Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:A minha lógica é humana, ma a de Deus não é. E não me pergunte qual é a lógica de Deus porque eu não sei. Deus não tem uma mente newtoniana, como a minha e a sua.

Como você sabe que a lógica de Deus está correta? Só porque ele é Deus?
Como você sabe que o que ele planejou para você vai lhe agradar?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Não não queremos, os outros é que se acham aptos a entendê-lo sob a ótica da lógica humana.

Se vocês não entendem Deus, por que fazem tantas afirmações sobre o que ele é e o que deseja e o que pretende fazer conosco?
Que tal admitir que não faz a mínima idéia?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:E Deus respeitava aquela moral e não fazia nada para mudá-la, antes a legitimava participando das barbaridades ou castigando inocentes no lugar dos culpados.

Deus é o Senhor da história. Ele o permitia, mas sabia que mudaria isso mais adiante.

Como você pode afirmar isto se já disse que não temos como entender a Deus?
Ah, está na Bíblia? E quem a escreveu?
Você acha que foi inspirada por Deus? Tolinho...

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Sim, é isso, está na bíblia e ela tem se mostrado inerrante e suficiente.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:Sim, é isso, está na bíblia e ela tem se mostrado inerrante e suficiente.


Pra um cabeça fechada como o senhor, com certeza.
Aproveitando, prove que a evolução não existe.
viewtopic.php?f=1&t=18017
Solicitação 2!!
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Sim, é isso, está na bíblia e ela tem se mostrado inerrante e suficiente.

1. Você não pode provar a Bíblia usando a Bíblia.
2. A Bíblia está cheia de furos, profecias fracassadas e contradições, além de absurdos e atrocidades inaceitáveis por pessoas decentes.
3. Se o deus da Bíblia existe, ele é inaceitável.

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:Sim, é isso, está na bíblia e ela tem se mostrado inerrante e suficiente.

1. Você não pode provar a Bíblia usando a Bíblia.
2. A Bíblia está cheia de furos, profecias fracassadas e contradições, além de absurdos e atrocidades inaceitáveis por pessoas decentes.
3. Se o deus da Bíblia existe, ele é inaceitável.


Ec daí? Vcs usam seus postulados em círculos tb! Olha aquela coisa de evidência embrionária! Não passa de postulado em círculo.

A bíblia é perfeita no que se propõe, que é suprir a todas as necessidades da alma humana. Ficar discutindo pormenores históricos, erros numéricos, geográficos e descritivos não muda nada no que a bíblia se propõe.

Por derradeiro, Deus é Deus e é quem dita as regras, conforme explicitado na bíblia, independente das opiniões que vcs tenha a Seu respeito.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Ec daí? Vcs usam seus postulados em círculos tb! Olha aquela coisa de evidência embrionária! Não passa de postulado em círculo.

Até prova em contrário, a evidência embrionária confirma a evolução, mas a evolução não depende dela para ser considerada um fato.
famado escreveu:A bíblia é perfeita no que se propõe, que é suprir a todas as necessidades da alma humana.

Inclusive quando manda matar quem trabalha em dia de sábado?
Ou matar os parentes que seguem outros deuses?
famado escreveu:Ficar discutindo pormenores históricos, erros numéricos, geográficos e descritivos não muda nada no que a bíblia se propõe.

Isto é o mesmo que respeitar um pastor evangélico que estupra as próprias filhas pequenas.
famado escreveu:Por derradeiro, Deus é Deus e é quem dita as regras, conforme explicitado na bíblia, independente das opiniões que vcs tenha a Seu respeito.

Mas não sabemos se esse deus existe, já que você ainda não provou que a Bíblia diz a verdade.

E se Deus resolver que não precisa cumprir as promessas que fez? Ele teria esse direito e você não poderia julgá-lo segundo seus critérios pessoais de justiça.

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Só vou comentar o post da evidência embrionária. Os cara postularam que os embriões seguem o caminho da evolução. Não provaram e usam este postulado para provar que a evolução existe. Ou seja, a doutrina da evolução serve de prova para o postulado e o postulado serve de prova para a doutrina evolucionista. Fala sério!

O resto, é perder tempo, pois é questão de fé.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Só vou comentar o post da evidência embrionária. Os cara postularam que os embriões seguem o caminho da evolução. Não provaram e usam este postulado para provar que a evolução existe. Ou seja, a doutrina da evolução serve de prova para o postulado e o postulado serve de prova para a doutrina evolucionista. Fala sério!

O resto, é perder tempo, pois é questão de fé.

Claro que provaram que segue o caminho da evolução. Isto é visível.
No máximo, você pode contestar a evolução, não o caminho que os embriões seguem.
Ou, sei lá, dizer que é coincidência.

Avatar do usuário
Botanico
Mensagens: 4210
Registrado em: 25 Out 2005, 21:15

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Botanico »

famado escreveu:Só vou comentar o post da evidência embrionária. Os cara postularam que os embriões seguem o caminho da evolução. Não provaram e usam este postulado para provar que a evolução existe. Ou seja, a doutrina da evolução serve de prova para o postulado e o postulado serve de prova para a doutrina evolucionista. Fala sério!

O resto, é perder tempo, pois é questão de fé.


Seu Famado
Ernest Haeckel fez todo um postulado onde a "ontogênese seria uma recaptulação curta da filogênese". Foi muito acatado de início, mas o tempo cuidou de mostrar que sua proposta não era correta. Em grande escala isso não funciona. Mas em pequena escala ela serve sim para mostrar o caminho evolutivo.
Veja só o caso dos ossos do ouvido médio em répteis e mamíferos. Os répteis têm apenas um osso no ouvido médio e os mamíferos têm três. Acompanhando-se a ontogênese, nota-se que junto ao osso da mandíbula (o dentário) estão três ossinhos, que depois migram para o ouvido médio. Esta é uma pista da origem desses ossos. No caso do registro fóssil, nota-se que os répteis terapsídios também tinham mais ossos na mandíbula, mas eles foram sofrendo uma redução evolutiva, conforme observam nos répteis terapsídios mais recentes e aí então surgem os mamíferos, com só um osso na mandíbula e três no ouvido médio.

Estas duas situações (a ontogênese e o registro fóssil) dão as pistas necessárias para deduzir como evoluiu o ouvido médio dos mamíferos.

Entendeu?

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

É difícil para vc entender que um está servindo de base para o outro. Não consegue ver que esse seu argumento é um postulado em círculo?
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:É difícil para vc entender que um está servindo de base para o outro. Não consegue ver que esse seu argumento é um postulado em círculo?


E é dificil você entender que todo mundo aqui está te explicando o funcionamento da evolução, mas você não entende?
Ô cara chato!!
Imagem

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Só vou comentar o post da evidência embrionária. Os cara postularam que os embriões seguem o caminho da evolução. Não provaram e usam este postulado para provar que a evolução existe. Ou seja, a doutrina da evolução serve de prova para o postulado e o postulado serve de prova para a doutrina evolucionista. Fala sério!

O resto, é perder tempo, pois é questão de fé.

Ao longo da evolução, os genes não são jogados foram, apenas são desativados e vão se acumulando.

Começamos como seres unicelulares, mais tarde viramos peixes e temos guelras, mas vem um comando e as guelras desaparecem. Depois temos um rabo e outro comando o cancela, deixando só um vestígio (o cóccix).

Entretanto, em algumas crianças, o comando falha e elas nascem com rabo, como nossos ancestrais.

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:Só vou comentar o post da evidência embrionária. Os cara postularam que os embriões seguem o caminho da evolução. Não provaram e usam este postulado para provar que a evolução existe. Ou seja, a doutrina da evolução serve de prova para o postulado e o postulado serve de prova para a doutrina evolucionista. Fala sério!

O resto, é perder tempo, pois é questão de fé.

Ao longo da evolução, os genes não são jogados foram, apenas são desativados e vão se acumulando.

Começamos como seres unicelulares, mais tarde viramos peixes e temos guelras, mas vem um comando e as guelras desaparecem. Depois temos um rabo e outro comando o cancela, deixando só um vestígio (o cóccix).

Entretanto, em algumas crianças, o comando falha e elas nascem com rabo, como nossos ancestrais.


De fato. Mas porque isso seria o caminho percorrido pela evolução? todos os embriões de todos os seres vivos são iguais? O que prova que isso é idêntico ao que acontece naquilo descrito na doutrina evolucionista? Isso é um postulado sem provas. Aí os caras usam as características dos embriões dos seres vivos para justificar sua suposta evolução e sua suposta evolução para justificar que os embriões seguem o caminho evolutivo. Um argumento em círculo!
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

Ah é,

Então me diga caro famado, quando foi que Jesus disse que a "salvação" era pra todos?

Tá sonhand? vc não faz parte do povo escolhido, esquece :emoticon36:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Aí os caras usam as características dos embriões dos seres vivos para justificar sua suposta evolução e sua suposta evolução para justificar que os embriões seguem o caminho evolutivo. Um argumento em círculo!

Errado. Este fato sozinho não prova nada. O que prova é o fato de que temos os genes de nossos antepassados. Temos os genes que dão ao rato um olfato apurado, só que não funcionam mais, por exemplo.
Nós não fomos criados do zero. Somos o acúmulo de todos as etapas pelas quais passou a evolução.

Vou repetir: a evolução já estaria confirmada mesmo que os embriões não reproduzissem os passos da evolução.

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Fernando Silva »

Suyndara escreveu:Ah é,

Então me diga caro famado, quando foi que Jesus disse que a "salvação" era pra todos?

Tá sonhand? vc não faz parte do povo escolhido, esquece :emoticon36:


Mateus 15:24
"E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel."

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Suyndara escreveu:Ah é,

Então me diga caro famado, quando foi que Jesus disse que a "salvação" era pra todos?

Tá sonhand? vc não faz parte do povo escolhido, esquece :emoticon36:



E daí? O que isso tem a ver com a doutrina evolucionista pregada por sua religião?
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

famado escreveu:
Suyndara escreveu:Ah é,

Então me diga caro famado, quando foi que Jesus disse que a "salvação" era pra todos?

Tá sonhand? vc não faz parte do povo escolhido, esquece :emoticon36:



E daí? O que isso tem a ver com a doutrina evolucionista pregada por sua religião?


Não foje da raia não, esse tópico não é sobre Evolução :emoticon4:

Voltemos aos assunto: o Fernando Silva até te ajudou colocando a resposta :emoticon26:

Pq vc ainda tem fé mesmo sabendo que NÃO será salvo? :emoticon16:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Minha bela mas não muito doce Suyndara

A bíblia dá toda a garantia que qualquer pessoa que aceite a Jesus como único e suficiente salvador será salvo da condenação eterna. Ela diz que isso não tem a ver com méritos próprios, com obras enfim (ef. 1:28), apesar de dizer, em Tg, que a fé é morta sem obras e, em Hb, que a santificação é necessária para ver a Deus.
Por que acha que eu não estaria salvo? Faça essa pergunta sobre sua vida, pois a minha já está garantida.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

famado escreveu:Minha bela mas não muito doce Suyndara

A bíblia dá toda a garantia que qualquer pessoa que aceite a Jesus como único e suficiente salvador será salvo da condenação eterna. Ela diz que isso não tem a ver com méritos próprios, com obras enfim (ef. 1:28), apesar de dizer, em Tg, que a fé é morta sem obras e, em Hb, que a santificação é necessária para ver a Deus.
Por que acha que eu não estaria salvo? Faça essa pergunta sobre sua vida, pois a minha já está garantida.


Não é verdade, com meu filhote eu sou um poço de ternura :emoticon181:

Mas é justamente isso que estou te falando: quem te prometeu a salvação eterna foi Saulo de Tarso e não Cristo :emoticon45: (Efésios e Hebreus são cartas de Paulo, lembra?)

Aliás, Jesus afirmou veementemente que só veio pelas ovelhas de Israel :emoticon4:

Eu nunca encontrei na Bíblia uma passagem onde o próprio Jesus tenha dito que salvaria os demais povos :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Jesus disse que veio para as ovelhas de Isreal neste contexto aí de baixo:

Mt 15
21 E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
22 E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
26 Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
27 E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: O mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Para os discípulos Jesus era exclusivo de Israel. Jesus confirmou isso para a cananéia. Ela humildemente se comparou aos cachorrinhos. Ele a atendeu exaltando a sua fé. A passagem quer mostrar que Jesus estenderia sua mão a toda a humanidade e não somente a Israel. O texto bíblico nitidamente quer mostar o contrário do que vc está afirmando.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Avatar do usuário
Suyndara
Mensagens: 1987
Registrado em: 14 Fev 2007, 13:17
Gênero: Feminino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por Suyndara »

A passagem quer mostrar que Jesus estenderia sua mão a toda a humanidade e não somente a Israel. O texto bíblico nitidamente quer mostar o contrário do que vc está afirmando.


Ah sim, "hermeneutica" = a incrível arte de destorcer o que está escrito :emoticon26:

Não existe "contexto", Jesus simplesmente humilhou a cananéia e como ela deu uma resposta que "quebrou" ele na frente dos discípulos ele teve realizar o milagre e dar uma "disfarçada" no mico :emoticon4:

Mas note que elogia a fé dela, mas não diz que foi salva :emoticon45:

Para o cego ele diz: "vá, tua fé lhe salvou!"

A fé na cananéia lhe garantiu um milagre mendigado, mas não a salvação :emoticon4:

E ainda está me devendo a passagem em que ele tenha dito que salvaria a humanidade toda (que o seguisse) :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

famado
Mensagens: 591
Registrado em: 03 Nov 2008, 08:40
Gênero: Masculino

Re: Comentários sobre o Pequeno Manual para Entender os Crentes

Mensagem por famado »

Entendo que o contexto da Cananéia já é suficientemente claro. Não interprete com excessivo literalismo, isso é um erro básico. Mas vou dar mais uma. Aliás, se precisar de umas trezentas...:

Mc 16

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.
20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Trancado