos demais usuários... :emoticon2:
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Acauan »

CAVEIRA escreveu:Eu acho que o tópico trancado é um ato contra a democracia do fórum... O moderador não pode fixar um tópico sem o consentimento dos demais usuários... :emoticon2:


Pode sim.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Tranca »

Puta la merda.

Daqui a pouco esses novos foristas vão implicar com as cores do fórum, com a administração do rapha, com alguma outra regra e com tudo o mais que cada leva de novos foristas tende a implicar, pela dodecamilionésima ducentésima qüinqüagésima nona vez.

Ei, índio velho!

Por minha vez, eu acho que a moderação não tem direito a deixar a área do Top Secret fechada para os demais foristas. Que fique registrado! :emoticon12:
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Acauan »

Tranca-Ruas escreveu:Ei, índio velho!


Ei Tranca,

Ossos do ofício.

ANAUÊ!
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Tranca »

Acauan escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Ei, índio velho!


Ei Tranca,

Ossos do ofício.

ANAUÊ!


Eu não tinha completado o post. Mas tá aí editado.

ANAUÊ!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
CAVEIRA
Mensagens: 245
Registrado em: 30 Out 2006, 14:23

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por CAVEIRA »

Acauan escreveu:
CAVEIRA escreveu:Eu acho que o tópico trancado é um ato contra a democracia do fórum... O moderador não pode fixar um tópico sem o consentimento dos demais usuários... :emoticon2:


Pode sim.


Poder vc pode, mas mostra o tamanho da arrogância... Seja mais humilde... Aquele tópico não é tão importante, a não ser pra vc, não é?
Aliás, se vc tem que fixar um tópico aqui no fórum já está mostrando claramente que não tem capacidade de criar um tópico que chame a atenção e que seja importante... :emoticon2:
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

Avatar do usuário
Acauan
Moderador
Mensagens: 12929
Registrado em: 16 Out 2005, 18:15
Gênero: Masculino

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por Acauan »

CAVEIRA escreveu:Poder vc pode, mas mostra o tamanho da arrogância... Seja mais humilde... Aquele tópico não é tão importante, a não ser pra vc, não é?
Aliás, se vc tem que fixar um tópico aqui no fórum já está mostrando claramente que não tem capacidade de criar um tópico que chame a atenção e que seja importante... :emoticon2:


Sua opinião foi registrada.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Avatar do usuário
Apáte
Mensagens: 9061
Registrado em: 20 Jul 2006, 19:32
Gênero: Masculino
Localização: Asa Sul
Contato:

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Apáte »

Não vejo nada contra ter aquele tópico lá em cima, embora faz tempo que eu não dou uma olhada lá... Estamos um ano acá... talvez um novo reload...
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Avatar do usuário
CAVEIRA
Mensagens: 245
Registrado em: 30 Out 2006, 14:23

Re: Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os

Mensagem por CAVEIRA »

Acauan escreveu:
CAVEIRA escreveu:Poder vc pode, mas mostra o tamanho da arrogância... Seja mais humilde... Aquele tópico não é tão importante, a não ser pra vc, não é?
Aliás, se vc tem que fixar um tópico aqui no fórum já está mostrando claramente que não tem capacidade de criar um tópico que chame a atenção e que seja importante... :emoticon2:


Sua opinião foi registrada.


Grato! :emoticon131:
"É extremamente fácil enganar a si mesmo; pois o homem geralmente acredita no que deseja"

Avatar do usuário
thorium
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Nov 2006, 17:37

Mensagem por thorium »

Achei interessante esse manual, mesmo sendo um crente. Então partindo do fato de que o autor generalizou os crentes pela média, não me senti ofendido pela maioria das coisas que ele escreveu.
Eu não costumo me cadastrar em fóruns, mas acho que esse vale a pena. Talvez eu seja o primeiro crente a quebrar o silêncio estratégico que foi citado uns posts atrás.

Eu sou adventista do sétimo dia, um aniquilacionista. Assim creio que o fim de todos os não-salvos não é a tortura eterna, mas a aniquilação. Creio que todo mundo merece a aniquilação, não importando o que tenha feito na vida. Tudo que é vivo um dia morre, não é? Mas Deus decidiu dar vida eterna a quem aceitar viver sob certas condições que estão na Bíblia (eu não vou discutir elas agora, não são o foco do post). Esses que aceitam são os salvos, que não irão ser aniquilados no fim de tudo.

Eu não concordo com os crentes que usam o medo do inferno para evangelizar, nem com pastores que usam isso para ganhar dinheiro, nem com as igrejas que usam a coerção para manter os membros "na linha". Não é assim que deve ser. Eu creio em Deus porque creio, isso é fé e não tem como se explicar logicamente. Não é por medo, nem por força. Eu só acho que Deus existe, que Ele faz diferença na minha vida, e que vale a pena seguir a Bíblia.

Não pretendo converter ninguém ao protestantismo, e não tentem me converter a nenhum -ísmo. Só quero explicar algumas coisas. Não quero brigar, nem atacar ninguém, e espero o mesmo de vocês.

Mais uma vez, interessante a postura do autor em se dar ao trabalho de escrever esse manual, e vou fazer mais comentários quando tiver alguma coisa útil a dizer.

Avatar do usuário
Hugo
Mensagens: 4530
Registrado em: 12 Mar 2006, 12:21

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Hugo »

Por favor, tente nos converter.

Avatar do usuário
Hrrr
Mensagens: 3532
Registrado em: 22 Jan 2006, 00:02
Localização: recife

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Hrrr »

e não tentem me converter a nenhum -ísmo


mas vc ja tem um "ismo"!

Kramer escreveu:Por favor, tente nos converter.


:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

Avatar do usuário
thorium
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Nov 2006, 17:37

Mensagem por thorium »

Sim, eu tenho meu protestantismo, vocês têm ateísmo, teísmo e outros ismos, mas isso não vem ao caso.
E eu não quero converter ninguém, não é esse o caminho. O que devo fazer é simplesmente mostrar o que eu creio, como eu vejo as coisas, e vocês escolhem no que vão crer.

Avatar do usuário
Jeanioz
Mensagens: 5473
Registrado em: 27 Set 2006, 16:13
Gênero: Masculino
Localização: Curitiba - Paraná

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por Jeanioz »

Thorium, apesar de você ser crente, parece ser um cara legal.

Bem-vindo ao RV!!! :emoticon13:

Sinta-se a vontade para debater nos diversos tópicos (ou criar um seu).

Apesar de ser um site ateu, temos muitos teístas aqui também, e os debates são geralmente interessantes.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte


"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Mensagem por Tranca »

thorium escreveu:Eu sou adventista do sétimo dia, um aniquilacionista. Assim creio que o fim de todos os não-salvos não é a tortura eterna, mas a aniquilação. Creio que todo mundo merece a aniquilação, não importando o que tenha feito na vida. Tudo que é vivo um dia morre, não é? Mas Deus decidiu dar vida eterna a quem aceitar viver sob certas condições que estão na Bíblia (eu não vou discutir elas agora, não são o foco do post). Esses que aceitam são os salvos, que não irão ser aniquilados no fim de tudo.


Isso que eu quero. Sumir depois de morrer.

Só gostaria da vida eterna se ela fosse diversa da pregada nas religiões, com mais liberdade e mais ação. Ficar ouvindo concerto de harpa angelical e coros louvando o patrão não faz muito meu estilo.

Também não me agrada a idéia de passar a eternidade comendo couve e agradecendo um grande deus manipulador por ter me escolhido dentro desta grande loteria universal.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
O ENCOSTO
Mensagens: 16434
Registrado em: 02 Nov 2005, 14:21
Localização: Ohio - Texas (USA)
Contato:

Re.: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Cre

Mensagem por O ENCOSTO »

Foi só o Niels ir embora e os religiosos começaram a voltar!

Seja bem vinco, crente. :emoticon1:
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado