Texto do Acauan em prova de vestibular
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Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Desculpem se já tiverem postado.
Pobre Acauã: será objeto de ódio de alguns vestibulanos... ![emoticon16 :emoticon16:](./images/smilies/emoticon16.gif)
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Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia
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Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Qual texto é? Poderiam postar?
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
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Tema: A Teoria do Criacionismo na escola
Um dos temas contemporâneos em discussão, coincidentemente em voga no Ano Internacional da Física, é a proposta de inserção da Teoria do Criacionismo nas escolas
fundamentais e médias.
Os defensores da proposta entendem e interpretam a narrativa bíblica da narração como verdade científica e não como um discurso mítico e simbólico em busca de explicação para a vida na Terra.
Apresentamos a você três fragmentos que expressam pontos de vista sobre o assunto. Leia-os antes de fazer a escolha do interlocutor-destinatário da carta argumentativa proposta após a coletânea.
1. “No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o ensino religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.
A lei do ex-governador foi colocada em prática em abril deste ano pela atual governadora, Rosinha Matheus, e trouxe mal estar não apenas para setores ‘fundamentalistas’ do mundo religioso e científico, mas também, para setores ‘moderados’, pertencentes ou não a essas duas instituições.
‘A visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos mágicos e religiosos, mas não foi bem isso que aconteceu’, analisa Silas Guerriero, sociólogo e professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Para ele, ‘apesar do mundo estar cada vez mais "cientifizado", as pessoas ainda fazem uso de explicações religiosas, porque a dimensão religiosa faz parte do ser 'humano’. Para pensadores moderados como Guerriero, o principal problema não é levar a
religião para dentro da escola, mas a forma como ela será abordada dentro das instituições de ensino.”
2. “O problema que efetivamente precisa ser enfrentado é a presença de ensino religioso nas escolas públicas, seja ele confessional ou ecumênico, anacronismo que permanece na Constituição. (...)
Diante da diversidade existente em nosso país é central que esta questão seja novamente discutida no sentido de que não haja mais nas escolas públicas, espaços para a pregação/ensino de crenças religiosas patrocinadas pelo poder público. Não cabe ao Estado destinar energia e dinheiro para este fim, sendo esta uma responsabilidade das instituições religiosas e da família. Felizmente vivemos a cada dia uma maior diversidade religiosa e esperamos que esta em breve se materialize nos termos de um efetivo pluralismo. Com isso o papel regulador do Estado deve ser cada vez mais efetivo, resultando em maior laicidade do governo diante da existência de organizações religiosas mais diversas e fortes que passarão a exigir, cada vez mais, seus ‘direitos’, sendo melhor para todas as partes envolvidas - como também para a consolidação democrática do Brasil - que sejam assumidas mais e mais posturas neutras consoantes com um Estado secular, como primeiramente preconizou a Constituição de 1891.”
Alexandre Brasil Fonseca, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.
3. “A forma de proselitismo fundamentalista cristão autodenominado criacionismo pode ser qualificada como sendo um engodo e um estorvo, com base em sua natureza e objetivos.
É um engodo por tratar-se de uma estratégia elaborada para promover a crença na interpretação literal do Gênesis, impedir que fiéis recalcitrantes sejam seduzidos pela Teoria da Evolução e servir de argumento auxiliar na doutrinação dos convertidos novos e potenciais. É um estorvo por tratar-se de uma artimanha retórica que tenta atravancar a aceitação popular da Teoria da Evolução, destacando de modo exagerado e muitas vezes distorcido os pontos não resolvidos deste modelo científico.
Enquanto elemento de doutrinação religiosa, o proselitismo criacionista encontra-se protegido pelos princípios civilizados que garantem a liberdade de culto. A partir do momento que tenta travestir-se de ciência, nega sua natureza religiosa confessional ou busca infiltrar-se de modo sub-reptício nas salas de aula, abre espaço para a sua crítica e contestação.”
Acauan Guajajara, in: “Religião é veneno”.
Escolha UM entre os três destinatários (Silas Guerriero do fragmento 1; Alexandre Brasil Fonseca do fragmento 2; Acauan Guajajara do fragmento 3) para ser seu interlocutor. Escreva-lhe uma carta argumentativa em que você defenda um ponto de
vista sobre a “Teoria do Criacionismo nas escolas”, valendo-se de argumentos convincentes de acordo com o seu modo de ver a questão.
Um dos temas contemporâneos em discussão, coincidentemente em voga no Ano Internacional da Física, é a proposta de inserção da Teoria do Criacionismo nas escolas
fundamentais e médias.
Os defensores da proposta entendem e interpretam a narrativa bíblica da narração como verdade científica e não como um discurso mítico e simbólico em busca de explicação para a vida na Terra.
Apresentamos a você três fragmentos que expressam pontos de vista sobre o assunto. Leia-os antes de fazer a escolha do interlocutor-destinatário da carta argumentativa proposta após a coletânea.
1. “No Brasil, a postura assumida em 2000 pelo então governador do estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho, ao sancionar a lei que determina que o ensino religioso faça parte do currículo das escolas públicas, ocasionou uma retomada dos debates sobre os limites entre ciência e religião.
A lei do ex-governador foi colocada em prática em abril deste ano pela atual governadora, Rosinha Matheus, e trouxe mal estar não apenas para setores ‘fundamentalistas’ do mundo religioso e científico, mas também, para setores ‘moderados’, pertencentes ou não a essas duas instituições.
‘A visão clássica era de que a ciência explicaria o mundo e com isso não haveria mais necessidade de se recorrer aos aspectos mágicos e religiosos, mas não foi bem isso que aconteceu’, analisa Silas Guerriero, sociólogo e professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Para ele, ‘apesar do mundo estar cada vez mais "cientifizado", as pessoas ainda fazem uso de explicações religiosas, porque a dimensão religiosa faz parte do ser 'humano’. Para pensadores moderados como Guerriero, o principal problema não é levar a
religião para dentro da escola, mas a forma como ela será abordada dentro das instituições de ensino.”
2. “O problema que efetivamente precisa ser enfrentado é a presença de ensino religioso nas escolas públicas, seja ele confessional ou ecumênico, anacronismo que permanece na Constituição. (...)
Diante da diversidade existente em nosso país é central que esta questão seja novamente discutida no sentido de que não haja mais nas escolas públicas, espaços para a pregação/ensino de crenças religiosas patrocinadas pelo poder público. Não cabe ao Estado destinar energia e dinheiro para este fim, sendo esta uma responsabilidade das instituições religiosas e da família. Felizmente vivemos a cada dia uma maior diversidade religiosa e esperamos que esta em breve se materialize nos termos de um efetivo pluralismo. Com isso o papel regulador do Estado deve ser cada vez mais efetivo, resultando em maior laicidade do governo diante da existência de organizações religiosas mais diversas e fortes que passarão a exigir, cada vez mais, seus ‘direitos’, sendo melhor para todas as partes envolvidas - como também para a consolidação democrática do Brasil - que sejam assumidas mais e mais posturas neutras consoantes com um Estado secular, como primeiramente preconizou a Constituição de 1891.”
Alexandre Brasil Fonseca, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina.
3. “A forma de proselitismo fundamentalista cristão autodenominado criacionismo pode ser qualificada como sendo um engodo e um estorvo, com base em sua natureza e objetivos.
É um engodo por tratar-se de uma estratégia elaborada para promover a crença na interpretação literal do Gênesis, impedir que fiéis recalcitrantes sejam seduzidos pela Teoria da Evolução e servir de argumento auxiliar na doutrinação dos convertidos novos e potenciais. É um estorvo por tratar-se de uma artimanha retórica que tenta atravancar a aceitação popular da Teoria da Evolução, destacando de modo exagerado e muitas vezes distorcido os pontos não resolvidos deste modelo científico.
Enquanto elemento de doutrinação religiosa, o proselitismo criacionista encontra-se protegido pelos princípios civilizados que garantem a liberdade de culto. A partir do momento que tenta travestir-se de ciência, nega sua natureza religiosa confessional ou busca infiltrar-se de modo sub-reptício nas salas de aula, abre espaço para a sua crítica e contestação.”
Acauan Guajajara, in: “Religião é veneno”.
Escolha UM entre os três destinatários (Silas Guerriero do fragmento 1; Alexandre Brasil Fonseca do fragmento 2; Acauan Guajajara do fragmento 3) para ser seu interlocutor. Escreva-lhe uma carta argumentativa em que você defenda um ponto de
vista sobre a “Teoria do Criacionismo nas escolas”, valendo-se de argumentos convincentes de acordo com o seu modo de ver a questão.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Vitor Moura
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3. “A forma de proselitismo fundamentalista cristão autodenominado criacionismo pode ser qualificada como sendo um engodo e um estorvo, com base em sua natureza e objetivos.
É um engodo por tratar-se de uma estratégia elaborada para promover a crença na interpretação literal do Gênesis, impedir que fiéis recalcitrantes sejam seduzidos pela Teoria da Evolução e servir de argumento auxiliar na doutrinação dos convertidos novos e potenciais. É um estorvo por tratar-se de uma artimanha retórica que tenta atravancar a aceitação popular da Teoria da Evolução, destacando de modo exagerado e muitas vezes distorcido os pontos não resolvidos deste modelo científico.
Enquanto elemento de doutrinação religiosa, o proselitismo criacionista encontra-se protegido pelos princípios civilizados que garantem a liberdade de culto. A partir do momento que tenta travestir-se de ciência, nega sua natureza religiosa confessional ou busca infiltrar-se de modo sub-reptício nas salas de aula, abre espaço para a sua crítica e contestação.”
Acauan Guajajara, in: “Religião é veneno”.
Escolha UM entre os três destinatários (Silas Guerriero do fragmento 1; Alexandre Brasil Fonseca do fragmento 2; Acauan Guajajara do fragmento 3) para ser seu interlocutor. Escreva-lhe uma carta argumentativa em que você defenda um ponto de
vista sobre a “Teoria do Criacionismo nas escolas”, valendo-se de argumentos convincentes de acordo com o seu modo de ver a questão.
Prezado Acauan,
o fato é que não existe experimento que comprove a Teoria da Evolução, entenda-se por isso os verdadeiros mecanismos que regem os processos evolutivos. Há ainda de separar-se Criacionismo de "Design Inteligente", o último é uma hipótese perfeitamente científica, havendo evidências para ela, como o artigo de John Cairns sobre bactérias inteligentes publicados na prestiogiosa revista Nature em 1988, em que mostra que os próprios organismos poderiam guiar sua evolução. Pelo fato da evolução não ser aleatória nesse último caso, muitos confundem "Design Inteligente" com Criacionismo e acabam atacando os dois. Concordo com você que o Criacionismo religioso tem pontos muito nocivos, mas ao ressaltar os pontos não explicados pela Teoria da Evolução, faz um grande favor à Ciência demandando maior interesse e pesquisa para vê-los resolvidos. Enfim, seria interessante vê-lo ensinado nas escolas justamente para que os alunos não tenham apena suma visão do assunto. A Ciência progride justamente na análise dos pontos mal resolvidos das teorias.
************
E aí, tirei 10?![emoticon16 :emoticon16:](./images/smilies/emoticon16.gif)
É um engodo por tratar-se de uma estratégia elaborada para promover a crença na interpretação literal do Gênesis, impedir que fiéis recalcitrantes sejam seduzidos pela Teoria da Evolução e servir de argumento auxiliar na doutrinação dos convertidos novos e potenciais. É um estorvo por tratar-se de uma artimanha retórica que tenta atravancar a aceitação popular da Teoria da Evolução, destacando de modo exagerado e muitas vezes distorcido os pontos não resolvidos deste modelo científico.
Enquanto elemento de doutrinação religiosa, o proselitismo criacionista encontra-se protegido pelos princípios civilizados que garantem a liberdade de culto. A partir do momento que tenta travestir-se de ciência, nega sua natureza religiosa confessional ou busca infiltrar-se de modo sub-reptício nas salas de aula, abre espaço para a sua crítica e contestação.”
Acauan Guajajara, in: “Religião é veneno”.
Escolha UM entre os três destinatários (Silas Guerriero do fragmento 1; Alexandre Brasil Fonseca do fragmento 2; Acauan Guajajara do fragmento 3) para ser seu interlocutor. Escreva-lhe uma carta argumentativa em que você defenda um ponto de
vista sobre a “Teoria do Criacionismo nas escolas”, valendo-se de argumentos convincentes de acordo com o seu modo de ver a questão.
Prezado Acauan,
o fato é que não existe experimento que comprove a Teoria da Evolução, entenda-se por isso os verdadeiros mecanismos que regem os processos evolutivos. Há ainda de separar-se Criacionismo de "Design Inteligente", o último é uma hipótese perfeitamente científica, havendo evidências para ela, como o artigo de John Cairns sobre bactérias inteligentes publicados na prestiogiosa revista Nature em 1988, em que mostra que os próprios organismos poderiam guiar sua evolução. Pelo fato da evolução não ser aleatória nesse último caso, muitos confundem "Design Inteligente" com Criacionismo e acabam atacando os dois. Concordo com você que o Criacionismo religioso tem pontos muito nocivos, mas ao ressaltar os pontos não explicados pela Teoria da Evolução, faz um grande favor à Ciência demandando maior interesse e pesquisa para vê-los resolvidos. Enfim, seria interessante vê-lo ensinado nas escolas justamente para que os alunos não tenham apena suma visão do assunto. A Ciência progride justamente na análise dos pontos mal resolvidos das teorias.
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E aí, tirei 10?
![emoticon16 :emoticon16:](./images/smilies/emoticon16.gif)
Vitor Moura escreveu:A Ciência progride justamente na análise dos pontos mal resolvidos das teorias.
E não será com o aprendizado parcial e partidário de mitologias arcaicas que os pontos não resolvidos da ciência serão elucidados. Sim, as crianças devem conhecer outras fontes, justamente para perceberem o estorvo (como bem disse Acauan) que estes folclores de povos indoutos podem causar ao progresso do nosso conhecimento Natural. E isto deve ser feito por historiadores e filósofos exclusivos, jamais por religiosos.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
- Vitor Moura
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Let me think for a while escreveu:Vitor Moura escreveu:A Ciência progride justamente na análise dos pontos mal resolvidos das teorias.
E não será com o aprendizado parcial e partidário de mitologias arcaicas que os pontos não resolvidos da ciência serão elucidados. Sim, as crianças devem conhecer outras fontes, justamente para perceberem o estorvo (como bem disse Acauan) que estes folclores de povos indoutos podem causar ao progresso do nosso conhecimento Natural. E isto deve ser feito por historiadores e filósofos exclusivos, jamais por religiosos.
Eu só quero saber se eu tiraria dez na questão ou não!
![emoticon2 :emoticon2:](./images/smilies/emoticon2.gif)
Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Já tiraria zero pelo fato de ter confundido engenharia genética natural com design inteligente.
Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Eu daria um 8 pela ortoépia.
docdeoz escreveu:
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
"Você vai apertando a "coisa" e encontra um livro- "Variedades da Experiência Científica" que que CARL SAGAN afirma que há evidências de uma entidade chamada DEUS...
PASMEM!"
CADÊ O TRECHO? EM QUÊ PÁGINA? DE QUAL EDIÇÃO? EM QUAL CONTEXTO? SUA HONESTIDADE INTELECTUAL É IGUAL A UMA TEMPERATURA DE - 274 GRAUS CENTÍGRADOS, NÃO É MESMO?
- Vitor Moura
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Re: Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Azathoth escreveu:Já tiraria zero pelo fato de ter confundido engenharia genética natural com design inteligente.
Acho que não, eu citei a fonte.
- Vitor Moura
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Re: Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Let me think for a while escreveu:Eu daria um 8 pela ortoépia.
VALEU!!!!
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Re: Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Vitor Moura escreveu:Acho que não, eu citei a fonte.
Engenharia genética natural é um mecanismo evolutivo defendido por alguns cientistas que gostariam que a visão do genoma como reservatório de informação fosse alterada para o genoma como uma coleção de módulos de computação com capacidade de auto-organização. Não é inteiramente não-darwiniano porque a idéia é que alguns organismos arbitariamente incitam mutagênese em porções específicas do genoma visando atingir maior diferencial reprodutivo em gerações futuras. A diferença fundamental é que mutações deixam de ser inteiramente aleatórias e tornam-se direcionadas em prol de um objetivo, a teleologia volta para a biologia. Mas continua existindo seleção darwiniana.
Isso não tem nada a ver com Design Inteligente a la Behe, Johnson, Dembski porque não existe nenhuma mente por trás disso. Se você quiser chamar o mecanismo de 'inteligente' no sentido de ser um bom otimizador, eu poderia igualmente chamar o mecanismo darwiniano de inteligente.
-
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Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Legal.
MAs fiquei curioso: Como o texto foi parar lá? Se o Acauan pudesse contar seria bom.
Gostaria de saber se alguém envolvido leu aqui no fórum ou se foi por outro meio... Caso tenha sido lido aqui, foi uma iniciativa bem interessante usar um texto extraído de um fórum.
MAs fiquei curioso: Como o texto foi parar lá? Se o Acauan pudesse contar seria bom.
Gostaria de saber se alguém envolvido leu aqui no fórum ou se foi por outro meio... Caso tenha sido lido aqui, foi uma iniciativa bem interessante usar um texto extraído de um fórum.
- Fernando Silva
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Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Um post do antigo FCB (Fórum Cético Brasileiro) também foi usado em uma prova, anos atrás.
- O ENCOSTO
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Re: Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Sr. Incógnito escreveu:Legal.
MAs fiquei curioso: Como o texto foi parar lá? Se o Acauan pudesse contar seria bom.
Gostaria de saber se alguém envolvido leu aqui no fórum ou se foi por outro meio... Caso tenha sido lido aqui, foi uma iniciativa bem interessante usar um texto extraído de um fórum.
O texto foi retirado da O ENCOSTO HOME PAGE.
O Acauan assina como "Acauan dos Tupis. E eu sempre dou créditos para Acauan Guajajara. Era a assinatura dele lá pelos iddos de 2001.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
- O ENCOSTO
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Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Alias, já preteii consultoria sobre Kardecismo para alguns meios de comunicação.
O ENCOSTO
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http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
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Re: Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
O ENCOSTO escreveu:Sr. Incógnito escreveu:Legal.
MAs fiquei curioso: Como o texto foi parar lá? Se o Acauan pudesse contar seria bom.
Gostaria de saber se alguém envolvido leu aqui no fórum ou se foi por outro meio... Caso tenha sido lido aqui, foi uma iniciativa bem interessante usar um texto extraído de um fórum.
O texto foi retirado da O ENCOSTO HOME PAGE.
O Acauan assina como "Acauan dos Tupis. E eu sempre dou créditos para Acauan Guajajara. Era a assinatura dele lá pelos iddos de 2001.
Alias, já preteii consultoria sobre Kardecismo para alguns meios de comunicação.
Valeu. Vou dar uma olhada lá na sua páginma depois :)
- Apáte
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Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Seria legal ver o povo do RéV respondendo à questão que fora proposta.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- Storydor
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Re: Re.: Texto do Acauan em prova de vestibular
Apáte escreveu:Seria legal ver o povo do RéV respondendo à questão que fora proposta.
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Eu adoraria!
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
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